Associados da ABIMAPI Exportaram US$ 58 milhões
A marca de US$ 58 milhões em exportações de massas, biscoitos, pães e
bolos industrializados, em 2016, deve ser superada e atingir US$ 62
milhões este ano. É o que afirma Claudio Zanão, presidente executivo da
ABIMAPI, entidade que representa esses setores. Em entrevista exclusiva ao Portal Giro News, Zanão explica que as
empresas associadas, representam 56% das exportações dessas três
categorias.
De olho na retomada de exportações para a Argentina, e na consolidação
de negócios com os Estados Unidos, as empresas de massas, pães e
biscoitos, tem a China como um alvo a ser conquistado para parceira
comercial."No ano passado, os EUA foi o nosso grande mercado consumidor. A gente
está de olho novamente na Argentina, que tem um novo governo e nova
linha de trabalho. Esperamos uma definição do México, também, que poderá
enfrentar alguns entraves em seus negócios com os Estados Unidos",
afirma Zanão.
Mercado Interno e Externo
Outro objetivo é renovar a parceria com a APEX-Brasil - Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que já existe há
15 anos e promove 40 empresas que representam cerca de 70% das
exportações nacionais destinadas a mais de 80 países nos cinco
continentes.
"Estamos na feira em Colônia, na Alemanha, com 10 empresas,
prospectando novas oportunidades. Esperamos fazer negócios na base de
US$ 5 milhões e prospectar coisas para o futuro também, mas o projeto
com a APEX se encerra. Então, a primeira missão é assinarmos um novo
convênio para 2017 e 2018. Acho que conseguiremos por causa dos nossos
resultados. O fato de termos superado as metas, nosso setor ,vai muito
bem, obrigado' na exportação e talvez a gente consiga até mais verbas da
APEX, para participar ainda mais do mercado externo", explica Zanão.
Capacitação e Expectativas
"Nós temos convencido nossos
associados a participarem de um curso de
Comércio Exterior da ESPM - Escola Superior de Propaganda Marketing,
para terem mais profissionalismo nas ações", informa o presidente da
ABIMAPI, esclarecendo que a parceria com a ESPM, tem rendido bons
frutos. Em relação às perspectivas para este ano, Zanão vislumbra
crescimento:
"O volume de negócios para este ano vai depender da superação da crise. A
gente espera buscar um crescimento maior. Se nosso país melhorar a
situação até o segundo semestre, conseguiremos buscar um crescimento em
torno de 5% a 10%. Isso porque o Brasil está brigando com macarrão
italiano e biscoito inglês, por exemplo. A briga é boa e nós estamos
dentro dela", finaliza.
http://www.gironews.com/informacoes-de-fornecedores/abimapi-apoia-exportacoes-41176/