Atacarejo Ganha Laboratório
Obramax Injeta R$ 30 Mi para Agregar Tecnologias
Transformar a jornada do
cliente, acelerar processos e se aproximar de startups - esses são os objetivos
que fundamentaram a criação do MLab pela Obramax, bandeira de cash & carry
de construção do Grupo Adeo - que também opera a Leroy Merlin. Com exclusividade
ao Jornal Giro News, Diego Neufert, CTO do MLab, revela que o projeto
começou a rodar internamente no final do ano passado e, agora, deve ganhar
escala. "Esta é uma iniciativa da Obramax Brasil e é o primeiro laboratório do
Grupo Adeo a nível mundial. Ele é focado em desenvolver tecnologia e praticar
inovação aberta." Através do modelo, que promove a colaboração com organizações
externas, o MLab trabalhará com startups, sobretudo retailtechs, que atuam no
varejo, além de fornecedores.
Construção Entra na Onda da
Digitalização
A estrutura do laboratório
é composta por cerca de dez minigrupos, chamados de squads, que concentram
projetos em frentes como e-commerce, logística e venda na loja. "Quando
detectamos uma oportunidade, procuramos startups do segmento. Já temos projetos
em desenvolvimento com parceiros", detalha Diego. Os projetos são priorizados
de acordo com as demandas, que são definidas, em média, a cada duas semanas.
Para o CTO, a iniciativa deve trazer à Obramax inovações em logística,
vendas e digitalização. "O mercado de construção está iniciando nesse movimento
digital. Na pandemia, o cliente se aproximou da loja pelos canais digitais e a
ideia é alavancar essas plataformas." Na bandeira, o e-commerce representa 4%
das vendas e o serviço de televenda corresponde a 3%.
Obramax Terá 18 Novas Lojas
Para 2022, está previsto
um investimento de R$ 30 milhões no MLab. "Devemos aumentar o investimento nos
próximos anos", prevê Diego. Ao todo, a Obramax vai injetar R$ 1,5 bilhão até
2025, para a inauguração de 18 lojas no Brasil. Outros R$ 7 bilhões serão
direcionados à compra de mercadorias de fornecedores. A bandeira, que está
presente em outros quatro países com os nomes Bricoman e Bricomart, atua no
Brasil há cinco anos, sendo a aposta do Grupo Adeo para o atendimento aos
profissionais de pequeno e médio portes da construção civil - que representam
35% das transações -, junto a consumidores finais. Com duas lojas no país,
localizadas no estado de São Paulo, a Obramax tem como meta atingir uma receita
de R$ 5 bilhões em 2025.
https://www.gironews.com/construcao/atacarejo-ganha-laboratorio-68093/
Nenhum comentário:
Postar um comentário