Publicado em 04 de abril de 2011 às 12h04 por Fernanda Peregrino
Do Portal PME
Fique atento à movimentação do mercado e agarre as oportunidades de diversificar o lucro do seu negócio
As tendências de mercado funcionam como verdadeiro sinalizador de 
oportunidade para novos negócios. Independentemente do setor em que você
 atua, para se ter boas ideias é fundamental estar atento ao movimento 
dos hábitos de consumo. Confira abaixo alguns caminhos que têm chamado a
 atenção dos empreendedores.
Produtos Orgânicos - A busca de brasileiros por 
novidades aumenta a cada dia. É o caso dos produtos orgânicos. Dados do 
Ministério da Agricultura mostram que o número de agricultores com 
certificação orgânica dobrou em oito anos.
Bebidas com sabores exóticos - No ramo de alimentos e
 bebidas, destacam-se também os sabores exóticos. O Brasil já produz 43 
milhões de toneladas anuais de frutas, muitas das quais exclusivas da 
região Amazônica. Segundo o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), nos 
últimos oito anos, as exportações cresceram em média 19% ao ano.
Sustentabilidade e Econegócio - Os consumidores 
também estão entusiasmados com as práticas sustentáveis. Por isso, podem
 ser interessantes negócios que priorizam o cuidado com meio ambiente e 
boas práticas. Essa tendência aumenta o espaço para reciclagem, por 
exemplo. Até pouco tempo, reaproveitavam-se apenas papéis e plásticos. 
Atualmente, até materiais eletrônicos ganham novas funções e isto fez 
com que um novo nicho do mercado fosse criado: o “Econegócio”. A lista 
de serviços que colaboram com o meio ambiente é extensa, contendo desde 
decoração com materiais orgânicos, construção civil sustentáveis, 
acessórios para veículos, roupas, lavanderias e até jóias, ou 
“biojóias”, como são chamadas.
Animais de estimação - A preocupação com o mundo 
animal está no rol das boas oportunidades. Estima-se que para cada duas 
famílias, uma possui animal de estimação no Brasil, ou seja, são mais de
 28 milhões de cães e 12 milhões de gatos. Esse segmento conta não 
apenas com serviços comuns como banho e tosa, mas também os inusitados 
como psicólogo, SPA, cemitério, convênio de saúde, hotelzinho, entre 
outros.
Cosmético - Outro segmento que é tido por 
especialistas como um dos melhores é o de cosméticos. O Brasil é o 
terceiro maior mercado consumidor desta linha de produtos, atrás apenas 
dos EUA e do Japão, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria 
de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Uma vantagem para
 quem pretende começar um negócio neste segmento é que o capital exigido
 é relativamente baixo. Dentre as opções, estão lojas de cosméticos e 
perfumarias, salão de beleza, fabricação de óleos e essências, centro 
estético e produção de sabonetes glicerinados.
Tecnologia da Informação e comunicação - Já o 
crescimento do setor digital torna negócios nessa área cada vez mais 
atrativos. Isso porque, atualmente, grande parte das atividades 
rotineiras de uma pessoa está ligada aos sistemas digitais, como, por 
exemplo, operações comerciais (banco, supermercado etc.).
Mundo virtual - O boom da internet abre inúmeras 
oportunidades. De acordo com a última pesquisa da consultoria IBOPE 
Nielsen Online, o total de pessoas com acesso à internet no trabalho e 
em residências chegou a 51,8 milhões em agosto de 2010, uma evolução de 
6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Serviços de 
digitalização em geral, lojas virtuais e cybercafés terão uma demanda de
 consumidores bastante positiva sob a perspectiva do empreendedor. 
Ainda, agências de design de multimídias passaram a ser um tipo de 
negócio certeiro e aumentaram as chances para empreendedores da área de 
assistência técnica.
Saúde - Os brasileiros preocupados com beleza, boa 
forma e qualidade de vida formam um importante filão. Isso faz com o 
setor de saúde ganhe cada vez mais espaço. As principais tendências de 
negócios no setor são academias, SPA, clínicas de terapias alternativas,
 distribuidoras de medicamentos, lojas de produtos naturais, fabricação e
 venda de acessórios esportivos.
Moda - No embalo do crescimento da indústria têxtil e
 confecção, o segmento de moda também passou a ser uma vitrine de boas 
oportunidades e, portanto, a atrair empreendedores. Os caminhos para o 
sucesso são muitos, como lojas de roupas e acessórios, ateliês, 
consultoria de moda, e agências de pesquisas na área, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário