Às
vésperas da realização nesta quarta-feira (10/4), no Rio, do 8º Fórum
de Líderes de Governo na América Latina e Caribe, realizado pela
Microsoft, o presidente da
empresa no Brasil, Michel Levy (foto), afirmou que o grupo
norte-americano enxerga o Brasil como um dos mais importantes mercados estratégicos no mundo em tecnologia da informação
"Entre
os Brics, se Índia e China contam com mercados maiores por conta do
tamanho de suas populações maiores, o Brasil compensa isso com a vitalidade de seu mercado, e por isto lidera", afirmou Levy.
O executivo acrescentou que há dois Brasis a considerar: o maduro e o emergente.
O
Brasil maduro se traduziria nos indicadores do World Economic Forum
quanto à pujança do mercado financeiro e à sofisticação dos grandes ambientes de negócios. Mas, diz Levy, há uma miríade de
pequenas e médias empresas em regiões emergentes que se encontram numa
fase anterior de desenvolvimento.
A utilização da tecnologia no país
avança cada vez mais, e não por acaso a Microsoft está desenvolvendo
mais profundamente no Brasil os recursos de de
ferramentas de busca Bing, bem como sistemas de relacionamento com o
cliente (CRM) e gestão corporativa (ERP), que compõem a plataforma Microsoft Dynamics.Levy não revela quanto a Microsoft vem
crescendo no país, mas informa que é acima da média do mercado, a uma
taxa anual de dois dígitos.
Diz ele que um dos gargalos para as
empresas é o custo de operar no Brasil é mão de obra cara, mas admite
que o governo vem tomando medidas para tornar o país mais competitivo nesta área, com ações importantes em qualificação profissional.
O executivo estará no Rio nesta semana
para o Fórum de Líderes Governamentais, que discutirá no âmbito da
América Latina e Caribe temas que vão desde inovação até inclusão das mulheres no mercado de trabalho.Durante o evento, a Microsoft reunirá
mais de 200 líderes latino-americanos para discutir o papel que as
tecnologias da informação desempenham nas novas economias, na competitividade e na educação a fim de desenvolver soluções relevantes e acessíveis.
O objetivo é que essas soluções
aproveitem o poder da tecnologia para fomentar as oportunidades
socioeconômicas em toda a região.Um dos assuntos é a aliança entre o
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Microsoft, para
promover projetos conjuntos que facilitem o
acesso de cidadãos e instituições da América Latina aos benefícios das
tecnologias da informação e comunicação (TIC), com o objetivo de sensibilizar
os governos sobre a aplicação das TIC para melhorar a eficiência, a
transparência e prestação de contas locais e nacionais; além de expandir o alcance e o impacto dos serviços sociais.
Outro assunto é a aliança pela
educação, com a qual a Microsoft procura capacitar alunos e professores
para oferecer alternativas acessíveis destinadas a aprendizagem. Neste sentido, algumas cifras projetam
treinamento de 2,2 milhões de professores da região, que se traduz em
mais de 70 milhões de estudantes beneficiados. Mundialmente, a empresa de software desembolsa US$ 9,5 bilhões por ano em pesquisa em desenvolvimento.
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