terça-feira, 9 de abril de 2013

Brasil é mercado-chave para indústria mundial de tecnologia da informaçãoTI, diz a Microsoft



 
 
Às vésperas da realização nesta quarta-feira (10/4), no Rio, do  8º Fórum de Líderes de Governo na América Latina e Caribe, realizado pela Microsoft, o presidente da empresa no Brasil, Michel Levy (foto), afirmou que o grupo norte-americano enxerga o Brasil como um dos mais importantes mercados estratégicos no mundo em tecnologia da informação

"Entre os Brics, se Índia e China contam com mercados maiores por conta do tamanho de suas populações maiores, o Brasil compensa isso com a vitalidade de seu mercado, e por isto lidera", afirmou Levy.  O executivo acrescentou que há dois Brasis a considerar: o maduro e o emergente. 

O Brasil maduro se traduziria nos indicadores do World Economic Forum quanto à pujança do mercado financeiro e à sofisticação dos grandes ambientes de negócios. Mas, diz Levy, há uma miríade de pequenas e médias empresas em regiões emergentes que se encontram numa fase anterior de desenvolvimento.
 
A utilização da tecnologia no país avança cada vez mais, e não por acaso a Microsoft está desenvolvendo mais profundamente no Brasil os recursos de de ferramentas de busca Bing, bem como sistemas de relacionamento com o cliente (CRM) e gestão corporativa (ERP), que compõem a plataforma Microsoft Dynamics.Levy não revela quanto a Microsoft vem crescendo no país, mas informa que é acima da média do mercado, a uma taxa anual de dois dígitos.
 
Diz ele que um dos gargalos para as empresas é o custo de operar no Brasil é mão de obra cara, mas admite que o governo vem tomando medidas para tornar o país mais competitivo nesta área, com ações importantes em qualificação profissional. 
 
O executivo estará no Rio nesta semana  para o Fórum de Líderes Governamentais, que discutirá no âmbito da América Latina e Caribe temas que vão desde inovação até inclusão das mulheres no mercado de trabalho.Durante o evento, a Microsoft reunirá mais de 200 líderes latino-americanos para discutir o papel que as tecnologias da informação desempenham nas novas economias, na competitividade e na educação a fim de desenvolver soluções relevantes e acessíveis.
 
O objetivo é que essas soluções aproveitem o poder da tecnologia para fomentar as oportunidades socioeconômicas em toda a região.Um dos assuntos é a aliança entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Microsoft, para promover projetos conjuntos que facilitem o acesso de cidadãos e instituições da América Latina aos benefícios das tecnologias da informação e comunicação (TIC), com o objetivo de sensibilizar os governos sobre a aplicação das TIC para melhorar a eficiência, a transparência e prestação de contas locais e nacionais; além de expandir o alcance e o impacto dos serviços sociais.  
 
Outro assunto é a aliança pela educação, com a qual a Microsoft procura capacitar alunos e professores para oferecer alternativas acessíveis destinadas a aprendizagem. Neste sentido, algumas cifras projetam treinamento de 2,2 milhões de professores da região, que se traduz em mais de 70 milhões de estudantes beneficiados. Mundialmente, a empresa de software desembolsa US$ 9,5 bilhões por ano em pesquisa em desenvolvimento.
 
Fonte: redação com jornal O Globo e Blog da Microsoft

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