segunda-feira, 22 de abril de 2013

Presidente eleito do Paraguai é convidado para reunião do Mercosul


ASSUNÇÃO - Em uma sinalização de que o Paraguai poderia se reintegrar plenamente em breve ao Mercosul, o presidente José Pepe Mujica felicitou Horacio Cartes pela vitória nas eleições presidenciais de domingo, e o convidou a participar da próxima reunião do bloco, que acontecerá em junho em Montevidéu.

Karel Navarro/AP 
O presidente uruguaio, José Mujica, atual presidente do Mercosul
 
O líder uruguaio, atual presidente do bloco (o cargo é rotativo), disse ainda em comunicado que ficou satisfeito de que o pleito tenha sido concluído com "normalidade" e prometeu participar da cerimônia de posse de Cartes. O Paraguai foi suspenso da aliança comercial em junho de 2012, após o processo que levou ao impeachment do então presidente Fernando Lugo. A exigência para a reintegração do país era a realização de eleições democráticas e a expectativa era que o pleito normalizasse as relações diplomáticas com os vizinhos.

De acordo com o Itamaraty, o Brasil aguardará a chegada dos relatórios das missões de acompanhamento eleitoral para avaliar essa possibilidade. O partido de Fernando Lugo, candidato a senador, ficou em terceiro lugar nas eleições, com 9,59% dos votos.

Segundo um porta-voz da Frente Guasú, a legenda obterá 5 das 45 cadeiras do Senado, uma das quais Lugo ocupará. A vitória de Horacio Cartes leva de volta ao poder o Partido Colorado, que governou o país de 1948 a 2008, quando Lugo ganhou a Presidência. Cartes era favorito em quase todas as pesquisas e sua vitória foi reconhecida pelo opositor, Efraín Alegre, do Partido Liberal. Ao final da contagem, o conservador aparecia com 45,91% dos votos, contra 36,84% do adversário.

Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário