Tecnologia Resgata o Varejo de Antigamente
Há alguns anos, a
tecnologia busca recriar realidades de outras gerações do varejo,
principalmente para reaproximar o comércio de seu shopper. Reconhecer o
cliente, seu rosto, produtos favoritos, foram fatores que se perderam com o crescimento
do setor, com a criação dos grandes grupos, e que a tecnologia busca agora
resgatar. Assim como o CRM agrega conhecimento, para o varejo voltar a saber o
que seu consumidor gosta, como fazia nas antigas mercearias de balcão, a
crescente investida em biometria facial busca agora resgatar o reconhecimento
do shopper, ampliar o apelo de fidelidade e, além disso, otimizar a operação
para a prevenção de fraudes.
Projeção de Crescimento
Projeção de Crescimento
Um estudo da consultoria Allied Market Research aponta que a biometria facial deve movimentar US$ 9,6 bilhões (R$ 53 bilhões) em 2022. A aceleração deste modelo se deu em razão da pandemia e a necessidade de aumentar cuidados com a higiene minimizando contatos que podem ser evitados. Apostando nisso, empresas como Mastercard e Cielo buscaram parceiros para iniciar a modalidade em seus negócios no país.
Entrada no Varejo
Através de parceria com a startup Payface, a Mastecard iniciou seu primeiro projeto de biometria facial em lojas da rede de supermercado St Marche. Usando apenas o rosto, o consumidor poderá se identificar no programa de fidelidade da bandeira para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos e, na hora do pagamento, concluir as compras sem precisar de cartão ou celular. A Cielo, em parceria com a mesma startup, iniciou sua operação com a modalidade no canal farma, na Drogaria Iguatemi do Shopping JK em São Paulo (SP).
Adesão Crescente
Desde o ano passado, diversos varejistas começaram a testar a biometria facial em suas lojas. O Angeloni, que atua com 32 unidades em SC e PR, implementou em caixas rápidos e self-chekouts de uma loja em Florianópolis. O Muffato reinaugurou um pdv em Londrina (PR) com diversas soluções tecnológicas, incluindo o pagamento por reconhecimento facial. Outras redes, como o Supermercados Frade do litoral de São Paulo e a o Super Apoio do Rio Grande do Sul, também já iniciaram seus testes com a solução. O Zona Sul do Rio de Janeiro, porém, já está indo além da fase de testes. A rede, que iniciou o projeto em setembro de 2021, anunciou a expansão desta forma de pagamento em suas lojas, com o plano de implementar em 145 checkouts e atingir mais de 200 mil clientes.
https://www.gironews.com/supermercado/humanizacao-do-shopper-68536/
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