Daiso: aposta no Brasil acompanha o forte
avanço das vendas desde a inauguração da primeira loja no país em 2012
(Germano Luders/Revista EXAME)
São Paulo – Um ambicioso plano de abertura de lojas físicas próprias marca a estratégia da varejista japonesa de variedades
Daiso no Brasil nos próximos anos, com o comércio eletrônico também ganhando espaço na expansão da companhia no país.
A empresa chegou ao Brasil em 2012 e mais recentemente tem visto a crise econômica do país como incentivo de crescimento.
A Daiso tem à venda em suas prateleiras desde itens de cozinha e
decoração a iscas para pesca, maquiagem e alimentos, a preços na sua
maioria abaixo de dois dígitos.
“O momento da crise nos beneficiou… nosso projeto é abrir 10 lojas
por ano até 2020”, disse o gerente-geral da Daiso Japan Brasil,
Reginaldo Gonçalves Paulista. “Quando chegar a 50 podemos desacelerar o
ritmo”, acrescentou o executivo. No mundo, a Daiso tem 4,5 mil lojas,
sendo a grande maioria no Japão.
A aposta no Brasil acompanha o forte avanço das vendas desde a
inauguração da primeira loja no país em 2012, na região central da
cidade de São Paulo. Naquele primeiro ano, as vendas somaram 1 milhão de
reais.
Em 2016, as vendas totalizaram 100 milhões de reais, com a Daiso
encerrando o ano com 13 lojas próprias, além de nove espaços de revenda
em parceria com os supermercados Hirota, concentrados na capital e
interior de São Paulo. Segundo Paulista, em média, são vendidos cerca de
150 mil itens por mês em cada uma das lojas da rede no país.
O desempenho coloca a unidade brasileira na oitava posição em termos
de receita entre os 28 países em que a Daiso opera atrás apenas do
próprio Japão, Estados Unidos, Taiwan, Cingapura, Austrália, China e
Tailândia.
Para 2017, quando a rede prevê a abertura de 10 lojas próprias, a
expectativa é de que as vendas alcancem entre 160 milhões e 200 milhões
de reais.
Os investimentos têm acompanhado o crescimento das vendas. Após um
aporte total de 20 milhões de reais nos primeiros anos da rede no país, a
Daiso prevê investir 15 milhões de reais só em 2017.
A primeira loja de 2017 já foi inaugurada e é um passo inicial na
intenção da Daiso de aumentar a atenção para um público com renda maior
–a loja foi aberta no shopping de alto padrão Cidade Jardim, na semana
passada.
Ainda em 2017, também já estão certas aberturas de lojas no Shopping
Jardim Sul e Shoppping Metrô Itaquera, na cidade de São Paulo, e Parque
Shopping Maia, em Guarulhos (SP), de acordo com Paulista.
O executivo afirma que até o final de 2018 a rede também deve estar
presente no Paraná, na capital Curitiba e na cidade de Londrina, com
quatro unidades. Ele explicou que a escolha reflete demanda dos
consumidores e questões logísticas –fica perto de São Paulo, onde está o
centro de distribuição da rede.
O Rio de Janeiro também está nos planos da Daiso, mas o gerente-geral
preferiu não estimar um prazo sobre o início das operações.
Varejo Online
A Daiso no Brasil também quer ampliar o atendimento em sua plataforma
de vendas pela internet, que passou a funcionar no ano passado e no
momento oferece 800 produtos –contra 3.500 disponíveis em lojas físicas
da rede– e entrega apenas no Estado de São Paulo.
O desenvolvimento da área de comércio eletrônico em meio a uma equipe
administrativa enxuta afetou inclusive o ritmo de aberturas de lojas da
Daiso no ano passado –foram inauguradas quatro unidades contra meta
inicial de seis pontos de venda.
“O comércio eletrônico já está funcionando, mas ainda estamos fazendo
alguns ajustes finais”, afirmou o executivo, que não descarta ampliar
as entregas para outras regiões, começando pela região Sudeste a partir
de 2018 ou 2019. “A expansão depende de como funcionar nesse primeiro
momento.”
Ele afirmou que a expectativa inicial é que a venda no comércio eletrônico alcance ao redor de 1,5 milhão de reais em 2017.