segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Alibaba anuncia saída do fundador e presidente Jack Ma

Gigante da venda online da Chine será gerida pelo atual CEO, Daniel Zhang; troca será efetivada em setembro do próximo ano.

 

Alibaba anuncia saída do fundador e presidente Jack Ma
A gigante de varejo online chinesa Alibaba anunciou na segunda-feira 10 que seu fundador, Jack Ma, deixará o carga em setembro de 2019. De acordo com os planos apresentados, o atual CEO da empresa, Daniel Zhang, zera o novo presidente.

Ma ficará no cargo por mais 12 meses para auxiliar na transação de poderes. “O Sr. Ma completará seu atual mandato como membro do conselho diretor do Alibaba Group até a sua assembléia geral anual de acionistas em 2020”, disse a empresa em coomunicado.

Ma fundou o Alibaba em 1999 e agora tem um patrimônio líquido de mais de US$ 30 bilhões. Ele deixou o cargo de CEO em 2013, inicialmente entregando as rédeas a Jonathan Lu antes de Zhang assumir o cargo dois anos depois.

A gigante da internet começou como um mercado de comércio eletrônico na China, e seus interesses agora abrangem computação em nuvem e pagamentos digitais por meio de sua subsidiária Ant Financial.

Em seus últimos resultados trimestrais, até o final de junho, o Alibaba registrou um crescimento de 61% nas receitas, para 80,9 bilhões de yuans, ou cerca de US$ 11,8 bilhões .
As ações da Alibaba fecharam a US $ 162,37 nos EUA na noite de sexta-feira 7, abaixo do recorde de US $ 210 em junho.

Mesmo fora do cargo, Ma terá grande importância nas decisões. Ele permanecerá como um parceiro vitalício da Alibaba Partnership. O grupo, com 36 parceiros é responsável por nomear a maioria dos diretores para o conselho.

Transição demonstra avanço, afirma Ma

 

Na declaração de Alibaba segunda-feira, a empresa publicou uma carta de Ma dirigida aos clientes e acionistas. Leia abaixo na íntegra:
“Hoje, quando celebramos o 19º aniversário do Alibaba, estou animado para compartilhar algumas novidades com vocês: com a aprovação de nosso conselho de administração, um ano a partir de hoje, em 10 de setembro de 2019, que também se enquadra no 20º aniversário do Alibaba, o CEO do Grupo Daniel Zhang me sucederá como presidente do conselho do Alibaba Group e, enquanto presidente executivo nos próximos 12 meses, trabalharei em estreita colaboração com Daniel para assegurar uma transição tranquila e bem-sucedida, a partir de então permanecerei no conselho de diretores do Alibaba até a nossa assembléia anual de acionistas em 2020.

Eu coloquei muito pensamento e preparação neste plano de sucessão por dez anos. Estou muito feliz em anunciar o plano hoje graças ao apoio da Alibaba Partnership e do nosso conselho de diretores. Também quero oferecer um agradecimento especial a todos os membros do Alibaba, colegas e suas famílias, porque sua confiança, apoio e empreendimento conjunto nos últimos 19 anos nos prepararam para este dia com confiança e força.

Essa transição demonstra que o Alibaba avançou para o próximo nível de gestão corporativa, de uma empresa que depende de indivíduos, para uma construção baseada em sistemas de excelência organizacional e uma cultura de desenvolvimento de talentos.

Quando a Alibaba foi fundada em 1999, nosso objetivo era construir uma empresa que pudesse deixar a China e o mundo orgulhosos e que pudessem atravessar três séculos para durar 102 anos. No entanto, todos sabíamos que ninguém poderia permanecer na empresa por 102 anos. Uma Alibaba sustentável teria que ser construído sobre gestão sólida, filosofia centrada na cultura e consistência no desenvolvimento de talentos.
Nenhuma empresa pode depender apenas de seus fundadores. De todas as pessoas, eu deveria saber disso. Por causa dos limites físicos de uma habilidade e energia, ninguém pode assumir as responsabilidades de presidente e CEO para sempre.

Fazíamos essa pergunta há dez anos – como o Alibaba poderia alcançar o crescimento sustentável depois que Jack Ma deixou a empresa? Acreditamos que a única maneira de resolver o problema da sucessão de liderança corporativa era desenvolver um sistema de gestão baseado em uma cultura e mecanismos únicos. Para desenvolver talentos e sucessores consistentes, nos últimos 10 anos, continuamos trabalhando nesses ingredientes.

Tendo sido treinada como professor, sinto-me extremamente orgulhoso do que alcancei. Os professores sempre querem que os alunos os excedam, então a coisa responsável a fazer por mim e pela empresa é deixar que pessoas mais jovens e talentosas assumam em papéis de liderança, para que eles herdem nossa para tornar mais fácil fazer negócios em qualquer lugar.

Realizar esta missão para ajudar as pequenas empresas, jovens e mulheres em todo o mundo é a minha paixão. Essa não é apenas a nossa intenção desde o primeiro dia, mas sinto-me abençoada por ter esta oportunidade. Para concretizar o sonho por detrás desta missão, é necessário muito mais pessoas do que apenas Jack Ma e esforço persistente por gerações de Aliren.

Alibaba é incrível não por causa de nossos negócios ou escala ou realizações. A melhor coisa sobre Alibaba é que nos reunimos sob uma missão e visão comum. Nosso sistema de parceria, cultura única e equipe talentosa estabeleceram uma base sólida para o legado de nossa. De fato, desde que eu entreguei as responsabilidades do CEO em 2013, a empresa tem funcionado sem problemas por cinco anos com base nesses ingredientes institucionais.

O sistema de parceria que desenvolvemos é uma solução criativa para boa gestão e sustentabilidade, pois supera vários desafios enfrentados pelas empresas de escala: inovação contínua, sucessão de liderança, responsabilidade e continuidade cultural. Ao longo dos anos, na iteração do nosso modelo de gestão, temos experimentamos e melhoramos o equilíbrio certo entre sistemas e indivíduos.

Simplesmente confiar em indivíduos ou seguir cegamente um sistema não resolverá nossos problemas. Para atingir um crescimento sustentável a longo prazo, você precisa do equilíbrio certo entre sistema, pessoas e cultura. Plena confiança de que o nosso sistema de parceria e esforços para salvaguardar a nossa cultura irão, com o tempo, conquistar o amor e o apoio de clientes, funcionários e acionistas.

Desde a fundação da empresa em 1999, temos sido de opinião que o futuro do Alibaba terá que depender de ‘massa de talento’ para nos permitir interagir em nossos planos de sucessão de gestão. Depois de anos de trabalho duro, Alibaba de hoje tem um professor em mim que sente-se extremamente orgulhoso de nossa equipe, nossa liderança e nossa cultura única orientada por missões, bem como o fato de que continuamos a desenvolver líderes empresariais excepcionais e talentos profissionais como Daniel Zhang.

Daniel está no Alibaba Group há 11 anos. Desde que assumiu como CEO, ele demonstrou seu excelente talento, visão de negócios e liderança determinada. Sob sua administração, o Alibaba tem visto um crescimento consistente e sustentável por 13 trimestres consecutivos. Sua mente analítica é incomparável, ele ama a nossa missão e visão, ele abraça responsabilidade com paixão, e ele tem a coragem de inovar e testar modelos de negócios criativos.
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Melhormente, a mídia de negócios da China o nomeou o CEO número 1 em 2018. Por estas razões, ele e sua equipe ganharam a confiança e apoio de clientes, funcionários e acionistas. O processo de passar a tocha Alibaba para Daniel e sua equipe é a decisão certa no momento certo, porque eu sei de trabalhar com eles que eles são pronto, e tenho total confiança em nossa próxima geração de líderes.

Quanto a mim, eu ainda tenho muitos sonhos para perseguir. Aqueles que me conhecem sabem que eu não gosto de ficar ocioso. Eu planejo continuar meu papel como o sócio fundador da Alibaba e contribuir para o trabalho da parceria. Eu também quero voltar à educação, o que me excita com tanta bênção, porque é o que eu amo fazer, o mundo é grande e eu ainda sou jovem, então eu quero experimentar coisas novas – porque e se novos sonhos puderem ser realizado ?!

A única coisa que posso prometer a todos é a seguinte: o Alibaba nunca foi sobre Jack Ma, mas Jack Ma sempre pertencerá ao Alibaba.


https://www.istoedinheiro.com.br/alibaba-anuncia-saida-do-fundador-e-presidente-jack-ma/

Terceirização não libera “pejotização”, diz procurador


A terceirização de todas as atividades de uma empresa, a qual foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (30), não permite a contratação de empregados diretamente subordinados como Pessoa Jurídica (PJ) ou que empresas sejam abertas apenas para intermediar mão de obra. O alerta é do procurador Murilo Muniz, do Ministério Público do Trabalho (MPT), que acompanhou as sessões do supremo. “[A terceirização] não autoriza fraude”, disse à Agência Brasil.

Muniz explicou que a intermediação de mão de obra é vedada por ser considerada “comércio de pessoas” e fere, portanto, os princípios internacionais do direito do trabalho. “É justamente essa hipótese de colocar um mero intermediário com a finalidade de precarizar direitos, isso continua proibido”, destacou. O MPT tinha posição contrária à liberação para atividade-fim, pois entende que, na prática, ela se confunde com essa intermediação.
Plenário do Supremo Tribunal Federal durante julgamento da validade da terceirização da atividade-fim nas empresas.
Plenário do Supremo Tribunal Federal considerou constitucional a terceirização da atividade-fim nas empresas – Arquivo/Agência Brasil
Para o procurador, a “pejotização”, como é conhecida a prática de contratação de um funcionário via PJ, facilitada por meio do registro de Microempreendedor Individual (MEI), também deve ser combatida. “Qualquer que seja a roupagem formal da relação, se tiverem presentes os requisitos dos artigos 2 e 3 da CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] ou tiver expediente para fraudar ou precarizar direitos, a liberação da terceirização pelo Supremo não afasta a possibilidade de se combater a fraude e, se tiver subordinação e pessoalidade, se declarar o vínculo empregatício”.
O sociólogo do trabalho Ruy Braga, professor da Universidade de São Paulo (USP), é mais pessimista quanto aos limites da terceirização irrestrita. “Potencialmente ela, agora, atinge a todos, tanto setor privado quanto público, e consequentemente, o que nós prevemos é uma alteração da estrutura do mercado de trabalho no país com substituição progressiva, porém certeira, de trabalho diretamente contratado por trabalho terceirizado”, destacou. Ele estima que a proporção entre trabalho diretamente contratado e terceirizado, que hoje é de 75% e 25%, deve se inverter em cerca de 5 anos.

Braga é crítico à mudança pelas características do trabalho terceirizado verificadas atualmente. “É um tipo de trabalho muito conhecido pela literatura especializada, que tende a ser fatalmente pior remunerado, submetido a jornadas mais longas e tende a afastar o trabalhador de certos direitos ou benefícios [como férias e décimo terceiro salário]”, justificou. Ele avalia que poucas categorias conseguiram resistir às mudanças decorrente da terceirização. “Por enquanto estamos falando do subemprego como informalidade, mas logo teremos o aumento do subemprego como trabalho terceirizado e precário”, disse.


Sindicatos

 

Para Ivo Dall’Acqua, vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a liberação da terceirização é positiva, pois põe fim à incerteza jurídica em torno do tema. Ele avalia que não é possível estimar aumento na oferta de vagas de emprego. “A gente precisa de um pequeno ciclo de memória para poder medir os efeitos, mas o ambiente que se criou é que é muito interessante”, disse. Ele acredita que a medida deve aumentar a formalidade no mercado de trabalho.


 https://www.istoedinheiro.com.br/terceirizacao-nao-libera-pejotizacao-diz-procurador/

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Florestal Alimentos adquire Chocolates Planalto


Companhia de Lajeado pretende ter franquia com nova marca

 

Da Redação

 

redacao@amanha.com.br
Florestal Alimentos adquire Chocolates Planalto, de Gramado


A Florestal Alimentos (foto), tradicional fabricante de guloseimas sediada em Lajeado (RS), adquiriu a Chocolates Planalto, 
que nasceu em 1977 em Gramado, na Serra Gaúcha. O valor do negócio não foi revelado por nenhuma das empresas envolvidas. Com isso, a Florestal retorna ao segmento de chocolates onde atuou desde 2010, quando vendeu a Neugebauer para o Grupo Vonpar. 

Atualmente, a companhia de Lajeado tem mais de 420 itens em seu portfólio. Com a aquisição, a empresa pretende desenvolver uma rede de franquias, além de promover uma maior distribuição dos produtos em todo o Brasil. 



 http://www.amanha.com.br/posts/view/6205

Brasil sofre apagão de talentos na era da tecnologia

Para Alexandre Blauth, VP do Gartner, falta mão de obra para que mais empresas possam aplicar TI em seus negócios 

 

Por Dirceu Chirivino

 

dirceu@amanha.com.br
Para Alexandre Blauth, VP do Gartner, falta mão de obra para que mais empresas possam aplicar TI em seus negócios


O tradicional Tá na Mesa, evento promovido todas as quartas-feiras pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) discuteiu as alternativas para aproveitar a transformação digital e investir em uma nova cultura tecnológica nos negócios. Os convidados Alexandre Blauth (foto), vice-presidente executive partner do Gartner, e Fabio Azevedo, head da Divisão de Aplicação de Negócios da Microsoft, alertaram sobre os riscos ao não aderir a essa revolução e mostraram algumas tendências do setor, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Plataformas Conversacionais. 

“Participei de um evento onde quase 100 CEOs estavam presentes. Perguntei quantos já tinham especialização em Inteligência Artificial. Só três ou quatro levantaram a mão. Por essa razão, acho que falta de tecnologia não existe. Na verdade, há necessidade de gente para aplicar a TI nas empresas”, destacou Blauth. Para o especialista, as universidades têm buscado se aproximar, mas a velocidade da transformação tecnológica está sendo tão rápida que a academia não consegue acompanhar. “A formação de pessoas pra tecnologia sempre está devendo, ao longo das décadas. Sempre a necessidade é maior do que a demanda. Conheço inúmeras companhias que possuem 10, 20, 30 vagas em aberto e não conseguem preencher”, criticou. Diante dessa realidade, o que falta é especialização e qualificação. “A partir de agora, as empresas querem um profissional sem receio de errar, que busque aprender e que insista em encontrar alternativas para as dificuldades”, aconselhou.

Blauth, porém, é otimista em relação ao futuro do emprego na área de TI. Segundo ele, o próprio Gartner prevê que até 2022 cerca de 1,8 milhão de empregos no mundo serão extintos por causa da aplicação de Inteligência Artificial que abominará tarefas repetitivas usualmente realizadas por trabalhadores. No entanto, aproximadamente 2,2 milhões de postos surgirão, tendo em vista as novas qualificações para desenvolver essa tecnologia. “Haverá uma substituição de mão de obra repetitiva por cérebro de obras”, comparou. “Existem pesquisas do Gartner que constatam que não vamos mais digitar. Nós vamos falar com os aplicativos. Será mais uma nova transformação. Pelo telefone, nos comunicaremos com robôs ou computadores”, projetou. 

http://www.amanha.com.br/posts/view/6202

Federal Council adopts dispatch on double taxation agreement with Brazil (Last modification

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Bern, 05.09.2018 - On 5 September 2018, the Federal Council adopted the dispatch on the double taxation agreement (DTA) in the area of taxes on income with Brazil. This is the first DTA between Switzerland and Brazil. The agreement was signed in Brasilia on 3 May 2018 and will enter into force after it will be approved by parliament in both countries. 
 
The agreement contains favourable regulations on the international taxation of company profits and other income. It also implements several provisions from the OECD and G20 project to combat base erosion and profit shifting (BEPS project). Furthermore, the DTA contains an administrative assistance clause in accordance with the current international standard for the exchange of information upon request.

The cantons and business associations concerned welcomed the DTA. The agreement guarantees legal certainty and a contractual framework that has a positive impact on the further development of economic relations between the two countries.


Address for enquiries
Bilateral Tax Issues and Double Taxation Treaties Section, State Secretariat for International Financial Matters SIF
Tel. +41 58 462 71 29, dba@sif.admin.ch


Publisher
The Federal Council
https://www.admin.ch/gov/en/start.html

Federal Department of Finance
https://www.efd.admin.ch/efd/en/home.html

Eis as cidades mais conectadas e inteligentes da região Sul


Curitiba lidera ranking da Urban Systems, seguida por Florianópolis, Porto Alegre, Blumenau e Maringá

 

Da Redação

 

redacao@amanha.com.br
Curitiba é eleita cidade mais conectada e inteligente do país


Curitiba (foto) conquistou o posto de cidade mais inteligente e conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2018. A capital paranaense ultrapassou São Paulo e ficou em primeiro lugar no levantamento geral. O estudo, elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems, avaliou cerca de 700 municípios e é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.O ranking, que está na quarta edição e colocou Curitiba à frente de São Paulo este ano, é composto por 70 indicadores divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. 

Nas últimas três edições do levantamento, a capital paranaense vem subindo posições no ranking geral, conquistando a terceira colocação em 2016 e a segunda posição em 2017. No recorte exclusivo feito por AMANHÃ (confira lista completa a seguir), figuram sete cidades paranaenses, outras sete de Santa Catarina e quatro do Rio Grande do Sul. Blumenau é o município do interior mais bem colocado na região. Maringá é a localidade do interior com melhor posição no Paraná. No Rio Grande do Sul, Santa Maria obteve essa posição. 



Sul
Brasil
Cidade
UF
Pontos
1
1
Curitiba
PR
31,782
2
5
 Florianópolis
SC
30,881
3
8
Porto Alegre
RS
29,991
4
16
Blumenau
SC
27,989
5
20
Maringá
PR
27,451
6
24
Baln. Camboriú
SC
27,004
7
30
Joinville
SC
26,401
8
31
Itajaí
SC
26,357
9
38
Santa Maria
RS
25,921
10
45
Cascavel
PR
25,599
11
66
Pato Branco
PR
24,838
12
67
Umuarama
PR
24,825
13
68
Jaraguá do Sul
SC
24,748
14
77
Chapecó
SC
24,583
15
81
Canoas
RS
24,553
16
89
Caxias do Sul
RS
24,390
17
93
Ponta Grossa
PR
24,224
18
96
Toledo
PR
24,155

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Brookfield adquire controle da paranaense Ouro Verde


Companhia foi arrematada por R$ 660 milhões

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br
Brookfield adquire controle da paranaense Ouro Verde


A Ouro Verde informou nesta sexta-feira (31) que assinou um acordo para a aquisição de controle, pela Brookfield, no percentual de 55% do capital pelo valor total de R$ 660 milhões. De acordo com o fato relevante publicado pela companhia paranaense, a operação impulsiona o potencial de crescimento e desenvolvimento da Ouro Verde, ao posicioná-la adequadamente para capitalizar as tendências e oportunidades por conta da ampliação dos negócios de gestão de frota no Brasil. A transação estará condicionada ao parecer favorável de órgãos como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), estimada para ocorrer antes do fim deste ano.  

A Brookfield é listada nas bolsas de valores de Nova Iorque e Toronto. É o carro-chefe de negócios industriais e de serviços da Brookfield Asset Management (“BAM”). A BAM é uma gestora global de ativos com aproximadamente US$ 285 bilhões em ativos sob gestão, com operações em mais de 30 países e uma história de mais de 115 anos como investidora e operadora de ativos reais, com foco em investimentos imobiliários, energia renovável, infraestrutura e private equity. No Brasil, onde está presente desde 1899, a BAM detém um portfólio de aproximadamente R$ 77 bilhões em ativos sob gestão, o que a coloca como uma das maiores plataformas de investimentos no país. Suas operações estão presentes em 20 estados brasileiros e empregam mais de 20 mil funcionários. 

“A Ouro Verde tem conseguido balancear ao fazer investimentos necessários para uma frota moderna e atualizada e, ao mesmo tempo, não deixando que a dívida aumente”, avaliou Karlis Jonatan Kruklis, em entrevista concedida ao portal AMANHÃ no ano passado. Segundo o CEO, que também acumula o cargo de diretor de finanças e de relações com investidores, a principal estratégia da companhia nos últimos anos tem sido a de aumentar a rentabilidade operacional por meio das reduções de custos e despesas e investimentos seletivos. 

 http://www.amanha.com.br/posts/view/6170/brookfield-adquire-controle-da-paranaense-ouro-verde