terça-feira, 1 de março de 2022

Chevron compra REG, de biocombustíveis

Chevron Sets New Greenhouse Gas Reduction Goals


Sob pressão para investir em energia renovável, a Chevron está fazendo um de seus maiores investimentos em combustíveis renováveis: anunciou a compra do Renewable Energy Group (REG) por US$ 3,15 bilhões. A empresa produz diesel e outros combustíveis a partir de fontes como milho e óleo de cozinha.

O REG, com 11 refinarias abastecidas principalmente por resíduos como sebo e óleo de cozinha usado, ajudará a Chevron em sua busca por oferecer uma variedade maior de combustíveis com menor pegada de carbono do que o petróleo e o gás natural. Segundo o CEO da Chevron, Mike Wirth, o plano é continuar fazendo aquisições na área e gastar dinheiro na conversão de refinarias para que também possam processar fontes de combustível de baixo carbono.

Em sinal da importância do acordo, a Chevron disse que a presidente e diretora executiva do REG, Cynthia J. Warner, deve se juntar ao conselho e o negócio de combustíveis renováveis da Chevron mudará sua sede para Iowa (EUA), onde fica a do REG. (FONTE: DOW JONES NEWSWIRES)
 

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

‘Ideia é usar carro voador para atender a classe média’, diz diretor da Flapper

Flapper (company) - Wikipedia


A Flapper, que conecta passageiros e voos executivos por meio de uma plataforma online, é uma das empresas que já encomendou da Embraer “carros voadores”. De acordo com o diretor executivo da Flapper, Paul Malicki, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte estão entre as primeiras cidades que receberão os eVTOLs (sigla em inglês para veículos elétricos de pouso e decolagem virtual, nome oficial do “carro voador”). Além da encomenda feita com a Embraer, a Flapper também tem fechado parcerias com outras empresas do setor aéreo para trabalhar, nos próximos anos, com outros tipos de aeronaves elétricas. A seguir, trechos da entrevista concedida ao Estadão.

Como funcionará a parceria com a Embraer? A Flapper hoje não tem aeronaves próprias. Vocês vão comprar os eVTOLs?

Ainda não sei dizer se vai ser leasing (contrato de aluguel com um terceiro que, ao final, oferece a opção de compra) ou compra direta da aeronave, mas a ideia é que uma empresa com experiência no setor faça essa operação.

O contrato foi fechado em número de horas de voo que a Embraer fornecerá, e não em total de veículos…

Como a capacidade de baterias deve melhorar nos próximos anos, não sabemos se, para ter 25 mil horas de voos, precisaremos de cinco ou quinze aeronaves. Fizemos um contrato que considera nossa demanda em horas, que já existe, mas não estipula o número exato de aeronaves.

Quando e onde a Flapper deve começar a trabalhar com “carros voadores”?

Se a Embraer começar a entregar as aeronaves em 2026, podemos imaginar que a Flapper será um dos primeiros clientes. Vamos operar em cidades em que o aeroporto é longe do centro, que têm trânsito intenso e população ampla. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba serão prioridade. No longo prazo, nada impede de operarmos entre Angra dos Reis e Rio, onde já temos muita demanda.

O que mudará na comparação com o que a Flapper oferece hoje?

Esse tipo de veículo abre um mercado que hoje está reservado para pessoas mais ricas. A ideia é atender a classe média. Estamos falando de um voo que talvez custe o dobro de uma corrida de Uber, mas que, no longo prazo, vai ser mais barato. Estamos falando de criar algo totalmente novo. Será um mercado sustentável e com aeronaves silenciosas.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Gigante de transporte marítimo Maersk se afasta da Rússia e isolamento do país se aprofunda


Maersk Logo - RSB

(Reuters) – A gigante do transporte marítimo Maersk interromperá temporariamente todo o transporte de contêineres de e para a Rússia, aprofundando o isolamento do país à medida que a invasão da Ucrânia desencadeia um êxodo de empresas ocidentais.

O Ocidente impôs pesadas restrições à Rússia para fechar sua economia e bloqueá-la do sistema financeiro global, tornando-a efetivamente “investível” e incentivando as empresas a interromper vendas, cortar laços e descartar dezenas de bilhões de dólares em investimentos.

As restrições fecharam o espaço aéreo para aeronaves russas, excluíram alguns bancos russos da rede financeira global SWIFT e restringiram a capacidade de Moscou de usar seus 630 bilhões de dólares em reservas estrangeiras.

As empresas de energia BP e Shell abandonaram posições multibilionárias, enquanto os principais bancos, companhias aéreas, fabricantes de automóveis e outros cortaram remessas, encerraram parcerias e classificaram as ações da Rússia inaceitáveis. 

 “Espero ver uma série de anúncios semelhantes nos próximos dias”, disse Sonia Kowal, presidente da Zevin Asset Management em Boston, na segunda-feira, acrescentando que o desinvestimento do grande fundo soberano da Noruega apoiaria a mudança.

A Maersk, que opera rotas de transporte de contêineres para São Petersburgo e Kaliningrado no Mar Báltico, Novorossiysk no Mar Negro e Vladivostok e Vostochny na costa leste da Rússia, disse nesta terça-feira que todo o transporte de contêineres para a Rússia será temporariamente interrompido.

O grupo de petróleo e gás TotalEnergies também disse que não fornecerá mais capital para novos projetos na Rússia, seguindo movimentos da Shell, BP e da norueguesa Equinor para sair de posições no país rico em energia.

As empresas de cartões de pagamento dos EUA Visa Inc e Mastercard Inc bloquearam várias instituições financeiras russas de sua rede.

Grandes empresas de tecnologia estão equilibrando apelos para fechar serviços na Rússia com o que consideram a missão de dar voz à dissidência e ao protesto.

A empresa controladora do Facebook, Meta Platforms Inc, informou na segunda-feira que restringirá o acesso aos meios de comunicação estatais russos RT e Sputnik em suas plataformas na União Europeia, em linha com medidas semelhantes de grandes empresas de tecnologia dos EUA.

O YouTube está bloqueando canais conectados aos meios de comunicação estatais russos RT e Sputnik em toda a Europa, disse a empresa operada pelo Google, da Alphabet Inc.

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/gigante-de-transporte-maritimo/

 

Canadense Nutrien vê possível interrupção global prolongada de fertilizantes com invasão russa da Ucrânia

Logos & Branding | Nutrien


WINNIPEG, Canadá (Reuters) – A canadense Nutrien Ltd, maior produtora de fertilizantes do mundo, disse nesta terça-feira que a invasão da Ucrânia pela Rússia pode resultar em interrupções prolongadas no fornecimento global de potássio e nitrogênio para as culturas.

O presidente-executivo interino da companhia, Ken Seitz, disse que a Nutrien aumentará a produção de potássio se observar problemas de fornecimento sustentados na Rússia e em Belarus, o segundo e terceiro maiores países produtores de potássio do mundo.


(Reportagem de Rod Nickel)

 

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Veja as montadoras que já deixaram a Rússia após a guerra


Crédito: Rodolfo BUHRER / La Imagem./ Divulgação Renault

Negócios da Renault na Rússia representam mais de 8% do lucro da montadora (Crédito: Rodolfo BUHRER / La Imagem./ Divulgação Renault)

Desde o início da invasão à Ucrânia na última quinta-feira (24) diversas montadoras já deixaram seus negócios na Rússia até que a guerra termine.

A francesa Renault disse à Reuters que suspendeu as operações na fábrica em Moscou até o dia 5 de março por conta de “gargalos logísticos”. De acordo com relatório do Citibank, a empresa tira mais de 8% de seu lucro do mercado russo, além de controlar a Avtovaz, principal montadora do país. 

A alemã Daimler Trucks anunciou, na última segunda-feira (28), que congelou as atividades imediatamente no país, incluindo a parceria com a montadora local Kamaz. As informações são da Reuters. 

 “Nossa cooperação com a Kamaz é de natureza puramente civil e só foi concluída com esse foco. Nesta cooperação, não é preciso dizer que sempre cumprimos rigorosamente todas as regulamentações de controle e sanções de exportação aplicáveis”, disse a empresa em um memorando. 

A Mercedes-Benz, antiga empresa  mãe da Daimler antes do desmembramento da mesma, disse que também está analisando como poderá fazer a alienação de 15% de participação na Kamaz o mais rápido possível, disse o jornal Handelsblatt. 

A montadora sueca Volvo também anunciou na segunda-feira que deixará de vender carros na Rússia por conta das sanções impostas pelos Estados Unidos e União Europeia. 

Harley Davidson e General Motors também anunciaram que os negócios na Rússia estão paralisados.


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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Tribunal de Contas da União delega à PGR bloqueio imediato de bens de Moro


Crédito: Reprodução/Instagram

O TCU (Tribunal de Contas da União) compartilhou com a PGR (Procuradoria-Geral da República) documentos sobre o dinheiro que o ex-ministro do governo Jair Bolsonaro Sergio Moro (Podemos) recebeu na banca de advocacia da Alvarez & Marsal. O órgão também pediu que o MPF (Ministério Público Federal) decida sobre o pedido imediato dos bloqueios de bens do ex-juiz.

De acordo com a CNN Brasil, a suspeita é de que Moro tenha recebido valores de empresas que ele julgou, condenou e avalizou acordos de leniência enquanto era magistrado.

Em seu despacho, o ministro Bruno Dantas disse que os fatos precisam ser melhor apurados, e que a Alvarez & Marsal não esclareceu se pagou o ex-juiz por serviços prestados para empreiteiras julgadas na Lava Jato.

“Não tenho dúvidas de que são fatos que precisam ser mais bem apurados. E é por essa razão que me causa estranheza certa atuação apressada de qualquer peticionante que pretenda interromper o fluxo natural do processo, antes mesmo da conclusão das apurações. É natural que os investigados desejem esse desfecho, mas não os órgãos de investigação, de quem se espera imparcialidade independentemente de simpatias pré-existentes”, diz o ministro do TCU.

Ainda de acordo com a reportagem da CNN Brasil, Dantas diz em seu despacho que o escritório de advocacia “recebeu cerca de R$ 40 milhões de empresas condenadas na Lava Jato, sendo R$ 1 milhão por mês da Odebrecht e Ativos (antiga agroindustrial), R$150 mil da Galvão Engenharia, R$ 97 mil da OAS e R$ 115 mil mensais do Estaleiro Enseada.”

Moro prestou serviços para a Alvarez & Marsal depois que deixou o Ministério da Justiça do governo Bolsonaro, e ficou nos quadros da empresa até decidir se candidatar à Presidência da República.

 “Não tenho dúvidas de que são fatos que precisam ser mais bem apurados. E é por essa razão que me causa estranheza certa atuação apressada de qualquer peticionante que pretenda interromper o fluxo natural do processo, antes mesmo da conclusão das apurações. É natural que os investigados desejem esse desfecho, mas não os órgãos de investigação, de quem se espera imparcialidade independentemente de simpatias pré-existentes”, diz o ministro do TCU.

 

 https://istoe.com.br/tribunal-de-contas-da-uniao-delega-a-pgr-bloqueio-imediato-de-bens-de-moro/

 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Decisão do Fed sobre taxa de juro pode surpreender, diz André Esteves

 

Num cenário de crescente volatilidade e juros mais altos, o sócio sênior do BTG Pactual destacou a importância dos agentes de investimento

 
 
 
 
 
 
 

uturo incerto da taxa de juros americana pelo Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, durante o ano de 2022 será o principal driver do mercado brasileiro. Foi o que afirmou André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da Exame) durante a abertura do Summit 2022. O evento, voltado a profissionais do mercado financeiro, foi realizado nesta segunda-feira 21, em São Paulo.

Para Esteves, as decisões do FED no decorrer do ano podem surpreender os mercados e trazer ainda mais volatidade. A perspectiva atual é que o banco central deve subir os juros sete vezes. Há seis meses, os analistas acreditam que a alta no juro seria apenas em 2024.

“Hoje, são esperadas entre seis e sete altas. Muito diferente do Fed ‘dovish’ que vimos na última década. Temos uma geração de analistas e traders que nunca viram juro positivo, pressão inflacionária e política apertada.”

Ele disse que está preocupado com a postura do mercado em relação ao Fed. Segundo ele, os analistas se mostram lenientes diante da possibilidade do aumento de juro.  “O principal debate não é para onde

 

 O futuro incerto da taxa de juros americana pelo Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, durante o ano de 2022 será o principal driver do mercado brasileiro. Foi o que afirmou André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da Exame) durante a abertura do Summit 2022. O evento, voltado a profissionais do mercado financeiro, foi realizado nesta segunda-feira 21, em São Paulo.

Para Esteves, as decisões do FED no decorrer do ano podem surpreender os mercados e trazer ainda mais volatidade. A perspectiva atual é que o banco central deve subir os juros sete vezes. Há seis meses, os analistas acreditam que a alta no juro seria apenas em 2024.

“Hoje, são esperadas entre seis e sete altas. Muito diferente do Fed ‘dovish’ que vimos na última década. Temos uma geração de analistas e traders que nunca viram juro positivo, pressão inflacionária e política apertada.”

Ele disse que está preocupado com a postura do mercado em relação ao Fed. Segundo ele, os analistas se mostram lenientes diante da possibilidade do aumento de juro.  “O principal debate não é para onde vai a taxa de juros americana, mas em que que velocidade ela subirá. 

Há um potencial alto de nos surpreender”, acrescentou.

Além da política monetária americana, ele destacou ainda que o mercado será pressionado no curto prazo por dois outros fatores: as eleições presidenciais no Brasil e a tensão geopolítica entre Rússia e Ucrânia.

Sobre as eleições, Esteves afirmou que é esperado uma volatilidade, já que os candidatos têm visões diferentes da política econômica, que trará implicações diferentes para os preços dos ativos. Entretanto, afirmou que a independência do Banco Central brasileiro é fundamental para reduzir a pressão causada pela decisão das urnas. “Nós não sabemos quem será nosso novo presidente, mas sabemos que nos próximos dois anos, o presidente do Banco Central, será Roberto Campos Neto. Isso nos dá uma previsibilidade para o horizonte da política monetária.”

Sobre a tensão entre a Rússia e Ucrânia, Esteves destacou que traz uma preocupação adicional aos mercados principalmente no médio prazo e que é esperada uma fuga de capital para os Estados Unidos, historicamente um refúgio dos investidores para o risco, o que diretamente, acaba impactando na taxa de juro. “Isso é cortina de fumaça. Não tem nada a ver com os fundamentos.”

Esteves destacou também sobre o cenário inflacionário do Brasil, Estados Unidos e alguns países da Europa. Apesar de a inflação brasileira voltar aos dois dígitos, de 10,5%, ela está dentro do esperado devido ao cenário de pandemia, que atingiu toda a economia em todo mundo. “Nos Estados Unidos, a inflação é 7% ao ano. Na Alemanha, 3%. No Brasil, a taxa em 10,5% é um horror, mas esperado dentro do contexto global.”

Somado a isso, as economias estão enfrentando a chamada ‘inflação verde’, que está relacionada às medidas para descarbonizar a economia, por meio da transição da energia em carbono para renováveis. Segundo ele, isso impacta no preço do petróleo e em outras commodities. “Raramente vimos as commodities no preço máximo ao mesmo tempo. No hight histórico. No médio prazo, isso é positivo para o Brasil: 2022 será um ano recorde de balança comercial.”

Diante desse cenário, Esteves destacou ainda a importância dos agentes de investimentos, que será fundamental para ajudar os clientes, seja pessoa física ou investidor institucional, a rentabilizar o capital ou protegê-lo diante do cenário inflacionário.

“Temos vivido um ciclo razoavelmente reformista que criou uma transformação e uma sofisticação maior na alocação do investimento. Antigamente, não tinha muita dúvida. A receita era aplicar o dinheiro na renda fixa proteger da inflação. Era o mínimo de risco possível. Na hora que os juros se transformam e começa ter uma nova demanda de uma discussão mais sofisticada de como alocar o capital, surge o papel do assessor de investimento. A demanda segue enorme e crescente.”

 

 https://exame.com/invest/mercados/decisao-do-fed-sobre-taxa-de-juro-pode-surpreender-diz-andre-esteves/