No último ano, o SuperOpa registrou um crescimento de 400%, evitando o descarte de um milhão de quilos de alimentos. Crédito: SuperOpa/Divulgação
Segundo pesquisa do Boston Consulting Group, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo (1,6 bilhão de toneladas) é jogado no lixo anualmente, resultando em uma perda estimada em US$ 1,2 trilhão. Essa quantidade desperdiçada deve aumentar para 2,1 bilhões de toneladas em 2030, o que significará prejuízo de US$ 1,5 trilhão.
Ao mesmo tempo, milhões de pessoas sofrem com a falta de alimentos suficientes, como foi o caso de 19 milhões de brasileiros em 2019, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Diante dessa realidade, surgem iniciativas como a startup SuperOpa, que evitam o descarte de produtos e alimentos que seriam jogados fora, revendendo-os com descontos de até 70%.
A empresa identificou que muitos produtos estão próximos da data de validade antes mesmo de chegarem aos supermercados. Para combater isso, ela mapeia as distribuidoras para encontrar uma solução mais inteligente para esses itens em risco de desperdício. No último ano, o SuperOpa registrou um crescimento de 400%, evitando o descarte de um milhão de quilos de alimentos, o equivalente a mais de R$ 20 milhões, o que resultou na redução de mais de 2,1 mil toneladas de dióxido de carbono emitidas na atmosfera.
A plataforma já possui mais de 60 mil usuários cadastrados e oferece tanto alimentos quanto produtos de higiene pessoal, como shampoos, sabonetes e cremes dentais. Diferentemente do varejo tradicional, a empresa aceita itens com embalagens danificadas, desde que os produtos internos estejam em boas condições. A empresa consegue negociar esses produtos rapidamente, trazendo-os para o seu centro de distribuição e disponibilizando-os prontamente aos consumidores por meio do aplicativo, evitando assim o desperdício.
O aplicativo, lançado em 2020, está disponível para sistemas operacionais Android e iOS e lista todos os produtos encontrados em supermercados. Os consumidores costumam procurar principalmente laticínios, snacks, itens de mercearia, produtos de higiene, bebidas alcoólicas e bebidas em geral. Atualmente, o SuperOpa atua apenas no estado de São Paulo, tendo um centro de distribuição em Campinas para facilitar a logística.