terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Lucro do Morgan Stanley cai 31,8% e atinge US$ 1,5 bilhão no 4º trimestre de 2023

 


Lucro do Morgan Stanley cai 31,8% e atinge US$ 1,5 bilhão no 4º trimestre de 2023

Já a receita do Morgan Stanley teve aumento anual de cerca de 1,15% no trimestre, a US$ 12,9 bi, vindo acima das projeções de US$ 12,77 bi. (Crédito: Reprodução/LinkedIn/Morgan Stanley)

 

O Morgan Stanley teve lucro líquido de US$ 1,5 bilhão no quarto trimestre de 2023, 31,8% menor do que o ganho de US$ 2,24 bilhões apurado em igual período do ano anterior, segundo balanço divulgado nesta terça-feira, 16. O lucro por ação entre outubro e dezembro frustrou as expectativas, ao atingir US$ 0,85. O consenso de analistas consultados pela FactSet era de US$ 1,07.

Já a receita do banco americano teve aumento anual de cerca de 1,15% no trimestre, a US$ 12,9 bilhões, vindo acima da projeção da FactSet, de US$ 12,77 bilhões. Por outro lado, a receita apenas do banco de investimento permaneceu praticamente estável, com alta marginal de 0,2% na mesma comparação, a US$ 1,464 bilhão.

Os resultados também apontaram queda acentuada na provisão para devedores duvidosos (PDD), de US$ 87 milhões para US$ 3 milhões no quarto trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entretanto, no total anual, o PDD aumentou de US$ 280 milhões em 2022 para US$ 532 milhões em 2023.Em nota, o Morgan Stanley informou ainda que seus resultados foram afetados negativamente por um acordo de US$ 249 milhões com os órgãos reguladores dos Estados Unidos sobre acusações de fraude em negociações em bloco e uma cobrança única de US$ 286 milhões relacionada a uma avaliação especial da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), também imposta a outros bancos durante o quarto trimestre.


Pela primeira vez em dez anos, Brasil fica de fora do ‘top 10’ de mercados estratégicos para multinacionais

Foto: Fabrice COFFRINI / AFP

 

Pela primeira vez em dez anos o Brasil não está entre os dez principais mercados estratégicos para CEOs investirem, de acordo com levantamento feito pela PwC. O país ocupa a 14ª posição do ranking. Apesar do otimismo crescente em relação às economias locais e globais, o Brasil não conseguiu alcançar uma posição de destaque entre os mercados que são prioridades das multinacionais.

 Os Estados Unidos integram o topo da lista, seguidos pela China, Alemanha, Reino Unido e Índia. A 27ª Pesquisa Global com CEOs (Global CEO Survey), realizada pela PwC, foi apresentada nesta segunda-feira, 15, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

 Entre os motivos que influenciaram na posição do país no ranking estão a mudança de foco das empresas para os mercados internos e à atratividade dos retornos nos Estados Unidos. Além disso, as crises na região, especialmente na Argentina, e as dificuldades de fazer negócios no Brasil também influenciam. No Brasil, 36% dos executivos esperam aceleração nos próximos 12 meses, enquanto 39% preveem desaceleração. Os CEOs têm uma visão mais positiva em relação ao mercado brasileiro do que a média global, mas a perspectiva em relação às empresas que dirigem é negativa, com 39% no mundo e 33% no Brasil acreditando que estas serão economicamente inviáveis em dez anos.

 A mudança tecnológica é considerada a de maior impacto, e os executivos esperam maior produtividade com os novos modelos de inteligência artificial. No entanto, apenas 1 em cada 3 empresas participantes adotaram esses modelos. A pressão das mudanças climáticas também traz efeitos, e 41% dos CEOs afirmam aceitar retorno menor por investimentos pró-ambiente. No Brasil, esse número é de 29%. Apesar da disposição global para priorizar os negócios verdes, o abismo digital e a defasagem educacional podem tornar o cenário desfavorável ao país.

 

 https://terrabrasilnoticias.com/2024/01/pela-primeira-vez-em-dez-anos-brasil-fica-de-fora-do-top-10-de-mercados-estrategicos-para-multinacionais/


Três das 5 atividades de serviços registraram alta em novembro ante outubro, mostra IBGE

 


Três das cinco atividades de serviços registraram ganhos na passagem de outubro para novembro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os serviços prestados às famílias avançaram 2,20%, enquanto os serviços de informação e comunicação caíram 0,10%.

Houve avanço de 1,00% em serviços profissionais, administrativos e complementares e queda de 1,00% em transportes.

Outros serviços, por sua vez, registraram avanço de 3,60% em novembro.

Comparação com novembro de 2022

De acordo com o IBGE, três das cinco atividades de serviços registraram avanço em novembro ante novembro de 2022.

Os serviços prestados às famílias avançaram 5,40%, enquanto os serviços de informação e comunicação caíram 0,40%.

Houve avanço de 4,40% em serviços profissionais, administrativos e complementares e queda de 3,70% em transportes.

Outros serviços, por sua vez, registraram avanço de 3,30% em novembro, na comparação com novembro de 2022.

Nos EUA, índice de atividade industrial Empire State cai a menor nível desde maio de 2020

 

O índice Empire State de atividade industrial, elaborado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York, caiu de -14,5 em dezembro a -43,7 em janeiro, seu menor nível desde maio de 2020, informou nesta terça-feira, 16, a instituição. Analistas ouvidos pela FactSet previam queda bem menor, a -6,5.

O subíndice de novas encomendas recuou de -11,3 em dezembro a -49,4 em janeiro, enquanto o de emprego subiu de -8,4 a -6,9 no período, segundo o Fed de Nova York.

O de preços recebidos caiu de 11,5 em dezembro a 9,5 em janeiro.

Já os preços pagos subiram de 16,7 a 23,2 no período.

O componente de estoques recuou de -5,2 a -7,4, na mesma comparação mensal, enquanto o de embarques caiu de -6,4 a -31,3.

Gol despenca na B3 após notícias de pedido de recuperação judicial nos EUA

 


Gol despenca na B3 após rumores de pedido de recuperação judicial nos EUA

A queda chegou a 11,79% por volta das 11h15 (horário de Brasília), com papéis a R$ 6,69 e registrando maior queda da B3. (Crédito: Divulgação / Gol)

 

As ações da Gol (GOLL4) caíram na manhã desta segunda-feira, 15, após repercussão de notícias sobre pedido de recuperação judicial nos EUA. A queda chegou a 11,79% por volta das 11h15 (horário de Brasília), com papéis a R$ 6,69 e registrando maior queda da B3. Mais cedo, a coluna Painel da Folha de S. Paulo adiantou que a companhia está em vias de entrar em recuperação judicial nos EUA.

A empresa anunciou prejuízo líquido de R$ 1,3 bilhão no terceiro trimestre de 2023. André Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, explica que o papel cai exatamente por conta do possível pedido de recuperação judicia.

“Para tentar reestruturar sua dívida, toda empresa que pede RJ o mercado não vê com bons olhos, já que isso aponta que a empresa está em dificuldade para lidar com suas dívidas e compromissos com seus credores, o que acaba atraindo fluxo vendedor para o papel”, avalia.

⁠A situação dos EUA com o possível pedido de RJ lá pode influenciar o papel aqui [no Brasil], pois a empresa já vem de diversas emissões captando recursos no mercado, e agora com esse pedido, o mercado começa a desconfiar ainda mais da capacidade do management de conseguir reestruturar a empresa, visto que mesmo com as últimas emissões a empresa não conseguiu se reestruturar, acrescenta Fernandes.

 A Gol possui, ainda segundo o colunista, R$ 20 bi em dívidas. Em dezembro de 2023, a agência de classificação de risco Fitch reduziu a nota de crédito da companhia aérea Gol de “CCC+”para “CCC-“. “Os rebaixamentos refletem riscos crescentes de reestruturação da dívida da GOL como resultado de seus contínuos altos riscos de refinanciamento, pressão no fluxo de caixa operacional devido a pagamentos de arrendamentos correntes e diferidos e fraca posição de liquidez”, diz a agência, em relatório.


sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Ações do Pão de Açúcar (PCAR3) saltam mais de 10% com proposta de aumento de capital; entenda

 


Junto das ações do Pão de Açúcar, outras varejistas de alimentos sobem no pregão de hoje

 


GPA: ações do Pão de Açúcar sobem com proposta de aumento de capital (Germano Lüders/Exame)

GPA: ações do Pão de Açúcar sobem com proposta de aumento de capital (Germano Lüders/Exame)

As ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) dispararam no Ibovespa desta sexta-feira, 12. Por volta das 15h, os papéis da varejista tinham uma alta de 10,63%. Entre as razões que fizeram os investidores se animarem a proposta de aumento de capital da companhia.

Junto das ações do Pão de Açúcar, outras varejistas de alimentos sobem no pregão de hoje. Confira as cotações abaixo:


  • Pão de Açúcar (PCAR3): +10,63%
  • Carrefour (CRFB3): +4,71%
  • Assaí (ASAI3): +2,09%
  • Grupo Mateus (GMAT3): +2,16%

 

 

Pão de Açúcar (PCAR3) propõe aumento de capital

Durante a manhã, o Pão de Açúcar publicou um fato relevante convocando seus acionistas para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Ao todo, são quatro deliberações que ocorrerão no encontro:

  • aumento do limite do capital autorizado — saindo das atuais 400 milhões de ações ordinárias para 800 milhões —, com a alteração da redação do artigo 5º do Estatuto Social da companhia;
  • alteração no Estatuto Social de forma a incluir atividade de gestão de ativos intangíveis não-financeiros no âmbito do seu objeto social;
  • alteração do número de Co-Vice-Presidentes e da competência para indicação do Presidente e do Vice-Presidente do Conselho de Administração;
  • consolidação do Estatuto Social para refletir as alterações acima propostas.
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  •  https://exame.com/invest/mercados/acoes-do-pao-de-acucar-pcar3-saltam-mais-de-10-com-proposta-de-aumento-de-capital-entenda/
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TIM firma parceria com Ambev dentro do ‘Zé Delivery’ para fidelizar base de pré-pago

 Esta é a nova marca da TIM – Tecnoblog


A TIM fechou parceria com a Ambev para atrelar a recarga de créditos em aparelhos pré-pagos a um cashback no serviço de entrega Zé Delivery, da fabricante de bebidas. A ideia é ampliar o leque de benefícios dessa clientela e aumentar sua fidelização.

A novidade, que vai contar com publicidade massiva ao grande público, permite desconto de R$ 15 por mês no delivery a cada recarga de valor igual ou superior junto à operadora de telefonia. O cupom de desconto pode ser usado em compras a partir de R$ 70 no Zé Delivery, sem contar com o valor de frete.

Ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o vice-presidente de receitas da TIM, Fabio Avellar, afirma que mais do que simples promoção, o movimento inaugura uma diversificação na estratégia de atração e fidelização de clientes pré-pagos, parte relevante do negócio. Segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referentes a novembro, a TIM tem 33,6 milhões de clientes pré-pagos, o que representa mais da metade de sua base (55%) e 31,4% do mercado, disputado de forma acirrada com Vivo e Claro.

“Estamos avançando para uma nova geração de oferta para o cliente, com um benefício que vai além do nosso próprio segmento (telefone e internet) e do entretenimento com serviços de streaming, que marcou os últimos anos do mercado de telefonia móvel”, diz Avellar.

Nos últimos cinco anos, a oferta associada de serviços de streaming de música e vídeo, como Deezer, Amazon Prime, Netflix, HBO Max e Youtube Premium, marcou de forma crescente os pacotes de telefonia oferecidos no mercado. Segundo Avellar, esses serviços são mais comuns para planos pós-pagos, mas a TIM oferece um deles, o Amazon Prime, para clientes pré-pagos, o que já faz parte da estratégia de diferenciação.

Agora nasce uma estratégia de descontos associados a outros serviços do dia a dia do usuário. Na TIM, diz Avellar, isso já tinha começado por meio de parceria com o serviço de saúde Cartão de Todos, que oferece consulta online e descontos na compra de medicamentos aos usuários. Em fase piloto, o projeto já roda no Rio, Bahia e toda a região Sul. O racional por trás é o fato de mais de 75% da população não ter acesso à saúde suplementar, em geral usuários de telefonia pré-paga.

“A ideia é se diferenciar, sair do óbvio, que é oferecer mais gigas. O cliente não quer só mais dados, ele quer assistir a jogos de futebol no streaming, pedir cerveja gelada, ter uma alternativa de saúde para a família. São necessidades orgânicas da sociedade, que vamos atender”, diz Avellar.

O balanço da TIM no terceiro trimestre de 2023 mostrou crescimento da receita do pré-pago de 2,9% na comparação com o mesmo período de 2022. No acumulado dos nove meses até setembro de 2023, esse crescimento foi de 12,9% em relação a um ano antes. A receita média por usuário no período foi de R$ 30,20, com alta de 21,1% na comparação anual. No pré-pago, especificamente, esse valor por usuário foi de R$ 15, um avanço de 17,1% na mesma base de comparação.

Benefício cruzado

O executivo aponta complementaridade dos descontos no Zé Delivery para Ambev e TIM. Isso porque os quase 34 milhões de clientes da TIM podem se converter em usuários do Zé Delivery, ampliando o alcance da plataforma. Já do lado da operadora, Avellar enxerga potencial para atrair novos clientes, mas ainda mais para mantê-los.

“São duas marcas fortes e reconhecidas, líderes nos segmentos. Então é um benefício cruzado, em que poderemos oferecer clientes que ainda não são ‘drinkers’ deles ao mesmo tempo em que oferecemos um benefício a nossa base”, diz.

Na visão do executivo, assim como a oferta dos streamings, as facilidades em outros serviços tendem a ser replicadas pelo mercado e a TIM terá de manter a vanguarda. “De 2018 para cá (boom dos streamings), estamos sempre puxando o trem, garantindo as inovações. Fomos a primeira operadora a incluir vídeo e agregar novos conteúdos no pré-pago. E assim vamos seguir”, afirma o vice-presidente da TIM.

Desconto

Para obter o desconto no Zé Delivery, o cliente terá de realizar cadastro no aplicativo usando os mesmos dados já cadastrados na operadora e o cupom será aplicado automaticamente. Quem já for usuário do Zé Delivery vai ter de acessar o site da parceria para resgatar o desconto e aplicá-lo no aplicativo de entrega por meio de um código.

Campanha

A partir da tarde desta sexta, 12, a TIM vai lançar ampla campanha de publicidade com adaptação da música “Ombrim”, de Marina Sena e Chicão do Piseiro, marcada pelo verso “ai que delícia o verão”. A paródia vai marcar o termo “recarga na TIM”.

A campanha conta com três filmes publicitários, mostrando situações em que as pessoas gostam de consumir cerveja gelada (churrasco, esquenta pré-festa e futebol) e recorrem a uma recarga da TIM para obter o desconto no Zé Delivery.