Com um investimento que pode ultrapassar R$ 1 bilhão, a parceria pode durar até 30 anos e o complexo passa a se chamar Mercado Livre Arena Pacaembu (Crédito: Divulgação/Allegra Pacaembu)
O Mercado Livre anunciou, nesta quarta-feira, 31, que acertou um contrato com a concessionária Allegra Pacaembu para adquirir os direitos de naming rights do estádio paulistano. Com um investimento que pode ultrapassar R$ 1 bilhão, a parceria pode durar até 30 anos e o complexo passa a se chamar Mercado Livre Arena Pacaembu.
O vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes, afirma que o contrato é o maior do País em valores envolvidos com naming rights, acima, inclusive, da Neo Química Arena, do Corinthians, do Morumbis, do São Paulo, e da Allianz Arena, do Palmeiras.
“O Pacaembu é uma força do esporte brasileiro e esse contrato mostra que continuamos a nos aproximar do esporte. Atualmente, já somos patrocinadores da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) e já tivemos presentes em camisas de grandes clubes, como o Flamengo”, salienta.
Ainda segundo Yunes, a parceria vai além do nome do estádio. O Mercado Livre terá 70 espaços exclusivos dentro do complexo Pacaembu, podendo explorá-los e nomeá-los conforme desejar. O ginásio de esportes, por exemplo, passará a se chamar Ginásio Mercado Livre, assim como as áreas da piscina e de eventos.
Reforma do Mercado Livre Arena Pacaembu
De acordo com o CEO da Allegra Pacaembu, Eduardo Barella, a previsão é de que o estádio esteja pronto em julho deste ano. As obras foram iniciadas em outubro de 2021 e, segundo Barella, já foram investidos mais de R$ 600 milhões na modernização do complexo, que ganhou espaços de eventos, hotel, restaurantes e lojas.
“Acreditamos que o Pacaembu gere até 160 mil empregos diretos e indiretos no prazo de 30 anos. Além disso, a arena pode gerar um impacto de até R$ 50 bilhões para a cidade de São Paulo”, acrescenta.
Com a reforma, o Pacaembu ganhou 45 mil metros quadrados a mais de espaço. Ainda segundo Barella, o complexo poderá funcionar 24 horas por dia e 6 dias por semana. A capacidade total da nova arena é de 26 mil lugares. Antes da reforma, o estádio podia receber até 37 mil pessoas.
As negociações entre o Mercado Livre e a Allegra Pacaembu foram iniciadas em julho do ano passado. O contrato entre as partes, que pode chegar a 30 anos, tem duração de cinco anos, sempre renováveis por mais cinco. O Pacaembu, construído entre 1938 e 1940, completa 84 anos em 2024.