segunda-feira, 22 de abril de 2024

Fluxo de passageiros para o exterior cresce pelo 24º mês seguido, mostra Anac

 Silvio Costa Filho assume Ministério de Portos e Aeroportos


O mercado de aviação comercial brasileiro registrou, em março, a 24ª alta seguida do fluxo de passageiros transportados para o exterior. De acordo com os dados da Anac, em março deste ano foram transportados quase 2 milhões de viajantes nesse segmento, aumento de 20,8% na comparação com o mesmo período de 2023, quando 1,6 milhão de pessoas voaram em destinos internacionais.

Em balanço divulgado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, (MPor), a pasta destaca que a quantidade de voos realizados nesse mercado também segue em ritmo acelerado. No terceiro mês deste ano, houve um incremento de quase 2 mil voos em relação a março de 2023, quando as companhias brasileiras e estrangeiras realizaram 11.531 operações aéreas nesse período contra 9.863 no último ano, ou seja, crescimento de 16,9%. No trimestre, a alta foi de 18,75%.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números refletem o crescimento da economia brasileira frente aos outros mercados mundiais. “Com o presidente Lula, o Brasil voltou a figurar entre as maiores economias do mundo e isso tem reflexo direto na nossa aviação, com o interesse de companhias estrangeiras retornarem as operações aéreas no nosso país”, afirmou o ministro.

Com o objetivo de expandir os voos para o exterior, no último mês, os Ministérios de Portos e Aeroportos, do Turismo e a Embratur lançaram o Programa de Aceleração do Turismo Internacional . Executado com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), o programa convida as companhias aéreas e aeroportos a apresentarem propostas de investimento em promoção de novos voos.

Mercado sul-americano

De acordo com os dados do setor aéreo, o movimento cresceu ainda mais nas viagens para a América do Sul, o que justifica as novas rotas anunciadas nos últimos dias pelas companhias aéreas para atender a crescente demanda.

O número de passageiros saindo para países do continente cresceu 36% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023. Foram 1,2 milhão de pessoas.

A Argentina lidera o ranking com 541 mil passageiros embarcados. Mas os destinos que mais cresceram, em relação ao ano passado, foram Peru (90%), Uruguai (58%) e Chile (57%).

Lula cobra ministros: Alckmin ‘tem de ser mais ágil’ e Haddad tem que falar com Congresso ’em vez de ler livro’


Lula - Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cobrou a participação de alguns de seus principais ministros na articulação política. Ele deu a declaração no lançamento do programa Acredita, voltado para crédito, no Palácio do Planalto.

O Acredita tramitará no Congresso em forma de medida provisória, e precisará de aprovação do Legislativo em até 120 dias para continuar vigorando.

Lula mencionou que seu partido, o PT, tem poucos congressistas num universo de 513 deputados e 81 senadores.

“Isso significa que o vice presidente Geraldo Alckmin tem que ser mais ágil, tem que conversar mais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad tem que, sabe, ao invés de ler um livro, ele tem que perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara. O Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, o Rui Costa ministro da Casa Civil passar uma parte do tempo conversando”, disse o presidente da República.

E declarou: “Conversa com bancada A, com bancada B. É difícil, mas a gente não pode reclamar porque a política é exatamente assim. Ou você faz assim ou não entra na política.”

O governo do petista passa por um momento de desgaste no Congresso.

É possível que, nos próximos dias, Lula encontre os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tentar melhorar a relação do governo com o Congresso. As prováveis reuniões serão individuais, e não com os dois congressistas ao mesmo tempo.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Exportações do Brasil aos EUA atingem recorde no 1º trimestre, de US$ 9,8 bi, diz Amcham

 


O Brasil registrou pela primeira vez desde 2008 um superávit na balança comercial com os Estados Unidos no primeiro trimestre do ano, de US$ 855,6 milhões, após as exportações para o país norte-americano atingirem US$ 9,8 bilhões – um novo recorde para o período. Os dados são do Monitor do Comércio Brasil-EUA, da Amcham Brasil.

O Monitor aponta que o aumento das exportações aos Estados Unidos ocorreu de forma disseminada entre todos os setores produtivos brasileiros, com destaque para os produtos industriais, que corresponderam a US$ 7,3 bilhões das exportações.

Os dados compilados pela câmara apontam também que a corrente de comércio bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos somou US$ 18,8 bilhões, a segunda maior marca na série histórica.

“Isso reflete a importância da parceria entre os dois países, especialmente para produtos de maior valor agregado”, afirmou a Amcham Brasil.

Expectativas para 2024

Para este ano, a Amcham projeta aumento no comércio bilateral, orientado pelo crescimento das exportações brasileiras e pela expectativa de expansão das economias e consequente aumento da demanda de ambos os países.

“Além de celebrar os resultados dessa longa e sólida trajetória de parceria, o bicentenário das relações Brasil-EUA oferece um contexto emblemático para lançar as bases de um novo ciclo para o aprofundamento da integração bilateral comercial”, destaca Abrão Neto, CEO da Amcham.

Thatiane Corbellini Chega ao Time - General Mills anuncia nova diretora sênior de estratégia e operações comerciais no Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Thatiane Corbellini Chega ao Time
 
 
 A General Mills nomeia Thatiane Corbellini como diretora sênior de estratégia e operações comerciais no Brasil. A movimentação faz parte do plano de promover o avanço das principais categorias da empresa no país. A executiva terá como desafio acelerar o crescimento a partir de oportunidades regionais e com os diferentes canais de vendas do mercado brasileiro, além de aprofundar parcerias com clientes e intensificar a eficiência operacional da companhia. 
 
Com passagens por empresas como Mondelez, Reckitt, J Macêdo, Philip Morris e Ambev, Thatiane conta com mais de 25 anos de experiência na implementação de transformações e de estratégias para desenvolvimento de organizações comerciais. Ficam sob a liderança da diretora as áreas de marketing, trade marketing, vendas e merchandising. 
 
 
 https://www.gironews.com/informacoes-de-fornecedores/thatiane-corbellini-chega-ao-time-74751/

Varejo prioriza experiência do consumidor nos investimentos em publicidade

 

Muito Além de Promoções


Muito Além de Promoções
 
 Experiência de compra virou um fator-chave para comunicar aos clientes os diferenciais do ponto de venda. Se antes o foco era destacar as ofertas e promoções em produtos, agora, os serviços ganham destaque para atrair os consumidores às lojas. A mudança é uma das tendências observadas no mercado de publicidade, que também tem sido palco de um crescente movimento do retail media. "A mudança do perfil de compra reflete na forma de comunicar, que antes era linear com promoções, entrega etc. e, agora, está atenta ao comportamento do consumidor e alinhada com o que favorece a experiência dele", analisa Daniela Koury, diretora de negócios da Ampla Comunicação, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. A agência tem em sua base de clientes redes como Novo Atacarejo, Atacado Vem e Extraplus, além das marcas Pitú, Treloso, Primor e Bem-te-vi.

Retail Media

  Segundo a executiva, essa estratégia representa uma intersecção entre o varejo e a indústria, que unem forças para acompanhar as demandas de mercado. "O consumo da comunicação em movimento virou um grande objetivo, já que os consumidores estão cada vez menos parados para receber a mensagem. Nós teremos as temáticas circulando na sociedade e temos que estar com a comunicação pronta para participar dessas conversas. O consumidor está interessado em marcas que participam das conversas que fazem sentido para ele", explica Daniela. Segundo a diretora, as indústrias estão atentas ao ponto de destaque que o retail media oferece. "As grandes indústrias são procuradas pelas redes para fazer experiências e atividades para além das mídias digitais, dentro do ponto de venda. E quando isso acontece, os resultados comerciais de iniciativas assim são favoráveis para ambos", complementa.

Tendências

  Para Daniela, comunicar experiência é um caminho sem volta, já que o consumidor que experimenta serviços não volta atrás. Com isso, a expectativa é que a indústria e o varejo sigam mobilizados nessa estratégia para promover uma maior proximidade com o consumidor. O crescimento do digital reflete em outra tendência: a diversificação dos canais de divulgação de campanhas. "Os clientes têm colocado em suas estratégias de marketing a diversidade de falas. Mas cada comunicação precisa ter especificidade e linguagem própria, para que sejam criadas formas efetivas de estar em cada um dos canais", analisa a diretora. Os influenciadores digitais também entram no planejamento de comunicação, tornando-se a voz das marcas. "Eles são alguém que experimenta o produto e conseguem, através da sua audiência, trazer um diferencial de conversar com o consumidor", finaliza Daniela.  
 
 https://www.gironews.com/negocios/muito-alem-de-promocoes-74745/

Banco Original tem lucro líquido de R$ 143,7 mi no 1º trimestre

 Banco Original lança nova modalidade de conta conjunta ...


O Banco Original, controlado pela J&F Investimentos, registrou lucro líquido de R$ 143,7 milhões no primeiro trimestre deste ano. A instituição não faz comparativo com o mesmo período do ano passado, dado que desde então, houve uma alteração no perfil de negócios e na carteira de clientes entre as empresas financeiras do grupo.

Na metade de 2023, o Original transferiu ao PicPay, também da J&F, os negócios e os clientes do segmento de pessoas físicas. Com isso, passou a se concentrar em clientes de atacado, estratégia que, de acordo com a instituição, se refletiu em crescimento da carteira e dos negócios de modo amplo.

Ao todo, o portfólio de crédito do Original dobrou de tamanho em um ano, chegando a R$ 14,2 bilhões em março. O lucro antes de impostos e receitas do banco foi de R$ 273,7 milhões no primeiro trimestre.

“Com foco no atendimento aos públicos Corporate, Agro e Empresas, reforçamos nossa atuação no Atacado e, agora, estamos focados em expandi-la. Temos um acionista comprometido com a companhia e com o plano de negócio, como sempre foi”, diz em nota o presidente do Original, Luiz Meneguetti.

Com o novo foco, o banco aumentou a estrutura de atendimento, passando de sete para 17 escritórios fora dos grandes centros do País. O foco neste ano segue na qualidade dos produtos e na eficiência operacional, e o Original também pretende manter a expansão da carteira de crédito, afirma Meneguetti.

“Os números de 2024 comprovam que estamos no caminho certo e estamos confiantes de que o Banco Original vai ampliar cada vez mais sua relevância no segmento e potencializar seu crescimento”, diz o presidente da J&F Participações, José Antônio Batista.

Expansão na Capital Paulista - Asics abre sua 16ª loja no Shopping Ibirapuera (SP)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Expansão na Capital Paulista
  Com inauguração marcada para o próximo sábado (20), a Asics chega ao Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Esta será a 16ª unidade da marca no Brasil, que atualmente conta com 5 lojas físicas e 10 outlets. Com o objetivo de proporcionar uma variedade de recursos para os consumidores, o espaço traz o teste de Foot ID na esteira - que identifica o tipo de pisada - e acesso ao totem Asics Lab - uma plataforma interativa que permite a compra online de itens não disponíveis na loja física. 
 
Além das modalidades tradicionais de tênis, nesta loja também terá a linha Sportstyle, que oferece produtos para uso casual, além de colaborações globais e locais. 
 
 
https://www.gironews.com/redes-shopping/expansao-na-capital-paulista-74749/