O
BTG Pactual vai inaugurar em 1º de dezembro seu terminal próprio no
aeroporto de Guarulhos, o primeiro do tipo na América Latina, mas que já
existem em grandes aeroportos do mundo, como Londres, Los Angeles e
Zurique. O banco investiu R$ 80 milhões na infraestrutura do projeto e
ainda tem um acordo para usar seu nome no local.
Neste primeiro
momento, o terminal vai estar aberto só para embarque internacional e o
BTG fechou inicialmente parceria com 12 companhias aéreas, que incluem
nomes como Air France, Emirates, United e Lufthansa. A partir do começo
de 2025 o terminal vai operar também desembarques do exterior, saídas e
chegadas domésticas, além de conexões.
As
reservas para usar o terminal podem ser feitas a partir desta
quarta-feira, 30, para os clientes do banco e custam US$ 590 por pessoa
(R$ 3,4 mil pelo câmbio de hoje) – que terão desconto de 20%. Para não
clientes, a partir do dia 4 de novembro. O terminal fica ao lado do
terminal 3 em Guarulhos. As reservas terão que ser feitas com até 72
horas de antecedência do voo.
O banco também vai oferecer um
pacote que inclui saídas de helicóptero da Faria Lima, o centro
financeiro de São Paulo, a cada hora mais o direito de usar o terminal,
por US$ 950 (R$ 5,4 mil) por pessoa. Para isso, fechou parceria com a
operadora Revo.
O
terminal, com 2.400 metros quadros, foi desenhado para atender no
máximo 14 pessoas por hora, conta o CEO da operação, Fabio Camargo, que
foi presidente da companhia aérea Delta no Brasil e entrou no projeto do
BTG este ano.
Não tem filas
O
espaço promete nunca ter filas, que são bem comuns em aeroportos. Terá
tudo no local, como check-in, despacho da bagagem, controle de
passaportes pela Polícia Federal, inspeção da Receita Federal, passagem
pelo raio-x, embarque e desembarque, feitos em carros de luxo da Volvo,
que fechou parceria com o banco.
“Todos os serviços aeroportuários
têm também no terminal”, disse Camargo. Segundo ele, os preços
praticados em Guarulhos estão entre os mais baratos do mundo para
terminais do tipo.
Em
um primeiro momento, vai operar das 17h à meia-noite, só para embarques
internacionais. Em seguida, começando no início de em 2025, terá outros
serviços e operação 24 horas.
Da porta para dentro do avião, já
havia uma série de experiências diferenciais para os passageiros, como
as classes executiva e primeira, ressalta Camargo. A ideia do projeto é
oferecer uma proposta diferente antes do embarque. “Terminais VIPs
cresceram ao redor do mundo nos últimos 5 anos”, disse Camargo durante
apresentação do terminal a jornalistas nesta terça-feira em São Paulo.
Em
Los Angeles, há um com foco em artistas e celebridades que frequentam a
cidade. Em Guarulhos, Carmago acredita que 60,70% são de executivos e
empresários; 20/30% de turismo de luxo e o restante de celebridades e
famosos.
O passageiro que for de carro entra com o veículo dentro
do terminal, ou seja, não precisa parar nos estacionamentos do aeroporto
e tem segurança própria. É recebido por um concierge e drinque de
boas-vindas.
40 anos
A GRU Airport, que opera o
aeroporto de Guarulhos fez um processo seletivo em 2022 para a
construção do terminal. A canadense AEPM venceu a disputa, mas em março
de 2023 vendeu o controle da operação para um fundo do BTG, que em
seguida comprou 100% do negócio.
A Aero Empreendimentos, que
pertence ao fundo do banco, terá direito de usar o terminal por 40 anos.
Já o BTG fez contrato com a GRU Airport para usar seu nome no terminal,
que vai ser sinalizado com o nome do banco em placas nas vias de acesso
a Guarulhos, como na via Dutra.