quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Embraer fecha contrato de US$ 7 bilhões com a Flexjet

 


A Embraer fechou nesta terça-feira, 5, acordo de US$ 7 bilhões (por volta de R$ 40,6 bilhões) com a americana Flexjet para a venda de jatos executivos Phenom e Praetor. O acordo inclui um pedido de 182 aeronaves e 30 opções, além de um pacote de serviços e suporte. É a maior encomenda desse tipo da história da companhia brasileira, cujas ações fecharam ontem em alta de 15,51%.

“Estamos muito satisfeitos com o compromisso renovado da Flexjet com a Embraer por meio desse abrangente contrato de compra, que fortalece ainda mais nossa parceria estratégica de mais de 20 anos”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Executive Jets por meio de nota. “Estamos muito animados em poder continuar oferecendo aos clientes da Flexjet acesso aos nossos jatos Phenom, líderes de mercado, e aos jatos Praetor, os melhores de suas respectivas categorias.”

De acordo com a companhia, a parceria entre a Embraer e a Flexjet começou em 2003, quando a Flight Options, empresa que passou a fazer parte do grupo Flexjet em 2015, se tornou a primeira de propriedade compartilhada a introduzir o jato Legacy Executive em sua frota.

A parceria, diz a Embraer, cresceu ao longo dos anos e continua hoje com uma presença de aeronaves Praetor 600, Praetor 500 e da série Phenom 300 na frota global da Flexjet. “Ao completarmos 30 anos de Flexjet, nos parece apropriado estender nosso relacionamento com a Embraer com este pedido firme histórico. Desde 2003, recebemos mais de 150 aeronaves Embraer”, disse Michael Silvestro, CEO da Flexjet.

Desempenho

Segundo o presidente da companhia americana, “ambos, o Praetor 500 e o Praetor 600, são aeronaves de alto desempenho na frota da Flexjet”. “O Praetor 600 foi tão bem aceito na Europa que optamos por incluí-lo em nossa frota norte-americana em 2023, aumentando nosso portfólio de jatos Embraer nos dois continentes. E como primeira empresa a oferecer propriedade compartilhada do Praetor 500, nossos técnicos de manutenção e pilotos estão intimamente familiarizados com a aeronave e animados com o crescimento contínuo dessa frota.”

A Flexjet tem um histórico como primeiro cliente frotista de três produtos da Embraer: o Legacy Executive, em 2003; o Phenom 300, em 2010; o Legacy 450 em 2016; e o Praetor 500/Praetor 600, em 2019.

Além disso, a Flexjet tem participação relevante na história da companhia brasileira, como a entrega do 100.º jato Phenom 300, em 2012, e o de número mil do modelo executivo da Embraer, um Legacy 500, em 2016.

O Phenom 300 é o jato executivo leve mais vendido no mundo por 12 anos consecutivos, de acordo com números da General Aviation Manufacturing Association (Gama), associação da indústria que representa os fabricantes de aeronaves.

O Legacy 450 e o Legacy 500 foram as primeiras aeronaves fly-by-wire (sistemas autônomos) na frota da Flexjet, oferecendo desempenho de aeronaves maiores com economia de médio porte.

Balanço

A Embraer entregou 75 aeronaves no 4.º trimestre de 2024, ante 59 aviões no mesmo período de 2023. Durante o ano todo de 2024, 206 aviões foram entregues, 14% acima de 2023.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Liv Up prevê vender 1 milhão de marmitas para redes de food service

 


Imagem destaque: Liv Up prevê vender 1 milhão de marmitas para redes de food service
Crédito: Divulgação / Liv Up



  A Liv Up, foodtech de comida saudável, está expandindo sua atuação no B2B com a marca “Generosa”, focada em fornecer refeições saudáveis e com porções maiores para funcionários de empresas de food service. Para este ano, a expectativa é fornecer mais de 1 milhão de marmitas que, segundo a Liv Up, vão direto do congelador para o micro-ondas.

 O portfólio da Generosa conta com 15 sabores, como feijoada, carne de panela e estrogonofe de frango. A marca já tem parceria com empresas como Burger King, Popeyes, Bráz Elettrica, Baffs, Sliders, Pizza Prime e Cuor di Crema, fornecendo refeições para mais de 15 mil colaboradores.

Cacau Show, Boticário, McDonald’s: veja ranking das 50 maiores redes de franquias no Brasil

 Veja as franquias que mais abriram e fecharam unidades em ...


O mercado de franquias teve crescimento nominal de 13,5% em 2024 ao chegar a marca de R$ 273,083 bilhões, aponta o relatório anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgado nesta quarta-feira, 5. O número superou a projeção de 10% feita pela organização em janeiro do ano passado.

“Este resultado está fortemente associado à recuperação do consumo, alavancado pela baixa histórica dos níveis de desemprego, pelo aumento da massa salarial e do poder de compra das famílias”, afirma o estudo da ABF, que reúne dados do setor de franquias referentes ao ano de 2024.

“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, complementa o  presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Houve crescimento em todos os segmentos listados, com destaque para entretenimento e lazer (16,6%); saúde e beleza e bem-estar (16,5%) e alimentação – food service (16,1%).

A associação divulga ainda um ranking das 50 franquias com mais unidades em funcionamento no período. Pela primeira vez, todos os listados tinham mais de 400 unidades. A Cacau Show ficou no topo pelo terceiro ano consecutivo.

“Destaque para a força das chocolaterias, docerias e sorveterias que apresentaram um elevado nível de crescimento; o fôlego renovado de algumas redes de Moda, a força de negócios de conveniência e a disseminação de lavanderias”, afirma Leite.

Veja as 50 franquias com mais unidades ativas em 2024

POSIÇÃO 2024POSIÇÃO 2023MARCASOPERAÇÕES 2024
CACAU SHOW4661
O BOTICÁRIO3746
MCDONALD´S2704
COLCHÕES ORTOBOM2387
LUBRAX +1685
ODONTOCOMPANY1577
AM/PM1450
ÓTICAS CAROL1408
11ºBR MANIA1310
10º13ºSHELL SELECT1264
11º10ºBURGER KING BRASIL1238
12º15ºCHILLI BEANS1236
13º16ºCVC BRASIL1196
14º12ºÓTICAS DINIZ1179
15º14ºJET OIL1145
16º18ºOGGI SORVETES1109
17º19ºBOB´S1018
18º17ºWIZARD BY PEARSON1015
19ºNATURA984
20º20ºCORREIOS944
21º23ºCHIQUINHO SORVETES921
22º22ºHELP! LOJA DE CRÉDITO826
23º35ºLUPO806
24º21ºESPAÇOLASER801
25º25ºKOPENHAGEN793
26º24ºCNA768
27º27ºCASA DO CONSTRUTOR737
28º25ºFISK CENTRO DE ENSINO730
29º26ºHERING STORE667
30º28ºMERCADÃO DOS ÓCULOS662
31º29ºCCAA640
32º30ºREMAX623
33º31ºLOCALIZA605
34º42ºDECOR COLORS601
35º34º5ÀSEC578
36º33ºHAVAIANAS574
37ºTHE BEST AÇAI573
38º37ºSPLASH564
39º41ºCRESCI E PERDI559
40º36ºEMPÓRIO MINEIRO CHEIRIN BÃO553
41º39ºCASA DE BOLOS537
42ºMILKY MOO MILKSHAKES518
43º40ºMAIS1502
44º46ºCHOCOLATES BRASIL CACAU469
45º43ºKNN IDIOMAS456
46ºLAVATERIA452
47º45ºAREZZO430
48º47ºCLUBE MELISSA422
49º38ºORAL SIN IMPLANTES420
50ºFINI400

Veja as franquias com mais unidades novas em 2024

A Cacau Show liderou também em crescimento, com 445 novas lojas abertas no ano passado. Veja as 20 linhas com mais lojas novas no ano:

#MarcasNovas unidades
1CACAU SHOW445
2LAVATERIA395
3LUPO254
4THE BEST AÇAI251
5FINI221
6MILKY MOO MILKSHAKES181
7DECOR COLORS160
8CVC BRASIL158
9CHIQUINHO SORVETES149
10KOPENHAGEN121
11CHILLI BEANS120
12OGGI SORVETES104
13CRESCI E PERDI93
14CASA DO CONSTRUTOR78
15SHELL SELECT67
16CNA60
17FISK CENTRO DE ENSINO58
18O BOTICÁRIO57
19CASA DE BOLOS56
20CHOCOLATES BRASIL CACAU51

Franquias com mais unidades fechadas

Na outra ponta, 10 redes de franquias entre as 50 maiores listadas fecharam unidades em 2024. As duas redes de serviços odontológicos listadas fecharam portas no ano.

Uma das maiores redes do país e segunda maior no segmento de fast-food, o Burger King também encerrou o funcionamento de um elevado número de lojas e não está mais entre as 10 maiores franqueadoras do Brasil.

Veja quais foram as franquias com maior redução:

#MarcasNovas unidades
1ODONTOCOMPANY-322
2BURGER KING BRASIL-93
3AM/PM-90
4ORAL SIN IMPLANTES-89
5LUBRAX +-56
6CORREIOS-50
7ÓTICAS DINIZ-28
8BR MANIA-13
9REMAX-6
10LOCALIZA-3

Faturamento do setor mineral em 2024 é de R$ 270,8 bi, avanço de 9% ante 2023, aponta Ibram

 Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lança nova ...


O faturamento do setor mineral brasileiro em 2024 alcançou R$ 270,8 bilhões, avanço de 9% ante 2023, informou nesta quarta-feira, 5, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

O minério de ferro concentrou 59,4% do faturamento anual, com R$ 160,7 bilhões, valor 8,6% maior que o registrado em 2023. “Continuamos tendo uma exportação para a Ásia acima de 80%, liderado pela China”, comentou o presidente do Ibram, Raul Jungmann.

Os Estados de Minas Gerais, Pará e São Paulo lideraram o faturamento no ano, com participações de 40%, 36,1% e 3,8%, respectivamente. “São Paulo teve contribuição de agregados – usados na construção civil em 2024”, disse Jungmann.

A previsão dos investimentos do setor em projetos é de US$ 68,4 bilhões para o período de 2025-2029, aumento de 6,6% em relação às estimativas para o período anterior.

O saldo da balança comercial mineral foi de US$ 34,9 bilhões em 2024, equivalente a 47% do saldo da balança comercial brasileira.

As exportações alcançaram 400 milhões de toneladas de produtos, aumento de 2,6% em relação ao ano de 2023, totalizando cerca de US$ 43,4 bilhões, aumento de 0,9%.

As importações minerais caíram 23% em dólares, totalizando US$ 8,5 bilhões, e 1,6% em volume, totalizando 41,2 milhões de toneladas. “A queda surpreendeu. Se deveu à alta do dólar, que inibe ou adia importações. O outro fator foi a guerra Ucrânia-Russia. Quando o conflito foi deflagrado, houve antecipação de compras em 2023”, disse Jungmann, citando carvão e fosfato.

Já a arrecadação de Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) totalizou R$ 7,5 bilhões, avanço de 8,6%.

A nova geração de supermercados do Grupo Muffato

 


Imagem destaque: A nova geração de supermercados do Grupo Muffato
Crédito: Grupo Muffato


28/01/2025

  Uma nova geração de lojas chega ao Grupo Muffato com a inauguração do Super Muffato Alphaville, em Londrina, no Paraná. O formato une tecnologia, experiências e gastronomia. Segundo a companhia, a nova geração acompanha tendências internacionais de varejo. Com foco em tecnologia, o supermercado oferece painéis de led e expositores interativos, incluindo telas com recursos de inteligência artificial. O grupo já vinha trabalhando alguns retrofits alinhados ao novo formato, mas o Muffato Alphaville é a primeira loja completa com este conceito, que também será aplicado às novas unidades. Saiba mais detalhes sobre o novo formato nas entrevistas com os diretores Everton Muffato e Ederson Muffato!

 

 https://gironews.com/supermercado/a-nova-geracao-de-supermercados-do-grupo-muffato/


Santander Brasil registra lucro de R$ 3,85 bi no 4º trimestre, salto de 75%

 


O Santander Brasil reportou nesta quarta-feira, 5, lucro líquido gerencial de 3,85 bilhões de reais para o quarto trimestre de 2024, um salto de 74,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, em resultado marcado por expansão de margem financeira e melhora na rentabilidade.

Previsões compiladas pela Lseg apontavam lucro de 3,72 bilhões de reais para a unidade brasileira do banco espanhol Santander. Na base trimestral, o lucro aumentou 5,2%.

A margem financeira bruta cresceu 16% ano a ano e 4,9% em relação ao trimestre anterior, com aumento de 13,7% e 5,9% respectivamente na margem com clientes, que atingiu 15,78 bilhões de reais. A margem com o mercado somou 198 milhões de reais, de resultado negativo de 102 milhões um ano antes, mas abaixo dos 325 milhões de reais do terceiro trimestre.

De acordo com o Santander Brasil, a melhora na margem com clientes no trimestre se beneficiou do avanço na margem de produtos, de 6,4%, em razão tanto da margem de crédito, reflexo de maiores spreads, como da margem de captações, beneficiada pelo aumento da Selic e melhor mix.

No caso da margem com mercado, a performance na base trimestral foi afetada por um menor resultado em tesouraria e pelas elevações da Selic.

O retorno sobre o patrimônio médio (ROAE) do banco ficou em 17,6% no quarto trimestre do ano passado, de 12,3% no mesmo período de 2023 e 17% no terceiro trimestre de 2024. A presidente do conselho de administração do Santander, Ana Botín, afirmou em conferência com analistas na Espanha que o banco prevê índice de rentabilidade estável no Brasil este ano.

A carteira de crédito ampliada, que inclui operações estruturadas no mercado de capitais, alcançou 682,693 bilhões de reais no final de dezembro de 2024, alta de 6,2% ano a ano e de 2,9% na comparação trimestral, com o banco afirmando ter priorizado a atuação em linhas de maior rentabilidade de boa qualidade de ativos.

As provisões de crédito do banco no quarto trimestre totalizaram 6,682 bilhões de reais, queda de 12,7% em relação ao mesmo período de 2023 e de 1,7% frente ao trimestre anterior, enquanto a recuperação de crédito recuou 8,5% ano a ano e 17,8% no trimestre, para 750 milhões de reais.

Inadimplência

Em relação à recuperação de crédito, o Santander Brasil disse que tem sido mais rigoroso nos processos de renegociação, o que afetou o volume recuperado e de operações renegociadas.

A inadimplência total acima de 90 dias do banco ficou em 3,2% em dezembro, de 3,1% um ano antes e estável em relação a setembro. Em pessoa física, ficou estável em 4,3% ante dezembro de 2023 e ligeiramente acima dos 4,2% de setembro. Na pessoa jurídica, ficou em 1,6%, de 1,4% um ano antes e 1,7% em setembro.

A NPL formation somou 5,744 bilhões de reais, de 6,839 bilhões de reais no quarto trimestre de 2023 e de 5,902 bilhões no terceiro trimestre. A relação NPL formation e a carteira de crédito atingiu 1,07% no trimestre, queda de 0,29 e 0,02 ponto no ano e no trimestre, respectivamente.

‘Hiperpersonalização’ do relacionamento

De acordo com presidente-executivo do Santander Brasil, Mario Leão, um dos principais focos do banco em 2025 será a “hiperpersonalização” do relacionamento com os clientes, processo que passa pela simplificação do modelo de segmentação do varejo pessoa física, que em janeiro deste ano passou a se dividir entre clientes Santander e clientes Select.

“Além de ser o banco principal de nossos clientes, queremos que cada um deles sinta que é o nosso principal cliente”, afirmou.

Em 2024, o lucro somou 13,872 bilhões de reais, resultado que representa alta de 47,8% em relação ao ano anterior.

No final do quarto trimestre, o índice de Basileia do banco ficou em 14,3%, de 14,5% em dezembro de 2023 e 15,2 em setembro, com o índice de capital nível 1 passando a 12,1%, de 12,4% um ano antes e 13% em setembro.

Provisão para perdas

O Santander Brasil também divulgou estimativas referentes à implementação da resolução CVM nº 4.966/2021, que entrou em vigor no começo deste ano e trata dos conceitos e os critérios contábeis aplicáveis a instrumentos financeiros, bem como para a designação e o reconhecimento das relações de proteção (contabilidade de hedge) pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Em relação aos efeitos esperados na adoção do modelo para perdas esperadas associadas ao risco de crédito, o banco estima um incremento da provisão de aproximadamente 4,4 bilhões de reais, ou 11%, sobre o saldo da provisão em 31 de dezembro de 2024.

Isso, explicou, representaria uma redução de 2,5 bilhões de reais no patrimônio líquido e de 0,14 ponto nos índices de capital considerando o que o banco chamou de “phase in”.

No final de 2024, o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o BC publicaram resolução para adotar um cronograma de transição para incorporar os impactos no capital regulatório relacionados ao novo modelo de provisionamento de instituições financeiras.

De acordo com a resolução 5.199, o ajuste negativo que se espera aplicar o capital regulatório das instituições financeiras será gradualmente implementado, reduzindo em 75%/50%/25% em 2025/26/27, respectivamente, atingindo o nível máximo apenas em 2028.

Quanto aos efeitos da alteração de categorias “de disponíveis para venda” para “custo amortizado”, o Santander calcula uma redução de 216 milhões de reais no valor dos ativos em contrapartida do patrimônio líquido oriundo da reversão dos ajustes de marcações a mercados sobre os títulos reclassificados.

Argentina anuncia saída da OMS após decisão semelhante dos EUA

 Organização Mundial de Saúde (OMS) - princípios, atividades ...


A Argentina anunciou nesta quarta-feira, 5, a saída da Organização Mundial da Saúde (OMS), seguindo os passos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão do governo de Javier Milei já era prevista, assim como a possível retirada do Acordo de Paris e a remoção do feminicídio do Código Penal do país.

De acordo com a Casa Rosada, a saída da OMS é motivada por “profundas diferenças sobre a gestão sanitária durante a pandemia, que resultou no confinamento mais amplo da história da humanidade”. O porta-voz do governo também declarou que a Argentina não permitirá “que um organismo internacional interfira em nossa soberania”.