quarta-feira, 26 de março de 2025

JBS registra lucro líquido de R$ 2,412 bilhões no 4º trimestre

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A JBS registrou lucro líquido de R$ 2,412 bilhões no quarto trimestre de 2024, salto de 2.806% em relação aos R$ 83 milhões reportados em igual período de 2023, informou a empresa nesta terça-feira (25), depois do fechamento do mercado. A receita líquida cresceu 21,1% na mesma base de comparação, para R$ 116,7 bilhões. Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado somou R$ 10,789 bilhões no trimestre, avanço de 111,4%, com margem de 9,2%, aumento de 3,9 pontos porcentuais.

Entre as unidades de negócio, o Ebitda ajustado da JBS Beef reverteu o resultado negativo do quarto trimestre de 2023 e fechou positivo em R$ 647,1 milhões. A Seara registrou aumento de 292%, para R$ 2,6 bilhões, enquanto a JBS USA Pork avançou 64%, para R$ 1,6 bilhão.

O Ebitda ajustado da JBS Brasil cresceu 54% no trimestre, chegando a R$ 1,4 bilhão, e o da Pilgrim’s Pride subiu 72%, para R$ 3,8 bilhões. A única queda foi registrada na JBS Austrália, cujo Ebitda recuou 7%, totalizando R$ 819 milhões.

A receita líquida da Seara atingiu R$ 13,3 bilhões no trimestre, um crescimento de 27% em relação a igual período do ano anterior, impulsionada pelo aumento dos preços e volumes. No mercado doméstico, que representou 48% da receita da unidade, as vendas chegaram a R$ 6,3 bilhões, uma alta de 15% em relação ao quarto trimestre de 2023.

A JBS Brasil registrou receita de R$ 20,3 bilhões no quarto trimestre, avanço de 36% na comparação anual. Segundo a empresa, o crescimento foi impulsionado tanto pelo aumento nos volumes vendidos quanto pelos preços. No mercado doméstico, a receita da categoria de carne bovina in natura avançou 21% no período.

A dívida líquida da companhia somou R$ 84,07 bilhões no trimestre, aumento de 13,5% em relação aos R$ 74,058 bilhões reportados em igual período de 2023. Em dólares, no entanto, a dívida líquida recuou 11,2%, passando de US$ 15,297 bilhões para US$ 13,576 bilhões. A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, caiu significativamente, encerrando o trimestre em 2,15 vezes em reais e 1,89 vez em dólares, contra 4,32 vezes e 4,42 vezes, respectivamente, um ano antes.

O fluxo de caixa das atividades operacionais da JBS foi de R$ 10,6 bilhões no trimestre, enquanto o fluxo de caixa livre, após investimentos, juros e arrendamentos, ficou em R$ 5,3 bilhões. Os investimentos somaram R$ 2,9 bilhões no período.

terça-feira, 25 de março de 2025

StartBSB NOW marca início de novo ciclo para startups do Distrito Federal

 

Na noite de 3 de abril, a sede da FINATEC, em Brasília, será palco do primeiro encontro oficial do StartBSB 2024/2025, programa que se consolida como uma das maiores iniciativas públicas de fomento ao empreendedorismo inovador do país. Batizado de StartBSB NOW, o evento marca não apenas a largada de mais uma edição do programa, mas simboliza o “agora” da inovação no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE).

Fruto da atuação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), o programa tem como meta apoiar até 300 startups em três anos, com um investimento total de R$ 41,85 milhões. A iniciativa é estruturada em três eixos – ideação, incubação e aceleração – que contemplam desde ideias embrionárias até negócios com alto potencial de escala, oferecendo subvenções de até R$ 200 mil por projeto, além de mentorias, suporte técnico e conexão com o mercado.

Mais do que um evento de boas-vindas, o StartBSB NOW será uma celebração da jornada empreendedora. O encontro reunirá representantes das startups selecionadas, investidores, mentores e gestores de instituições que conduzem as etapas do programa – Universidade de Brasília (UnB), Instituto Multiplicidades e Cotidiano Aceleradora.

Um dos destaques da noite será a presença de Elton Euler, empreendedor que participou da primeira edição embrionária do programa ainda em 2015. À época, sua startup Mubbit foi contemplada com R$ 200 mil em subvenção para desenvolver uma solução de fidelidade. Apesar de a startup não ter prosperado, a experiência serviu de trampolim para que Elton se tornasse hoje um dos nomes mais respeitados no ecossistema de inovação nacional. “O empreendimento que o GDF investiu não deu certo, mas o empreendedor deu”, resume ele, em uma frase que traduz o espírito do programa: fortalecer pessoas para transformar o futuro.

“O StartBSB 2024/2025 é um marco para a inovação no Distrito Federal. Queremos não apenas oferecer financiamento, mas criar um ambiente propício para que as startups cresçam, validem seus modelos de negócio e conquistem novos mercados”, destaca o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

Além de painéis e rodas de conversa com especialistas do setor, o evento contará com um coquetel reservado a convidados, fortalecendo o networking entre startups e atores estratégicos do ecossistema.

Essa nova etapa do StartBSB reforça Brasília como um polo emergente da inovação nacional, ancorado em uma política pública que prioriza inteligência, diversidade e desenvolvimento territorial. E, como mostra o exemplo de Elton Euler, quando o investimento é feito nas pessoas certas, o retorno vem – ainda que em outras formas.

SERVIÇO
📅 Data: 3 de abril de 2025
📍 Local: FINATEC – Brasília, DF
Horário: 18h
🔗 Mais informações:

Sites: www.start.bsb.br e www.fap.df.gov.br

Instagram: @fapdfstartbsb

Para mais detalhes, acompanhe as redes sociais do StartBSB e da FAPDF.

Casa Branca diz que EUA ajudarão a restaurar acesso da Rússia ao mercado mundial

 Casa Branca: história, segurança, curiosidades - Brasil Escola

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 25, a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos ajudarão a “restaurar o acesso da Rússia ao mercado mundial” para exportações agrícolas e de fertilizantes, além de reduzir custos de seguros marítimos e facilitar portos e sistemas de pagamento. A medida foi acertada durante reuniões técnicas entre delegações dos dois países em Riad, na Arábia Saudita.

Os dois países também chegaram a um acordo que “proíbe ataques a instalações energéticas da Rússia e da Ucrânia”, em linha com discussões prévias entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin.

Além disso, EUA e Rússia se comprometeram a “garantir navegação segura” no Mar Negro, “eliminar o uso da força” e “evitar o uso de navios comerciais para fins militares” na região.

A Casa Branca reiterou que “os assassinatos em ambos os lados do conflito Rússia-Ucrânia devem cessar”, classificando isso como passo necessário para uma “paz duradoura”.

Os EUA afirmaram que “continuarão facilitando negociações” entre as partes para alcançar uma resolução pacífica, conforme os acordos feitos em Riad.

O comunicado destacou ainda que as duas nações “continuarão trabalhando para alcançar uma paz estável e duradoura” e agradeceram ao príncipe herdeiro Mohammed bin Salman pela mediação nas discussões.

UE limitará importações de aço sem tarifas em meio a esforços para proteger siderúrgicas

 trabalhador fazer de água de ferro - fabrico de aço - fotografias e filmes do acervo

A União Europeia (UE) afirmou que está limitando a quantidade de aço livre de tarifas que seus Estados membros podem importar, como parte dos esforços do bloco para proteger sua indústria siderúrgica das altas exportações e das barreiras comerciais dos EUA.

A Comissão Europeia afirmou que está restringindo as importações de aço isento de tarifas ao reduzir a chamada taxa de liberalização de 1% para 0,1%, e eliminou o mecanismo de transferência que permitia aos países transferirem cotas não utilizadas para o próximo trimestre.

As medidas devem entrar em vigor em 1º de julho e têm como objetivo ajudar as siderúrgicas europeias a impulsionar a produção e recuperar a participação de mercado perdida, bem como aumentar o emprego e o investimento em aço de baixo carbono, informou a Comissão nesta terça-feira.

 

 Fonte: Dow Jones Newswires.

Conab, Itaipu e Unops assinarão acordo de cooperação sobre armazéns

 

São Paulo, 25 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Itaipu Binacional e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops/ONU) assinam na quarta-feira, 26, em Ponta Grossa (PR) acordo de cooperação para reforma e modernização de armazéns graneleiros da Conab no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Em nota, a Conab disse que o projeto contará com um investimento de R$ 55 milhões da Itaipu Binacional e prevê a realização de diagnósticos dos armazéns da Companhia de Rolândia (PR), Cambé (PR) e Maracajú (MS), além de desenvolvimento dos projetos executivos e reforma da unidade de Ponta Grossa (PR).

“A reforma permitirá que o armazém em Ponta Grossa volte a operar em seu potencial máximo, armazenando até 420 mil toneladas de grãos. Hoje, a capacidade está em 300 mil toneladas”, disse a estatal em nota.

Participam do evento, a partir das 10 horas, o diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e o representante do Unops no Brasil, Fernando Barbieri.

Google aposta em nova ferramenta de IA para direcionar anúncios e dobra engajamento; entenda a estratégia

 

Com a inteligência artificial (IA) ocupando aos poucos os ambientes de negócios, o Google revela que deve usar os recursos possíveis da tecnologia para tornar anúncios e propagandas ainda mais personalizados e direcionados em um futuro breve.

Durante o evento Think With Google, o CEO para o Brasil da gigante de tecnologia, Fabio Coelho, revelou um projeto piloto em que a companhia passou a usar IA para distribuir vídeos curtos – Shorts, como são chamados na plataforma – de vendedores do Magazine Luiza no YouTube utilizando geolocalização.

“Com a IA do Google conseguimos fazer uma promoção de Shorts com o conceito de geolocalização associado com as lojas. Você vê o mapa, geolocaliza, pega os vídeos, entende o feed de onde veio. Os clientes que estão em Suzano, aqui em São Paulo, recebem vídeos dos vendedores da loja do Magalu de Suzano. Os clientes lá da Paraíba vão receber vídeos de vendedores do Magazine Luiza de lá”, explica o CEO do Google.

Segundo o executivo, os resultados colhidos mostram que a estratégia aumentou os indicadores desejados e mostrou que a tática é promissora e poderá ser replicada. A taxa de cliques – ou Click Through Rate (CTR) – foi mais do que o dobro do esperado, e demais números de engajamento mostram um desempenho melhor do que uma distribuição genérica.

Com esses resultados, a diretoria do Google revela que a tática deve ser replicada com outras empresas do varejo.

“Acho que o potencial [da estratégia] é grande. Falando do varejo, imagine a agilidade que isso traz. O teste foi super bem com o Magalu e estamos escalando para outros clientes, e daqui a pouco vai ser quase como default. Já vai ficar lá e o próprio cliente vai fazer e escalar, isso traz para eles muita conversão. Ter um vídeo ajuda muito”, conta Gleidys Salvanha, diretora de Negócios do Google Brasil para o varejo, em entrevista à IstoÉ Dinheiro.

A diretora ainda acrescentou que, seguindo a experiência com empresas do varejo físico, o Google deve começar a testar a mesma estratégia com marketplaces, “justamente para trazer os vendedores para falar dos produtos dentro da plataforma”.

Stephanie Castus, líder de produto do Google Brasil, diz que as avaliações dos usuários foram positivas justamente por conta da proximidade gerada pela campanha.

“O legal desse case é reforçar que tivemos muitas respostas positivas das pessoas por receberem conteúdo da região delas, falando com o sotaque delas. Elas vão para a loja e veem aquele vendedor [do vídeo]. É um conteúdo que fica muito próximo. Estamos alimentando a plataforma com um conteúdo mais pessoal, atualizado e localizado, e deu tudo certo com esse piloto.”

Para o Google, funil é coisa do passado

Durante o evento, o CEO do Google relatou que a companhia considera que o cenário atual “desafia a ideia de funil”, e que a gigante hoje trabalha com outros pilares.

“Essa ideia do funil foi alterada, fizemos um estudo com o Boston Consulting Group (BCG) em que entendemos que os consumidores transitam de forma fluida e simultânea por quatro comportamentos-chave: streaming, scrolling, searching e shopping. Eles fazem parte de uma forma diferente, eles se sobrepõe à maneira como a gente decide”, conta.

Com isso, citou que uma das principais marcas da companhia segue com grande relevância no comportamento de consumo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar e citada pelo executivo durante o evento, 81% dos consumidores de vídeo do Brasil afirmam que o YouTube os ajuda a decidir o que comprar, comparado a uma média de 63% das demais plataformas.

Sobre aplicação de inteligência artificial nesse contexto, Coelho conta que, após a pandemia, o comportamento dos consumidores se tornou “previsivelmente imprevisível”, e que somente IA pode ajudar as empresas a mapear de forma mais precisa os padrões de consumo.

O executivo ainda acrescenta que a companhia mantém o tema de IA como uma prioridade desde meados de 2016 e que segue fazendo investimentos robustos e lançando produtos, como o Willow – processador quântico desenvolvido pela Google Quantum AI e revelado em dezembro de 2024, que resolve um desafio do segmento que perdurava há cerca de 30 anos, a correção de erros quânticos.

Caixa diz estar oferecendo consignado CLT com taxas entre 1,60% e 3,17% ao mês

 

A Caixa Econômica Federal está entre as instituições financeiras que aderiram ao Crédito do Trabalhador, lançado oficialmente na última sexta-feira, 21. Segundo dados enviados pelo banco à IstoÉ Dinheiro, as taxas cobradas nas propostas variam entre 1,60% e 3,17% ao mês, a depender da análise de crédito de cada cliente.

+Veja passo a passo para simular e pedir crédito consignado pela Carteira de Trabalho Digital

O governo federal ainda não divulgou quantos bancos estão participando do programa ou a taxa média de juros cobrados pelas instituições. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informa no entanto que até as 17h30 de segunda-feira, 24, foram fechados 22.545 contratos.

Os aspectos analisados por instituições financeiras para elaborarem suas propostas, segundo o MTE, são o tempo de empresa do trabalhador, seu crédito em conta do INSS e se ele aceita utilizar esse valor e sua multa recisória como garantias. No caso da Caixa, por exemplo, a avaliação destes critérios definiria qual taxa entre 1,60% e 3,17%  constará na oferta de empréstimo para cada solicitante.

Questionada, a Caixa afirmou que ainda não contabilizou suas propostas enviadas e contratos fechados. Tampouco tem uma previsão sobre quando os dados serão levantados.

Como funciona o crédito consignado do trabalhador

O programa Crédito do Trabalhador busca expandir o crédito consignado, modalidade em que as parcelas são descontadas na folha de pagamento. Para ter acesso, é necessário fazer uma solicitação pelo aplicativo da Carteira de Trabalho. Os bancos enviam então suas propostas pela mesma plataforma. O aplicativo está disponível para download neste link.

A ideia é que, como as parcelas desta modalidade de empréstimo são descontadas de forma automática direto da folha de pagamento, as instituições financeiras ofereçam crédito com juros mais baixos, uma vez que enfrentam riscos consideravelmente menores.

A estimativa do MTE é que 47 milhões de profissionais tenham acesso, incluindo os domésticos, os rurais e os empregados de microempresas.

Presidente da Caixa espera crescimento do mercado

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou que o mercado de crédito no País tem muito a crescer e estão sendo geradas oportunidades para isso.

“Nós estamos gerando a partir deste momento uma oportunidade para que possamos, para esse segmento de crédito consignado privado, fazer com que o PIB do Brasil cresça”, afirmou Vieira em cerimônia de lançamento do Programa “Crédito do Trabalhador” na quarta-feira, 19, no Palácio do Planalto. “Não existe caminho melhor para crescer um país a não ser pelo crédito”, completou.

[*com informações do Estadão Conteúdo]