quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Indústrias suspeitas de vender bebida adulterada com metanol são alvo de fiscalização da PF

 Seis pessoas morreram com suspeita de intoxicação por metanol após consumirem bebidas alcoólicas

 

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira, 2, fiscalizações em indústrias de bebidas nas regiões de Sorocaba e Grande São Paulo suspeitas de vender produtos adulterados com metanol. Segundo a PF, as amostras coletadas serão submetidas à análise técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e também de laboratórios especializados.

As verificações vão permitir avaliar a conformidade dos insumos químicos, a existência de componentes proibidos ou em níveis superiores aos permitidos e identificar a autoria, as circunstâncias e a extensão das irregularidades.

Na terça, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar a contaminação de bebidas alcoólicas com metanol. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que pediu a abertura do inquérito após indícios de que haja distribuição de bebidas contaminadas para outros Estados do País.

De acordo com o Ministério da Saúde, até a noite da quarta-feira, 1º de outubro, o País registrava 43 casos suspeitos de intoxicação por metanol.

Desse total, são 39 no Estado de São Paulo (sendo 10 confirmados) e outros quatro em Pernambuco, que ainda estão sob apuração.

Foi confirmado um óbito em São Paulo, enquanto outros sete seguem em investigação, sendo cinco em SP e dois em PE.

De acordo com a pasta, quatro ocorrências foram descartadas.

Vendas de veículos sobem 2,9% em setembro ante setembro de 2024, mostra Fenabrave

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As vendas de veículos tiveram no mês passado crescimento de 2,9% frente a setembro de 2024, somando 243,3 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Na comparação com agosto, a alta nos emplacamentos foi de 8%, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira, 2, pela Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias de automóveis.

Com o resultado, as vendas acumuladas desde o início de 2025 chegam a 1,91 milhão de veículos, 2,8% acima do volume vendido nos nove primeiros meses do ano passado, confirmando uma desaceleração após a alta de 14% do ano passado.

Diante do crédito mais caro, vendas a locadoras e o programa do governo federal que prevê IPI mais baixo a carros compactos vêm ajudando a sustentar as vendas de automóveis.

Lula confirma à Anfavea presença em abertura oficial do Salão Internacional do Automóvel

 Ficheiro:Foto oficial de Luiz Inácio Lula da Silva (2023 ...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou à Anfavea, entidade que representa as montadoras, que vai participar da abertura oficial do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, marcada para 20 de novembro no Distrito Anhembi, zona norte da capital paulista. O chefe do Executivo, um entusiasta do retorno do salão, recebeu o convite das mãos do presidente da Anfavea, Igor Calvet, em encontro, na tarde da quarta-feira, 1º de outubro, no Palácio do Planalto.

Lula cobrou por diversas vezes a volta do evento onde as montadoras apresentam as suas novidades ao público brasileiro.

O Salão do Automóvel foi realizado pela última vez em 2018, antes, portanto, da pandemia.

Conforme nota da Anfavea que anuncia a presença do presidente no evento, a próxima edição já tem ingressos disponíveis para os dias 22 a 30 de novembro.

A edição de 2025, informa a entidade, promete ser a mais interativa de sua história, com mais de 300 modelos em exposição, test drives e diversas experiências distribuídas pelos cinco pavilhões do Distrito Anhembi.

Em abril do ano passado, na inauguração da sede da Anfavea em São Paulo, Lula lembrou o quanto adorava visitar o salão e ressaltou que, com o tamanho do mercado de carros do País, o Brasil precisava retomar o evento.

“O Salão do Automóvel está para o povo brasileiro como a corrida estava quando o Ayrton Senna era vivo”, comentou o presidente na época.

Vendas de motos sobem 31,5% em setembro ante setembro de 2024, revela Fenabrave

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As vendas de motos tiveram, no mês passado, crescimento de 31,5% na comparação com setembro de 2024. No total, 205,9 mil motocicletas foram comercializadas, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira, 2, pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias.

Na margem – ou seja, de agosto para setembro -, as vendas de motos subiram 11%.

Já no acumulado de janeiro a setembro, foram vendidas 1,61 milhão de motocicletas, alta de 14,4% que reflete a expansão dos serviços de entrega (delivery), além da busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos em combustível.

O desempenho supera em 200 mil unidades as vendas de carros de passeio, cujo total, desde o início do ano, é de 1,41 milhão de unidades.

Veja impacto da reforma do IR e ganho extra por ano para cada faixa salarial

 

 

Com a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto que isenta de pagar Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil por mês, o governo aponta que 10 milhões de trabalhadores serão beneficiados, ampliando para 20 milhões o total de brasileiros livres do recolhimento de IR. A economia mensal para quem faz parte agora do grupo isento pode chegar a quase R$ 500 por mês, o que representa perto de R$ 6 mil no ano (veja mais abaixo).

+ Com desemprego em mínima histórica, cai o número de trabalhadores domésticos no Brasil

Para compensar a isenção de imposto para um contingente maior de contribuintes, o projeto aprovado de reforma do IR também prevê que ganhos com lucros e dividendos a partir de R$ 50 mil mensais pagos por uma mesma fonte passam a ser tributados. Até então, dividendos eram isentos de imposto de renda. A partir dessa faixa, haverá uma tributação progressiva de até 10%.

O governo estima essa faixa maior de renda seja composta por um grupo de 141,4 mil brasileiros – ou 0,13% do total de contribuintes e 0,06% da população do país. Segundo o governo, essas pessoas pagam hoje uma alíquota efetiva média de imposto de renda de apenas 2,54%.

Para trabalhadores assalariados o imposto de renda segue sendo retido na fonte, conforme a tabela progressiva de alíquotas, que chega a 27,5% para as faixas de renda mais altas.

Outra mudança será na faixa de renda entre R$ 5.000,01 e R$ 7.350,00, que haverá uma redução parcial na alíquota. E a partir de R$ 7.351, passa a incidir as alíquotas progressivas existentes atualmente de 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%.

Em resumo, mais brasileiros serão isentos de IR, uma parcela passará a pagar menos e os chamados super-ricos passarão a pagar um imposto mínimo, mas ainda assim uma alíquota menor que a de um trabalhador CLT.

Atualmente, trabalhadores que ganham até dois salários mínimos, ou R$ 3.036, estão isentos do pagamento imposto de renda.

A pedido de IstoÉ Dinheiro, o economista Guilherme Klein, do Made/FEA-USP, ajudou a calcular qual seria a economia anual equivalente ao que se deixa de pagar de imposto de renda para aqueles com renda até R$ 5 mil e qual será o desembolso no ano daqueles que têm ganhos maiores que R$ 50 mil. Veja abaixo as simulações por faixa:

Economia anual para rendas de até R$ 5 mil por mês

Vale apontar que para o cálculo anual não foi considerado o 13º salário ou outros rendimentos tributáveis.

Imposto pago para ganhos a partir de R$ 50 mil por mês

 

 

É possível fazer o cálculo usando sua renda exata na ferramenta www.calculadoradajustica.com.br, desenvolvida pelo Instituto Lamparina, pelo Made/FEA-USP, pelo Sleeping Giants Brasil e pela Teia de Criadores, que mostra o impacto da reforma no bolso do contribuinte. Faça aqui a simulação.

Exemplos divulgados pelos governo do impacto do projeto de tributação de super-ricos
Exemplos divulgados pelo governo do impacto do projeto de tributação de super-ricos (Crédito:Reprodução)

Próximos passos

A Câmara aprovou o texto-base do projeto, que não teve destaques. Agora segue para apreciação do Senado, e deve ser votado até o começo de novembro. O projeto precisa ser aprovado neste ano para que as novas regras sejam aplicadas a partir de 2026, com reflexos na declaração de ajuste anual (DIRPF) a ser feita em 2027.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Renata Vichi deixará comando da Kopenhagen e seu marido será o novo CEO

 

Renata Vichi, atual CEO do Grupo CRM – Kopenhagen e Brasil Cacau – deixará seu cargo após quase três décadas na companhia, dos quais cinco como executiva que liderava a operação. Ela permanecerá no cargo até o fim deste ano de 2025.

Quem assumirá o cargo de CEO da Kopenhagen e da Brasil Cacau será Fernando Vichi, marido de Renata Vichi e atual Diretor de Operações (COO) da empresa.

A troca ocorre dois anos da aquisição do Grupo CRM pela Nestlé. A decisão de saída partiu de Renata, segundo fontes a par do tema. A executiva deverá passar a empreender, mas ainda não firmou nem divulgou um plano definitivo.

Fernando integrava a operação da empresa há 18 anos e, no passado, já havia sido CFO e CIO do Grupo CRM. Antes disso, teve passagens por AmBev e Kimberly-Clark. O executivo tem um título de mestre em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP).

Renata Vichi integra uma das famílias que já foi dona da companhia. Seu pai, Celso Ricardo de Moraes, comprou a Kopenhagen em 1996.

A executiva possui formação em administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Publicidade e Propaganda pela FIAM-FAAM.

Afora a experiência na empresa da família, integrou também o board da Arezzo&Co entre 2021 e 2024. Renata também passou a integrar o grupo de empresários e executivos que apostam na exposição pública e na criação de uma marca própria – em seu Instagram, soma pouco menos de 120 mil seguidores, criando conteúdo sobre empreendedorismo e seu mercado de atuação.

Em seus 18 anos de Grupo CRM, ocupou as posições:

  • Trainee
  • Gerente de Marketing
  • Gerente de Marketing e Vendas
  • Diretora de Operações
  • Vice-Presidente
  • CEO (desde fevereiro de 2020)

“Ao longo de 30 anos, Renata preservou e ampliou o valor tangível e intangível de marcas centenárias como a Kopenhagen, presentes na vida de gerações de brasileiros. Foi protagonista de inovações que transformaram o setor, liderou campanhas e criou avenidas de crescimento, como o lançamento de Brasil Cacau, democratizando o acesso ao chocolate de qualidade”, diz a nota da Nestlé sobre a saída da executiva.

Kopenhagen segue com foco em expansão de franquias

Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, sinaliza que a nova gestão ‘seguirá empenhada em reforçar ainda mais o sistema de franquias’, considerada uma fortaleza do grupo.

Atualmente a Kopenhagen soma mais de 850 pontos de venda atualmente, ao passo que a Brasil Cacau – mais focada em chocolates de preços menores – tem mais de 500 lojas franqueadas.

Com isso, o Grupo CRM inteiro possui mais de 1,3 mil pontos de venda.

A companhia segue com um ‘plano de expansão arrojado’ em expandir justamente nesta frente, segundo contou a executiva em entrevista ao Dinheiro Entrevista, programa da IstoÉ Dinheiro. No ano anterior, o volume de aberturas foi substancial.

“No ano passado foram 250 novas lojas [Kopenhagen e Brasil Cacau juntas], o que representa um crescimento de 70% ante o ano anterior. Agora em 2025 devemos ter mais novas 200 lojas, uma oferta muito grande, além de novos leads”, disse Vichi.

A solução pode estar fora da empresa

 


A relação com os consumidores foi um dos pontos debatidos no painel que antecedeu a cerimônia de premiação das 100 maiores empresas de Santa Catarina 
 
 
Polydoro, Lucas, Alexandra e Bruno: a solução para um problema pode estar fora da empresa

 

 

A relação com os consumidores foi o fio condutor do painel "O futuro e o legado das empresas que impulsionam a região Sul", debate que antecedeu a cerimônia de premiação das 100 maiores empresas de Santa Catarina na quinta-feira (25). O painel – que teve as presenças de Bruno Machado Teixeira, gerente executivo de relação com investidores da Intelbras; Lucas Döhler, diretor industrial da Döhler; e Alexandra Oliveira, diretora de operações da planta de Joinville da Whirlpool – segue disponível no canal do YouTube do Grupo AMANHÃ. O encontro foi mediado por Jorge Polydoro, Publisher de AMANHÃ.

Na visão de Alexandra, saber entender o consumidor é vital atualmente. "Ter essa postura vai muito além de investimentos feitos em fábricas, pois cada vez mais eles desejam comprar algo de valor para ter em casa", opinou, destacando o fato da planta de Joinville ser a maior fábrica de refrigeradores do mundo. Ela também contou que o conceito do valor de um produto vem mudando. Hoje, por exemplo, um eletrodoméstico tem de combinar com o restante da casa dando maior destaque ao design. Outro desafio é incorporar inovações e tecnologia como benefícios. "Um refrigerador deve consumir menos energia e uma lavadora usar menos água. É preciso oferecer para quem compra produtos que ofereçam alternativas de usar de outra forma. Por essas razões a maior prioridade dentro do modelo de liderança da Whirlpool é entender o consumidor. Muitas vezes a solução pode estar com ele e não dentro da empresa", aconselhou.

Teixeira relatou ao público presente que a Intelbras tem como uma de suas diretrizes ouvir todos os colaboradores. Outro ponto focal é o treinamento, pois a companhia tem uma ampla cadeia de revendas e canais de distribuição em todo o Brasil. Assim como Alexandra, ele também entende que agregar valor a um produto ou serviço faz com que o cliente fique mais satisfeito. O executivo citou como exemplo as câmeras de segurança comercializadas pela empresa. "Elas agregam muito mais que monitorar ambientes, pois entregam informações. Dentro de um supermercado é possível saber o número de pessoas que frequentam o local diariamente, como também o gênero e idade. Em um shopping, os seguranças podem receber um alerta se o aparelho flagrar alguém correndo em uma situação de risco ou mesmo estranha", contou. "O caminho é surpreender quem está consumindo, por isso o vendedor que está na ponta faz o negócio acontecer", reforçou.

Lucas vê a inovação como principal ferramenta para defender o core business de qualquer companhia. "Imagine alguém inventar um soprador que torne uma toalha de banho sem utilidade", provocou a plateia, alertando que um produto pode se tornar obsoleto com o tempo. Ainda no campo da inovação, o diretor da têxtil catarinense, mais conhecida por seus produtos de cama, mesa e banho, disse que a companhia oferece outras soluções de tecidos técnicos úteis para fabricantes de colchão ou mesmo calçados. A Döhler fornece tecidos de alta tenacidade (mistura de poliamida e algodão) e com outras funcionalidades para uniformes do Exército, por exemplo. Ele também contou que a companhia que fará 144 anos em dezembro está passando por uma reestruturação interna. "Somos uma empresa familiar centenária que está iniciando uma trajetória para profissionalizar a gestão", antecipou.

 

 https://amanha.com.br/categoria/gestao/a-solucao-pode-estar-fora-da-empresa