terça-feira, 7 de outubro de 2025

Airbus A320 se torna o avião comercial mais vendido da história

 

A empresa de aviação europeia Airbus rompeu uma importante barreira comercial nesta terça-feira, 7, quando sua linha de aeronaves A320 ultrapassou a Boeing 737 e se tornou o avião comercial mais vendido da história.

O recorde de décadas da Boeing caiu quando um avião foi entregue durante a madrugada à companhia aérea saudita Flynas, elevando o número de entregas para 12.260 desde que o A320 entrou em serviço em 1988, de acordo com dados de referência da consultoria britânica Cirium, usados em todo o setor.

A Airbus não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre os dados, rastreados pelo analista de fornecimento de aeronaves Rob Morris.

Entre elas, a Boeing e a Airbus já entregaram mais de 25.000 jatos desse tipo, originalmente projetados para alimentar grandes hubs e, mais tarde, amplamente adotados por linhas aéreas de baixo custo, que a Airbus conquistou depois que a Boeing reduziu a produção durante uma queda na demanda após o 11/9.

A Airbus já é a maior fabricante de aviões do mundo em termos de entregas anuais totais, mas a quebra do teto no mercado de aeronaves de corredor único encerra uma batalha transatlântica de 40 anos pela participação no mercado, depois de discordâncias iniciais sobre a estratégia e a divisão de empregos entre as nações parceiras, França, Alemanha, Espanha e Reino Unido.

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 7, que o governo não vai mudar a estratégia sobre como lidar com os Estados Unidos porque, para ele, o atual método está funcionando. Ele participa do programa Bom Dia, Ministro, da EBC, ligada ao governo.

“Nós não vamos mudar a estratégia porque a estratégia, na minha opinião, tem dado certo”, disse. E completou: “Estamos tão confiantes nos nossos argumentos, que eles vão se fazer valer, através da nossa diplomacia”.

Segundo Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca uma reaproximação com os EUA que não é ideológica. O ministro minimizou a escolha de Donald Trump pelo Secretário de Estado, Marco Rubio, para ser o interlocutor com o Brasil. Para ele, independentemente do negociador, a diplomacia brasileira – que classificou como “melhor do mundo” – vai superar esse momento.

“Eu realmente não acredito que essa tensão vai prosperar. Não tem razão para prosperar”, acrescentou.

Segundo ele, há muitas oportunidades de investimento norte-americano na América do Sul, que tradicionalmente é deficitária com os EUA. Ele citou como exemplos de investimentos possíveis a exploração de terras raras e projetos de transformação ecológica.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Santos Brasil: CVM aprovou conversão de registro e ações deixam de ser negociadas na B3

 Santos Brasil – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Santos Brasil Participações informou nesta sexta-feira, 3, que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deferiu a conversão de registro de companhia aberta da companhia da categoria “A” para a categoria “B”.

Assim, informa em fato relevante, as ações de emissão da companhia deixam de ser negociadas na B3.

Segundo a empresa, os acionistas remanescentes seguem podendo alienar suas ações para a CMA Terminals Atlantic, em virtude da conclusão da oferta pública para aquisição de ações da companhia.

A nova aposta da ‘fábrica de bilionários’ do Brasil

 

A Weg, indústria catarinense de equipamentos elétricos conhecida como a “fábrica de bilionários” do Brasil, está com uma nova aposta para continuar crescendo. A empresa vai começar a vender na Europa recarregadores de bateria de veículos elétricos fabricados na região.

“Começamos a operação de ‘ev charge’ na Europa e, a partir do ano que vem, já teremos produtos no mercado fabricados na Europa seguindo o padrão da linha Wemob e adaptados às legislações locais”, afirmou o diretor superintendente de digital e sistemas da Weg, Carlos Grillo.

Nos Estados Unidos, a Weg tem focado em veículos “vocacionais”, como os utilizados por operadores de aeroportos, disse o executivo, citando um início de expansão global da companhia brasileira no segmento de recarregamento de veículos elétricos.

No Brasil, a companhia tem atuado no segmento focando nos recarregadores para veículos elétricos usados por operadores de redes de recarga e também junto a montadoras de ônibus elétricos.

Citando uma frota brasileira de ônibus elétricos em expansão, atualmente com 1.168 veículos, Grillo afirmou que essa frota começa a se espalhar para outros Estados, além da concentração em São Paulo e que a empresa detém 60% de participação nessa frota.

Crescimento global

O presidente da Weg, Alberto Kuba, afirmou que o maior desafio para a empresa atualmente é se o mundo parar de crescer, porém a empresa não tem visto isso, apesar dos impactos da guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos neste ano.

“Não vimos o mundo parar de crescer e vemos crescimento na maioria das geografias”, disse o executivo. Kuba citou sem dar detalhes, porém, que alguns projetos estão sendo adiados…dada toda a incerteza que está acontecendo no mundo”.

Fábrica de bilionários

Além de produzir equipamentos elétricos e ter uma atuação global, a empresa ficou conhecida por produzir um grande número de bilionários brasileiros. Na lista mais recente da revista Forbes, a companhia conta com 32 nomes, em uma lista que apresenta 300 bilionários. É como dizer que de cada 10 bilionários do Brasil, um tem sua fortuna vinda do grupo catarinense.

E não é só isso. Dos 300 nomes listados, menos de 10% – um total de 27 – possuem idade inferior a 30 anos. Desses 27, sete estão ligados à Weg.

Embraer entrega 62 aviões e registra melhor 3º trimestre desde 2016

 


Embraer entrega 62 aviões e registra melhor 3º trimestre desde 2016
Foto: Chris, Norfolk – 62 aviões

 

 

A Embraer divulgou nessa quinta-feira (2), que realizou a entregou 62 aeronaves no terceiro trimestre de 2025, alcançando o melhor resultado para o período desde 2016, segundo a própria empresa. O número supera as 61 entregas do segundo trimestre e as 59 do mesmo período de 2024.

No setor de Aviação Comercial, foram entregues 20 jatos, sendo 11 do modelo E195-E2, considerado pela empresa o maior avião em produção no segmento.

Na Aviação Executiva, a Embraer registrou 41 entregas, destacando o Phenom 300, apontado pela companhia como o jato leve mais rápido em produção e líder de mercado há 13 anos, com 20 unidades entregues.

No segmento de Defesa & Segurança, a companhia completou a entrega de uma unidade do KC-390 Millennium, aeronave de transporte militar de última geração.

Para o restante de 2025, a Embraer projeta entregar entre 77 e 85 aeronaves na Aviação Comercial e entre 145 e 155 jatos na Aviação Executiva, com crescimento projetado em relação ao ano anterior, conforme informado pela empresa.


Casa Branca volta a afirmar que democratas são culpados pela paralisação do governo dos EUA

 Imagem colorida de Karoline Leavitt - Metrópoles

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, voltou a afirmar nesta sexta-feira, 3, que a culpa da paralisação do governo dos EUA é dos democratas. “É preciso apenas cinco democratas para fazer a coisa certa”, disse à respeito da nova votação para aprovar o orçamento federal na tarde desta sexta. Em coletiva de imprensa, Leavitt acrescentou que o diretor de Orçamento de Donald Trump, Russell Vought, está discutindo as consequências de uma paralisação contínua e possíveis demissões em massa.

Regulamentação da tributária deve ser aprovada na Câmara com apoio do governo, diz secretário

 

O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, disse nesta sexta-feira, 3, que houve mudanças inesperadas no projeto de regulamentação da reforma tributária aprovado pelo Senado, mas que o governo deve apoiar a aprovação desse texto na Câmara. “Entraram algumas coisas que não estavam previstas, mas, no geral, eu acho que os objetivos da reforma, que eram neutralidade, simplicidade e eficiência, estão totalmente preservados. E o texto que foi aprovado no Senado deve ser aprovado na Câmara com o apoio do governo”, disse em entrevista à GloboNews.

Ele também elogiou a reforma administrativa que está em discussão na Câmara dos Deputados, dizendo que ela vai na direção certa. Criticou os excessos de “penduricalhos” em algumas carreiras que levam salários até a passar o teto constitucional. “Os supersalários que a gente vê nos diversos poderes, ultrapassando o teto, são um absurdo”, afirmou.

Perguntado se a agenda legislativa da Fazenda poderia ser comprometida com a proximidade das eleições do ano que vem, Pinto afirmou que seria a hora de focar em reformas microeconômicas. Para ele, são essas reformas que podem ajudar a reduzir o custo do crédito no País, derrubando o spread bancário.

“A Selic está hoje em 15%. Mas o custo médio bancário do Banco Central é de 25%. Então, a gente tem que lutar para reduzir a Selic, mas temos 10 pontos porcentuais de spread bancário que precisamos atacar. Isso dói muito na vida do empresário e da população”, declarou Marcos Pinto.

O secretário afirmou que vê espaço para que o governo avance com as pautas microeconômicas no Congresso ainda em 2025 e em 2026 mesmo com as eleições do próximo ano.

IOF

Marcos Pinto disse ainda que o governo deve ceder em vários pontos na Medida Provisória (MP) alternativa à alta do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). “Realmente a gente vai ceder em vários pontos, inclusive reduzindo a tributação dos títulos que a gente propôs para os títulos isentos”, comentou.

Segundo ele, há uma resistência muito grande no Congresso a aumentar o imposto principalmente das Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), apesar de essas isenções resultarem em uma renúncia fiscal de R$ 40 bilhões.

“Os setores que são beneficiados por essa medida, por essa isenção, como o setor agrícola, o setor imobiliário, estão resistindo bastante. É muito provável que a gente tenha que ceder nesse ponto, senão, em tudo, pelo menos uma boa parte da aplicação que a gente está propondo”, declarou.

Ainda assim, ele afirmou que o Congresso deve se sensibilizar e encerrar as negociações até a próxima quarta-feira, 8. “Eu acredito que o Congresso vai ser sensível aos nossos apelos. A gente vai concluir uma boa negociação até quarta-feira”, disse.