Para quem acha que o YouTube
reina no celular, vai a novidade: nas casas brasileiras, ele agora é
mais visto nas TVs conectadas (as que permitem acesso a conteúdos
distribuídos pela internet) do que na telinha dos dispositivos móveis. É
o que apontou a Kantar Ibope Media, que mede dados de audiência.
De
acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira, 8, nos últimos três
anos o percentual das pessoas que consomem vídeos do YouTube por esses
aparelhos, também conhecidos como CTV, saltou de 41% para 53%.
+ Mercado Livre dobra a aposta e adiciona novas empresas de streamings
Esse
fenômeno já tinha acontecido nos Estados Unidos, onde nasceu a
plataforma, 20 anos atrás. Por aqui, a tendência é que esse consumo
cresça. Segundo o YouTube Brasil, em abril passado 80 milhões de pessoas
viram algum conteúdo da plataforma nas CTVs. Essa mudança de
comportamento se reflete na liderança da empresa no streaming.
A
Kantar indica que o YouTube é o serviço número 1 em consumo em TVs
conectadas em residências de brasileiros com mais de 18 anos, com 56% de
participação. É importante observar que a plataforma do Google, embora
tenha produtos pagos, deve muito de seu sucesso aos conteúdos gratuitos.
De
olho nos aparelhos conectados, a companhia apresentou na semana passada
o Shoppable CTV, que chega ao Brasil em novembro. A ferramenta vai
tornar o caminho para a compra mais interativo no YouTube. Assim, o
público poderá adquirir produtos diretamente na tela grande.
Youtuber estão se tornando startups
A
migração da audiência para a tela grande tem um impulsionador: o
trabalho de criadores – no jargão “antigo”, de poucos anos atrás, eles
eram chamados apenas de youtubers. Hoje, eles dominam diferentes
linguagens e exploram vários formatos, crescendo tanto em audiência que
poderiam ser considerados empresas de mídia. Para Patricia Muratori,
diretora do YouTube na América Latina, esses criadores estão se tornando
as novas startups do entretenimento.
E, já que é pela oferta de
entretenimento que muitas companhias de mídia buscam se expandir, o
YouTube está abrindo mais frentes para manter os usuários conectados em
seus vídeos – e parte dessa produção se encaixa perfeitamente com as
CTVs. Uma delas é o formato novela.
Em parceria com a Sofá
Digital, o canal Noverama irá abrigar um projeto de novela do YouTube,
que terá títulos licenciados e produção local de microdramas. O primeiro
folhetim deve ser exibido no primeiro semestre de 2026. Cotas de
patrocínio estão circulando no mercado (uma já foi negociada).
Novas apostas
A
aposta em conteúdo de alta qualidade e parcerias estratégicas para 2026
visa quatro territórios: música, entretenimento, esportes e bem-estar.
Os projetos são focados em conteúdos de formato longo, que tem alta
performance em TVs conectadas. E já há dois destaques dentro dos planos
da empresa: Tiny Desk Brasil e MasterChef Creators.
O primeiro já
estreou nesta semana no país, com João Gomes. O formato do Tiny Desk já
acumulou mais de 3,5 bilhões de visualizações em todo o mundo. No
Brasil, chega com força. O projeto tem duas primeiras temporadas já
gravadas e com lançamento previsto para o último trimestre do ano.
Em
2026, o Tiny Desk Brasil terá, além da apresentação, o “Tiny Talks”,
conversas intimistas com os artistas do projeto, apresentados por Sarah
Oliveira. E dois episódios regionais especiais serão lançados ainda
neste ano.
Outras novidades na programação serão “MasterChef
Creators” (segunda temporada), com a dupla Fih e Edu, do canal Diva
Depressão, segue no comando do programa, que terá ainda os jurados
Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Helena Rizzo; e o futebol que se
consolida no YouTube.
Com a Cazé TV, a plataforma
transmitirá 38 partidas do Brasileirão e 16 do Paulistão, ambos em
2026. E nesse mesmo ano tem Copa do Mundo, que será disputada em três
países: Estados Unidos, Canadá e México. Nesse caso, 100% dos jogos
serão transmitidos. E de graça.