Com a tradicional cerimônia de Toque de Campainha na B3, a Prosus
(PRXB), uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, iniciou as
negociações do seu BDR na bolsa de valores brasileira. Com sede
corporativa em Amsterdã, na Holanda, a companhia é listada na Euronext, e
é controladora na América Latina da Decolar, Sympla, OLX Brasil e
iFood.
O novo BDR faz parte da categoria patrocinado, ou seja, é
emitido por uma instituição depositária contratada pela companhia
estrangeira emissora dos valores mobiliários. Os BDRs correspondem a
frações de ações da empresa e estão disponíveis também para a pessoa
física.
Segundo
o CEO da Prosus, Fabricio Bloisi, a empresa se inspira em gigantes de
tecnologia, como Google e Amazon, e vê espaço para aproximar os
investidores brasileiros do setor que movimenta as bolsas no mundo.
“Estamos listando a Prosus no Brasil com o objetivo de aproximar o
mercado de investidores com uma grande empresa de tecnologia que está
fortemente baseada aqui na América Latina”.
“A
listagem dos BDRs da Prosus na B3 representa mais um passo para
aproximar dos investidores brasileiros o ecossistema global de
tecnologia e de e-commerce voltado ao estilo de vida que a companhia vem
construindo. A América Latina é um dos mercados mais dinâmicos e
estratégicos para o grupo, com empresas como iFood, Decolar, OLX Brasil e
Sympla transformando setores inteiros e criando valor para milhões de
pessoas todos os dias”, destacou ainda Diego Barreto, head da Prosus na
América Latina e CEO do iFood.
Para Luiz Masagão, vice-presidente
de Produtos e Clientes da B3, a listagem da Prosus é um marco
importante, já que a holding contém empresas que não apenas lideram seus
segmentos, como também impulsionam a inovação, a criação de empregos e o
desenvolvimento econômico na América Latina.
“Também
é um claro sinal da maturidade e atratividade de nossos mercados de
capitais, que continuam a se consolidar como uma porta de entrada para
empresas internacionais que buscam se conectar com investidores locais.
Queremos que os investidores olhem cada vez mais para o Brasil e que
sejamos um parceiro estratégico para possibilitar investimentos globais
por meio de produtos inovadores em uma plataforma moderna e com forte
confiabilidade operacional”, apontou Masagão.
Os BDRs na bolsa de valores
Atualmente,
a B3 conta com 14 BDRs listados patrocinados e 830 BDRs não
patrocinados admitidos à negociação, além de mais de 296 BDRs de ETFs,
que seguem índices internacionais. Em 2025, o volume de negociações de
BDRs na B3 já soma R$ 107 bilhões, com 757 mil investidores, sendo 99%
pessoas físicas.
A principal vantagem do BDR é que essa modalidade
de produto facilita o investimento em ativos estrangeiros sem a
necessidade de abrir conta fora do país, possibilitando ao investidor
diversificar suas aplicações com menos burocracia, basta ter uma conta
em uma corretora no Brasil.
“Os BDRs representam uma ponte
estratégica entre o mercado internacional e os investidores brasileiros.
Para as empresas estrangeiras, é uma oportunidade de ampliar sua base
de acionistas e conquistar novos investidores no Brasil. Já para os
investidores locais, os BDRs oferecem acesso simplificado a ativos
internacionais, contribuindo para uma carteira mais diversificada, além
da oportunidade de investimento em grandes marcas globais”, comenta
Flávia Mouta, diretora de Emissores e Relacionamento da B3.
Os
BDRs estão disponíveis para a pessoa física na B3 desde outubro de 2020.
Para emissão do BDR patrocinado, a companhia emissora dos valores
mobiliários no exterior deve contratar, no Brasil, uma instituição
depositária responsável por emitir os BDRs. Já os não patrocinados são
emitidos no Brasil diretamente por instituições depositárias que possuem
como lastro valores mobiliários emitidos no exterior como ações de
companhias estrangeiras e ETFs.