Você já comprou algo por impulso simplesmente por causa de uma mensagem de ‘apenas dois restantes’? Ou porque aquele desconto de 60% expira em apenas algumas horas?
A maioria de nós tem. E nem sempre é porque precisávamos ou queríamos o item. Então por que?
As pessoas sempre querem o que não podem ter. É a natureza humana. As pessoas temem perder o aka, FOMO, e é exatamente isso que as motiva a agir. Então, como você pode empregar isso em uma estratégia de negócios para ajudar sua empresa a crescer?
Na verdade, facilmente. No entanto, essa estratégia não é para todos os negócios, mas pode ser muito bem-sucedida quando executada corretamente.
Siga-me e mostrarei o que é marketing de escassez, por que funciona e como aplicá-lo ao seu negócio.
O que é marketing de escassez?
O marketing de escassez é uma técnica de marketing baseada no princípio de que as pessoas querem o que é difícil de obter. Inclui o produto, promoção, preço e táticas de distribuição.
Também é definido como uma estratégia de marketing que visa limitar a oferta para estimular o entusiasmo do mercado e aumentar a demanda do mercado. É uma tática de marketing cujo fundamento está na lei da oferta e da demanda. Ele capitaliza o medo do cliente de perder algo. Baseia-se no princípio psicológico de que as pessoas querem o que é difícil de conseguir. As lojas sempre têm vendas que ‘acabam em breve’. Ou eles oferecem descontos que expiram em uma data específica.
Alguns criam apenas uma gama limitada de produtos. Você já viu uma placa dizendo ‘rápido enquanto duram os estoques’?
Diga olá ao marketing de escassez.
Por que isso funciona tão bem?
Lembra do FOMO?
Todos nós somos culpados disso, alguns mais do que outros, mas todos nós já passamos por isso. É exatamente por isso que as táticas de marketing de escassez são tão eficazes devido ao nosso medo de perder. O marketing de escassez enfoca o pânico dos consumidores de perder sua liberdade de escolha. É simples.
Os consumidores valorizam mais os itens limitados. Ou apenas percebida como limitada. O princípio da escassez se refere ao uso da escassez – o que significa que algo é escasso ou em falta para fazer com que pareça mais valioso para os consumidores.
Simplificando, se um produto não estiver disponível, de repente se torna mais atraente.
As marcas podem aproveitar ao máximo isso em sua estratégia de vendas e marketing pelo princípio da escassez. O que é isso? Bem, estou feliz que você perguntou.
Os pesquisadores pediram aos cooperadores que classificassem dois potes de biscoitos. Inicialmente, os dois potes continham dez do mesmo biscoito. Antes da seleção, oito biscoitos foram extraídos de um pote. Agora os participantes tinham que escolher entre o pote com dez biscoitos ou o pote com apenas dois restantes.
Qual você acha que as pessoas escolhem com mais frequência? Bingo (aquele com menos biscoitos).
As marcas podem aproveitar ao máximo isso em sua estratégia de vendas e marketing pelo princípio da escassez. O que é isso? Bem, estou feliz que você perguntou.
Maneiras populares de usar o marketing de escassez
Eu agora mostrei o que é o marketing de escassez e por que ele tem tanto sucesso. Agora vamos ver como algumas grandes marcas usaram o princípio da escassez para comercializar e vender produtos diferentes. Em seguida, examinarei quatro tipos diferentes de marketing de escassez e a melhor maneira de aplicá-los ao seu plano de negócios.
Starbucks
Quatro anos atrás, quando os unicórnios se tornaram populares, a Starbucks adicionou o “frappuccino de unicórnio” ao seu menu. Depois de declarar que essa bebida especial e altamente instável no Instagram só estaria disponível por alguns dias, a Starbucks esgotou rapidamente no primeiro dia.
Groupon
Parceria com diferentes empresas para oferecer serviços com desconto em troca de novos clientes e uma divisão da receita. O site geralmente usa um aviso restante por tempo limitado para encorajar os visitantes a comprar rapidamente, sob o risco de perder um bom negócio.
Girlfriend Collective
A oferta deles era simples e inteligente. Por um tempo limitado, se você pagasse pelo custo do frete, a marca lhe enviaria um par de leggings de $ 100 gratuitamente. Tudo que você precisava fazer era compartilhar um link para seu site no Facebook. Esta foi uma abordagem inteligente. Pense nisso, em que você está mais disposto a confiar: um anúncio no Facebook oferecendo leggings grátis ou metade de seus amigos em seu Feed de notícias promovendo a oferta?
Escassez urgente
Urgência é uma estratégia baseada no tempo, que faz com que os clientes temam perder, o que os força a comprar dentro das limitações de tempo.
Não há dúvidas sobre isso, se você deseja melhorar as conversões em seu site e em seu marketing, a urgência é uma das táticas essenciais a dominar.
Se você está procurando um truque rápido e fácil para otimizar suas taxas de conversão, a urgência é um ótimo lugar para começar. A razão pela qual todos nós sentimos o desejo de agarrar esses negócios é psicológica. Existem dois fatores em jogo.
Em primeiro lugar, as situações urgentes nos levam a agir para prolongar as emoções positivas e reduzir as negativas. É assim que estamos programados . Em segundo lugar, a urgência também evoca aversão à perda. Não queremos perder uma grande oportunidade, especialmente se outros a estiverem aproveitando.
Então, quando e onde você encontraria essa bela peça de persuasão que todo mundo adora odiar? Estou feliz que você perguntou.
Black Friday
Essas duas palavras fazem as pessoas tremerem de entusiasmo ou ódio. É aquele dia do ano em que os varejistas deixam seus produtos por uma parte do preço.
Aqui estão algumas palavras e frases comuns de urgência:
- Velocidade (aja agora, não demore, se apresse, se apresse)
- FOMO (preço subindo, agora ou nunca, venda final)
- Tempo (tempo limitado, última vez, apenas hoje, prazo final)
- Escassez (uma vez na vida, apenas um dia, nunca mais, última chance)
- Palavras de venda (oferta, liberação, saída do mercado, fechamento final)
Escassez de exclusividade
Estar incluído em uma lista ou grupo exclusivo é sempre gratificante. E você pode usar isso para impulsionar suas conversões se souber como implementá-lo corretamente.
Se algo for exclusivo, significa que apenas um grupo seleto de pessoas tem permissão para acessá-lo. Seja um clube, uma partida esportiva ou um produto, todo mundo adora um pouco de exclusividade em suas vidas, e seu público-alvo não é exceção.
Pesquisas mostram que algumas pessoas param de comprar produtos quando outras embarcam – assim que um produto se torna popular, as pessoas desistem.
Provocar um sentimento de escassez devido à exclusividade será mais eficiente para quem busca status.
A escassez de exclusividade também é mais eficaz em pessoas que se sentem impotentes. Eles querem reduzir esse sentimento e, em vez disso, ser invejados.
As restrições podem ser aumentos de preços ou a necessidade de ter uma habilidade específica, por exemplo, exigir uma parte de um grupo. Essas restrições não estão relacionadas ao fornecimento do produto.
O que levanta a questão: como usar esse tipo de marketing de escassez?
Bem, este é um pouco complicado, pois usar palavras como ‘exclusivo’ pode fazer seu produto parecer menos exclusivo. Certifique-se de tentar usar essa tática em produtos ou serviços que as pessoas possam vincular à sua identidade, algo que as pessoas usariam para aumentar sua exclusividade e status.
Excesso de escassez de demanda
“Se todos estão tentando, deve ser bom.”
Essa é a melhor maneira de resumir o excesso de escassez de demanda. Mais do que frequentemente, os produtos são escassos simplesmente porque a demanda excede a oferta. Sem truques, sem edições limitadas, sem exclusividade. Às vezes, é a velha oferta e a demanda.
Um dos motivos que podem explicar por que as pessoas sentem necessidade de comprar algo que está quase acabando é a heurística do escasso-é-bom.
Uma heurística é um atalho mental que permite às pessoas resolver problemas e fazer julgamentos de forma rápida e eficiente. Essas estratégias práticas reduzem o tempo de tomada de decisão e permitem que as pessoas funcionem sem parar constantemente para pensar sobre o próximo curso de ação.
As pessoas olham para o comportamento dos outros para decidir o que fazer. Nesse caso, os consumidores tendem a negligenciar seu conhecimento sobre o produto e seguir o comportamento de compra de outros consumidores. Excesso de demanda implica popularidade e, ao mesmo tempo, mostra que este item popular está quase esgotado, então é melhor você agir agora.
Escassez Rara
A própria palavra raro fala por si. Aqueles que procuram itens raros, muitas vezes também procuram adquirir um status mais elevado ou se destacar para atender à sua necessidade de exclusividade.
Hoje em dia, você vê duas marcas com as quais nunca se relacionaria. Ainda assim, eles produzem colaborações criativas, tornando produtos únicos .
As peças colaborativas que eles fizeram são raras porque as colaborações com uma marca só acontecem em uma única ocasião e são feitas com marcas que geralmente são muito diferentes das suas.
O Wu-Tang Clan, um coletivo de rap sediado em Nova York, retratou um excelente exemplo dessa rara escassez. Após um longo hiato, eles produziram apenas UMA cópia de seu álbum altamente antecipado. Eles restringiram o fornecimento do produto desde o início, tornando essa edição extremamente rara. Isso obviamente se tornou viral louco e provou que comprar um produto raro tem efeitos semelhantes em indivíduos como produtos exclusivos.
Pessoas com necessidade de exclusividade valorizam os bens materiais como uma extensão de sua identidade e usam os produtos como veículos para expressar sua identidade.
Principais vantagens
Todo mundo está usando o marketing de escassez hoje em dia. Portanto, se você deseja se destacar da concorrência, precisa levar seu marketing de escassez a um novo nível. Use algumas das estratégias acima e concentre-se na exclusividade do seu produto. Faça com que as pessoas comprem agora em vez de depois e observe suas vendas dispararem.
E não se esqueça, você não está sozinho. Na Neto Angel temos tudo para fazer você crescer ;0)
https://netoangel.com/marketing-de-escassez-seu-novo-segredo-para-pequenas-empresas/
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