quinta-feira, 13 de março de 2014

China cancela carregamentos de soja da América do Sul


Surto de gripe aviária no país e margens negativas no esmagamento afetam demanda

Naveen Thukral e Niu Shuping, da
Getty Images
Soja

Soja: compradores estão negociando com fornecedores para atrasar ou cancelar mais carregamentos, disseram as fontes

Singapura/Pequim - Importadores chineses de soja cancelaram até 600 mil toneladas em carregamentos de soja do Brasil e Argentina para envio entre março e maio, disseram duas fontes do mercado, com um surto de gripe aviária no país e margens negativas no esmagamento afetando a demanda.

Na quarta-feira, os contratos futuros da soja na bolsa de Chicago caíram à menor cotação desde 24 de fevereiro devido às preocupações sobre uma redução de demanda na China, maior comprador mundial da oleaginosa.

Os compradores estão negociando com fornecedores para atrasar ou cancelar mais carregamentos, disseram as fontes.

"Há um excesso de soja na China neste momento", disse um operador sediado de Cingapura, no intervalo de uma conferência da indústria, na mesma cidade. "Eles cancelaram contratos para 10 navios Panamax e querem cancelar mais 30 cargas".

Os futuros da soja caíram quase 5 por cento em quatro sessões, com safras abundantes no Brasil e na Argentina aumentando o sentimento baixista provocado pela desaceleração na demanda chinesa.

O cancelamento das compras pela China ocorre depois que o país rejeitou quase 1 milhão de toneladas de milho dos Estados Unidos devido à descoberta de grãos de uma variedade transgênica não autorizada no país.

A China diz que os carregamentos de milho foram rejeitados devido à presença dos transgênicos, mas fontes do mercado dizem que a medida está sendo usada para proteger os produtores locais da oferta excedente e de preços baixos no mercado local.

Há negociações para postergar o envio de diversas cargas de soja devido a margens negativas de esmagamento, disse Gao Yanbin, gestor de investimentos na trading chinesa Shanghai Shenkai Investment Co.

Gao confirmou o cancelamento de cerca de 500 mil a 600 mil toneladas de soja do Brasil por compradores chineses.

"A demanda por animais de corte está baixa, a demanda por frangos foi afetada pela gripe aviária e a recomposição de rebanho de suínos é baixa", disse Gao.

"Não há necessidade de receber essas cargas, já que eles estimam uma perda de 400 a 500 iuanes por tonelada (65 a 82 dólares", disse.

Petrobras nega intenção de comprar produtora de gás de xisto argentina







Por Rafael Rosas | Valor
 
 
RIO  -  A Petrobras afirmou, em resposta a um ofício enviado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que não procede a informação, veiculada na imprensa argentina, sobre a suposta intenção da estatal de comprar uma empresa de produção de “shale gas” (gás de xisto) no país sul-americano.

A Petrobras também ressaltou que a captação de US$ 8,5 bilhões em bônus realizada na segunda-feira “não se constitui em hipótese de divulgação de fato relevante, pois a captação de recursos para financiamento consta no Plano de Negócios 2014-2018, amplamente divulgado”.

“Após a precificação dos títulos e o fechamento do mercado brasileiro, a Petrobras arquivou comunicado ao mercado o que, no entendimento da companhia, atende à legislação brasileira aplicável”, diz o comunicado.
(Rafael Rosas | Valor)

Lucro da Dufry cai mais de 11% em 2013, para R$ 224,8 milhões


Por Renato Rostás | Valor
 
SÃO PAULO  -  A varejista de viagens Dufry alcançou lucro líquido de R$ 224,8 milhões em 2013, queda de 11,4% frente ao ano anterior. O valor leva em conta a parcela atribuível aos controladores. Incluindo as cifras destinadas aos minoritários, o resultado foi de R$ 354,2 milhões no ano passado, com alta de 7,7%.


Divulgação / Dufry


A empresa teve receita líquida de R$ 8,39 bilhões no ano, o que significou forte aumento de 27,5% em mesmas bases. As vendas em estabelecimentos abertos há pelo menos um ano, critério chamado de “mesmas lojas”, subiram 2,4% no período, sendo que os novos pontos de venda avançaram 0,6%. As aquisições contribuíram com ganho de 11,1%.

O balanço apresentado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pela companhia suíça abrange todos os negócios globais do grupo. Mas a região que engloba o Brasil e também a Bolívia apresentou faturamento de R$ 1,61 bilhão no ano, incremento de 6,1% e representativo de 19,2% do total.

No restante da América Latina, a receita da Dufry cresceu 10,6%, para R$ 1,79 bilhão. Nos Estados Unidos e no Canadá, houve avanço de 2,2%, para R$ 2,04 bilhões. Além disso, o faturamento subiu 66,4% no restante do mundo em 2013, encerrando em R$ 2,73 bilhões.

Durante o acumulado dos 12 meses, a empresa viu seus custos se expandirem em 27,3% para R$ 3,44 bilhões. As despesas operacionais também foram elevadas, em alta de 29,7%, para R$ 3,74 bilhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) terminou em R$ 1,21 bilhão, com crescimento de 22%.


“Tenho a satisfação de anunciar que 2013 foi mais um ano excelente para a Dufry”, comentou no balanço o presidente do conselho de administração do grupo, Juan Carlos Carretero.

“[Em 2014] no Brasil, mercado em que quase dobraremos nossa área de vendas, a atenção se voltará para as novas lojas”, completou Julián González, presidente-executivo.
(Renato Rostás | Valor)

Para Marc Faber, China só cresce a metade do que diz


Investidor suíço conhecido como Dr. Desastre acredita que país tem "gigantesca bolha de crédito" e já cresce a taxas de 4%


Scott Eells/Bloomberg
Marc Faber em Hong Kong

Marc Faber em Hong Kong: investidor é conhecido pelas previsões apocalípticas

São Paulo - O investidor suíço Marc Faber é conhecido como Dr. Desastre, e não é por acaso.

O relatório que ele publica mensalmente, por exemplo, se chama "Gloom, Boom and Doom" - algo como "Trevas, Estouro e Julgamento".

Nesta quinta-feira, ele falou na rede de televisão americana CNBC sobre a piora na situação econômica da China, que está preocupando os mercados:

"Acho que já estamos em uma taxa de 4%, de qualquer forma. O que a China publica são números que eles simplesmente tiram da gaveta para ficarem bem."

Mesmo assim, ele não vê este dado como um desastre: "4% de crescimento em um mundo sem crescimento é na verdade muito bom". 

De acordo com o governo, a China cresceu 7,7% em 2013 e tem como meta crescer 7,5% este ano.
Não é a primeira vez que a credibilidade das estatísticas oficiais do país é questionada. Em agosto do ano passado, um estudo da escola de negócios do HSBC em Pequim apontou que o PIB do país estaria inflado em 1 trilhão de dólares.

Mas não são esses dados que preocupam os investidores, e sim a possibilidade de que o excesso de crédito paralelo leve a uma série de calotes. O precedente foi aberto na última sexta-feira - e para Faber, dias piores virão:

"O crescimento excessivo do crédito leva eventualmente para uma crise; isso sempre acontece. E no caso da China nós não temos uma bolha de crédito, nós temos uma gigantesca bolha de crédito."

Kroton e Anhanguera negociam soluções com Tribunal do Cade


Informação foi antecipada pelo blog Primeiro Lugar, da Revista EXAME

Kiko Ferrite/EXAME.com
Sala de aula da Anhanguera, em São Paulo

Sala de aula da Anhanguera, em São Paulo: Cade recomendou impugnação do processo de fusão entre as empresas de educação em dezembro

Rio de Janeiro - A Kroton Educacional e a Anhanguera buscam soluções negociadas com o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no que se refere à aprovação da associação entre as companhias, disseram as redes de ensino privado nesta quarta-feira.

As companhias informaram que procuram "remédios para as preocupações concorrenciais" relativas ao ensino superior presencial e ao ensino à distância, visando aprovação da fusão pelo Cade dentro do prazo legal.

Em dezembro, a Superintendência Geral do Cade recomendou impugnação do processo de fusão entre as empresas de educação, citando preocupação concorrencial decorrente da operação que pode criar a maior empresa do setor no mundo.

O caso foi então submetido ao tribunal da autarquia para a avaliação de solução para os problemas concorrenciais identificados.

A Procuradoria Federal Especializada junto ao Cade emitiu, em 6 de março, parecer indicando que a transferência de mantença de instituição de ensino seria uma solução para as preocupações concorrenciais identificadas pela Superintendência-Geral em relação ao acordo de associação no segmento de graduação à distância.

Cromossomo adquire um total de 48,35% do capital da Dasa


A aquisição ocorreu após a conclusão da oferta pública e o fim do período de 30 dias subsequentes

EXAME
Laboratório de análises da Dasa

Laboratório da Dasa: em fevereiro, a oferta pública havia encerrado o leilão na Bovespa com adesão de 38,34% dos acionistas 

São Paulo - A Cromossomo Participações adquiriu um total de 48,35 por cento do capital da Dasa com a conclusão da oferta pública e o fim do período de 30 dias subsequentes, informou a empresa de diagnósticos na noite de quarta-feira.

Segundo carta da Cromossomo enviada à companhia, nos 30 dias subsequentes à oferta feita em fevereiro, foram adquiridas no mercado ações remanescentes ao mesmo preço da oferta, de 15 reais cada papel, elevando o total para 150,769 milhões de ações.

Em fevereiro, a oferta pública havia encerrado o leilão na Bovespa com adesão de 38,34 por cento dos acionistas da companhia.

Avião da Malaysia voou por 4 horas após sumiço, dizem EUA


Boeing da Malaysia Airlines teria voado por horas após alguém desligar propositalmente o transponder, evitando a detecção pelos radares

REUTERS/Kham
Missão de resgate de avião desparecido na Malásia

Missão de resgate de avião desparecido na Malásia: avião poderia ter voado por horas após sumiço

São Paulo – Para investigadores americanos, o voo 370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde o dia 7, voou por mais quatro horas após sumir dos radares.

Segundo o Wall Street Journal, investigações nos EUA apontam que, após dar a sua última coordenada de localização, cerca de uma horas após a decolagem de Kuala Lumpur, o Boeing ainda teria voado por horas.

As informações foram passadas por duas pessoas anônimas, muito próximas das investigações.
Para eles, o avião voou um total de cinco horas, baseado nos dados enviados automaticamente para a BoeingCo.

Durante os voos, as aeronaves mandam dados automáticos para a companhia, que os utiliza para um programa de monitoramento e manutenção.

Isso poderia explicar por que nenhuma pista do avião foi encontrada até agora, mesmo com uma extensa área de busca na região da Malásia, Vietnã e China.

Se ele se desviou da rota durante quatro horas, teria se afastado muito da atual região.

Oficiais americanos da unidade de contraterrorismo trabalham com a possibilidade de que o piloto ou outra pessoa a bordo desviou o avião da rota propositalmente após desligar o transponder, evitando a detecção pelos radares.

Para eles, a rota foi desviada “com a intenção de se usar isso posteriormente, para outro fim”. Algo poderia ter dado errado depois disso.


A companhia nega


A Malaysia Airlines, por sua vez, negou as informações do Wall Street Journal imediatamente, já que eles seguem outra linha de investigação.

A companhia garante que o avião não enviou mais dados após sumir dos radares. 

Contudo, somente a Rolls Royce, que fabrica os motores da aeronave, poderia negar ou confirmar as informações do jornal, pois este diz que os dados automáticos dos motores foram enviados à BoeingCo., não que dados do voo foram enviados diretamente à companhia aérea.

Por enquanto, a Rolls Royce não se manifestou sobre as informações.


Pistas


Ontem, um trabalhador de uma plataforma de petróleo na costa do Vietnã mandou um email às autoridades relatando que viu um avião em chamas no ar.

Um satélite chinês também fotografou três objetos boiando no mar, indicando que poderiam ser pedaços do avião. Mas as autoridades disseram que checaram a área e não encontraram nada.