SÃO PAULO - A
varejista de viagens Dufry alcançou lucro líquido de R$ 224,8 milhões
em 2013, queda de 11,4% frente ao ano anterior. O valor leva em conta a
parcela atribuível aos controladores. Incluindo as cifras destinadas aos
minoritários, o resultado foi de R$ 354,2 milhões no ano passado, com
alta de 7,7%.
A empresa teve receita líquida de R$ 8,39 bilhões no ano, o que significou forte aumento de 27,5% em mesmas bases. As vendas em estabelecimentos abertos há pelo menos um ano, critério chamado de “mesmas lojas”, subiram 2,4% no período, sendo que os novos pontos de venda avançaram 0,6%. As aquisições contribuíram com ganho de 11,1%.
O balanço apresentado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pela companhia suíça abrange todos os negócios globais do grupo. Mas a região que engloba o Brasil e também a Bolívia apresentou faturamento de R$ 1,61 bilhão no ano, incremento de 6,1% e representativo de 19,2% do total.
No restante da América Latina, a receita da Dufry cresceu 10,6%, para R$ 1,79 bilhão. Nos Estados Unidos e no Canadá, houve avanço de 2,2%, para R$ 2,04 bilhões. Além disso, o faturamento subiu 66,4% no restante do mundo em 2013, encerrando em R$ 2,73 bilhões.
Durante o acumulado dos 12 meses, a empresa viu seus custos se expandirem em 27,3% para R$ 3,44 bilhões. As despesas operacionais também foram elevadas, em alta de 29,7%, para R$ 3,74 bilhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) terminou em R$ 1,21 bilhão, com crescimento de 22%.
“Tenho a satisfação de anunciar que 2013 foi mais um ano excelente para a Dufry”, comentou no balanço o presidente do conselho de administração do grupo, Juan Carlos Carretero.
“[Em 2014] no Brasil, mercado em que quase dobraremos nossa área de vendas, a atenção se voltará para as novas lojas”, completou Julián González, presidente-executivo.
A empresa teve receita líquida de R$ 8,39 bilhões no ano, o que significou forte aumento de 27,5% em mesmas bases. As vendas em estabelecimentos abertos há pelo menos um ano, critério chamado de “mesmas lojas”, subiram 2,4% no período, sendo que os novos pontos de venda avançaram 0,6%. As aquisições contribuíram com ganho de 11,1%.
O balanço apresentado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pela companhia suíça abrange todos os negócios globais do grupo. Mas a região que engloba o Brasil e também a Bolívia apresentou faturamento de R$ 1,61 bilhão no ano, incremento de 6,1% e representativo de 19,2% do total.
No restante da América Latina, a receita da Dufry cresceu 10,6%, para R$ 1,79 bilhão. Nos Estados Unidos e no Canadá, houve avanço de 2,2%, para R$ 2,04 bilhões. Além disso, o faturamento subiu 66,4% no restante do mundo em 2013, encerrando em R$ 2,73 bilhões.
Durante o acumulado dos 12 meses, a empresa viu seus custos se expandirem em 27,3% para R$ 3,44 bilhões. As despesas operacionais também foram elevadas, em alta de 29,7%, para R$ 3,74 bilhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) terminou em R$ 1,21 bilhão, com crescimento de 22%.
“Tenho a satisfação de anunciar que 2013 foi mais um ano excelente para a Dufry”, comentou no balanço o presidente do conselho de administração do grupo, Juan Carlos Carretero.
“[Em 2014] no Brasil, mercado em que quase dobraremos nossa área de vendas, a atenção se voltará para as novas lojas”, completou Julián González, presidente-executivo.
(Renato Rostás | Valor)
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