segunda-feira, 13 de março de 2017

Walmart aposta em hipermercados e quer investir R$ 1 bi no Brasil


Walmart faz uma aposta contracíclica no mercado brasileiro e quer abrir mais megalojas, mesmo quando os clientes têm buscado lojas menores e mais baratas

 



São Paulo – Diante de vendas desanimadoras no quinto maior mercado consumidor do mundo, o Walmart está fazendo uma aposta às avessas no Brasil, com investimentos pesados para reformular suas grandes lojas de estilo americano, mesmo num momento em que os clientes cada vez mais procuram opções menores e mais baratas, segundo o jornal The Wall Street Journal.

O Walmart tem planos de gastar R$ 1 bilhão (cerca de US$ 320 milhões) ao longo de três anos para reformar seus hipermercados no Brasil, basicamente mantendo uma estratégia que vem implementando no País há duas décadas.

As vendas líquidas da rede no mercado brasileiro têm sido fracas nos últimos anos em relação às de outras operações internacionais, com queda de 4,1% no período de três meses encerrado em 31 de janeiro, ante ganhos de 8,9% no México e na América Central e de 5,4% na China.

“Desde que chegou ao Brasil, o Walmart tem tido dificuldade de se integrar ao mercado”, comentou Flávio Tayra, professor da USP especializado em varejo de produtos alimentícios. “(O Walmart) ocupa um espaço modesto aqui, em vista do potencial que possui”.

Como nos EUA, as grandes lojas do Walmart no Brasil vendem de tudo, de bananas a pneus para automóveis. Esse formato era popular entre os brasileiros no período de hiperinflação dos anos 1980 e do início de década de 1990, quando os preços subiam em ritmo estratosférico.

Assim que recebiam salários, os clientes corriam aos hipermercados para garantir seus estoques de mantimentos antes que os preços avançassem mais.

Hoje, porém, essa forma de fazer compras perdeu o apelo. O trânsito enlouquecedor das cidades em expansão torna mais difícil chegar aos supermercados. Com isso, pequenas lojas de bairro atraem um número crescente de brasileiros.

Além disso, um formato mais recente, conhecido como “atacarejo”, ganha cada vez mais popularidade. Lojas com aparência de armazéns voltadas originalmente para pequenas empresas, muitas das quais pertencem ao francês Carrefour e ao Grupo Pão de Açúcar – controlado pelo também francês Casino – vêm atraindo famílias que buscam mantimentos em grande volume e a preços menores. Desde 2015, quando o Brasil afundou na pior recessão de sua história, o atacarejo vem ganhando espaço.

Indo contra a tendência, o Walmart redobrou o foco em hipermercados, investindo em duas redes regionais – Hiper Bompreço e BIG – que foram adquiridas na primeira década do século 21. As lojas de ambas passarão a adotar o nome Walmart e serão reformuladas.

Para alguns analistas, a estratégia do Walmart é equivocada. “Focar num formato que está claramente perdendo participação de mercado e já não é mais muito atraente para os brasileiros não parece ser apropriado,” avaliou Bruna Pezzin, analista da corretora XP Investimentos.

O Walmart não revela seu desempenho financeiro no Brasil e se recusa a dizer se lucra no País. Executivos da rede americana reconhecem, porém, que o Brasil tem sido um constante ponto fraco em sua rede mundial, que é formada por cerca de 11.700 lojas. A subsidiária brasileira já trocou de executivo-chefe quatro vezes desde 2008. E no começo do ano passado, o Walmart anunciou o fechamento de 60 lojas no Brasil.


Fonte: Dow Jones Newswires.

Odebrecht e Petrobras têm, juntas, um rolo de dificílima solução


As duas empresas mais afetadas pela Lava-Jato controlam uma gigante petroquímica, a Braskem. Uma quer vender sua fatia, a outra quer participar do processo

 






São Paulo — É impressionante a lista de empresas que tiveram a reputação arrasada pela Operação Lava-Jato. A maioria seguiu mais ou menos o mesmo script depois de ser pega: assinou acordos de leniência, pagou multas, afastou os executivos investigados e anunciou que reforçaria a equipe de controles internos. A petroquímica Braskem fez tudo isso nos dois últimos anos, assim que alguns de seus executivos foram citados em delações premiadas como integrantes de um esquema de corrupção destinado a favorecer a companhia em contratos com a Petrobras e na obtenção de benefícios fiscais.

Falta, no entanto, a resolução de um problema crucial: quem vai comandar a empresa daqui para a frente? A Braskem é controlada por duas das companhias mais enroladas na Lava-Jato, a Petrobras e a Odebrecht.

 A primeira já anunciou que quer vender sua participação na petroquímica, um passo importante para ajudar a reduzir sua dívida colossal. Mas, antes, precisa negociar as condições da venda com a Odebrecht — um acordo complexo que tem motivado uma disputa entre os sócios.

A Petrobras, de acordo com executivos próximos à negociação entre os sócios, quer mudar as regras do acordo de acionistas antes de achar um comprador para sua participação na Braskem — a estatal tem 36% do capital da petroquímica, o equivalente a 9 bilhões de reais. O objetivo é dar mais poderes a quem vier a comprar sua participação, tornando o negócio mais atraente para os potenciais interessados. Hoje, a Petrobras tem uma influência limitada na gestão da Braskem: ela pode vetar decisões estratégicas — como a aquisição de uma nova empresa — e indica quatro dos 11 membros do conselho de administração.

A maioria das cadeiras do conselho e seu presidente foram escolhidos pela Odebrecht, que é também quem escolhe o presidente executivo e, assim, toca a Braskem no dia a dia. Para a Petrobras, isso limita a escolha de compradores a quem topar sentar no banco do passageiro. EXAME apurou que a Odebrecht concorda em ceder mais direitos a um novo sócio — a companhia contratou a consultoria EY para fazer uma reestruturação interna e transformar o grupo num investidor, em vez de ser gestor das empresas em que investe.

Mas quer discutir os novos termos ao mesmo tempo que trata da renovação do contrato de fornecimento de nafta pela Petrobras (a nafta é um derivado do petróleo e a principal matéria-prima da cadeia petroquímica no Brasil). O contrato atual vence em 2018 e, na avaliação da Odebrecht, ninguém vai se interessar em comprar uma participação relevante na Braskem sem saber quais serão as condições de longo prazo para o fornecimento de nafta depois que a Petrobras deixar o bloco de controle. Além disso, a Odebrecht quer discutir os dois pontos com os interessados em comprar a fatia da Petrobras, e não apenas com a estatal. Já a Petrobras sinaliza que quer se concentrar em vender quanto antes sua participação na Braskem e deixar para discutir o novo contrato mais tarde.

Desconto na bolsa

 

Enquanto não chegam a um acordo, os sócios seguem buscando um comprador para a parte da Petrobras. O que pode ajudar a atrair interessados é o fato de a Braskem ser negociada na Bovespa com um desconto médio de 45% em relação ao valor de mercado de suas principais concorrentes internacionais, entre elas Dow, Basf, Sumitomo, Alpex e Lanxess, segundo cálculos dos analistas do Bank of America. Em parte, o desconto se deve à recessão brasileira e ao fato de concorrentes na América do Norte terem acesso a matérias-primas mais baratas vindas da indústria de gás de xisto. Mas, para Fernando Musa, presidente da Braskem, o desconto pode diminuir se a empresa se tornar mais eficiente.

“Há espaço para melhorar nossa logística e nossos processos”, diz ele, que assumiu o comando da petroquímica em maio, depois de uma carreira de seis anos na empresa (ele era responsável pelas operações da empresa nos Estados Unidos e na Europa). “Outra frente que pode valorizar as ações é nosso projeto de expansão, via aquisições e construções de fábricas aqui e no exterior.” Uma dessas fábricas é uma unidade de produção de polipropileno, que a empresa já anunciou que pretende construir no estado americano do Texas. “Obviamente, se houver uma mudança no controle, o novo acionista virá com sua visão e expectativas de negócio e nós vamos ter de incorporá-las. Mas, enquanto isso não acontece, seguimos na mesma estratégia”, diz Musa.

Quem tem 9 bilhões de reais na manga para comprar uma participação minoritária da Braskem? Banqueiros e executivos do setor de petróleo apostam em petroquímicas e fundos soberanos do Oriente Médio. No caso dos fundos, o objetivo seria pagar barato para fazer um investimento que pode trazer bons retornos no longo prazo. A Braskem reduziu o risco de ter problemas em suas operações no exterior ao fazer um acordo de leniência e outro com autoridades no Brasil, nos Estados Unidos e na Suíça, em que se comprometeu a pagar uma multa de 3,1 bilhões de reais. Parte desses recursos pode, inclusive, ir para a Petrobras se o Ministério Público assim decidir.

Outra vantagem para os possíveis interessados é o fato de a empresa distribuir dividendos generosos aos acionistas — em 2016, foram 2 bilhões de reais. Para as grandes petroquímicas do Oriente Médio, que não têm presença na América Latina, uma sociedade com a Braskem pode ser uma porta de entrada para esse mercado. No caso de uma empresa que já atue na região, poderá haver uma sobreposição de negócios e a necessidade de tomar medidas para adequar a operação para não ter de concorrer com ela mesma se virar sócia da Braskem. A Braskem é a maior petroquímica da América Latina e passou a ter 70% do mercado brasileiro. Odebrecht e Petrobras não deram entrevista.

Na parte operacional, os resultados da Braskem foram um alívio. As receitas cresceram e a produção de petroquímicos básicos chegou a 8,5 milhões de toneladas em 2016, um recorde. A geração de caixa aumentou 23%, para 11,5 bilhões de reais, outro recorde. A empresa teve prejuízo de 768 milhões de reais em razão da multa de 3,1 bilhões de reais. Metade do valor da multa foi paga em 2016 e o restante será parcelado em seis anos, mas a quantia foi integralmente provisionada no balanço do ano passado (sem essa provisão, a companhia teria tido lucro de 2,3 bilhões de reais).

Com o bom desempenho, as ações subiram. A alta foi de 190% desde que a empresa foi citada nas delações da Lava-Jato no início de 2015 — no mesmo período, o Ibovespa subiu 36%. São indícios de que, se seus donos saírem do enrosco em que se meteram, a Braskem poderá funcionar como uma empresa normal — e que consiga dar retorno a seus milhares de acionistas.

Um Facebook de LEDs garante economia na Klabin





O sistema, desenvolvido no Sul, pode promover ganhos de eficiência energética de até 80%
 Um Facebook de LEDs garante economia na Klabin


Por Marcos Graciani
graciani@amanha.com.br

A bilionária planta da Klabin (foto) inaugurada no final de junho de 2016, em Ortigueira (PR), tem tecnologia de ponta não apenas no chão de fábrica. A unidade, que recebeu investimento de R$ 8,5 bilhões, conta com um sistema de gestão inteligente de iluminação, que desbancou ninguém menos que a holandesa Philips. A concorrência foi vencida pela HDA, de Nova Petrópolis (RS), que utilizou o software criado pela Micromos, de Porto Alegre.

O projeto, que foi financiado pelo fundo Tecnova RS, utiliza a comunicação entre as lâmpadas através de uma rede wi-fi. “É como se fosse um Facebook de LEDs”, compara Willyan Hasenkamp, professor da Escola Politécnica da Unisinos e um dos sócios da Micromos. “Cada luminária tem seu grupo de amigas em um determinado raio de distância. Uma delas pode “postar na sua página”, por assim dizer, que o sol se pôs totalmente – informação que será lida pelas demais, e estas se acenderão”, explica.

O sistema, que já está operando integralmente desde o final de outubro, pode promover ganhos de eficiência energética de até 80% e reduzir os custos de manutenção em cerca de 40% na unidade paranaense. Outra vantagem do software, em processo de patente, é sua expansão para outros segmentos de negócios, como o agrícola. “Ele poderá medir o índice de umidade ou de nutrientes do solo, ou mesmo o volume de chuva. Tudo com respostas em tempo real”, prevê Hasenkamp.


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Maioria dos anfitriões do Airbnb no país é formada por mulheres

 

 

Desde a fundação do Airbnb em 2008, as mulheres já faturaram 10 bilhões de dólares com o aluguel de quartos, apartamentos e casas










São Paulo – Para o Fórum Econômico Mundial, em 118 anos mulheres e homens terão igualdade de salário. Para o ministro da Fazenda brasileiro, Henrique Meirelles, deve demorar mais 20 anos para que os salários médios se equiparem.

Porém, a desigualdade está acontecendo agora e as mulheres de hoje não podem esperar. Em busca de dinheiro extra para complementar o orçamento, elas se destacam na economia compartilhada do Airbnb como anfitriãs.

Elas são a maioria na plataforma, 55% de todos os anfitriões, e, desde a sua fundação em 2008, já faturaram 10 bilhões de dólares com o aluguel de quartos, apartamentos e casas, segundo o relatório apresentado à ONU pelo Airbnb para o Dia Internacional da Mulher.

Buscando entender o perfil da sua comunidade feminina no mundo, o Airbnb descobriu que, embora não seja uma solução para a desigualdade, sua plataforma de economia compartilhada se tornou uma ferramenta para empoderar mulheres, com grande impacto em países em desenvolvimento. No Quênia, a anfitriã comum recebe o suficiente para cobrir mais de um terço da despesa média anual das famílias. Na Índia, ela cobre 31%; e no Marrocos, 20%.

No Brasil, 52% da comunidade do site é composta por mulheres que geram uma renda média de R$ 5.840. 

O dinheiro extra é usado para complementar o orçamento de casa, sendo que 63% das anfitriãs que são mães solteiras o utilizam para os gastos domésticos.

No mundo, 50 mil mulheres declararam que usam a renda extra para empreender ou se sustentar enquanto abrem um negócio. Só em 2016, 2.500 das anfitriãs brasileiras também usaram o serviço para esse fim.

De acordo com Leo Tristão, diretor geral da companhia no Brasil, “esse grupo nos coloca próximos dos resultados de mulheres empreendendo com a renda extra do Airbnb em países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália (5%). O número de mulheres empreendedoras cresceu cerca de 16% no Brasil nos últimos 10 anos, segundo o Sebrae, e nós ficamos felizes em saber que a plataforma tem contribuído nesse sentido.”

O negócio continua em crescimento no Brasil e entre as mulheres brasileiras. Em 2016, o país tinha 123 mil anfitriões, um crescimento de 103% no ano, e chegou a mais de 1 milhão de pessoas já hospedadas por meio do site. O Rio de Janeiro é a 4ª cidade com o maior número de anfitriãs no mundo, atrás apenas de Paris, Nova York e Londres.


Intel comprará Mobileye por US$ 15,3 bilhões


Acordo de 63,54 dólar por ação em dinheiro é a maior compra do mundo de uma empresa exclusivamente focada no setor de condução autônoma

 



Jerusalém – A gigante norte-americana de chips Intel concordou em comprar a empresa de tecnologia israelense Mobileye por 15,3 bilhões de dólares, a maior aquisição já realizada para uma empresa israelense de alta tecnologia.

O acordo de 63,54 dólar por ação em dinheiro é a maior compra do mundo de uma empresa exclusivamente focada no setor de condução autônoma. A Mobileye é responsável por 70 por cento do mercado global de sistemas avançados de assistência e anticolisão.

A Intel disse esperar que a transação seja encerrada nos próximos nove meses e imediatamente aumente seus lucro por ação (não GAAP), bem como seu fluxo de caixa livre.

As duas empresas já estão colaborando com a BMW em um projeto para colocar uma frota de cerca de 40 veículos autônomos de teste na estrada no segundo semestre deste ano.

Fundada em 1999 com a missão de reduzir as lesões e mortes com veículos, a Mobileye foi listada em 2014 na Bolsa de Valores de Nova York, onde seu valor de mercado é de 10,6 bilhões de dólares.
  
 

Ao menos um grupo entrega proposta para leilão de aeroportos

 

O prazo para entrega das propostas para os aeroportos de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) vai até às 16h desta segunda






São Paulo – Pelo menos um grupo entregou nesta segunda-feira proposta para o leilão dos aeroportos de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) previsto para a quinta-feira, de acordo com uma testemunha da Reuters presente na sede da BM&FBovespa em São Paulo, onde ocorrerá a disputa.

O prazo para a entrega das propostas para o leilão vai até às 16h desta segunda-feira. Representantes do grupo que fez o credenciamento não quiseram falar com a imprensa.


“Eu errei ao promover a desoneração”, admite Dilma em Genebra

Dilma foi questionada sobre arrependimentos em relação a alguma decisão tomada enquanto governou o Brasil

 





Genebra – A presidente cassada Dilma Rousseff admitiu que cometeu um “grande erro” ao promover a desoneração fiscal.

Em Genebra, na Suíça, para participar de debates e seminários, a brasileira foi questionada se era capaz de assumir seus erros e se estava arrependida de alguma decisão que tomou enquanto governou o Brasil.

“Eu acreditava que, se eu diminuísse impostos, eu teria um aumento de investimentos”, disse a ex-mandatária. “Eu diminuí e me arrependo disso. No lugar de investir, eles (os empresários) aumentaram a margem de lucro”, afirmou.

Segundo a petista, uma das acusações que lhe foram feitas é de ter mantido uma política fiscal “mais frágil”. “Errei em uma coisa: tentamos fazer com que os investimentos fossem aumentados. Fiz uma grande desoneração, brutalmente reduzimos os impostos”, disse. “Ali, eu cometi um grande erro. (…) Acreditava que, se fizéssemos isso, eles iriam investir mais e a coisa seria melhor. Eu errei.”

Uma parte das políticas de Dilma chegou a ser condenada na Organização Mundial do Comércio (OMC), como a redução de IPI para empresas locais.

Sua avaliação, porém, é de que houve uma “subestimação das razões da crise econômica” enfrentada pelo País. Você sabia? 26 carreiras (quase) à prova de crise no Brasil

“Todos sabem que, a partir da metade de 2014, houve uma queda significativa dos preços das commodities. Esse movimento afetou a arrecadação do Brasil e a nossa balança comercial”, disse a ex-presidente, lembrando as mudanças feitas na política monetária dos Estados Unidos no período e também o freio que sofreu a economia chinesa.

Sobre o aumento da inflação ao fim de seu governo, Dilma citou a ameaça de desabastecimento de água em São Paulo, mas negou que sua gestão tenha promovido uma “gastança”.

“Numa crise, todos precisam pagar. Mas quem paga? Um pato de seis metros de altura foi colocado nas manifestações, dizendo: eu não pago o pato. Mas quem colocou o pato? O presidente da Fiesp. O que quer dizer isso? Eu não pago impostos. Eu só quero cortes e mais cortes”, atacou Dilma.

Na visão da ex-presidente, o impeachment que sofreu ainda estaria ligado a propostas que ela tinha de elevar impostos. “Meu impeachment também foi por não pagar o pato, e o pato eram os impostos”, disse.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.