O grupo brasileiro Copersucar reportou nesta quarta-feira um lucro líquido de 254 milhões de reais no ano-safra 2016/17, com alta frente aos 32 milhões de reais no ano anterior, devido a maiores preços do açúcar e maiores vendas em sua subsidiária Eco-Energy e na joint venture Alvean, parceria com a Cargill.
A Copersucar, formada por mais de 20 empresas de açúcar e etanol
brasileiras, terminou a temporada 2016/17 com receitas totais de 23,8
bilhões de reais, expansão de 7,6 por cento na comparação com a
temporada anterior.
"Nós tivemos uma pequena queda no volume de moagem de cana, mas
melhores preços no açúcar e etanol na média da temporada, o que
impulsionou as margens", disse a companhia em seu balanço.
As usinas associadas no Brasil moeram 87 milhões de toneladas de cana
na safra terminada em março, 2,5 por cento abaixo do volume da
temporada anterior.
A Copersucar vendeu 5,3 milhões de toneladas de açúcar, 3,6 por cento
menos que em 2015/16. Em etanol, foram 4,2 bilhões de litros, queda de
16 por cento.
Mas a empresa disse que os resultados foram ajudados por maiores
volumes vendidos em sua subsidiária Eco-Energy Biofuels, nos Estados
Unidos, e na joint venture Alvean, na qual a Copersucar e Cargil detêm
50 por cento cada.
A Alven negociou 12,1 milhões de toneladas de açúcar no período, 5,2
por cento a mais que no ano-safra anterior, o que deu à joint venture
uma participação de 26 por cento no comércio global de açúcar bruto.
O presidente-executivo da Copersucar, Paulo Roberto Souza, disse a
repórteres durante uma teleconferência que a Alvean reportou melhores
margens no ano anterior, aproveitando um mercado volátil para o açúcar
bruto.
Ele disse que a joint venture aumentou a originação de açúcar no
Brasil, fazendo negócios com usinas independentes. Souza acredita que
poderia crescer outros 4 ou 5 pontos percentuais em volumes na nova
safra.
A Eco-Energy elevou suas vendas de etanol nos EUA em 4,5 por cento em 2016/17, para 9,2 bilhões de litros.
"Eles ganharam participação em um mercado consolidado, então ganharam mercado dos concorrentes", disse Souza.
A Copersucar disse que a subsidiária agora detém uma fatia de 16 por cento no mercado americano para o biocombustível.
Souza disse que a Eco-Energy está em negociações com produtores de
etanol nos EUA para ter acesso a novos fornecedores do biocombustível,
como forma de ganhar ainda mais mercado.
(Reuters, 21/6/17)