Acordo ainda segue condicionado a aprovações regulatórias, notadamente no Brasil e nos Estados Unidos
Rio de Janeiro – A Natura
anunciou nesta terça-feira que a francesa L’Oréal aceitou sua oferta de
1 bilhão de euros pelo controle da britânica The Body Shop.
Em um comunicado enviado à Bolsa de Valores, a Natura assegurou “ter
concluído de maneira favorável o processo de consulta ao conselho de
funcionários (comitê central da empresa L’Oréal) com relação à
aquisição, pela companhia ou por uma das suas subsidiárias, de 100% das
ações de emissão da The Body Shop International Plc”.
A assinatura do contrato está prevista para 26 de junho em Londres,
mas a operação ainda precisa da aprovação dos órgãos reguladores no
Brasil e nos Estados Unidos.
A Natura anunciou no início deste mês uma negociação exclusiva com a
L’Oréal, que qualificou como “um passo decisivo na internacionalização
de seus negócios”.
“Natura e The Body Shop sempre caminharam juntas. A complementaridade
da presença internacional, o uso da biodiversidade, a ética na gestão, a
relação justa com as comunidades nativas e o uso intensivo da inovação
são dimensões da nova etapa que queremos iniciar”, assegurou na época
Guilherme Leal, co-presidente do conselho de administração da Natura.
Ambas as companhias se caracterizaram pelo uso de ingredientes
naturais em seus produtos, pela defesa de causas ambientais e pela
rejeição aos experimentos em animais.
A Natura foi fundada em 1969 por Luiz Seabra, seu maior acionista, e é a maior empresa de cosméticos do país.
A The Body Shop, que tem cerca de 3 mil pontos de venda nos 66 países
em que opera, foi fundada em 1976 por Anita Roddick e vendida em 2006
para a L’Oréal. O seu faturamento no ano passado foi de 920,8 milhões de
euros. A companhia britânica, no entanto, enfrentou dificuldades nos
últimos anos pela queda das vendas, que foi de 4,8% em 2016.
“Com esta operação, a Natura passará a ter três marcas com forte
identidade: a própria Natura, Aesop e The Body Shop. É um movimento que
fortalece a consistência de nossa estratégia de internacionalização e de
diversificação de marcas e canais”, afirmou João Paulo Ferreira,
presidente da Natura.
A companhia brasileira calcula que sua integração com a The Body Shop
dará nascimento a um grupo com um faturamento consolidado de R$ 11,5
bilhões, 17 mil funcionários, 3.200 lojas e uma catálogo com mais de 2
mil produtos.
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