Atuação:
Consultoria multidisciplinar, onde desenvolvemos trabalhos nas seguintes áreas: fusão e aquisição e internacionalização de empresas, tributária, linhas de crédito nacionais e internacionais, inclusive para as áreas culturais e políticas públicas.
Com a transação, a companhia espera capturar gradualmente sinergias operacionais acima de R$ 250 milhões
Da Redação
redacao@amanha.com.br
A Duratex anunciou que
adquiriu a totalidade da catarinense Cecrisa, de Criciúma. A produtora
de revestimentos cerâmicos e dona da marca Portinari (foto) foi
negociada por R$ 539 milhões, além de uma dívida de R$ 442 milhões,
totalizando R$ 981 milhões. A operação será realizada sem alterações
relevantes na atual estrutura de capital e no endividamento da Duratex.
“O novo negócio permitirá a ampliação do portfólio da companhia, que
reúne atualmente as marcas Durafloor (pisos laminados e LVT), Deca
(louças e metais sanitários), Hydra (produtos para aquecimento de água e
válvulas), Duratex (painéis de madeira e revestimentos de paredes e
forros) e Ceusa (revestimentos cerâmicos). Com a transação, a companhia
espera capturar gradualmente sinergias operacionais e administrativas
acima de R$ 250 milhões”, revela a Duratex, em nota.
“Essa
aquisição somada à expansão da Ceusa, anunciada anteriormente, traz
escala e sinergias importantes para o nosso negócio, deixando a Duratex
ainda mais competitiva”, prevê Antonio Joaquim de Oliveira, presidente
da Duratex. Com capacidade de produção de 20 milhões de metros quadrados
por mês, a Cecrisa possui três unidades fabris no Brasil, sendo duas em
Criciúma e uma em Santa Luzia (MG). A empresa tem cerca de 1.700
funcionários.
A
Cecrisa é a 223ª empresa da região, de acordo com o ranking 500 MAIORES
DO SUL, publicado por AMANHÃ, em parceria técnica com a PwC. No
ranking, baseado no exercício de 2017, apresentava receita líquida de R$
558, 7 milhões, patrimônio líquido de R$ 87,9 milhões, além de um lucro
de R$ 4 milhões.
Loja da Natura: a empresa é a campeã de atendimento pelo segundo ano consecutivo | Germano Lüders / (Germano Lüders/EXAME)
A Natura, conhecida por sua inspiração brasileira e por ingredientes vindos da Amazônia, é cada vez maior fora de seu país de origem. Com a compra da Avon, a companhia dá um salto em sua presença pelo mundo.
Não apenas as duas gigantes
de cosméticos terão faturamento conjunto de mais de 10,9 bilhões de
dólares, como estarão presentes em 100 países com mais de 6,3 milhões de consultoras ou representantes. Será o quarto maior grupo de beleza do mundo, atrás da L’Oréal, Estée Lauder e Shiseido.
Até então, cerca de 45,4% das receitas líquidas da Natura & Co vinham do Brasil. Com a aquisição,
a empresa dependerá muito menos de seu país natal: cerca de 68,3% das
vendas virão de fora. A empresa passa a ser uma das empresas brasileiras
mais internacionalizadas.
Considerando apenas as receitas,
Natura se torna a 7ª brasileira mais internacionalizada. A análise é
feita com base na pesquisa anual da Fundação Dom Cabral, que acompanha
as trajetórias internacionais das companhias brasileiras.
Segundo a pesquisa, entre as empresas
com maior porcentagem de receita fora do Brasil, Odebrecht, CZM e Fitesa
ocupam as três primeiras posições do ranking, com 84,2%, 82,3% e 77,5%
das receitas vindas de fora.
O ranking analisa quantos ativos e
funcionários as companhias têm no exterior em comparação ao total e qual
a participação das operações internacionais em suas receitas. A edição
de 2018 contou com 69 companhias brasileiras, incluindo aquelas que
operam por meio de franquias.
A fabricante de não-tecidos Fitesa,
Odebrecht e a InterCement, do grupo Camargo Corrêa, são as empresas com o
maior índice de internacionalização, segundo a pesquisa, considerando
também o número de ativos e funcionários estrangeiros.
Histórico
Apesar do salto gigantesco que a
Natura dá com a compra da Avon, sua internacionalização começou nos anos
1990, com a expansão para a América Latina. Em 2013, se tornou uma
empresa multimarca, com a compra da australiana Aesop, de produtos mais premium, que hoje tem mais de 300 lojas pelo mundo.
Há dois anos, a brasileira enfrentou
seu maior desafio até então, com a compra da inglesa The Body Shop, com 3
mil lojas pelo mundo. “Agora, com a Avon, damos mais um passo na
internacionalização, em uma escala muito maior”, afirmou o presidente
executivo do conselho de administração da Natura, Roberto de Oliveira
Marques, em teleconferência sobre o negócio.
De acordo com o banco BTG Pactual, as
duas terão 47% do mercado de vendas diretas no Brasil. A maior parte da
operação se concentra na América Latina, responsável por 25,6% dos
negócios excluindo o Brasil. Também é a região que mais deverá ser
beneficiada pelas sinergias da companhia.
“Dada a expertise significativa da
Natura em grande parte das operações da Avon na América Latina, se a
Natura focar nessa operação e em suas sinergias, a transação se torna
mais atraente”, afirmou o Itaú BBA em um relatório de março, quando
surgiram os primeiros boatos sobre conversas entre as duas companhias.
Para o banco, as sinergias entre as
duas companhias podem ser ainda maiores, ao considerar a capacidade
logística da Natura, que pode ser usada para distribuir também os
produtos Avon.
Afinal, é comum que revendedoras atuem
com mais de uma empresa, seja Natura, Boticário, Avon, Tupperware ou
outras marcas de venda direta. De todas as 4,15 milhões de revendedoras
da nova companhia que atuam na América Latina, cerca de 482 milhões já
atua, com as duas marcas e esse número só tende a aumentar.
Para Marcos Gouvêa, fundador e diretor
geral do Grupo GS&Gouvêa de Souza, as duas companhias têm grandes
chances de crescimento em países emergentes, regiões já atendidas por
elas. “Vendas diretas, o core das duas empresas, são muito mais
relevantes nesses mercados, em comparação com países mais
desenvolvidos”, afirma.
Com a aquisição, a Natura leva seus produtos ingredientes brasileiros para cada vez mais longe.
O
Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei de Conversão 12/2019,
oriundo da MP 863/2018, que autoriza a participação de até 100% de
capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. O texto foi
aprovado nesta quarta-feira (22/5), o último dia antes que a MP perdesse
a força de lei. Como foi modificada no Congresso, a medida agora vai
para sanção presidencial.
A
MP revoga trechos do Código Brasileiro de Aeronáutica para concessão de
serviços aéreos públicos. Entre eles, destacam-se a exigência que 80%
do capital com direito a voto seja pertencente a brasileiros. Agora, a
participação de estrangeiros no controle da empresa pode ser de até
100%.
Além disso, não é mais necessário que a direção da empresa
seja confiada exclusivamente a brasileiros, nem que as ações com direito
a voto sejam nominativas na hipótese em que a empresa for constituída
sob a forma de sociedade anônima.
O texto também inclui emenda
garantindo ao passageiro o direito de despachar uma mala de até 23 kg em
viagens aéreas. Na prática, a decisão revoga a resolução nº 400, da
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que autorizava a cobrança pela
bagagem despachada.
Alterações
O Senado manteve as alterações feitas pela Câmara no relatório
apresentado pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA), autor do parecer da
comissão mista que analisou a MP, editada no final do governo Michel
Temer. Os deputados retiraram duas emendas apresentadas pelo relator.
No
caso do controle das aéreas pelo capital internacional, ficou de fora
da MP a proposta de condicionar esse controle à operação, por um mínimo
de dois anos, de 5% dos voos em rotas regionais. Os deputados também
rejeitaram emenda que previa a operação de voos internacionais por
tripulantes brasileiros, ressalvada a possibilidade de no máximo 1/3 de
comissários estrangeiros.
O teor das emendas rejeitadas deverá ser
incorporado ao Projeto de Lei (PL) 2.724/2015, aprovado no mês passado
na Câmara, que permite ao capital estrangeiro controlar empresas aéreas
com sede no País e reformula regulamentos do setor de turismo. A
proposta aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e
Cidadania (CCJ) do Senado, onde tramita como PL 1.829/2019, sob a
relatoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Com informações da Agência Senado.
Representantes de empresas e do Cluster Aeroespacial
participam da Farnborough Internacional Air Show, em 2018, em missão
subsidiada pelo projeto setorial
O Parque Tecnológico São José dos Campos
assinou no dia 3 de maio o contrato de gestão do projeto setorial
“Aerospace Brazil”, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O contrato tem vigência de
dois anos, de 2019 a 2021.
Os Projetos Setoriais fazem parte das ações da Apex-Brasil que visam a
promoção da indústria brasileira no mercado internacional. Pela quinta
vez consecutiva, o PqTec, por meio de seu Cluster Aeroespacial
Brasileiro, assume a execução deste projeto.
O Parque está em uma localização estratégica para o mercado
aeroespacial brasileiro: o setor é formado por cerca de 400 empresas,
com uma concentração expressiva da cadeia na região do Vale do Paraíba
paulista, atraídas pela sede da Embraer, em São José dos Campos.
“Como o Parque é gestor do Cluster Aeroespacial Brasileiro e tem
relação direta com a cadeia desse mercado, faz todo sentido ser o ponto
de articulação para atrair recursos, capacitar empresas e contribuir
para torná-las competitivas internacionalmente”, explica Rodrigo Mendes,
coordenador de internacionalização do PqTec.
A proposta do projeto “Aerospace Brazil” é a de receber empresas do
setor em todo país para fomentar a internacionalização e exportação de
produtos e serviços. Entre os objetivos, estão: aumentar o número de
empresas exportadoras do setor aeroespacial, por meio de ações de
promoção de vendas e inteligência comercial; aumentar a exposição e
reforçar a imagem das empresas, ao promover missões empresariais,
participação em feiras internacionais e rodadas de negócios com empresas
estrangeiras; desenvolver estratégias para o acesso a mercados
externos, com a promoção da internacionalização de empresas brasileiras,
e a formação de redes colaborativas entre empresas participantes, para
que possam oferecer os pacotes de serviços estruturados e integrados e
posicionar-se em um nível superior na cadeia de fornecimento.
“O setor aeroespacial é estratégico para o Brasil, é um gerador de
tecnologias de alto valor agregado e de receitas importantes para o PIB
nacional. A parceria com a Apex-Brasil é importante para fomentar o
setor em um momento ímpar do mercado, a partir da joint venture entre
Boeing e Embraer”, diz Marcelo Nunes, coordenador do Cluster
Aeroespacial Brasileiro.
Ações inéditas
Este projeto conta com iniciativas que não ocorreram em contratos
anteriores. Uma delas são ações para atração de investimento estrangeiro
direto (IED), a fim de desenvolver um trabalho de promoção do setor
brasileiro em mercados maduros para atração de empresas estrangeiras.
Outro destaque são as ações de capacitação para qualificação e
certificação das empresas vinculadas, com consultoria subsidiada pelo
projeto – o acesso a informações precisas reduz o custo das empresas
para se adequar aos requisitos dos selos exigidos pelas grandes
fabricantes ao escolher seus fornecedores.
O programa ainda prevê estudos de inteligência de mercados
estratégicos, como o norte-americano e o europeu. Esses dados vão
alimentar análises técnicas e softwares de market forecast (análise de
tendências e demandas de mercado), aos quais os participantes terão
acesso.
Paris Air Show
A primeira ação deste projeto é a participação de 15 empresas na
Paris Air Show 2019, a maior feira do setor aeroespacial do mundo que
ocorre de 17 a 23 de junho em Le Bourget, na França.
As empresas participantes terão benefícios como um estande compartilhado de 132 m2,
divulgação da marca e apoio do Cluster e da Apex-Brasil para
agendamento de reuniões. As empresas já confirmadas na missão do projeto
são: AGS Holding, Akaer, Ambra Solutions, Avionics, Comutensili,
Cruzeiro do Sul Aviação, Delphos, Itakar, Latecoere, MacJee, Recominte,
Thyssenkrupp e Vectra Technology.
Entre as ações comerciais, o projeto também prevê subsídios para a
participação em outros grandes eventos, como a Convenção e Feira da NBAA
(associação de aviação executiva dos EUA), em 2019, e o Farnborough
Internacional Air Show, em 2020. Também apoiará e subsidiará missões
comerciais para França e Holanda e para o Aerospace and Defense
Supplier Summit 2020, em Seattle (EUA), onde fica a sede industrial da
Boeing.
Sobre o Cluster
Gerido pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, o Cluster
Aeroespacial Brasileiro é um programa centrado no fortalecimento da
cadeia aeroespacial nacional, que congrega 101 empresas associadas e tem
por objetivo gerar diferencial competitivo para as empresas do setor.
Isso ocorre por meio de ações que visam aperfeiçoamento de processos,
desenvolvimento de produtos, soluções e serviços diversos, boa logística
e canais eficazes de distribuição. O Cluster é o executor do projeto
setorial “Aerospace Brazil” em parceria com a Apex-Brasil
Continuando suas ações para diminuir seu portfólio de
empresas e focar na venda de alimentos, a Nestlé iniciou processo para
vender sua divisão de produtos dermatológicos, a Nestlé Skin Health,
antes chamada de Galderma. A divisão terá como compradores a empresa de
capital de risco sueco EQT, e o fundo soberano de Abu Dhabi ADIA por
um valor em torno de 9 bilhões de euros.
O plano do consórcio formado pelos fundos EQT VIII e Luxinva, filial
da ADIA é de resgatar o nome Galderma e de manter a operação atual de 5
mil empregados em 40 países do negócio que faturou de 2,5 bilhões de
euros em 2018. Segundo comunicado da Nestlé, as tratativas já se
iniciaram, e deve se concretizar na segunda metade deste ano após aval
das autoridades e dos empregados.
Desde que a Nestlé começou a diminuir seu portfólio
de empresas focando naquelas de maior rentabilidade, havia a
especulação de que a L’Oreal iria comprar a divisão de dermatologia da
empresa suíça, que tem participação na companhia francesa.
A RD (Raia Drogasil) informa que a Superintendência Geral do
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem
restrições a aquisição do capital da Drogaria Onofre. O processo está
sujeito a eventual recurso ou avocação pelo Tribunal do órgão no prazo
de 15 dias.
A conclusão da operação está prevista para 1º de julho, passado esse
prazo, com o trânsito em julgado da decisão e cumpridas demais
condições, de modo que os resultados da Onofre passarão a ser
consolidados pela Raia Drogasil nessa data.
Há
42 meses na liderança entre as montadoras no Brasil, a GM quase se viu
obrigada a fechar dia das três fábricas que mantém no País. Mudou de
estratégia e irá investir R$ 10 bilhões por aqui. Entenda a estratégia e
os desafios da empresa, segundo o homem que a comanda
Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul (Crédito: Marco Ankosqui)
Formado em Economia pela Universidade de Belgrano, em Buenos
Aires, pai de gêmeas de 8 anos, o executivo Carlos Zarlenga, 45, tem
uma história de sucesso inquestionável. Sob seu comando, a GM
conquistou, no final de 2015, a liderança no Brasil – posição que ainda
mantém. “Hoje, temos uma cultura para ganhar, de excelência, inovar,
pensar diferente, com mais incentivo para a percepção de oportunidades”,
afirma Zarlenga. Nesta entrevista à DINHEIRO, ele expõe o delicado
momento do setor, fala dos planos para o futuro e alerta para a urgência
de uma reforma tributária.
DINHEIRO– A GM anunciou que irá investir R$ 10 bilhões no Brasil até 2024. Como pretende alocar esses recursos?
CARLOS ZARLENGA – Nossa prioridade é modernizar as duas fábricas de São Paulo.
A GM vai lançar vinte novos produtos até 2023. Desses lançamentos, 11
serão ainda este ano. E estamos muito empolgados em continuar à frente
do mercado no Brasil, que já lideramos há 4 anos. O nosso compromisso
com a indústria da América do Sul e do Brasil é importante. Somos muito
fortes na região. Ocorre que, desde 2013, estamos vivendo um momento
muito difícil no Brasil e na América do Sul. As vendas do setor
automobilístico caíram de 4,5 milhões para os atuais 3,5 milhões. É um
impacto negativo muito forte e que gerou, obviamente, uma queda enorme
na rentabilidade. Ao mesmo tempo, a indústria automotiva no Brasil está
muito exposta ao câmbio. Só no ano passado, o real teve uma
desvalorização de quase 30%.
DINHEIRO – Essa depreciação do real gerou prejuízos para o setor automotivo?
ZARLENGA – No ano passado, as matrizes de
todas as montadoras que atuam no Brasil aportaram, juntas, cerca de R$
50 bilhões no País, apenas para manter suas operações aqui. Nesse
cenário, tínhamos de decidir o que iríamos fazer com os investimentos
futuros. Com esse novo acordo com o governo de São Paulo, decidimos
ficar. É bom destacar que, entre 2014 e 2019, a GM investiu no Brasil R$
14 bilhões. Com os R$ 10 bi que anunciamos agora, teremos, ao todo, um
investimento no País de R$ 24 bilhões, de 2014 a 2024. É o maior
investimento que já fizemos.
DINHEIRO – Antes de comunicar esse novo
investimento, o senhor considerou fechar duas fábricas (em São Caetano
do Sul e em São José dos Campos). Como foi comunicar esse risco ao
mercado e aos funcionários?
ZARLENGA – Foi muito complicado. Mas qual
seria a outra opção? Mentir? Eu sempre achei que a transparência é o
melhor caminho numa situação de grande crise. Quanto mais transparência,
mais chances se tem de consertar um problema. E foi justamente o que
nós fizemos. Estou muito contente que tudo tenha sido solucionado.
DINHEIRO – Como o senhor recebeu as críticas ao anúncio de que a GM poderia fechar as fábricas no Brasil?
ZARLENGA – Alguns não acreditaram. Achavam
que era apenas uma ameaça. Quem pensou isso estava seriamente mal
informado. O Brasil representa apenas 2,5% da indústria automotiva
global. É uma fatia importante, mas ainda pequena. Os EUA ocupam 20% do
mercado. Para quem não acreditava que a GM poderia sair do Brasil, eu
quero lembrar que nós fechamos nossas fábricas na Europa, na Rússia, na
Índia, na Austrália, na África do Sul. E foi a melhor coisa que já
fizemos. A questão é que o negócio precisa ser rentável. Sabe qual é o
custo para a GM sair do Brasil? US$ 1 bilhão. O que é melhor? Gastar US$
1 bilhão para fechar tudo ou colocar mais US$ 3 bilhões para seguir
trabalhando e tentando fazer o negócio dar certo?
DINHEIRO – Quais as dificuldades da GM para ser rentável no Brasil, uma vez que é a lider?
ZARLENGA – Temos duas fábricas nas quais o
produto que fazemos agora deixará de ser fabricado em 2021. Para lançar
novos produtos, temos de fazer investimentos em novos modelos e novas
tecnologias. Para isso, precisamos de US$ 3 bilhões.
O incentivo de ICMS ajuda. Mas se esse incentivo acaba, a situação fica
insustentável. Se nós fecharmos duas fábricas, demito 10 mil
funcionários diretos, consigo ficar só com a unidade de Gravataí (RS),
fazendo o Onix, que é líder de vendas no País. Isso pode dar certo. Mas
também pode dar errado. A taxação tributária brasileira é insuportável. O
fato é que a nossa operação no Brasil está em risco. Precisamos fazer
algo para consertar isso.
DINHEIRO – Mas a economia está em situação delicada em todo o mundo.
ZARLENGA – Exato. A economia dos EUA está
crescendo há mais de 10 anos. Em algum momento, vai começar a cair. Nada
cresce para sempre. A mesma coisa acontece na China, onde a GM também é
líder. Pela primeira vez na história, a China registrou queda na venda
de automóveis. Ano passado, foi 5% abaixo do que em 2017. E para este
ano, a estimativa é de uma queda em torno de 7%. Há riscos nos Estados
Unidos e na China, as duas maiores potências do mundo. O problema é
global. No Brasil, é ainda pior, por causa da tributação altíssima. Os
impostos que pagamos aqui são tão exorbitantes que fica mais barato
fabricar um carro na Coreia do Sul e vender em São Paulo do que fazer
esse mesmo carro em São Paulo e vender no próprio estado. Outro grave
problema é a questão cambial. Ninguém sabe para onde vai o real. Só no
ano passado, a moeda perdeu cerca de 30% do seu valor frente ao dólar.
Daí, eu chego na sede mundial da GM e digo: “Mary (Mary Barra,
presidente mundial da montadora), me dá US$ 3 bilhões para eu investir
no Brasil”. E ela me pergunta quando esse investimento vai nos dar
retorno. E eu respondo: “Não sei. Depende do real”. Ninguém sabe até
onde a moeda pode se desvalorizar. Só Deus sabe.
DINHEIRO – Se a matriz concordou em fazer o investimento, deve haver uma perspectiva de lucro no longo prazo.
ZARLENGA – No Brasil, a única solução para
as montadoras é exportar. Da fábrica para dentro, nossa produtividade é
excelente. A nossa fábrica de Gravataí (RS) é a mais eficiente do
mundo, entre todas as montadoras. Somos número 1 do mercado, em todos os
segmentos. Temos o carro mais vendido, que é o Onix. Nossa estrutura é
excelente. A receita da GM dividida pelo número de carros vendidos é a
mais alta do mundo. Se o problema da operação da GM no Brasil fosse
gerencial, eles me demitiam e estava tudo resolvido. A questão é
tributária: 53% de imposto é um absurdo. É asfixiante. Felizmente, o
governador de São Paulo, João Doria, entendeu isso e propôs um acordo
que, acredito, será bom para todos os interessados: a GM, o Brasil, os
trabalhadores e os consumidores.
DINHEIRO – E o que vem agora?
ZARLENGA – Agora, vem o futuro. E o futuro
depende de uma questão importantíssima: a exposição cambial continua
sendo fundamental na nossa indústria. Isso precisa ser consertado. Sem exportação, a indústria automotiva no Brasil não tem futuro.
DINHEIRO – O governo prevê reduzir a alíquota média de importação para até 10%, em quatro anos. Qual será o impacto no setor?
ZARLENGA – Se a proposta do governo
federal é “vamos abrir, mas não vamos fazer o ajuste fiscal”, nós, as
multinacionais, vamos produzir onde for mais eficiente e vender onde for
melhor. Se for assim, nós fabricamos no México e vendemos no Brasil. O
carro custaria menos aqui do que custa hoje. O Equinoxx e o Trakker, por
exemplo, são fabricados no México e vendemos aqui.
DINHEIRO – Nesse caso, além da GM, outras montadoras fechariam suas fábricas aqui?
ZARLENGA – Esse é o ponto. O governo
brasileiro precisa pensar em como aproveitar a grande força de produção
que temos hoje no País, para fazer disso uma força exportadora. Isso só
vai acontecer se o governo atacar a carga tributária já. Com isso, o
governo mostraria à indústria que é confiável. Isso gera credibilidade e
leva as montadoras a continuar investindo no País. Outra coisa
fundamental: 90% da indústria automotiva do Brasil estão nas mãos de
multinacionais. As decisões de investimentos são tomadas na Alemanha,
nos Estados Unidos, no Japão, na Coreia. Para o Brasil ganhar
investimentos, precisa se tornar competitivo. Fazer reforma tributária e
sinalizar abertura para o mundo é sensacional e vai fazer uma diferença
enorme a favor do Brasil.
DINHEIRO – Por quê?
ZARLENGA – A questão tributária é urgente.
Precisa mudar já, para que a indústria possa exportar. Temos uma grande
oportunidade de toda a América do Sul comprar do Brasil. Isso
representaria mais de 1 milhão de unidades por ano. Hoje, vendemos
nesses outros países pouco mais de 200 mil carros. No Brasil, vendemos
500 mil. Mas o que a GM vende na América do Sul é produzido,
principalmente, no México e na Coreia do Sul. Ainda temos muito espaço
para crescer.
DINHEIRO – Além de menos impostos, o que é necessário para o setor recuperar as vendas no Brasil e competir globalmente?
ZARLENGA – A gente não precisa de
absolutamente nada mais do que uma carga tributária razoável. O nosso
processo de produção no Brasil não é diferente do que fazemos no resto
do mundo. Já somos muito competitivos. Vamos tomar como exemplo o
Chevrolet Cruze. No Brasil, esse carro é vendido na casa dos US$ 30 mil.
Nos EUA, ele custa US$ 25 mil. Se tirarmos os impostos, ele custaria
US$ 16 mil (46% a menos) no Brasil e US$ 18 mil (redução de 28%) nos
EUA. O grande problema é o imposto. Sem o ajuste fiscal, nada funciona.
DINHEIRO – E qual sua expectativa quanto à reforma da Previdência?
ZARLENGA – Penso que há três pontos
importantes. O primeiro é que há um consenso muito forte para que a
reforma seja aprovada. Todos sabem que precisa passar. Acredito que
nenhum deputado quer ficar marcado como o cara que impediu a reforma. Em
segundo lugar, o governo tem muita dificuldade de operação política.
O terceiro ponto é que a reforma da Previdência é uma pequena parte das
reformas de que o Brasil precisa. Se, mesmo sendo tão importante — e
apenas uma pequena parte — já está sendo tão difícil para o governo
aprovar a reforma da Previdência, como fica a reforma Tributária, que é
muito mais complexa?
DINHEIRO – É correta a ideia de que os jovens de hoje, os millennials, não querem ter carro?
ZARLENGA – Não é bem assim. Um dado muito
interessante: o maior crescimento de venda de automóveis é justamente no
público entre 18 e 25 anos, em termos globais. Eles precisam e querem
ter carro. Todo mundo fala da geração dos millennials, que é bacana, que
eles gostam de compartilhar. A verdade é um pouquinho diferente. Os
millennials são a geração mais pobre dos últimos 60 anos. Ou seja, não é
que eles não querem comprar um carro. Eles querem. Só não têm dinheiro.
Além disso, a relação com o veículo ainda é muito passional. Vai ver a
cara do sujeito na hora em que ele pega o carro novo na loja.
DINHEIRO – O setor está passando por sua maior transformação da
história. Como a GM se posiciona em questões como segurança,
conectividade e eficiência energética?
ZARLENGA – A GM tem a missão global de
zero congestionamento, zero acidentes e zero emissão (de carbono).
Estamos falando de um futuro autônomo e elétrico. É uma mudança
inexorável. Vai acontecer. E aí, há vários pontos. Um deles é a
infraestrutura para carros elétricos. Vai ser um ciclo onde vão aparecer
os veículos elétricos e, em seguida, vem a infraestrutura. O Bolt, por
exemplo, tem autonomia de quase 400 km. Dá para usar a semana toda e só
recarregar no final de semana. Posso recarregar o carro no escritório ou
em casa. Em 3 horas, a bateria está carregada. Na semana passada,
anunciamos a primeira picape elétrica. Chegará ao mercado em breve. Em
relação aos carros autônomos, também estamos bem adiantados. Vai ser um
movimento interessante e rápido.
DINHEIRO – A GM foi a primeira montadora do Brasil a oferecer um serviço
de assistência pessoal ao motorista (OnStar). É possível estimar o retorno sobre esse investimento?
ZARLENGA – Somos reconhecidos como a marca
mais conectada do Brasil, mesmo considerando as marcas de luxo. E o
sistema OnStar fez grande diferença nisso. Fomos a primeira montadora a
conectar a tela do carro ao celular. Temos mais de 200 mil clientes
conectados e satisfeitos. Ainda este ano, vamos lançar o carro com wifi,
de linha. Isso é um passo a mais na conectividade. É um serviço que nos
ajuda a desenvolver outro tipo de relação com o cliente. A fidelidade
cresce. Nossos modelos terão internet 4G dentro do carro. Para quem tem
criança, como eu, que tenho gêmeas de 8 anos, ter wifi é fundamental.
Depois que você tiver um carro com wifi, jamais vai querer um carro sem.
Esse novo sistema estará em todos os nossos modelos.
DINHEIRO – E o preço? Quanto o cliente da GM vai pagar a mais para ter o carro com wifi?
ZARLENGA – Não vou falar de preço agora. Mas posso garantir que as pessoas ficarão chocadas com o baixo custo desse produto.
DINHEIRO – A GM já tem previsão de quando ele chegará ao mercado?