Estado foi o que teve o maior aumento de redes em 2018
Santa Catarina confirma mais
uma vez o seu excelente desempenho econômico, acima da média nacional. O
setor de franquias em solo catarinense fechou 2018 com crescimento de
22% no número de redes (passou de 447 para 546), o maior registrado no
país – onde a média ficou em apenas 1,1%, segundo a Associação
Brasileira de Franchising (ABF). Já em unidades, o incremento foi de
20% (de 3.480 para 4.170), novamente acima do desempenho médio dos
estados, que não passou de 5,2%. Já em termos de faturamento, as
franquias catarinenses somaram R$ 6,8 bilhões, avanço de 10%, contra
7,1% do Brasil.
O
conselheiro da ABF, Carlos Zilli, que atua no mercado catarinense,
explica que o destaque do estado na economia é resultado do perfil do
empresariado. “Somos um estado com um forte espírito empreendedor e isto
reflete diretamente no setor de franquias, que geralmente atrai pessoas
em busca de um negócio mais profissional, com maior garantia de sucesso
e solidez”, afirma. Ele ressalta que o mercado de franchising é
bastante maduro, com marcas fortes e segurança, prova disso é que passou
praticamente intocado à crise econômica que atingiu o país. “Em quatro
anos cerca de 200 mil empresas fecharam as portas no Brasil. Mas quase
não havia franquias entre elas. Sempre andamos descolados da crise”,
garante. Santa Catarina se destaca também por ser um celeiro de marcas
de franchising de sucesso que estão conquistando importantes fatias no
mercado nacional.
Entre
as empresas catarinense que têm contribuído com essa expansão estão a
Mormaii Fitness (foto). Fundada há sete anos em Florianópolis, a rede
tem 18 franquias em sete estados e almeja chegar a 40 unidades até o
final do ano e mais 60 contratos assinados. Com faturamento de mais de
R$ 6 milhões por ano, a empresa inovou no mercado de fitness ao lançar
um método novo, integrado, que mescla funcional, pilates, treino
cardiovascular e o conceituado sistema alemão Five Konzept. O sistema
respeita os limites do corpo e, por isso, pode ser praticado por pessoas
de todas as idades e níveis. Até atletas e ex-atletas já aderiram ao
método, como o ex-tenista Gustavo Kuerten que, pós sofrer lesões que
prejudicaram sua carreira, no início dos anos 2000, encontrou no modelo
de exercícios da Mormaii uma alternativa para fortalecer a região do
quadril. “O Guga conhece e defende o método que desenvolvemos”, enaltece
Enrico Ferrari, CEO e um dos fundadores da academia Mormaii Fitness. O
investimento para abrir uma franquia fica entre R$ 200 mil e R$ 500 mil,
valor que varia de acordo com o tamanho do negócio. E pode gerar lucro
de até R$ 55 mil em até dois ou três anos.
Santa
Catarina também apresenta exemplos de pioneirismo no setor de
franquias. É o caso da Café Cultura. A empresa – sediada em
Florianópolis – atua há 15 anos no mercado e vem se destacando pela alta
qualidade do café (marca própria e exclusiva), pelas experiências
proporcionadas aos amantes da bebida, por ações de sustentabilidade e
pela criação de produtos exclusivos. A rede conta atualmente com 12
lojas em cinco cidades: Florianópolis (7), São José (1), Balneário
Camboriú (1), Criciúma (2), Tubarão (1) e está ingressando nos mercados
vizinhos do Rio Grande do Sul e Paraná.
A marca faturou R$
15 milhões no ano passado, um avanço de 31% quando comparado ao
exercício de 2017. A Café Cultura tem planos alvissareiros: pretende
chegar a 250 lojas até 2024. Para isso, a rede prevê a abertura de um
centro de distribuição e de uma indústria de torrefação, além de
fomentar a venda de seus cafés em supermercados e empórios
especializados. O valor de investimento para abertura da franquia é a
partir de R$ 150 mil, com prazo de retorno do investimento entre 24 a 36
meses. Como forma de atrair novos franqueados, flexibilizou os modelos
de negócio, tornando o investimento mais acessível. “Oferecemos um
modelo testado e consolidado de negócio, com foco no café de excelente
qualidade e nas principais tendências de mercado, como valorização da
experiência e da cultura do encontro”, afirma Luciana Melo, CEO do Café
Cultura.
A rede de produtos saudáveis DNA Empório também foi
criada na capital catarinense e conta com 19 lojas em seis estados do
país. Para 2019 a meta é crescer 45%. A marca viu seu faturamento saltar
de R$ 2,5 milhões em 2015 para R$ 19 milhões em 2018. Outro
marco do bom momento da empresa é o ingresso no mercado internacional.
Portugal foi o país escolhido pela rede para iniciar esta expansão. O
escritório, em Lisboa, está pronto para atender todo o Velho Continente.
“Já estamos em negociação com cinco empresários, alguns deles
representantes de grandes grupos”, detalha Neto Morozini, diretor da DNA
Empório. Para abrir uma nova unidade da rede requer um aporte total de
cerca de R$ 300 mil. O tempo aproximado de retorno de investimento é de
até dois anos.