quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Auxílio emergencial: 40 milhões devem receber nova rodada do benefício

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Crédito: Divulgação/Secretaria-Geral

Em 2020, o benefício atingiu 67 milhões de brasileiros (Crédito: Divulgação/Secretaria-Geral)


A nova rodada do auxílio emergencial prevista para 2021 deve atingir mais de 40 milhões de brasileiros, segundo divulgado pela Folha de S.Paulo. O número é 8 milhões a mais do que o previsto no dia 4 de fevereiro pelo ministro da economia, Paulo Guedes – no entanto, menor do que os 67 milhões de beneficiários no ano passado.

A projeção da pasta é realizar um filtro do programa, com foco na população que pertence às camadas mais baixas de pobreza. A quantidade de pessoas a receber o auxílio deve incluir os beneficiários do programa Bolsa Família.

Os valores podem ficar entre R$ 200 e R$ 250 por beneficiário. Além disso, a equipe econômica também estuda eliminar o pagamento em dobro para mães solteiras, realizado em 2020.

Ainda de acordo com a reportagem, o custo do auxílio emergencial em 2021 seria entre R$ 8 bilhões e R$ 12,5 bilhões por mês. O Ministério da Economia afirma, ainda, que o programa pode durar três ou quatro meses. Com isso, o governo pagaria entre R$ 24 bilhões e R$ 50 bilhões pelo benefício. No ano anterior, o montante gasto foi de R$ 322 bilhões.

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/auxilio-emergencial-40-milhoes-devem-receber-nova-rodada-do-beneficio/



terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Solução inédita da ABB permite que robôs e pessoas trabalhem juntos e aumenta a produtividade em 53% na Nestlé Brasil



Robô industrial com tecnologia exclusiva SafeMove da ABB permite interação segura com funcionários no processo de paletização das fábricas de chocolates da Nestlé no Brasil

A ABB, empresa líder global de tecnologia e pioneira na indústria 4.0, desenvolveu em parceria com o time de Engenharia de Embalagem da Nestlé, uma célula robótica colaborativa inédita para a área de paletização das fábricas de chocolate da Nestlé no Brasil. Utilizando um robô industrial e a tecnologia SafeMove, a solução foi capaz de melhorar a produtividade do processo de paletização em 53%, reduzir os custos de manutenção e contribuir para uma operação mais ágil e eficiente. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Na constante busca por maior eficiência e produtividade, a Nestlé do Brasil procurou a ABB com um desafio: precisava de uma célula robótica compacta para sua linha de produção de chocolates, que fizesse o carregamento preciso dos produtos em paletes. Mais ainda, a solução deveria permitir que os funcionários trabalhassem com segurança ao redor do robô, além da possibilidade da solução ser replicada em outras unidades da empresa.

A ABB já fornecia soluções robóticas  para a Nestlé, mas com esse novo pedido, precisou desenvolver  em conjunto com o time de engenharia da Nestlé, uma célula robótica exclusiva que atendesse a todas as necessidades da empresa. O principal desafio desse projeto é que os trabalhadores da Nestlé precisariam entrar na área operacional do robô para acelerar as mudanças de palete, o que exigiu uma solução robótica que pudesse atender a equipe sem  nenhuma diminuição do nível de segurança. Para atender a Nestlé, a ABB optou por uma célula de paletização robótica utilizando a tecnologia SafeMove. Com uma abordagem por zonas, que divide o espaço de trabalho do robô em três áreas -- verde, amarela e vermelha, de acordo com a aproximação do operador --, o SafeMove permite que grandes robôs industriais trabalhem ao lado de pessoas com segurança e confiabilidade, sem a necessidade de separação estrita.

Michey Piavantinha, Diretor de Fábrica da Nestlé Caçapava, destaca a importância da parceria com a ABB Robótica: “Graças à parceria com a ABB, é possível desenvolver soluções que tornam nosso processo de fabricação mais ágil e eficiente, garantindo que nossos produtos continuem tendo o mesmo padrão de qualidade e excelência que fazem a marca Nestlé ter sucesso”.

Por sua vez, Douglas Barbosa, Engenheiro de Projetos da fábrica, salienta: “Alcançamos ótimos resultados, reduzindo custos de manutenção, aumentando a produtividade da linha em 53%, reduzindo as perdas e a necessidade de retrabalho manual, e a célula já está preparada para a possibilidade de um aumento na capacidade de produção futura.”



SafeMove

O SafeMove conta com várias funções de segurança, incluindo limites de velocidade de segurança, monitoramento de parada segura e supervisão de posição e orientação. Usando sensores de segurança instalados na célula, os movimentos do operador são detectados conforme eles se aproximam do robô. Se um operador estiver na zona 'verde', o robô se moverá normalmente. Ao pisar na zona 'amarela' fará com que o robô desacelere e restrinja seus movimentos para ajudar a impedir o risco de contato acidental com o operador. Se o operador se mover para a zona vermelha, o SafeMove fará o robô parar completamente com monitormaento de segurança, reiniciando-o apenas depois que a zona estiver liberada novamente.

A abordagem de velocidade e separação habilitada pelo SafeMove elimina a necessidade de muitos dos componentes exigidos por uma célula de robô padrão, como cercas, interruptores de segurança, portas e chaves de acesso, para garantir a separação entre robô e equipe. Com isso, exige uma área entre 30% e 40% menor em comparação com as células anteriores da ABB.

As células robóticas tradicionais também precisam de uma instalação mais complexa, exigindo uma maior quantidade de cabos, por exemplo. Com SafeMove, tudo isso é removido, permitindo que a célula entre em operação dentro de uma semana, em comparação com as duas a três semanas necessárias anteriormente, dependendo do tipo de equipamento. Há também um custo de estoque menor, pois o cliente não precisa manter um grande número de peças de reposição.

A célula usa um robô ABB IRB660 com o opcional SafeMove que é equipado com uma garra com vácuo para mover as caixas do final da linha de produção para o palete, empilhando-as com precisão para garantir uma carga equilibrada e estável. Assim, reduz o retrabalho necessário de retrabalho  nos paletes e evita danos às caixas. Anteriormente, os operadores às vezes deixavam de colocar as caixas corretamente, exigindo que paletes inteiros fossem reorganizados antes que pudessem ser movidos.

Digitalização com RobotStudio

Para demonstrar como a célula robótica funcionaria na prática, a ABB usou o software RobotStudio para simular a solução completa em um ambiente virtual antes da instalação, incluindo a validação do tempo de ciclo para as operações do robô. Com essa iniciativa, garantiu um menor tempo de implementação e evitou eventuais falhas que pudessem ocorrer no processo.

Com o RobotStudio, eventuais modificações podem ser desenvolvidas e validadas no ambiente virtual antes de serem aplicadas no sistema real, evitando riscos e perda de produção. Também não houve necessidade de longos treinamentos para os operadores, pois a solução é simples de ser operada.

O sucesso da solução da ABB foi tão grande que a Nestlé já instalou 13 células de paletização em suas fábricas brasileiras, todas usando o ABB SafeMove, e há várias outras em instalação e comissionamento.

“Para nós da ABB é uma grande satisfação desenvolver soluções para a Nestlé, uma empresa que está sempre investindo e modernizando seus processos produtivos e nos desafiando com projetos inovadores e de muita tecnologia”, afirma Adrian Covi, gerente de Robótica para o segmento de alimentos e bebidas da ABB no Brasil. “ABB Robótica mais uma vez atendeu as expectativas da Nestlé e alcançou ótimos resultados de eficiência e produtividade, que poderão ser replicados pela empresa em todo o país”.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que estimula a transformação da sociedade e da indústria em prol de um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar softwares ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 110.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com.br

Robótica & Automação Discreta ABB é pioneira em robótica, automação de máquinas e serviços digitais, fornecendo soluções inovadoras para uma grande variedade de indústrias, desde automotiva até eletrônica e logística. Como uma das fornecedoras líderes mundiais em robótica e automação de máquinas, nós já fornecemos mais de 400.000 soluções de robôs. Nós ajudamos nossos clientes de todos os tamanhos a aumentarem a produtividade, flexibilidade e simplicidade e a melhorar a qualidade da produção. Nós damos apoio na transição para uma fábrica do futuro conectada e colaborativa. Robótica & Automação Discreta ABB emprega mais de 10.000 pessoas em mais de 100 localidades, em mais de 53 países. www.abb.com/robotics


 https://new.abb.com/news/pt-BR/detail/73327/solucao-inedita-de-robos-abb-aumenta-a-produtividade-nestle-brasil

Juiz da Paraíba cria robô de autoatendimento para acelerar demandas processuais


Juiz titular da comarca de Piancó, Pedro Davi Vasconcelos, desenvolveu chatbot para fazer triagem de solicitações


robô de autoatendimento
Crédito: Unsplash

Quando chegou há pouco mais de um ano para assumir a titularidade da 1ª Vara da Comarca de Piancó, município localizado a 340 quilômetros de João Pessoa, capital da Paraíba, o juiz Pedro Davi Vasconcelos encontrou o caos. A vara, que já estava há um tempo sem magistrado titular, enfrentava diversos desafios para organizar as demandas processuais e garantir o atendimento aos cidadãos e advogados.

Antes de mais nada, Vasconcelos colocou ordem em todo o acervo de processos, mas só isso não seria suficiente para aprimorar a produtividade do tribunal. Com um histórico de interesse por avanços tecnológicos e informatização, o magistrado se debruçou a aprender como desenvolver um modelo de chatbot, um robô de atendimento virtual.


Para produzir efeito, o programa precisava ser desenhado para atender as principais demandas da vara. Foram alguns meses de estudo por conta própria e dois meses para o desenvolvimento do sistema, que começou a realizar atendimentos no início de setembro.

O funcionamento é simples: o interessado em acessar alguma informação relacionada à vara envia uma mensagem para um número no WhatsApp, que responderá com um menu com todas as informações que podem ser colhidas por aquele canal de atendimento.

Hoje, está tudo programado no aplicativo. Antes era preciso pegar o telefone do servidor e entrar em contato individualmente. A demanda então ficava a critério de quem a recebia. Agora não. O procedimento é objetivo com todas as informações reunidas em um canal só”, diz Vasconcelos em entrevista ao JOTA

Dentre as solicitações que podem ser feitas por meio do robô estão marcar um atendimento diretamente com o juiz, solicitar a realização de despachos, marcar audiência, pagar custos processuais, negociar dívidas, entre outros.

Tanto advogados quanto cidadãos podem utilizar a ferramenta. Do canal de autoatendimento, o solicitante é direcionado para um formulário do Google, que por sua vez é remetido para o e-mail da vara e, de lá, é distribuído para os servidores analisarem. Desde setembro, segundo estatísticas que ficam armazenadas no próprio programa, já foram concluídas 46 solicitações.

“Nós moramos no sertão da Paraíba e, do meu ponto de vista, a criação desse robô foi um avanço que está muito além da nossa realidade e do que os jurisdicionados e advogados esperavam. A 1ª Vara trouxe a modernização para nós sertanejos, nos colocou no patamar dos grandes centros”, exalta o advogado Gefferson Miguel, do Gefferson Miguel Advocacia e Consultoria Jurídica, que atua com Direito Previdenciário no Vale do Piancó. 

Segundo ele, que tem utilizado com frequência a ferramenta, desde a implementação é possível perceber uma maior celeridade nos processos. “Em relação aos despachos, por exemplo, o canal tem trazido uma melhora grande, porque antes o magistrado, para se inteirar do processo, precisava ler todos os autos. Agora, é possível marcar uma conversa prévia tanto por parte do advogado quanto por parte do jurisdicionado. Despachos que levavam três, quatro meses, agora saem em semanas ou até dias”, diz Miguel.

De acordo com o juiz, até mesmo para solicitações que não podem ser atendidas, como por exemplo em processos que precisam respeitar o rito cronológico do Código de Processo Civil, há um retorno para a parte interessada que fez o pedido. “Não é tudo que se pode ser atendido. Tem alguns processos que dependem do tempo mesmo. Então a gente faz essa triagem e avisa”.

Modelo para outras varas

O autoatendimento desenvolvido em Piancó já ganhou projeção no Tribunal de Justiça da Paraíba, que está avaliando a possibilidade de replicar o chatbot em outras varas do estado.

Agora, Vasconcelos está escrevendo um ebook de treinamento para reproduzir o modelo desenvolvido por ele. “Para usar o programa, o próprio juiz das outras varas precisa identificar quais são as principais demandas locais. Porque é preciso adaptar o modelo para atender a outras realidades”, diz o magistrado.

Ele afirma que vem recebendo e-mails de todo o Brasil pedindo para compartilhar a ferramenta. “Ainda estou estudando como fazer isso, mas até escritório de advocacia está interessado”.

Essa não foi a primeira vez que Vasconcelos se destacou ao desenvolver tecnologias para digitalizar o Poder Judiciário brasileiro. Em 2018, quando atuava nas comarcas de Água Branca e Princesa Isabel, também na Paraíba, ele criou o “Fiscal PB”, um aplicativo exclusivo para uso policial.

O modelo consiste em um registro digital de todos os presos da região que cumprem pena em regime aberto. A intenção, de acordo com o magistrado, é fornecer aos policiais informações precisas para a fiscalização de detentos.

“Cidade pequena geralmente não tem estrutura de tornozeleira eletrônica, mas tem gente cumprindo pena no regime aberto que não pode frequentar bares ou tem que haver o recolhimento domiciliar a partir das 22h, por exemplo. E a polícia, quando fazia a fiscalização, não tinha controle nenhum. Às vezes eu via um calhamaço de papel na mão deles, desatualizado há mais de três anos”, conta.

Futuro

A onda de digitalização impulsionada pela pandemia da Covid-19 também chegou ao Poder Judiciário e só deve crescer, na visão de Vasconcelos. Além disso, o ministro Luiz Fux, que assumiu a presidência do Conselho Nacional de Justiça no mês passado, também frisou em seu discurso que fará investimentos em tecnologia e digitalização dos processos.

Para o magistrado, o maior desafio do Poder Judiciário será manter essa cultura de digitalização, bem como conhecer a ferramenta que “vai tomar conta de tudo, a Inteligência Artificial (IA)”. O juiz afirma que, agora, ele vai se dedicar para estudar programas de IA.

“Vai chegar um momento em que causas pequenas que não tenham muita complexidade vão ser julgadas por um robô. Ele vai sugestionar e começar a auxiliar o juiz. Acredito que nunca irá substituir a figura do magistrado, mas podemos melhorar o desempenho com essas tecnologias”.

O magistrado faz parte de grupos que desenvolvem tecnologia voltada para o Judiciário e diz que tem trocado experiências com o CNJ, que no final de 2018 criou a Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Infraestrutura.

“Para variar, no Brasil se cria as providências cada um do jeito que quer e depois alguém fala: ‘bora unificar’. É isso que o CNJ está estudando agora”.

 

 https://www.jota.info/coberturas-especiais/inova-e-acao/juiz-paraiba-robo-autoatendimento-16022021?utm_campaign=jota_info__ultimas_noticias__destaques__16022021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

 

Hapvida diz que negociação para fusão com Notre Dame avança

NotreDame Intermédica

As empresas Hapvida e Notre Dame Intermédica informaram que as discussões para uma potencial combinação dos negócios continuam em andamento e ponderaram que, até o momento, não foi assinado nenhum documento para uma oferta vinculante. As informações constam em fatos relevantes publicados separadamente por cada uma das companhias no fim da noite de segunda-feira, dia 15.

A Hapvida incluiu em seu comunicado a avaliação de que “as negociações têm avançado adequadamente e que espera, em breve, chegar a um acordo vinculante quanto aos termos e condições finais da operação proposta à Notre Dame.

Por sua vez, a Notre Dame disse apenas que continua conversando sobre os pontos comerciais e de governança, mas não pode revelar mais detalhes porque os termos são sigilosos.

Maior operadora de planos de assistência médica e odontológica do Nordeste, a cearense Hapvida propôs, em janeiro, uma combinação de negócios com a Notre Dame Intermédica, outra peso-pesado do setor de planos de saúde.

A companhia fruto da fusão será formada por 300 clínicas e 70 hospitais e passará a ter 8,3 milhões de usuários de convênio médico e mais de 5,2 milhões de beneficiários de plano dental, com abrangência nacional.

No comunicado de hoje, as empresas informaram que, caso concluída a transação, o novo grupo resultante da combinação terá uma estrutura de copresidentes, postos que serão ocupados por Irlau Machado Filho e Jorge Pinheiro, atuais presidentes de cada uma. Elas acrescentaram ainda têm o objetivo de manutenção dos atuais administradores de ambas as partes.

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/hapvida-diz-que-negociacao-para-fusao-com-notre-dame-avanca/

 

Governo assina contrato para 54 milhões de doses da Coronavac


Governo assina contrato para 54 milhões de doses da Coronavac

Somadas a outras 46 milhões de doses já contratadas, a estimativa da Pasta é de distribuir aos estados, ao longo do ano até setembro, 100 milhões da vacina

O Ministério da Saúde informou, por nota, que assegurou mais 54 milhões de doses da vacina Coronavac contra a covid-19, conforme contrato assinado na última segunda-feira (15/2), à noite, pela Fundação Butantan.

Somadas a outras 46 milhões de doses já contratadas, a estimativa da Pasta é de distribuir aos estados, ao longo do ano até setembro, 100 milhões da vacina.

Além da Coronavac, o País receberá até dezembro mais 42,5 milhões de doses de vacinas fornecidas pelo Consórcio Covax Facility.

Outro fornecedor de imunizantes contra o novo coronavirus é a Fundação Oswaldo Cruz, com quem estão contratadas mais 222,4 milhões de doses que começaram a ser entregues mês passado, segundo o Ministério da Saúde.

A Pasta informa ainda que deverá assinar nos próximos dias contratos de compra com a União Química, que deverá entregar 10 milhões de doses da vacina russa, a Sputnik V, entre março e maio.

Além disso, a Pasta destaca que também deve assinar com a Precisa Medicamentos, que poderá trazer no mesmo período ao Brasil mais 30 milhões de doses da Covaxin. 

O Ministério da Saúde garante, por nota, que negocia com outros laboratórios para ampliar, ainda em 2021, as 364,9 milhões de doses que o Brasil tem atualmente contratadas.

Cronograma de Entregas de vacinas, segundo o Ministério da Saúde:  

 

CONSÓRCIO COVAX FACILITY 

 

Entregas das 42,5 milhões de doses:
Março: 2,65 milhões de doses da AstraZeneca
até Junho: 7,95 milhões de doses da AstraZeneca

O consórcio, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), funciona como um centro de distribuição internacional de vacinas. O Brasil receberá, ainda, aproximadamente mais 32 milhões de vacinas contra Covid-19 produzidas por laboratórios de sua escolha até o final do ano, conforme cronogramas estabelecidos exclusivamente por esse consórcio. 

 

FUNDAÇÃO BUTANTAN – CORONAVAC/SINOVAC 

 

Entregas das 100 milhões de doses:
Janeiro: 8,7 milhões – entregues
Fevereiro: 9,3 milhões
Março: 18,1 milhões
Abril: 15,93 milhões
Maio: 6,03 milhões
Junho: 6,03 milhões
Julho: 13,55 milhões
Agosto:13,55 milhões
Setembro: 8,8 milhões  

 

 FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – OXFORD/ASTRAZENECA 

 

Entregas das 222,4 milhões de doses:
Janeiro: 2 milhões – entregues
Fevereiro: 4 milhões
Março: 20,7 milhões
Abril: 27,3 milhões
Maio: 28,6 milhões
Junho: 28,6 milhões
Julho: 1,2 milhões

A partir da incorporação da tecnologia da produção do IFA, a Fiocruz deverá produzir e entregar mais 110 milhões de doses no segundo semestre de 2021. 

 

UNIÃO QUÍMICA – Sputnik V/Instituto Gamaleya 

 

Entrega das 10 milhões de doses (importadas da Rússia) – Previsão de assinatura de contrato esta semana.  

Março: 800 mil entregues 15 dias após a assinatura do contrato
Abril: 2 milhões entregues 45 dias após a assinatura do contrato
Maio: 7,6 milhões entregues 60 dias após a assinatura do contrato 

A partir da incorporação da tecnologia da produção do IFA, a União Química deverá passar a produzir mais 8 milhões de doses por mês.  

 

PRECISA MEDICAMENTOS – Covaxin/BHARAT BIOTECH 

  

Entrega das 20 milhões de doses, importadas da Índia – Previsão de assinatura de contrato esta semana.

Março: 8 milhões – 4 milhões + 4 milhões de doses entregues entre 20 e 30 dias após a assinatura do contrato
Abril: 8 milhões – 4 milhões + 4 milhões de doses entregues entre 45 e 60 dias após a assinatura do contrato
Maio: 4 milhões entregues 70 dias após a assinatura do contrato 

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/governo-assina-contrato-para-54-milhoes-de-doses-da-coronavac/


Escritórios disponíveis em São Paulo crescem 50% após devoluções

 


Crédito: Pixabay

JLL prevê um agravamento do cenário para este ano (Crédito: Pixabay)

A taxa de disponibilidade de espaços em edifícios corporativos de alto padrão em São Paulo saltou 50% do primeiro para o último trimestre do ano passado. O total de imóveis sem inquilino, que era de 13,6% entre janeiro e março, fechou 2020 com 22,4%.

Os dados fazem parte do levantamento da JLL, empresa especializada em imóveis corporativos, que prevê um agravamento do cenário para este ano.

Em São Paulo, além da adoção do home office, que deve permanecer, para 2021 estão previstos mais 208,2 mil m² de novos imóveis a serem entregues. O volume deve impactar a absorção e a taxa de vacância, que deve manter a tendência de aumento.

O valor pago por mês no aluguel ficou em R$ 85/m². O valor ficou estável na avaliação da JLL, mesmo com o aumento da vacância.

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/escritorios-disponiveis-em-sao-paulo-crescem-50-apos-devolucoes/

CEO da Farfetch fala sobre como a pandemia impulsionou as vendas de moda online


Crédito: Divulgação - Farfetch

José Neves considera que a alteração para a compra online de itens de luxo é uma mudança de paradigma que tende a durar mesmo depois da pandemia (Crédito: Divulgação - Farfetch )


A pandemia da covid-19 causou retração na economia pelo mundo inteiro. A expectativa, de acordo com a Bain & Co., era que as vendas globais dos bens de luxo apresentariam queda de 23%, para US$ 258 bilhões, em 2020.

Contrariando as projeções, a Farfetch, plataforma de compras online que fornece acesso a muitas das marcas mais caras do mundo, incluindo Fendi, Gucci, Prada e Thom Browne, superou o desempenho da indústria com a nova disposição dos consumidores de comprar produtos de luxo online.

De acordo com a Time, a plataforma conquistou 900 mil clientes nos últimos dois trimestres e vendeu um conjunto de joias de ouro avaliado em US$ 1 milhão e tênis colecionáveis ​​por centenas de milhares de dólares.

A publicação avalia que um dos impactos da pandemia é que os ricos estão ficando mais ricos, mas com menos opções para gastar suas fortunas, já que o isolamento social e restrições de deslocamento se espalharam pelo mundo todo. Com isso, há ainda mais renda disponível para alguns itens de luxo e é aí que entra a operação da Fartech.

José Neves, CEO da Fartech, disse à Time que considera que a mudança para a compra online de itens de luxo é uma mudança de paradigma que tende a durar mesmo depois da pandemia. Para ele, as pessoas ficaram mais confortáveis ​​comprando roupas caras sem experimentá-las.

A tecnologia tem sido uma importante aliada para dar mais confiança nas compras virtuais. Os clientes da Farfetch na China, por exemplo, podem experimentar virtualmente um par de tênis usando algoritmos de geometria 3-D sofisticados, juntamente com redes neurais, que identificam a posição do sapato no espaço e a aplicam ao pés dos usuários.

As vendas online representam cerca de um terço de muitas categorias de varejo, um nível que Neves acredita que o luxo poderia atingir em cinco anos, contra cerca de 12% antes da pandemia.

 

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