Na trilha da companhia de
benefícios corporativos tem aceleração no laboratório do Facebook,
estreia com a Natura e parceria com Porto Seguro
O nascimento da Bloom Care: da esquerda
para a direita, as sócias Roberta Sotomaior, Antonia Teixeira e Bianca
Cassarino (Daniel Pinheiro/Divulgação)
Roberta Sotomaior sonhava em mediar conflitos
internacionais. Formou-se em diplomacia e depois de seis anos formada
foi para Boston avançar nos estudos de relações internacionais. Nos
Estados Unidos, dedicou-se especialmente à disputa entre Israel e
Palestina. Foi lá que decidiu migrar da solução de problemas para a
prevenção, depois de olhar atentamente para a situação das crianças em
zonas de guerra e o condicionamento cultural “Mergulhei nesse assunto e
me apaixonei. Descobri que pensar em solução de conflitos é como querer
tratar câncer com band-aid. Tudo começa na criança e na família”, contou
ela, em entrevista ao EXAME IN.
Daí, foi um passo para criar a Bloom Care, uma
plataforma dedicada à saúde feminina e familiar, com foco na
maternidade/paternidade para todos os modelos de família, que recebeu R$
3 milhões em uma rodada pré-capital semente no fim de 2021.
Participaram do aporte nomes relevantes do ecossistema de startups e
saúde, como Rachel Horta, fundadora da Hekima e conselheira do Grupo
Fleury, Renato Carvalho, presidente da Novartis, Marco Crespo (ex-CEO da
Gympass) e Fernando Okumura (sócio gestor da KMR Ventures), além de
nomes como The Next Company e IKJ Capital.
A empresa usará os recursos que foram obtidos para investimento em
tecnologia e dados e na expansão dos times de venda e atendimento em
saúde. Ao mesmo tempo, já vai se preparar ao longo desse primeiro
semestre para uma rodada ‘série A’. Junto de Roberta, desde a largada,
está Antônia Brandão Teixeira, formada pela Fundação
Getúlio Vargas (FGV) e com experiência em inovação e tecnologia em
empresas como Novartis e Grupo Havas — e nesse momento, em licença
maternidade. A elas, se juntou também como sócia Bianca Cassarino, também FGV, com 15 anos de experiência no mercado financeiro, pelo Goldman Sachs, e ainda no Grupo Jereissati.
O projeto começou em 2018, dedicado ao conteúdo sobre o tema, após
uma captação anjo. A revolução veio após um programa de aceleração
durante seis meses do Facebook, dentro de um centro de
inovação, para o qual a Bloom Care foi selecionada. Lá foi pensado e
desenvolvido um caminho para monetizar o negócio e trazer escala.
“Durante essa incubação também desenvolvemos muito nosso olhar para a
questão da cultura de dados. Foi um grande laboratório de testes”,
enfatiza Roberta.
Assim, em 2019, a Bloom Care se tornou um negócio B2B e tomou o
formato de uma solução de benefícios corporativos. “Nós tivemos como
primeiro cliente a Natura e fizemos uma avaliação de
impacto durante sete meses, acompanhando 15 mil consultoras mães de
crianças de zero a dois anos. Lá testamos indicadores de qualidade e
satisfação e tivemos um dos maiores aprendizados na nossa jornada de
produto. Entendemos que o conteúdo era muito importante, mas era preciso
em algum momento falar com alguém. Foi aí que evoluímos de uma
plataforma de conteúdo para essa estrutura de primeira clínica digital
de saúde da mulher e da família e nos tornamos uma healthtech”, conta a
empreendedora.
A mulher que é atendida dentro do aplicativo recebe um voucher da
companhia na qual trabalha e, a partir daquele momento, passa a ser
acompanhada por uma gestora de saúde que avalia seu perfil e suas
necessidades daquele momento. Além do cuidado com a jornada, há uma
estrutura de atendimento sob demanda, incluindo consultas presenciais,
além de telemedicina.
Hoje, o acompanhamento está disponível para famílias com crianças de
até dez anos de idade. São 15 especialidades e mais de 40 profissionais
de diversos tipos, que passam por médicos ginecologistas, doulas, doulas
de adoção, fonoaudiólogos, nutricionistas, médicos de família,
psicólogos, entre diversos outros. Estão lá também conteúdos de
especialistas que já são grandes comunicadores e influenciadores desse
público como o pediatra Daniel Becker, a pscinalista dedica à
maternidade Vera Iaconelli e o terapeuta familiar Alexandre Coimbra
Amaral.
“Atualmente, cerca de 25% dos funcionários de uma empresa se encaixam
no nosso público de beneficiários”, explica a executiva, que é também
CEO da Bloom Care, além de fundadora. Hoje, a plataforma tem três
pilares de atuação: bloom planejamento familiar, bloom gravidez e
pós-parto e o bloom parentalidade e carreira. Em breve, haverá novos
produtos, como o bloom saúde da mulher, para quem não está nesse momento
planejando ou querendo ter filhos. Com isso, o escopo de atuação deve
crescer para além do foco atual.
Os programas da Bloom Care, apesar de terem nascido centrados na
mulher, já atendem também casais homoafetivos e pessoas que decidem
partir para a carreira solo na criação de filhos. “Precisa ser
inclusivo, o que desperta muito interesse das empresas que nos
contratam, e o cuidado e atendimento precisam ser personalizados para
fazer a diferença. Não existe um caminho padrão para todos”, destaca
Roberta.
Nos últimos seis meses, a startup já realizou 1.700
consultas de telemedicina, 3.500 atendimentos via chat e contabilizou
mais de 5.000 acessos ao conteúdo. No fim do ano passado, quando recebeu
o aporte, a Bloom Care tinha uma carteira de seis companhias clientes e
hoje já são 12 empresas. O ingresso dos funcionários é faseado —
atualmente são 2.000 pessoas assinantes da plataforma e ao longo desse
trimestre esse total deve triplicar, dentro dos contratos já assinados.
O modelo de negócios também está em evolução e, além de ser um
programa de benefícios, a Bloom Care vai atuar ainda com parcerias com
planos de saúde. O primeiro contrato acaba de ser fechado com a Porto
Seguro. “Para a operadora de saúde, há muito valor ligado à redução de
custo, como diminuição de partos cirúrgicos que não sejam necessários e
redução de idas ao pronto-atendimento. Começamos a trazer os clientes no
fim deste mês”, comenta a fundadora. "É uma cadeia de valor enorme e
com muitas oportunidades."
https://exame.com/exame-in/bloom-care-a-startup-da-maternidade-capta-r-3-mi-e-prepara-serie-a/