sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Cancelado no LinkedIn, empreendedor faliu e teve prejuízo de R$ 300 mil

 


Crédito: Arquivo pessoal/Rodrigo Garçone

Rodrigo Garçone foi cancelado no LinkedIn ao anunciar uma vaga de emprego de maneira "sarcástica" (Crédito: Arquivo pessoal/Rodrigo Garçone)

 

O empreendedor Rodrigo Garçone vivenciou como poucos a experiência de cancelamento nas redes sociais. Com postagens consideradas polêmicas, ele gerou muito engajamento no LinkedIn, o que lhe rendeu diversas oportunidades de negócios, mas também lhe custou a falência de sua empresa.

“Comecei a usar o LinkedIn para compartilhar minha visão sobre ambiente profissional e questões pessoais. Rapidamente ganhei muita audiência porque fugia do padrão da rede: todos querem contar história positiva, exagerar no lado bom e eu decidi ser a primeira pessoa a compartilhar o que todo mundo tem vergonha: os fracassos. Assim, comecei a atrair grande quantidade de haters. Sou empreendedor que gosta de tema polêmico e não se preocupa com crítica”, disse Garçone.

Em 2018, Garçone criou uma empresa que ajudava as pessoas a se reposicionarem no mercado de trabalho, ideia que teve a partir da experiência com usuários da rede social. A empresa deslanchou e conseguiu contratos com grandes empresas, o que alavancou a carreira do empresário.

Em 2019, Rodrigo foi eleito um dos 50 profissionais de Recursos Humanos (RH) mais relevantes da América Latina, muito por conta de sua atividade no LinkedIn. Tornou-se diretor de uma associação de RH. Foi quando sofreu seu primeiro cancelamento, com denúncias em massa que o tiraram temporariamente da rede.

No entanto, o maior golpe aconteceu em 2020. Garçone publicou um post (veja abaixo) que afirma ser “sarcástico”: anunciava uma vaga sem horário definido de trabalho, sem salário, sem benefícios. Tratava-se da busca por um sócio da empresa que crescia, mas não foi como outros usuários interpretaram.

“Foi um post sarcástico, do qual nunca me arrependi de ter escrito. Alguém pegou (a postagem) e fez uma denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT). O promotor acolheu a denúncia de trabalho análogo à escravidão”, conta Rodrigo.

Com as investigações em andamento, o MPT solicitou aos clientes da empresa de Rodrigo informações sobre os serviços prestados e documentações como as Notas Fiscais emitidas. O contato do MPT acendeu sinal de alerta no compliance e no jurídicos das empresas clientes, que decidiram romper todos os contratos com a empresa de Rodrigo, o que lhe levou à falência e a um prejuízo de R$ 300 mil.

“Pessoas insatisfeitas com suas carreiras comemoraram o fechamento de uma empresa porque não concordam com o posicionamentos do empreendedor, que é o ‘malvadão’, que explora. Várias pessoas foram demitidas, tinha dezenas de colaboradores que dependiam daquilo. A cultura do cancelamento é nocivo até para o futuro econômico”, analisa Garçone, que foi convidado a se retirar da associação de RH e teve sua imagem profissional manchada.

Por fim, Rodrigo disse que o clichê “há males que vêm para bem” resume sua trajetória profissional pós-cancelamento. Ele deixou a área de RH para atuar com marketing digital, no qual diz ganhar mais dinheiro.

“As pessoas estão na rede social muito mais para criticar do que apoiar: o sucesso gera um sentimento negativo em outras pessoas. A cultura da internet é a cultura do cancelamento. Quem cria polêmica são as pessoas que interpretam com base em suas visões, eu não gero polêmica, só gero conteúdo. Sei escrever conteúdo para não ser ignorado, o que gera engajamento, que gera oportunidades de negócios, mas também tem o lado negativo. A rede social tem potencial de ampliar o networking em escala inimaginável”, finaliza Garçone.

 

 


https://www.istoedinheiro.com.br/cancelado-no-linkedin-empreendedor-faliu-e-teve-prejuizo-de-r-300-mil/

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Jovem cria startup com R$ 150 mil e prevê faturamento de R$ 7 milhões


Juliana Alencar deixou cargo de Chief Culture Officer na StartSe para empreender com o hub de inovação W.G. Weird Garage

 

A empreendedora Juliana Alencar foi a primeira mulher sócia da plataforma de educação StartSe — onde chegou como head de inovação e, depois, foi nomeada Chief Culture Officer. Mas, aos 33 anos, trocou a vida corporativa pelo próprio negócio: fundou o hub de inovação W.G. Weird Garage com investimento de R$ 150 mil e já prevê faturamento de R$ 7 milhões neste ano.

“Tive a sorte do timming e vi diversas empresas com ideais parecidos com os meus performando e se tornando unicórnios, abocanhando espaço das gestões tradicionais. Nos últimos anos, o mercado amadureceu e observou gaps que dificultavam o crescimento. Foi então que percebi ser o momento de criar algo que unisse as referências das empresas pelas quais passei”, afirma Juliana.

E está enganado quem pensa que a executiva fechou as portas após sair da StartSe: a empresa é um dos parceiros da W.G. Weird Garage, que já fechou contrato com clientes como a operadora Claro; a Bamboo, plataforma de ativos financeiros alternativos; a Go.k, de tecnologia e transformação digital; a TEX, insurtech de soluções para corretoras de seguro; e o escritório Molina Advogados.

Serão três frentes de atuação do hub de inovação, que terá consultoria de cultura e até estruturação personalizada; educação e preparação de lideranças; além de fornecer conexões estratégicas para os processos de transformação. Para a fundadora da W.G. Weird Garage, a missão da startup é auxiliar empresas e negócios por meio da própria inovação, mas também de cultura e diversidade.

“O Vale do Silício [região nos EUA conhecida por abrigar companhias de tecnologia] provou por A+B o poder da mudança cultural nos resultados financeiros e no crescimento. Então, para as empresas continuarem relevantes, a cultura deve ser parte da estratégia. Não existe mais a questão binária de ganhar dinheiro ou ter um formato de trabalho legal. Podem ser ambos”, diz a executiva.

De acordo com a pesquisa Mission & Culture Survey, publicado pela recrutadora Glassdoor, 79% dos entrevistados (em Alemanha, EUA, França e Reino Unido) avaliaram o propósito das empresas antes de se candidatarem a uma vaga; e 77% levaram em consideração a cultura corporativa, quesito que também foi apontado como decisivo para continuarem na vaga por 65% dos participantes.

“Minha ideia com o hub foi permitir que as empresas inovassem com suas culturas para se tornarem ainda mais relevantes, competitivas e assim, ‘brigarem’ as companhias mais admiradas e inovadoras do mundo. Quando vi que o meu trabalho de estruturação de cultura na StartSe já estava concluído, me senti confortável para empreender com esse formato mais independente”, diz Juliana.

 

 https://exame.com/pme/jovem-cria-startup-com-r-150-mil-e-preve-faturamento-de-r-7-milhoes/

Itaú BBA amplia expectativa de lucro do BTG Pactual em 30% para o ano


Analista destaca que fluxo de receita da instituição está mais diversificado e sinérgico



Depois do resultado recorde anunciado ontem, o Itaú BBA elevou as projeções para o banco BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da Exame) e, com isso, o preço-justo para as ações (units) subiu de R$ 32 para R$ 33.  Esse valor equivale a um potencial de valorização da ordem de 30%, ante as cotações em bolsa, em torno de R$ 25. A recomendação já era de compra das ações.

O analista Pedro Leduc comenta que as ações estão sendo negociadas por uma relação entre preço e lucro de 13 vezes, atualmente, em comparação a 20 vezes, no ano passado — também um indicador de perspectiva de ganho com os papéis. Ele acredita que gradualmente haverá um ‘rerating’ da instituição e essa relação deve passar a 17 vezes.

“Os resultados indicam que o BTG está entrando no cenário da desaceleração da economia com fluxo de receita muito mais diversificado e sinérgico do que no passado. A administração também continua equilibrando a rentabilidade com investimentos em crescimento e ganhos de market share nas unidades de varejo digital do banco”, escreve Leduc em relatório.

No resultado de 2015, por exemplo, a receita de sales and trading representou 43% do consolidado. No ano passado, da receita total de R$ 13,9 bilhões, essa área de negócios participou com 30%, mesmo após uma expansão de quase 39%. Isso porque a receita consolidação teve um aumento de 50%, com outras frentes da operação ganhando cada vez mais relevância, como crédito e gestão de recursos (asset e wealth management) , além do forte desempenho do investment banking dada à grande atividade no mercado de capitais no ano passado.

O analista do Itaú BBA ampliou em 7% a projeção de crescimento de receita para este ano. Segundo o relatório, isso deve contribuir para uma maior diluição de custos e despesas. A expectativa de lucro para 2022 subiu de R$ 6,3 bilhões para R$ 7,4 bilhões — um aumento de quase 17,5% nos cálculos. Pelas contas de Leduc, o retorno sobre capital esperado para 2022 está em torno de 19%. O analista chama atenção para o fato de o banco ter indicado cerca de 20%. Mas afirma que prefere deixar esse cenário mais otimista como um potencial extra de valorização para os investidores.

 

 https://exame.com/exame-in/itau-bba-amplia-expectativa-de-lucro-do-btg-pactual-em-30-para-22/

Diversidade Étnico-Racial nas Empresas

 Diversidade Étnico-Racial nas Empresas





EmpregueAfro Planeja Atender 50% das Maiores Empresas do Brasil

 

 

 O Brasil melhorou seu desempenho em termos de inclusão social e econômica ao longo dos últimos dez anos. Porém, o desafio ainda é enorme. Segundo o Instituto Ethos, caso o ritmo se mantenha, a igualdade racial no ambiente de trabalho será alcançada em 150 anos e a de gênero em 80 anos. Na tentativa de encurtar essa missão, existem iniciativas como a consultoria de recursos humanos EmpregueAfro, que, desde 2005, foca em atender a demanda reativa de mercado de incluir a diversidade étnico-racial. Em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Patrícia Santos, CEO da EmpregueAfro, sustenta que parte da equidade projetada pelo Instituto será observada entre 20 anos e 40 anos com os trabalhos feitos na consultoria: "Este é um norte, mas para isso vamos ter que dobrar o time, o número de vagas e, em curto prazo, atender 50% das 500 maiores empresas do país".


O Processo de Inclusão
 

  A EmpregueAfro recoloca, em média, cerca de 100 pessoas negras por ano no mercado de trabalho e, das vagas oferecidas pelos clientes, a taxa de contratação de profissionais negros que passam pela consultoria é de 90%. O processo possui quatro frentes: treinamento, recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas. Segundo a empresa, há conversas com especialistas, psicólogos e a identificação de marcadores sociais que levam em conta o impacto da interseccionalidade. Em paralelo, são oferecidos programas de treinamento e conscientização de pessoas brancas que integram as empresas, como o projeto Goma, desenvolvido em parceria com o Facebook, para fornecer esse suporte por meio da plataforma. "Após a recolocação, acompanhamos e fazemos o acolhimento por um ano, porque envolve outros aspectos da negritude".

Por um Mercado Igualitário


  Em 2021, houve um salto no número de profissionais negros recolocados no mercado, com 230, e, desde 2020, a empresa cresceu 200%. "As multinacionais começaram a entender a importância da diversidade e muito, também, por uma pressão da sociedade", explica. Segundo a fundadora da consultoria, as empresas estão cientes que os indicadores de diversidade impactam em práticas ESG e que até estão ligados ao capital aberto, a permanência ou não na Bolsa de Valores. "A nova economia traz a valorização das pessoas e a mudança do modelo mental para trabalho, todos esses aspectos contribuem para a diversidade. Será um movimento natural, vão ter mais negros ocupando cargos de liderança, estes vão puxar outros e, no momento em que existir a equidade, talvez já não seja necessário esse formato que temos hoje", projeta Patrícia.

 

 https://www.gironews.com/negocios/diversidade-etnico-racial-nas-empresas-67188/

Democracia brasileira é barulhenta, mas resultados do governo são “revolução silenciosa”, diz Guedes ao G20


Democracia brasileira é barulhenta, mas resultados do governo são “revolução silenciosa”, diz Guedes ao G20

Ministro da Economia, Paulo Guedes, fala com a imprensa durante evento no Palácio do Planalto

 

BRASÍLIA (Reuters) – Em apresentação durante reunião do G20, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira que os resultados econômicos obtidos pelo atual governo são uma “revolução silenciosa”, voltando a ponderar que a democracia brasileira é “barulhenta”.

O encontro de ministros de Finanças e chefes de bancos centrais acontece em Jacarta, na Indonésia. O ministro, que permanece em Brasília, gravou um vídeo para ser exibido na reunião.

“A democracia brasileira é barulhenta, todos nós devemos concordar, mas este governo alcançou resultados que, dada a pandemia global, não são nada menos que uma revolução silenciosa”, disse.

Guedes destacou indicadores econômicos do país. Segundo ele, a queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020 foi menor do que as estimativas de organismos internacionais e a recuperação da atividade em 2021 colocou o Brasil entre os oito países do G20 que conseguiram recuperar o nível observado antes da pandemia.

O ministro ressaltou que o país gerou três milhões de empregos formais e seis milhões de vagas informais em 2021, também atingindo nível de desemprego mais baixo do que no início da pandemia. Ele ainda mencionou a redução dos gastos do governo e do déficit fiscal.

De acordo com Guedes, o país manteve a agenda de reformas, aprovando a independência do Banco Central, um novo marco de start-ups e a nova lei de falências, além de medidas regulatórias nas áreas de saneamento e telecomunicações.

“O investimento privado será a fonte de crescimento sustentável”, disse.

Guedes ainda afirmou que o Brasil mantém compromissos firmados no acordo de Paris e na Cop-26, além de lançar um programa de crescimento verde.

(Por Bernardo Caram)



Impress investe R$ 100 milhões em fábrica de Araucária

 


Empresa abastece América Latina com superfícies decorativas 
 
Do começo das operações até agora, o número de colaboradores cresceu quatro vezes – dos iniciais 50 funcionários, hoje há 200 pessoas atuando na planta brasileira, em Araucária

A Impress Decor Brasil está investindo cerca de R$ 100 milhões na planta industrial para expandir sua linha de impressão de papéis decorativos. O investimento situa a empresa entre as líderes do setor na América Latina. Localizada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, a empresa é referência no desenvolvimento e produção de superfícies decorativas para a indústria de painéis, móveis e pisos, tem 200 colaboradores no município.

"Hoje conseguimos atender com bastante eficiência o mercado latino-americano, trabalhando com capacidade tomada em quatro turnos. No entanto, acompanhando o crescimento contínuo da demanda, optamos por nos antecipar aos rumos do consumo na região, fortalecendo a indústria e a economia local", ressalta João Martinez, CEO e Managing Director da Impress Decor Brasil.

Na produção, o destaque é a popularização do uso de revestimentos melamínicos de Baixa Pressão, o BP, responsável por 80% da produção da unidade brasileira, sendo a superfície mais utilizada pela indústria moveleira em todo o globo. Apesar da pandemia, o setor moveleiro segue com bons resultados, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Os números de 2021 foram menos aquecidos, mas distribuídos de maneira estável.

A produção de móveis, em volume, foi de 36,4 milhões de peças em novembro de 2021, segundo dados do último relatório Conjuntura de Móveis. Nas vendas, em relação ao volume de peças, houve aumento no comparativo com o mês anterior (10,2%). No acumulado do ano, o indicador registrou uma variação negativa, na ordem de 0,3%. Em valores, as vendas tiveram aumento no comparativo como mês anterior (11,5%), e crescimento no acumulado do ano (+8,4%), em relação ao mesmo período do ano anterior.

Foi no início dos anos 2000 que a empresa inaugurou sua fábrica na cidade. "Antes disso, todos os produtos comercializados na América Latina eram importados da unidade espanhola", lembra Martinez. "A unidade brasileira proporcionou que as empresas latinas – da Argentina ao México – tivessem suas demandas atendidas de maneira mais personalizada", completa.

Do começo das operações até agora, o número de colaboradores cresceu quatro vezes – dos iniciais 50 funcionários, hoje há 200 pessoas atuando na planta brasileira, em Araucária. A cidade, segundo a pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), é a quinta no Estado em PIB per capita, perdendo apenas para a capital, e para São José dos Pinhais, Londrina e Maringá.

 

 https://amanha.com.br/categoria/empresa/impress-investe-r-100-milhoes-em-fabrica-de-araucaria?utm_campaign=NEWS+DI%C3%81RIA+PORTAL+AMANH%C3%83&utm_content=Impress+investe+R%24+100+milh%C3%B5es+em+f%C3%A1brica+de+Arauc%C3%A1ria+-+Grupo+Amanh%C3%A3+%282%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=News+Amanh%C3%A3+17_02_2022

 

Quem tem medo da recuperação extrajudicial?


Mesmo oferecendo conceitos mais claros, as vantagens da nova lei ainda são desconhecidas entre empresários 
 
 
Empresas costumam demorar para tomar a decisão de pedir ajuda, o que compromete o timing para a solução adequada

Falar em recuperação judicial ainda causa arrepios em certos empresários. Apesar de ser um mecanismo correto e legal para superar crises, o instrumento é, lamentavelmente, visto de forma negativa por alguns setores. Nada mais equivocado: é justamente o reconhecimento das dificuldades e a disposição para enfrentá-las.

Mas para aqueles que preferem a opção mais discreta — ou, ainda, não comportam os custos de uma reestruturação judicial —, a legislação oferece outras possibilidades. É o caso da recuperação extrajudicial. Disponível aos empresários há mais de 15 anos, com a Lei 11.101/05, passou a chamar atenção a partir da vigência da Lei 14.112/20, que atualizou a antiga norma. Com a reforma, o instrumento, que permite que credores e devedores negociem acordos sem interferência do Judiciário, foi beneficiado por uma série de modificações que estimulam a conversação direta, tornando o processo ainda mais ágil e menos oneroso.

Além da discrição, ela é indicada para situações em que uma empresa, apesar de acometida por uma crise, pode buscar soluções cirúrgicas e mais pontuais — por exemplo, no que se refere a débitos trabalhistas, que eram excluídos dos efeitos da recuperação extrajudicial pela legislação anterior. A nova lei também reduz de 60% para mais de 50% o percentual mínimo de adesão de credores ao plano, admitindo o ingresso do pedido de homologação na Justiça com 33% de quórum, a fim de construir negociação até atingir mais da metade. Mesmo oferecendo conceitos mais claros, técnicas para solução de conflitos mais maduras e ferramentas melhor empregadas, as vantagens da nova lei ainda são desconhecidas entre empresários e operadores do Direito.

O número de solicitações dessa modalidade continua reduzido. Segundo levantamento inédito do Observatório Brasileiro de Recuperação Extrajudicial (Obre), mantido pela Biolchi Empresarial, foram 13 pedidos, no Brasil, em 2021 — pouco mais de um por mês. Número muito abaixo dos pedidos de Recuperação Judicial, que somaram 891, segundo dados do Serasa/Experian. Qual é a razão de tão tímida adesão ao mecanismo? Responder a essa pergunta é fundamental para compreender o momento vivido pela atividade produtiva em nosso país e planejar o futuro. E, nesse sentido, entendo que a recuperação extrajudicial enfrenta três desafios para se popularizar: estrutural, cultural e ambiental.

Sob o ponto de vista da cultura, temos, no país, a preferência pelo litígio, em detrimento da negociabilidade. Estruturalmente, empresas costumam demorar para tomar a decisão de pedir ajuda, o que compromete o timing para a solução adequada. Por fim, há o desafio ambiental, conformado pelo próprio Judiciário, repleto de cartórios assoberbados, que não oferece a quantidade necessária de varas especializadas e que entrega uma tramitação processual mais lenta do que a velocidade do mercado.

Mesmo a melhor legislação acaba tendo seus efeitos comprometidos quando as pessoas, o ambiente e o sistema econômico não estão adequadamente calibrados. Por isso, é preciso desmistificar o caminho fora da Corte, ter a consciência de que cada caso é único e que o foco de todos os envolvidos deve ser comum: o interesse compartilhado de salvar atividades viáveis. Feita com correção e responsabilidade, não há o que temer com a recuperação extrajudicial. Só a ganhar.

*Advogada e sócia da Biolchi Empresarial

 

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