terça-feira, 2 de maio de 2023

Plamev faz oferta na BEE4 para levantar R$ 6,4 milhões

Plamev faz oferta na BEE4

A acelerada expansão do mercado pet no Brasil – impulsionada pelo consumo de famílias que cada vez mais têm tratado os animais de estimação como um filho – tem feito com que não só as grandes empresas do setor busquem o mercado para se capitalizar, mas também as de médio porte.

Enquanto Cobasi e Petlove avaliam abrir capital na B3 ou em Nova York, a Plamev, de planos de saúde veterinários, recorreu à BEEF4, uma espécie de “bolsa” para startups focada em investidores pessoa física, para tentar levantar R$ 6,4 milhões com a oferta de ações que representam 6,56% do negócio – iniciada nesta terça-feira. O cheque mínimo para entrar na rodada é de pouco mais de R$ 2 mil. O valuation é de R$ 89,7 milhões pre-money, o mesmo praticado com os atuais sócios.

Dos recursos que levantar na BEE4, a Plamev quer investir 45% em expansão comercial, 25% em inteligência e gestão e 30% em inovação do produto. A meta é alcançar um portfólio de 45 mil vidas neste ano e chegar a 80 mil no ano que vem, mais do que o dobro das 30 mil atuais. Com uma rede credenciada de 1,2 mil clínicas atualmente, a seguradora projeta faturar R$ 40 milhões em 2023, duas vezes a receita do ano passado, de R$ 20 milhões.

Ao procurar esse tipo de captação, a companhia tenta driblar o momento pouco favorável para entrar em uma bolsa tradicional e o baixo apetite dos fundos de venture capital, para não perder o bonde da expansão do mercado pet e da tendência de digitalização. “A gente tem percebido uma mudança cultural mesmo. Os animais de estimação saíram do quintal da casa para dormir na cama do casal, ficar na sala com a família”, diz o CEO, Pedro Svacina.

O setor como um todo tem se movimentado após o impulso que ganhou na pandemia: só no ano passado, o segmento registrou R$ 42 bilhões em receitas no Brasil. O número de pets no país já é 60% superior ao de crianças e adolescentes — são 85 milhões de animais contra 54 milhões de filhos humanos.

Foi nesse contexto que a Petz se tornou a primeira e até então única empresa brasileira do setor a abrir capital em uma bolsa tradicional, em 2021. De lá para cá, porém, as ações da companhia acumulam queda de 65%, prejudicadas principalmente pela alta dos juros no país, que tem pressionado papéis ligados ao varejo. O balanço da empresa, além disso, tem sido afetado pelos custos para abrir mais lojas e pelo aumento da participação das vendas digitais, que têm preços mais competitivos.

A Cobasi, principal concorrente da Petz, tem planos de abrir capital, mas ainda não tem um prazo em mente. A Petlove, com uma atuação mais forte no e-commerce, avalia fazer um IPO em um período de dois a três anos e admite que a oferta pode ocorrer tanto no B3 quanto em Nova York.

Correndo por fora, a Plamev atua em um segmento que tem despertado o interesse das gigantes do varejo pet. A Petlove, por exemplo, incorporou dois dos concorrentes da Plamev, a Nofaro, comprada em 2022, e a Health for Pet, que era da Porto Seguro, que adquriu 13,5% da Petlove. A Petz, por sua vez, que tem uma rede de clínicas, a Seres, está construindo o próprio plano de saúde do zero. Todas estão de olho em um ramo que tem espaço para crescer: nos EUA, o maior mercado pet do mundo, apenas 2% dos animais são protegidos por planos, enquanto aqui, são 0,5%.

Antes dessa oferta, a Plamev atraiu recentemente investidores corporativos como FIR Capital e Duxx Investimentos, além do improvável grupo Luz da Serra, do ramo editorial e de educação e desenvolvimento pessoal. Na BEE4, no entanto, encontrou uma forma de acessar liquidez no varejo, com pequenos investidores que acreditem na tese.

Esse é apenas o terceiro IPO na BEE4, que deu início às operações em meados do ano passado. Com tecnologia blockchain, a “bolsa” ou Balcão de Empresas Emergentes, tem oferecido participação em empresas com faturamento até R$ 300 milhões para investidores pessoa física. Com a Engravida, uma biotech de fertilidade, já negociou 13% do free float, praticamente dobrando o número de acionistas desde o primeiro pregão, para 310. Nesta terça, acaba de encerrar a oferta inicial da Mais Um, de snacks saudáveis.

“A gente ta criando um mercado que a gente chama de mercado de acesso, oferecendo ao varejo startups que já não são early stage, estão num momento de growth”, diz Patrícia Stille, CEO da BEE4 e ex-sócia da XP. “Estamos confiantes nesse IPO, que traz uma empresa de guidance sólido com nomes fortes no cap table e atua num mercado que está superquente“… l


Moraes manda PF ouvir executivos de plataformas digitais no prazo de cinco dias


Crédito: Carlos Moura/ STF

Moraes cita uma pesquisa feita pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), segundo a qual as plataformas têm feito anúncios contra o "PL das Fake News" (PL/2630) "de forma opaca e burlando seus próprios termos de uso." (Crédito: Carlos Moura/ STF)

 

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, decidiu nesta terça-feira (02) que a Polícia Federal deverá interrogar os chefes das empresas Meta, Google, Spotify e Brasil Paralelo em até cinco dias. A PF deve investigar se houve “abuso de poder econômico” ou “ ilícita contribuição com a desinformação praticada pelas milícias digitais nas redes sociais”.

No despacho, Moraes cita uma pesquisa feita pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), segundo a qual as plataformas têm feito anúncios contra o “PL das Fake News” (PL/2630) “de forma opaca e burlando seus próprios termos de uso.”

Baseado neste mesmo estudo, o MPF (Ministério Público Federal) expediu um ofício nesta última segunda-feira (01) questionando o Google sobre possível favorecimento de conteúdos contrários ao projeto em resultados de busca da plataforma.

No seu despacho, o ministro definiu que as empresas devem remover anúncios contra o PL, sob pena de multa de R$ 150 mil por hora de descumprimento da medida. Na decisão, o juiz ainda dá 48 horas para as plataformas Brasil Paralelo e Spotify explicarem os métodos e algoritmos de impulsionamento e induzimento à busca sobre “PL da Censura”, bem como os motivos de terem veiculado anúncio político no Google.

Mais cedo, o Ministério da Justiça, por meio da Senacom (Secretaria Nacional do Consumidor), notificou o Google para que a empresa sinalizasse como “publicidade” os conteúdos produzidos e veiculados pela empresa com críticas ao projeto de lei. Além dos anúncios, Moraes determinou a remoção de textos e informações “veiculados, propagados e impulsionados a partir do blog oficial da GOOGLE com ataques ao PL 2630” e solicitou que as empresas enviem ao STF “relatório circunstanciado sobre os anúncios realizados e valores investidos, bem como os termos sugeridos pelo buscador Google relativos ao assunto”.

 

Governador da Flórida sanciona projeto de lei contra metas ESG


Governador da Flórida sanciona projeto de lei contra metas ESG

Governador do Estado norte-americano da Flórida, Ron DeSantis

Por Isla Binnie e Ross Kerber

 

(Reuters) – O governador do Estado norte-americano da Flórida, Ron DeSantis, sancionou nesta terça-feira um projeto de lei que proíbe as autoridades estaduais de investirem dinheiro público para promoção de metas ambientais, sociais e de governança, além de proibir a venda de títulos de dívida atrelados a metas ESG.

A lei é um dos esforços de maior alcance dos republicanos norte-americanos contra os esforços de investimento sustentável e transmite uma mensagem política clara de DeSantis, um provável candidato à presidência dos Estados Unidos.

Os republicanos, incluindo alguns de Estados produtores de petróleo e gás, dizem que muitos executivos e investidores perderam o foco sobre rentabilidade à medida que levam cada vez mais em consideração questões como mudanças climáticas e diversidade da força de trabalho.

“Não queremos que eles se envolvam nesses passeios ideológicos”, disse DeSantis pouco antes de sancionar o projeto de lei.

Analistas disseram que a legislação da Flórida vai além de outros projetos de lei estaduais contra metas ESG, mesmo que grupos empresariais temam que os esforços representem riscos financeiros. A sanção agora cria dúvidas sobre como a norma vai funcionar na prática, afirmam analistas.

Por exemplo, gerentes de fundos que trabalham para entidades como o fundo de pensão do Estado terão que incluir avisos em algumas comunicações com empresas de portfólio de investimentos para deixarem claro que elas não refletem as opiniões dos moradores da Flórida.

Os gestores de fundos que não incluírem tais mensagens poderão enfrentar ações regulatórias, disse Joshua Lichtenstein, do escritório de advocacia Ropes & Gray. Mas, acrescentou, “é estranho dizer que você está falando apenas em nome de alguns de seus clientes”.

A lei também proíbe a venda de títulos de dívida atrelados a metas ESG, uma forma popular de financiar projetos de energia renovável ou de reduzir os custos da dívida se objetivos de diversidade de gênero ou de emissões de gases de efeito estufa forem cumpridos.

Advogados e analistas de crédito disseram que a nova lei pode negar aos municípios o acesso a grandes grupos de capital. Outra questão é como as autoridades interpretam os termos, disse Thomas Torgerson, codiretor de classificações soberanas globais da DBRS Morningstar.

“Se nós, como agência de classificação, não pudermos avaliar o risco ambiental, social ou de governança, isso cria um problema para nós. Existem riscos climáticos que são altamente relevantes, especialmente em um Estado como a Flórida, e serão capturados em nossa avaliação de risco de crédito”, disse Torgerson.

 

Fazenda avalia elevar projeção do PIB em 2023, mas não vê pressão inflacionária, diz Haddad


Crédito: REUTERS/Ueslei Marcelino

Indicador de atividade econômica do BC para fevereiro, divulgado nesta sexta, surpreendeu positivamente ao registrar uma alta de 3,32% (Crédito: REUTERS/Ueslei Marcelino)

SÃO PAULO (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira que sua equipe avalia aumentar a projeção oficial de crescimento do PIB em 2023, após dados recentes que mostraram resiliência do mercado de trabalho e alta da atividade maior do que a estimada, mas ele descartou o risco de o desempenho melhor da economia impor pressão sobre a política de juros do Banco Central.

“O crescimento vai vir sem pressão inflacionária”, disse Haddad a jornalistas na portaria do ministério em São Paulo, destacando que a atual capacidade ociosa da economia dá espaço para o aumento da produção sem alta de preços. O ministro voltou a defender a importância da queda dos juros, ressaltando que ela poderá vir “a qualquer momento”.

A Fazenda projetou, em março, que o PIB cresceria 1,61% este ano. Haddad ponderou que boa parte dos economistas de mercado estão revendo suas estimativas para cima, com alguns bancos já apostando em alta próxima a 2% em 2023. “Nós mesmos, da Fazenda, estamos pensando em reestimar para mais a expectativa de crescimento para o ano de 2023.”

Indicador de atividade econômica do BC para fevereiro, divulgado nesta sexta, surpreendeu positivamente ao registrar uma alta de 3,32%, maior taxa de expansão em pouco mais de dois anos e meio.

Também nesta sexta, o IBGE mostrou que a taxa de desemprego do primeiro trimestre ficou em 8,8%, abaixo do projetado por economistas para o período (9%) e bem inferior ao registrado há um ano (11,1%). Dados do emprego formal na quinta-feira revelaram a criação de 195,2 mil postos de trabalho no mês passado, quase o dobro do esperado.

Haddad afirmou que os bons resultados dependem de um trabalho “que tem que ser continuado”, destacando medidas para o estímulo do crédito, do mercado de capitais, do salário mínimo, do reajuste da tabela do imposto de renda. “Tudo isso somando que vai fazer a economia girar satisfatoriamente.”

“Abrimos um espaço aí para a redução da taxa de juros, que pode acontecer a qualquer momento”, disse Haddad, defendendo que pelo menos a “sinalização do ciclo (monetário)” tem que vir ainda este ano.

Questionado sobre o anúncio feito pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sobre a política de valorização do salário mínimo, que levará em conta a valorização da inflação e o PIB de dois anos antes, Haddad disse que essa foi a fórmula que deu certo nos governos petistas anteriores.

“Foi a fórmula que ampliou o consumo de massa, que preservou o trabalhador mais humilde, que deu condições para o aposentado comprar o seu medicamento.”

 

(Por Isabel Versiani)

 

Autoridades tomaram “ações decisivas” em resposta a falências de bancos, diz Tesouro dos EUA


Crédito: REUTERS/Jim Bourg

Edifício do Tesouro dos EUA em Washington (Crédito: REUTERS/Jim Bourg)

WASHINGTON (Reuters) – O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira que as autoridades tomaram “ações decisivas” em resposta às falências do First Republic Bank, do Silicon Valley Bank e do Signature Bank, e continuam empenhadas em tomar medidas para garantir que o sistema bancário esteja seguro e os depositantes se sintam protegidos.

“Hoje, o sistema bancário continua sólido e bem capitalizado, e até vimos sinais importantes de força e estabilização nos bancos regionais”, disse o secretário adjunto interino de política econômica do Tesouro, Eric Van Nostrand, em comunicado ao Comitê Consultivo de Empréstimos do Tesouro enquanto o departamento divulgava novas estimativas de empréstimos.

 

 

Netflix perde mais de um milhão de assinantes após mudança de política


Crédito: Divulgação/ Netflix

Lucro da empresa ficou abaixo do esperado pelo mercado no primeiro trimestre de 2023 (Crédito: Divulgação/ Netflix)

 

 

A Netflix perdeu mais de 1 milhão de assinantes na Espanha após implementar a política de proibição de compartilhamento de senha. Os dados são da Kantar, empresa especializada em análise de mídia. 

A queda aconteceu somente no primeiro trimestre de 2023, quando o serviço implementou uma taxa extra de 5,99 euros (R$33,48) caso os assinantes quisessem acessá-lo em mais de uma residência. Para ter maior controle sobre os acessos, o aplicativo pede para cada pessoa registrada logasse na mesma rede wi-fi ao menos uma vez em 31 dias.

A empresa confirmou a perda de assinantes em países que ela adotou essa prática em seu balanço, publicado no dia 18 de abril.”Nós projetamos uma alta em aquisição e lucro, quando as pessoas que emprestam contas começarem a ativar as próprias contas ou pagarem para adicionar membros extras”, apontou. 

Ainda de acordo com a pesquisa, 10% dos assinantes afirmaram que gostariam de deixar de assinar o serviço no segundo trimestre.     

Lucro ficou abaixo do esperado

A companhia registrou lucro líquido de US$1.3 bilhão, abaixo do US$1.6 bilhão esperado pelo mercado, no balanço publicado no último dia 18 de abril. O serviço esperava 2,2 milhões de novos assinantes assinantes no trimestre, e terminou com uma alta de 1,75 milhões.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Mais vendas de milho dos EUA à China são canceladas com proximidade de safra do Brasil


Mais vendas de milho dos EUA à China são canceladas com proximidade de safra do Brasil

Escoamento de milho em Tiskilwa, Illinois

Por Karl Plume

 

CHICAGO (Reuters) – Os importadores chineses cancelaram mais compras de milho dos Estados Unidos, confirmou o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) nesta quinta-feira, o mais recente de uma série de cancelamentos, enquanto o maior comprador de grãos para ração aguarda a segunda safra do Brasil.

O USDA anunciou que vendas de 233.000 toneladas de milho destinado à exportação para a China, no ano comercial de 2022/23, foram canceladas.

A notícia alimentou preocupações com a erosão constante da demanda por milho para a principal safra comercial dos EUA, enviando os futuros de referência na bolsa de Chicago para uma mínima de quase nove meses.

A agência dos EUA havia relatado cancelamentos de 327.000 toneladas na segunda-feira, e os dados semanais de vendas de exportação divulgados na quinta-feira mostraram que 64.300 toneladas também foram canceladas na semana encerrada em 20 de abril.

Os cancelamentos ocorrem apenas algumas semanas após uma enxurrada de compras de milho dos EUA pela China e cerca de um mês antes da colheita da segunda safra recorde de milho no Brasil.

Os exportadores de milho dos EUA têm lutado para competir com os suprimentos brasileiros mais baratos, e o ritmo das vendas dos EUA na safra mais recente é cerca de 33% menor do que no mesmo período do ano passado.

Atualmente, o USDA projeta uma queda de apenas 25% nas vendas nesta temporada.

As vendas de milho dos EUA estão desacelerando antes da safra brasileira, que deve inundar o mercado global em junho e julho.

As vendas líquidas de milho dos EUA para embarque nos anos de comercialização atuais e futuros caíram para 400.000 toneladas, o menor nível em 15 semanas, na semana encerrada em 20 de abril, mostraram dados do USDA.

(Reportagem de Karl Plume em Chicago)