quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Termina nesta quarta prazo para brasileiros solicitarem cidadania espanhola pela ‘Lei dos Netos’

 

Os brasileiros têm até esta quarta-feira, 22, para solicitar a cidadania espanhola com base na com base na Lei de Memória Democrática, conhecida como a Lei dos Netos. A legislação permite que filhos, netos – e até bisnetos e trinetos – de cidadãos espanhóis tenham sua cidadania reconhecida sem precisar sair do país de origem.

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A lei foi sancionada em 2022 com vigência de dois anos e, posteriormente, prorrogada por mais um ano. Conhecida como Lei dos Netos, ela concede o direito da cidadania originalmente a filhos e netos de espanhóis.

Mas, na prática, bisnetos e trinetos também estão conseguindo o reconhecimento por meio do “efeito cascata”. Ou seja, com algum de seus avós ou pais sendo reconhecido como espanhol, o bisneto passa a ser considerado filho ou neto de espanhol, se encaixando também na lei.

Devido ao prazo de análise dos pedidos por parte dos consulados, que estão levando cerca de dois a três anos serem concluídos, os bisnetos não precisam esperar sair a cidadania de seus pais ou avós para solicitar a sua. Apenas com o número de protocolo do antecessor anexado, é possível dar entrada no pedido, que será condicionado ao reconhecimento do pai ou avô (filho ou neto do espanhol que migrou para o Brasil).

A lei também abarca filhos e filhas de mulheres espanholas que perderam a nacionalidade por se casarem com estrangeiros antes da entrada em vigor da Constituição de 1978, depois do fim da ditadura na Espanha.

A Lei da Memória Democrática também eliminou a necessidade de comprovar vínculos culturais ou conhecimento da língua espanhola, além de permitir que descendentes de espanhóis já maiores de idade possam reaver a cidadania, algo que antes não era permitido pela legislação da Espanha.

Veja quem pode adquirir a nacionalidade espanhola graças à Lei da Memória Democrática:

– Os nascidos fora da Espanha de pai ou mãe, avô ou avó, originalmente espanhóis;

– Filhos e filhas nascidos no exterior de mulheres espanholas que perderam a nacionalidade por matrimônio com estrangeiros antes da entrada em vigor da Constituição de 1978;

– Os filhos maiores de idade daqueles que adquiriram a nacionalidade espanhola pela Lei da Memória Histórica, também conhecida como Lei dos Netos.

Como solicitar?

Para solicitar o documento na Espanha, é preciso, primeiro, descobrir o local de nascimento do ascendente – o que pode ser feito com ajuda de sites de pesquisa de árvore genealógica. Sabendo a cidade de origem, é possível pedir o documento:

– pelo site do Ministério da Justiça da Espanha, se estiver digitalizado (o que é raro);

– enviando e-mail ao registro civil da cidade onde o ascendente nasceu, se a certidão de nascimento não estiver digitalizada;

– ou na igreja onde o descendente foi batizado, nos casos da certidão de batismo (que pode substituir a certidão nascimento, já que muitos livros de registro civil foram queimados durante a Guerra Civil Espanhola).

Alguns registros civis ou igrejas enviam os documentos da Espanha ao Brasil; outros enviam apenas para endereços espanhóis. Nessa etapa, é possível contratar o serviço de profissionais ou assessorias especializadas, que encontram os documentos na Espanha e os enviam para o Brasil.

O processo de pedido da cidadania espanhola é simples, mas conseguir o documento que comprova o nascimento do antepassado tem sido a parte mais trabalhosa.

Além da certidão do documento espanhol, é preciso levar ao consulado documentos pessoais e certidões da linhagem de descendentes, que podem ser solicitadas nos cartórios brasileiros, e formulários preenchidos (todos descritos neste link).

Após comparecer ao agendamento consular, outros documentos podem ser solicitados pelo Consulado no Brasil por meio de um segundo agendamento ou envio pelos Correios.

Outros caminhos para solicitar a cidadania espanhola

A Lei de Nacionalidade Tradicional abarca filhos de espanhóis nascidos na Espanha, permitindo o pedido da cidadania por netos apenas até os 21 anos de idade.

Outra opção é a cidadania por residência legal na Espanha: brasileiros têm uma vantagem nessa modalidade, podendo solicitar a cidadania depois de dois anos de residência legal (em vez dos dez exigidos para outras nacionalidades). Esse tempo cai para um ano em caso de casamento com cidadão espanhol ou em caso de vínculo direto com ascendentes espanhóis.

Como será depois de 22 de outubro?

Com o fim da norma, voltam a valer as regras gerais do Código Civil espanhol. Isso significa que apenas os filhos de espanhóis de origem continuarão a ter direito automático à cidadania. Já netos e bisnetos terão de atender a critérios mais rígidos, como o de comprovar residência legal na Espanha por determinado período.

Projeto de R$ 3 bi no RS prevê fabricação de 50 aviões por ano e modelo movido a etanol

 

O Rio Grande do Sul receberá uma nova fábrica de aviões: um grande complexo industrial construído pela brasileira Aeromot, com previsão de produzir 50 aeronaves por ano até 2032. Batizado como AeroCITI (Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação), o local prevê ainda abrigar um museu, hangares, um centro de pesquisa e até a fabricação do primeiro modelo de transporte de passageiros movido a etanol no mundo.

O primeiro avião a ser fabricado será o Diamond DA62, bimotor apelidado de “SUV dos ares” pelo luxo oferecido em um modelo compacto, capaz de carregar até sete passageiros. O modelo é desenvolvido pela Diamond Aircraft, empresa de origem austríaco-canadense, atualmente sob controle do grupo chinês Wanfeng Auto Holding Group.

Representante exclusiva da Diamond Aircraft no Brasil desde 2016, a Aeromot já importou mais de 100 aeronaves Diamond DA62 que agora pretende produzir dentro do país. Com o novo passo, o prazo para aquisição de um DA62 pode cair de uma média atual de 27 meses para cerca de nove quando a fábrica estiver em funcionamento.

Em entrevista à IstoÉ Dinheiro, o CEO da Aeromot, Guilherme Cunha, explica que a nova fábrica irá abastecer demandas do Brasil e de países do Mercosul.

“Hoje, a Diamond tem uma capacidade produtiva limitada”, explica. “A gente trabalhou em uma estratégia de transferência de tecnologia para uma base aqui na América do Sul suportar todos esses países.”

A metrópole do avião

Com investimento total estimado em R$ 3 bilhões – cerca de R$ 1 bilhão virão da AeroCITI e o restante de empresas parceiras -, o espaço de 540 hectares no município de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre, irá abrigar hangares para diferentes empresas, alguns construídos com recursos das próprias companhias. Estará ainda apto a receber pousos comerciais em casos de problemas com o Aeroporto Salgado Filho.

O projeto recebeu grande apoio ainda do poder público: uma lei estadual para doação de parte do terreno à empresa, e duas com incentivos fiscais municipais.

Na fábrica, a Diamond Aircraft não está sozinha. A Aeromot afirma que já tem parceria para fabricar aviões de outra grande empresa, a ser oficialmente anunciada durante a inauguração da pedra fundamental do AeroCITI na quinta-feira (23).

A fabricação do DA62 deve iniciar em janeiro de 2027, ainda em um modelo de montagem de componentes importados e com a conclusão de três aeronaves no ano. A empresa pretende a partir daí instalar a tecnologia para ter toda a linha de produção instalada até 2032.

Imagem de um avião azul do modelo DA62, da Diamond Aircraft
O modelo DA62, da Diamond Aircraft (Crédito:Divulgação)

Sobre os possíveis compradores, o CEO da Aeromot espera que, com a produção nacional, amplie-se o interesse em até financiamentos e assim cresça a demanda. Ele adiciona que mais de 80% da utilização desse modelo é para viagens de trabalho, seja como veículo privado ou de empresas, e que o Brasil, apesar de ocupar o posto de segundo maior mercado de aviação executiva no mundo, conta com uma frota relativamente velha, com média de 40 anos.

“Hoje, 90% das vendas que a gente faz são à vista. Não tem nenhum tipo de incentivo. A ideia de trazer [a fabricação para cá], inclusive, é fomentar e transformar isso no produto brasileiro com financiamento local”, afirma Guilherme Cunha. 

O primeiro avião de transporte movido à etanol

Em outra frente, a Aeromot investe em pesquisa. Há mais de um ano a empresa desenvolve em parceria com a em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) uma aeronave bimotora para ser a primeira de transporte movida a etanol no mundo. Atualmente, o uso mais frequente do combustível ocorre em aeronaves agrícolas. O objetivo é iniciar sua produção em cerca de cinco anos.

“A gente entende que é um pilar importantíssimo para as próximas gerações. Sabemos que a aviação vai passar por uma transformação muito grande nos próximos 30 anos com a necessidade da descarbonização, e obviamente a gente tem que se preparar para isso”, afirma Cunha.

Guilherme Cunha, CEO da Aeromot
Guilherme Cunha, CEO da Aeromot (Crédito:Divulgação)

Na frente de pesquisa, a Aeromot também mantém parcerias com diversas universidades que poderão fazer uso do espaço, como a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Instituto BI0S (Brazilian Institute of Data Science) da Unicamp (Universidade de Campinas), a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o Parque Tecnológico de São José dos Campos e a PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

O espaço do AeroCITI contará ainda com um Museu do Avião a céu aberto, com área de 24 mil m², área de playground para crianças, pista de caminhada e atividades recreativas.

Aeromot já fabricou aviões antes

Com 58 anos desde sua fundação, o foco da Aeromot virou-se na última década para as operações de distribuição e de modificações de aeronaves. Nesta segunda frente, a empresa acumula projetos como a instalação de sistemas médicos, blindagem e monitoramento de vigilância em modelos para polícias militares de diferentes estados e Policia Federal. Durante a Copa do Mundo de 2014, a empresa colaborou com o sistema de segurança e logística aérea.

Entre a década de 1980 e começo dos anos 2000, no entanto, a empresa fabricou os modelos Guri e Ximango. Com algumas variações, eram modelos para até duas pessoas, comercializados sobretudo para forças aéreas de diferentes países. Cada um contabiliza mais de 100 aeronaves vendidas.

Os números, no entanto, são modestos perto de outras brasileiras no setor, como a Flyer Indústria Aeronáutica, que divulga mais de 2,3 mil aeronaves vendidas em 40 anos, e a líder Embraer, mais focada em aviões comerciais, com produção de algumas centenas no ano.

Hangar da Aeromot em Minas Gerais
Hangar da Aeromot em Minas Gerais (Crédito:Divulgação)

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Netflix culpa despesa tributária de R$ 3,3 bi no Brasil por lucro abaixo do esperado

 

Netflix afirmou nesta terça-feira, 21, que não atingiu metas de Wall Street para o resultado do terceiro trimestre devido a uma despesa inesperada bilionária decorrente de uma disputa tributária no Brasil.

O serviço de streaming teve lucro líquido de US$ 2,5 bilhões e um lucro diluído por ação de US$5,87 no período de julho a setembro, enquanto analistas esperavam US$3 bilhões de lucro, o equivalente a US$6,97 por ação, de acordo com a LSEG.

A companhia afirmou que o resultado veio abaixo do esperado por causa de uma disputa tributária “em andamento” no Brasil que a obrigou a registrar uma despesa de US$619 milhões (cerca de R$3,3 bilhões) no resultado do terceiro trimestre.

A Netflix informou que sua margem operacional para o terceiro trimestre foi de 28%. Sem essa despesa tributária no Brasil, a margem operacional teria excedido a previsão da empresa de 31,5%, disse a companhia.

“Não esperamos que esse assunto tenha um impacto material sobre os resultados futuros”, disse a Netflix no balanço.

A empresa não citou detalhes sobre a disputa tributária no Brasil, mas citou que é relacionada a um período iniciado em 2022 e que vai até o terceiro trimestre. Procurada no Brasil, a companhia não comentou o assunto de imediato.

“O impacto acumulado dessa despesa (aproximadamente 20% dela é relacionada ao ano de 2025 e o restante relacionado ao período 2022 a 2024) reduziu nossa margem operacional em mais de cinco pontos percentuais no terceiro trimestre”, disse a Netflix no balanço.

Para o quarto trimestre, a Netflix previu uma receita de US$11,96 bilhões, em comparação com a projeção de Wall Street de US$11,90 bilhões. A empresa projetou o lucro por ação um centavo acima da previsão média de analistas, a US$5,45.

Stranger Things e NFL

A empresa lançará a última temporada de um de seus maiores sucessos, “Stranger Things”, em novembro e dezembro, e transmitirá dois jogos ao vivo da NFL no Natal.

“Estamos terminando o ano com um bom ímpeto e temos uma lista empolgante (de lançamentos) para o quarto trimestre”, disse a Netflix.

Segundo a companhia, no terceiro trimestre a animação “K-Pop Demon Hunters” se tornou o filme mais assistido da história da Netflix.

No início deste ano, a Netflix parou de divulgar números de assinantes e pediu aos investidores que se concentrassem na receita e no lucro. A companhia tem mais de 300 milhões de assinantes no mundo.

Haddad diz que governo enviará ao Congresso dois projetos para resolver buraco no Orçamento

 

O Executivo enviará ao Congresso Nacional dois projetos de lei alternativos à Medida Provisória 1303, que alterava a tributação de aplicações financeiras e previa a taxação de bets e medidas de cortes de despesas, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça-feira, 21.

Em entrevista à GloboNews, Haddad afirmou que “se tudo der certo”, as medidas devem ser enviadas ao Congresso ainda nesta terça-feira. Segundo ele, um dos projetos tratará do controle de gastos e deverá ser incluído em proposta já em tramitação no Congresso que poderá ir à votação nesta semana ainda. O outro projeto tratará da taxação de “bets” e fintechs.

A MP inicialmente previa também a tributação de LCAs e LCIs, títulos de investimento atualmente isentos, e proposta de elevação da tributação de bets, mas, para aumentar as chances de aprovação, esses trechos foram retirados no texto levado à votação em comissão mista do Congresso, onde chegou a ser aprovada. A matéria, no entanto, foi retirada de pauta de votação na Câmara dos Deputados no último dia de validade, no início do mês.

Sem a arrecadação esperada com a MP, a área econômica do governo avalia quais ajustes são necessários para garantir o cumprimento de metas e o encaminhamento da proposta de orçamento para 2026.

Cálculos da Fazenda apontam que a MP teria impacto fiscal de R$ 14,8 bilhões em 2025 e de R$ 36,2 bilhões em 2026, e o governo busca agora formas de recompor essas perdas.

Segundo Haddad, o projeto que tratará de revisão de despesas pode render mais de R$ 15 bilhões, podendo chegar até a R$ 20 bilhões.

O que está na mesa:

– Regras mais rígidas para concessão de seguro defeso;

– Volta de pelo menos parte do aumento da alíquota do IOF;

– Limitação das compensações tributárias (impacto de R$ 10 bilhões em 2025 e R$ 10 bilhões em 2026);

– Taxação de bets (impacto de R$ 1,70 bilhão em 2026);

– Elevação de CSLL para fintechs (impacto de R$ 1,580 bilhão em 2026).

Haddad declarou ainda que os líderes do governo se dispuseram a anexar o texto proposto pelo governo a relatórios que estejam prontos para serem votados no Congresso. Outros itens também podem ser incluídos em projetos que já estão tramitando.

O ministro disse que o governo divide indicadores positivos com o Congresso, que aprovou várias medidas de interesse do Executivo. Ele afirmou, entretanto, que está com “certa” dificuldade no Congresso citando ao menos duas derrotas neste ano.

Com informações da Agência Estado

Ibram prevê investimentos de mais de US$ 2 bi em projetos de terras raras no Brasil até 2029

 

As mineradoras preveem investimentos de US$ 18,45 bilhões em projetos relacionados a minerais críticos no Brasil até 2029 e esse montante deverá crescer, afirmou o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, nesta terça-feira, 21, a jornalistas.

O montante representa cerca de 27% do total de investimentos em projetos de mineração com um todo no Brasil ao longo do período, de aproximadamente US$68,4 bilhões.

Dentre os elementos previstos em minerais críticos, terras raras deverão receber investimentos de US$ 2,17 bilhões entre 2025 e 2029, com um aumento de cerca de 49% ante o período de 2024 a 2028, segundo dados do Ibram.

“Os investimentos em minerais críticos, vocês podem ter certeza, estão aumentando e vão continuar crescendo”, disse Jungmann, ao participar de coletiva de imprensa sobre os dados do setor de mineração no terceiro trimestre.

Petrobras prevê produzir petróleo na bacia da Foz do Amazonas em 7 anos, diz CEO

 

Os trabalhos da Petrobras junto ao Ibama para conseguir a licença ambiental com o objetivo de perfurar na Bacia da Foz do Amazonas deverão colaborar para que os processos de licenciamento de outros poços possam ser mais ágeis, disse a CEO da Petrobras, Magda Chambriard.

Em entrevista à Reuters nesta terça-feira, 21, ela disse acreditar que a Petrobras poderá produzir petróleo e gás na região ambientalmente sensível em cerca de sete anos, caso sejam confirmadas as expectativas de grandes reservas. Mas, para isso, novas licenças terão de ser concedidas nos próximos anos.

“Os novos poços a serem perfurados não vão mais precisar de APO”, disse Chambriard, em referência à Avaliação Pré-Operacional que mobilizou mais de 400 profissionais da Petrobras e do Ibama, em agosto.

“E todo esse exercício que foi feito servirá para os outros (poços). Acho pode ser sim (mais rápido o licenciamento), mas dá pra dizer que parte das exigências já estão cumpridas da nossa parte”, completou a executiva.

Antes de conceder a licença exploratória na segunda-feira, o Ibama negou aval para atividades de perfuração na região por duas vezes, em 2023 e em 2018, antes mesmo de a Petrobras assumir o bloco, em 2020.

Petrobras x Ibama

Desde a última negativa, a companhia trabalhou para atender as principais exigências do Ibama, realizando investimentos milionários e aprimorando planos considerados indispensáveis ao projeto pelo órgão ambiental, sobretudo nas medidas de resposta a emergências.

Entre os aperfeiçoamentos implementados, a Petrobras construiu um novo Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) de grande porte em Oiapoque (AP), além de ter incluído três embarcações offshore dedicadas ao atendimento de fauna oleada, entre outros pedidos do Ibama para resposta rápida a incidentes.

A Petrobras já realizou no passado muitas perfurações de poços na região, que integra a chamada Margem Equatorial, mas não em uma profundidade tão grande quanto a desenvolvida no bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas.

A petroleira estatal pretende perfurar até seis poços adicionais na bacia nessa campanha para tentar descobrir se há acumulações de petróleo e gás na região.

“O primeiro passo foi dado, que é conseguir a licença para perfurar um poço pioneiro. A confirmação desse modelo é essencial para essa campanha, que tem como premissa a sísmica, e o poço pioneiro é fundamental para confirmar nosso modelo”, disse a CEO.

“Estamos furando num lugar muito bom, que deve dar uma descoberta”, destacou a executiva, demonstrando confiança em um achado.

“Mas só a broca vai dizer se tem descoberta. Temos mais cinco ou seis poços pioneiros em licenciamento. Se der tudo certo, após os cinco meses para perfurar esse primeiro, vamos ter que delimitar a jazida”, explicou.

“Se esse negócio for muito bom, podemos delimitar a jazida em uns dois anos e, se for bom o suficiente, vamos estar produzindo em sete ou oito anos”, disse.

Esse prazo significa que a Petrobras poderá, se tudo der certo, “encaixar” a entrada da produção da Margem Equatorial “no declínio do pré-sal”, garantindo que a extração petrolífera brasileira seguirá com volumes importantes.

As previsões de órgãos do governo apontam que a produção de petróleo no Brasil ainda seguirá em trajetória de crescimento até o início da próxima década, podendo entrar em declínio após esse período caso não haja novas descobertas relevantes no país.

A Margem Equatorial brasileira é a principal aposta para a ampliação das reservas no país nos próximos anos.

A Petrobras já está aditando o contrato de locação da sonda que será usada na perfuração para manter o equipamento à disposição por cerca de oito meses.

“Temos que ter uma folga. Em teoria, a gente perfura o poço, avalia o poço e, se tiver uma descoberta relevante, a gente avalia. Portanto, mais ou menos oito meses com essa sonda conosco”, explicou a executiva.

A sonda, que ficou parada no mar do Amapá aguardando a concessão de licença, e que participou do simulado de emergência do Ibama, tem um custo diário R$4,2 milhões. Os valores deverão ser atualizados no aditamento, mas não devem mudar muito, segundo a executiva.

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