
Pastelaria Brasileira (Foto: Ismael Jales/ IstoÉ Dinheiro)
A expansão do grupo Zaffari em São Paulo quase esbarrou em um ícone de bairro. Há 50 anos no mesmo endereço, a Pastelaria Brasileira, na Rua Palestra Itália, era o último ponto que faltava ser negociado para que os donos do shopping Bourbon avançassem com seus planos de ampliação na zona oeste da capital.
Fundada em 1975, a lanchonete se consolidou como ponto de encontro de torcedores do Palmeiras — a menos de 500 metros do Allianz Parque — e referência entre os moradores da região. O espaço costuma estar sempre lotado até mesmo em dias em que não há eventos na arena.
Abandonar a clientela fiel, que vai muito além dos palmeirenses, nunca esteve nos planos dos três sócios: Zezito, Liberato e Alvacir. Este último é sobrinho do fundador da pastelaria e, junto dos colegas conterrâneos da Bahia que já trabalhavam ali, assumiu o negócio no início dos anos 2000.
Desde que chegaram à Pompeia em 2008, os gaúchos do Grupo Zaffari tinham um plano claro: expandir o Bourbon Shopping para o outro lado da Rua Palestra Itália. Aos poucos, foram comprando empreendimento por empreendimento — o quarteirão inteiro, inclusive os imóveis acima da Pastelaria Brasileira. Mas os três amigos à frente da lanchonete nunca aceitaram sair. Inclusive, a única coisa no terreno que ainda funciona fora a pastelaria é um estacionamento, primeiro empreendimento comprado pelo grupo Zaffari cerca de 30 anos atrás.

A solução veio em forma de uma troca. Segundo contou Liberato à IstoÉ Dinheiro, essa foi a virada decisiva nas negociações. O ponto atual já não comportava o tamanho que a pastelaria ganhou ao longo dos anos, faltava espaço para atender a clientela que só crescia.
Pelo acordo firmado entre o Zaffari, a Pastelaria Brasileira e a incorporadora, o negócio não deixará o terreno. Pelo contrário: será ampliado, ganhando cerca de 30% a mais de espaço.
A aposta é que o novo endereço traga ainda mais movimento. Hoje com 13 funcionários, a Pastelaria Brasileira já planeja reforçar a equipe, com a contratação de pelo menos mais três colaboradores.

Liberato vê a mudança com entusiasmo, mas lamenta a demora. “Esperava que fosse antes, temos um acordo há quase dois anos”, disse.
Segundo Cláudio Zaffari, diretor do grupo, o projeto ainda está em fase de estudo e deve sair do papel apenas em 2026. O plano prevê um complexo que combine comércio, habitação e serviços, mantendo a Pastelaria Brasileira no local, mas em posição mais estratégica, de frente para a saída do shopping.
Expansão do Zaffari
Com 90 anos recém-completados, o Grupo Zaffari vive uma fase de expansão acelerada. Dono da rede Bourbon Shopping, o grupo gaúcho inaugurou recentemente um novo centro comercial em Porto Alegre e mira o fortalecimento da operação em São Paulo, especialmente na região metropolitana.
A estratégia inclui novos empreendimentos e supermercados, com investimentos superiores a R$ 1 bilhão até 2027, valor que deve ser revisado para cima em 2026. Além do empreendimento na Pompeia, o Zaffari também prepara a entrada no espaço do antigo Carrefour no Shopping Center Norte e um projeto atacadista em Taboão da Serra, consolidando sua presença nacional.






