Características tipicamente femininas podem ser importantes vantagens competitivas
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As mulheres são mais emotivas, ao contrário dos homens, que possuem o lado pragmático mais desenvolvido
A busca por igualdades salariais continua, mas a verdade é que em
muitas situações as mulheres são mais eficazes do que os homens. Quem
afirma é o professor de MBA da FGV e especialista em vendas e marketing
Cláudio Tomanini. Para ele, isso acontece por conta das características
intrínsecas da mulher, inclusive aquelas provenientes da herança
pré-histórica, que tornam homens e mulheres tão diferentes.
“Em meus trabalhos de consultoria e palestras, instigo os homens a
aprenderem mais com suas colegas e a desenvolverem características
essencialmente femininas, que se usadas no trabalho são armas
extremamente eficazes”, diz Tomanini.
Visão periférica
Por ser biologicamente programada para proteger a prole, a mulher
desenvolve a visão periférica, enquanto o homem, que tinha como dever ir
à caça de comida, desenvolveu a visão de mira, linear e focada em um
único ponto. Para as mulheres, essa é uma arma e tanto.
“Com mais pessoas em um ambiente ou em eventos sociais, as mulheres
são capazes de identificar oportunidades em todo o seu redor, dosando
conversas e otimizando o tempo de contato com cada interlocutor. Por
isso elas são excelentes fazendo networking”, explica Tomanini.
Mais delicadeza e atenção
O instinto feminino de cuidar, sempre com delicadeza e atenção aos
detalhes (no caso de bebês, por exemplo), as torna extremamente
flexíveis na hora de lidar com diferentes perfis de clientes. Vendedores
agressivos costumam ter sua parcela de clientes fiéis, porém, a atenção
que as mulheres dedicam às regras é imbatível e transforma seu trabalho
em uma atividade super profissional.
Emoção
As mulheres são mais emotivas, ao contrário dos homens, que possuem o
lado pragmático mais desenvolvido. “É essa emoção que move as
conquistas femininas. Elas sabem usufruir de suas realizações, gostam de
assumir suas vitórias e se deleitam em querer mais, justamente por
saberem aproveitar o prazer da conquista”, diz Tomanini.
Empatia
Condicionadas a compreender as necessidades da família mesmo antes da
capacidade de verbalizar dos filhos, as mulheres têm o poder de ler nas
entrelinhas das atitudes e linguagem corporal das pessoas. Essa
característica possibilita que durante uma venda, a mulher consiga se
alinhar mais rapidamente e objetivamente com o cliente, acertando em
cheio ao ler suas reais necessidades.
“Vender pelas características do produto nunca foi suficiente. É
preciso vender pelas necessidades do consumidor, entendê-lo e saber o
que o seu produto pode oferecer para ajudá-lo a atingir seus objetivos”,
explica Cláudio Tomanini.
Saber ouvir
Mulheres sabem ouvir. Falam muito, mas também ouvem mais. “Ouvir é
uma condição básica nas vendas. Como é que você vai dizer que o cliente
precisa daquilo, se não sabe o que ele quer? Só por isso, as mulheres já
saem na frente”, completa Tomanini.
A boa notícia é que estudos recentes comprovam que tanto homens
quanto mulheres podem ter comportamentos mais femininos ou mais
masculinos. Então, no fim das contas, ninguém tem mais desculpas.
Vamos ao trabalho?
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