Campanha critica 'notícias fúteis' e alerta para pobreza
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Campanha do Teto: questionamentos sobre o que é notícia
São Paulo - A nova campanha da ONG Teto, (também conhecida como "Um
Teto Para Meu País"), que constrói novas moradias para famílias em
localidades de extrema pobreza, alfineta as "notícias fúteis" que
dominam o noticiário e alertam para a pobreza no país.
Criados pela agência Leo Burnett, os anúncios trazem imagens de
moradores da comunidade Malvinas (Guarulhos, em São Paulo). Eles seguram
cartazes com frases que remetem às manchetes de notícias de
celebridades.
"Cantor estaciona o carro na vaga" e "Atriz é vista atravessando a rua" são algumas das "notícias".
Segundo a ONG,
o objetivo não é questionar o que vira notícia, sim o que deixa de ser.
Se há muito espaço para notícias sobre o cotidiano das celebridades,
falta espaço para notícias sobre faltas de moradia, pessoas em situação
de risco e extrema pobreza.
"A pobreza e a desigualdade social são problemas evidentes da nossa
sociedade. Ainda assim, poucas vezes são pauta de notícias, poucas vezes
surgem nas conversas cotidianas", diz Carolina Mattar, Diretora
Executiva do Teto.
Além de chamar a atenção para a pobreza no país, o objetivo da campanha
é buscar voluntários para a "Coleta", evento que pretende colocar cinco
mil voluntários nas ruas de cidades como São Paulo, Campinas, Rio,
Curitiba e Salvador para arrecadar recursos nos dias 22, 23 e 24 de
maio.
Em janeiro, a ONG já tinha feito uma campanha com celebridades para atrair a atenção do público.
Confira, nas imagens acima, todas as manchetes da campanha.
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