Natura: maquiagem para homens e mulheres para conquistar público urbano
São Paulo – Desde que João Paulo Ferreira
assumiu o comando da
Natura
no lugar de Roberto Lima, em outubro, a Natura já sinaliza a revisão de
seu mix de produtos e a busca por marcas que atendam consumidores
distintos.
Em janeiro, a companhia
anunciou o início das vendas da Natura
Sou, antes encontrada apenas na rede Raia Drogasil, em outras drogarias, a Panvel e Pacheco e São Paulo.
Hoje, outra novidade: o relançamento da Natura Faces, com o
foco em maquiagens para homens e mulheres, “pessoas de espírito livre,
ligadas aos movimentos sociais e culturais das grandes cidades”, diz em
sua apresentação.
Produtos 2 em 1, combináveis entre si estão no portfólio,
com preços sugeridos entre 13,90 reais e 33,90 reais, que serão vendidos
pelas revistas, site e nas cinco lojas próprias da marca.
“Muitos homens já usam maquiagem e, com o relançamento de
Faces, temos uma linha moderna e descomplicada que conversa com também
esse público”, explica Renata Eduardo, diretora de marketing da empresa,
em release para a imprensa.
As iniciativas de relançamento de marcas e diversificação de
pontos de vendas faz parte da estratégia da companhia em melhorar os
números da operação registrados nos últimos anos.
Vendas estagnadas
Ontem, depois do fechamento do mercado, a
companhia divulgou os resultados de 2016. No período, a Natura registrou um lucro de 296,7 milhões de reais, valor 42,2% menor em relação ao ano anterior.
Na comparação de vendas entre outubro e dezembro de 2016 com
os mesmos três meses de 2015, houve um crescimento de 39%, para 201,8
milhões de reais.
As vendas no ano ficaram quase que estagnadas, cresceram 0,2%, para R$ 7,9 bilhões de reais.
O ebitda no ano, critério que mede a eficiência operacional
de um negócio, teve uma queda de 1,6%, comparado a 2015, e ficou em 1,3
bilhão de reais.
No último trimestre, o mesmo indicador apresentou uma
melhora de 2%, em relação ao mesmo período do ano anterior, e fechou em
462 milhões de reais.
Reajustes de preços mais modestos fazem parte da estratégia
da Natura para recuperar participação de mercado em 2017, afirmaram
executivos da fabricante de cosméticos nesta quinta-feira,
Durante teleconferência com analistas sobre o resultado
feita ontem, o presidente da empresa afirmou que recuperar as vendas em
lares e participação de mercado é prioridade para este ano.
“Se a concorrência escorregar, esperamos estar preparados para aproveitar oportunidades adicionais”, disse ele.