quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Brasil sofre apagão de talentos na era da tecnologia

Para Alexandre Blauth, VP do Gartner, falta mão de obra para que mais empresas possam aplicar TI em seus negócios 

 

Por Dirceu Chirivino

 

dirceu@amanha.com.br
Para Alexandre Blauth, VP do Gartner, falta mão de obra para que mais empresas possam aplicar TI em seus negócios


O tradicional Tá na Mesa, evento promovido todas as quartas-feiras pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) discuteiu as alternativas para aproveitar a transformação digital e investir em uma nova cultura tecnológica nos negócios. Os convidados Alexandre Blauth (foto), vice-presidente executive partner do Gartner, e Fabio Azevedo, head da Divisão de Aplicação de Negócios da Microsoft, alertaram sobre os riscos ao não aderir a essa revolução e mostraram algumas tendências do setor, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Plataformas Conversacionais. 

“Participei de um evento onde quase 100 CEOs estavam presentes. Perguntei quantos já tinham especialização em Inteligência Artificial. Só três ou quatro levantaram a mão. Por essa razão, acho que falta de tecnologia não existe. Na verdade, há necessidade de gente para aplicar a TI nas empresas”, destacou Blauth. Para o especialista, as universidades têm buscado se aproximar, mas a velocidade da transformação tecnológica está sendo tão rápida que a academia não consegue acompanhar. “A formação de pessoas pra tecnologia sempre está devendo, ao longo das décadas. Sempre a necessidade é maior do que a demanda. Conheço inúmeras companhias que possuem 10, 20, 30 vagas em aberto e não conseguem preencher”, criticou. Diante dessa realidade, o que falta é especialização e qualificação. “A partir de agora, as empresas querem um profissional sem receio de errar, que busque aprender e que insista em encontrar alternativas para as dificuldades”, aconselhou.

Blauth, porém, é otimista em relação ao futuro do emprego na área de TI. Segundo ele, o próprio Gartner prevê que até 2022 cerca de 1,8 milhão de empregos no mundo serão extintos por causa da aplicação de Inteligência Artificial que abominará tarefas repetitivas usualmente realizadas por trabalhadores. No entanto, aproximadamente 2,2 milhões de postos surgirão, tendo em vista as novas qualificações para desenvolver essa tecnologia. “Haverá uma substituição de mão de obra repetitiva por cérebro de obras”, comparou. “Existem pesquisas do Gartner que constatam que não vamos mais digitar. Nós vamos falar com os aplicativos. Será mais uma nova transformação. Pelo telefone, nos comunicaremos com robôs ou computadores”, projetou. 

http://www.amanha.com.br/posts/view/6202

Federal Council adopts dispatch on double taxation agreement with Brazil (Last modification

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Bern, 05.09.2018 - On 5 September 2018, the Federal Council adopted the dispatch on the double taxation agreement (DTA) in the area of taxes on income with Brazil. This is the first DTA between Switzerland and Brazil. The agreement was signed in Brasilia on 3 May 2018 and will enter into force after it will be approved by parliament in both countries. 
 
The agreement contains favourable regulations on the international taxation of company profits and other income. It also implements several provisions from the OECD and G20 project to combat base erosion and profit shifting (BEPS project). Furthermore, the DTA contains an administrative assistance clause in accordance with the current international standard for the exchange of information upon request.

The cantons and business associations concerned welcomed the DTA. The agreement guarantees legal certainty and a contractual framework that has a positive impact on the further development of economic relations between the two countries.


Address for enquiries
Bilateral Tax Issues and Double Taxation Treaties Section, State Secretariat for International Financial Matters SIF
Tel. +41 58 462 71 29, dba@sif.admin.ch


Publisher
The Federal Council
https://www.admin.ch/gov/en/start.html

Federal Department of Finance
https://www.efd.admin.ch/efd/en/home.html

Eis as cidades mais conectadas e inteligentes da região Sul


Curitiba lidera ranking da Urban Systems, seguida por Florianópolis, Porto Alegre, Blumenau e Maringá

 

Da Redação

 

redacao@amanha.com.br
Curitiba é eleita cidade mais conectada e inteligente do país


Curitiba (foto) conquistou o posto de cidade mais inteligente e conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2018. A capital paranaense ultrapassou São Paulo e ficou em primeiro lugar no levantamento geral. O estudo, elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems, avaliou cerca de 700 municípios e é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.O ranking, que está na quarta edição e colocou Curitiba à frente de São Paulo este ano, é composto por 70 indicadores divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. 

Nas últimas três edições do levantamento, a capital paranaense vem subindo posições no ranking geral, conquistando a terceira colocação em 2016 e a segunda posição em 2017. No recorte exclusivo feito por AMANHÃ (confira lista completa a seguir), figuram sete cidades paranaenses, outras sete de Santa Catarina e quatro do Rio Grande do Sul. Blumenau é o município do interior mais bem colocado na região. Maringá é a localidade do interior com melhor posição no Paraná. No Rio Grande do Sul, Santa Maria obteve essa posição. 



Sul
Brasil
Cidade
UF
Pontos
1
1
Curitiba
PR
31,782
2
5
 Florianópolis
SC
30,881
3
8
Porto Alegre
RS
29,991
4
16
Blumenau
SC
27,989
5
20
Maringá
PR
27,451
6
24
Baln. Camboriú
SC
27,004
7
30
Joinville
SC
26,401
8
31
Itajaí
SC
26,357
9
38
Santa Maria
RS
25,921
10
45
Cascavel
PR
25,599
11
66
Pato Branco
PR
24,838
12
67
Umuarama
PR
24,825
13
68
Jaraguá do Sul
SC
24,748
14
77
Chapecó
SC
24,583
15
81
Canoas
RS
24,553
16
89
Caxias do Sul
RS
24,390
17
93
Ponta Grossa
PR
24,224
18
96
Toledo
PR
24,155

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Brookfield adquire controle da paranaense Ouro Verde


Companhia foi arrematada por R$ 660 milhões

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br
Brookfield adquire controle da paranaense Ouro Verde


A Ouro Verde informou nesta sexta-feira (31) que assinou um acordo para a aquisição de controle, pela Brookfield, no percentual de 55% do capital pelo valor total de R$ 660 milhões. De acordo com o fato relevante publicado pela companhia paranaense, a operação impulsiona o potencial de crescimento e desenvolvimento da Ouro Verde, ao posicioná-la adequadamente para capitalizar as tendências e oportunidades por conta da ampliação dos negócios de gestão de frota no Brasil. A transação estará condicionada ao parecer favorável de órgãos como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), estimada para ocorrer antes do fim deste ano.  

A Brookfield é listada nas bolsas de valores de Nova Iorque e Toronto. É o carro-chefe de negócios industriais e de serviços da Brookfield Asset Management (“BAM”). A BAM é uma gestora global de ativos com aproximadamente US$ 285 bilhões em ativos sob gestão, com operações em mais de 30 países e uma história de mais de 115 anos como investidora e operadora de ativos reais, com foco em investimentos imobiliários, energia renovável, infraestrutura e private equity. No Brasil, onde está presente desde 1899, a BAM detém um portfólio de aproximadamente R$ 77 bilhões em ativos sob gestão, o que a coloca como uma das maiores plataformas de investimentos no país. Suas operações estão presentes em 20 estados brasileiros e empregam mais de 20 mil funcionários. 

“A Ouro Verde tem conseguido balancear ao fazer investimentos necessários para uma frota moderna e atualizada e, ao mesmo tempo, não deixando que a dívida aumente”, avaliou Karlis Jonatan Kruklis, em entrevista concedida ao portal AMANHÃ no ano passado. Segundo o CEO, que também acumula o cargo de diretor de finanças e de relações com investidores, a principal estratégia da companhia nos últimos anos tem sido a de aumentar a rentabilidade operacional por meio das reduções de custos e despesas e investimentos seletivos. 

 http://www.amanha.com.br/posts/view/6170/brookfield-adquire-controle-da-paranaense-ouro-verde


Exicon distribuirá suplementos da Midway Labs no Brasil


Contrato prevê participação da trading na comercialização dos produtos

 

Da Redação

 

redacao@amanha.com.br
Exicon distribuirá suplementos da Midway Labs no Brasil

O Grupo Exicon, de Porto Alegre, do setor de comércio exterior, acaba de assinar contrato para importar e distribuir no Brasil todas as linhas de suplementos alimentares da marca Midway Labs USA, que tem entre seus principais parceiros o ator Arnold Schwarzenegger, nos Estados Unidos, e embaixadores de grande influência como Marcos Mion, Minotauro, Minotouro, Bela Falconi, Felipe Franco e Alice Matos. O acordo será de cinco anos e prevê uma participação da Exicon na comercialização dos produtos. Do volume a ser distribuído, 60% serão de unidades da Midway Labs, localizadas nos Estados Unidos e na Europa, e o restante das sete fábricas autorizadas pela empresa norte-americana para produzir os produtos Midway Labs USA no Brasil.

O  estoque inicial de 45 dias prevê a comercialização de produtos importados no equivalente a US$ 5 milhões e de R$ 5 milhões de fabricantes no mercado interno. Ao total, serão distribuídos 175 itens, desde proteínas, colágenos, aminoácidos e fórmulas para ganhar massa muscular até barras de proteína, cuja cadeia inclui body shops, supermercados, farmácias, lojas de conveniência em postos de gasolina e pontos de vendas especializados.  “A empresa deverá colocar nesse projeto todo know how  desenvolvido nos últimos 10 anos em termos de importação e de comercialização de produtos no mercado interno”, afirma Gustavo Bücker de Souza, diretor do Grupo Exicon. Ele prevê atingir mais de 170 clientes em todas as regiões do país logo no primeiro mês. “Considero o contrato com a Midway Labs USA como o mais completo entre os já  realizados pela Exicon”, avalia o empresário. A operação logística de importação e distribuição prevê o embarque de contêineres nos portos de Savannah, na Geórgia, e de Charleston na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.  No Brasil, a descarga será feita no porto catarinense de Navegantes (foto), distante 20 quilômetros do  armazém geral da Exicon, localizado em Itajaí (SC).

Com uma bagagem de comércio exterior iniciada a partir da criação da Trading Exicon, seguida pela unidade de distribuição, em 2006, de financiamento e serviços na cadeia de distribuição e instalação de um armazém geral, em Itajaí, a empresa passou a oferecer  aos clientes um processo de gestão integrado, desde a fabricação até o consumidor. Hoje, o portfólio de importação e comercialização mensal da  Exicon  inclui 5 mil toneladas de aços planos e 7 mil toneladas de aços longos; 66 mil unidades de moto peças; 6 mil pneus multimarcas, a maioria da Sailun, e toda a linha de iluminação e lâmpadas de led. 

Com investimentos de R$ 35 milhões em publicidade, propaganda e de marketing  para os próximos 12 meses, a meta da Midway Labs USA é elevar as receitas mensais da marca de R$ 10 milhões para uma faixa entre R$ 20 milhões e R$ 28 milhões. O Brasil é um dos países que mais crescem no segmento de suplementos alimentares. Segundo projeções da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), só o setor de Sport Nutrition, uma das quatro divisões do mercado (que ainda inclui wellness, perda de peso e nutrição cosmética) deve registrar crescimento de 15%  neste ano faturando R$ 2,5 bilhões. 



http://www.amanha.com.br/posts/view/6191/exicon-distribuira-suplementos-da-midway-labs-no-brasil

Positivo anuncia três aquisições no interior do Paraná


Grupo, que investirá R$ 80 mi principalmente em compra de ativos, arrematou estabelecimentos de ensino em Ponta Grossa

 

Da Redação

 

redacao@amanha.com.br
Positivo anuncia três aquisições no interior do Paraná

O Grupo Positivo anunciou nesta terça-feira (4) a aquisição de três unidades em Ponta Grossa, no interior do Paraná: o Colégio Girassol, o Colégio Neo Master (foto) e o Pró Master Vestibulares. O valor do negócio não foi revelado. O investimento no município proporcionará Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, curso preparatório e Ensino Superior na cidade. A negociação faz parte da estratégia de expansão da Divisão de Ensino do Positivo em território nacional, que teve início em junho de 2016, quando o Grupo assumiu a administração de duas unidades do Colégio Posiville, em Joinville (SC), que passaram a se chamar Colégio Positivo Joinville e Curso Positivo Joinville. Em 2017, o Grupo agregou às suas unidades uma sede da Universidade Positivo e uma do Colégio Positivo, em Londrina (PR). Na rede privada, mais de 500 mil alunos utilizam o material didático do Positivo e na rede pública de ensino, 240 mil. Os sistemas de ensino da Editora representam 41% do faturamento do Grupo, e a universidade e os colégios próprios respondem por uma fatia de 43%.

De acordo com o presidente da Divisão de Ensino do Grupo Positivo, Paulo Cunha, Ponta Grossa está entre as economias que mais crescem na região sul do país – e já se destaca no cenário nacional. "A médio prazo, o Grupo Positivo pretende dobrar o número de alunos, com a aquisição de escolas pelo Brasil", revela Cunha. O vice-presidente do Grupo Positivo, Lucas Guimarães, afirma que, em 2018, o investimento total do Grupo deve fechar na casa dos R$ 80 milhões – e que a prioridade é a compra de ativos. "Faz mais sentido adquirir ativos com marcas tradicionais e que tenham força regional, além de potencial de crescimento, do que começar do zero com a nossa bandeira. Além disso, já temos uma participação de mercado relevante em Curitiba e precisamos ir para outras praças", justifica. Mas não descarta também a construção de novas unidades onde não houver proposta de marcas fortes em funcionamento. “Até porque, apesar de haver muitos colégios com problemas financeiros disponíveis para aquisição, existem as escolas que compram os sistemas de ensino da Editora Positivo, e a ideia é evitar a canibalização”. 

Em junho, Guimarães confirmou o elevado interesse de investidores na educação básica e contratou o Banco BTG Pactual como assessoria para avaliar a possível abertura de capital. Segundo Guimarães, o processo deverá ter início em 2019. "Estamos focando na perenização do negócio. O IPO fortalecerá o Conselho e a nossa governança corporativa, aumentará transparência e a nossa disciplina no reporte de resultados, pois precisaremos prestar contas - de investidores institucionais a pessoas físicas que investem na bolsa", justifica. Ainda segundo Guimarães, o processo não visa ao levantamento de capital para novos investimentos: "As áreas de Ensino e Soluções Educacionais têm expandido organicamente e por aquisições– e pretendemos continuar nesse caminho", ressalta.



 http://www.amanha.com.br/posts/view/6192/positivo-anuncia-tres-aquisicoes-no-interior-do-parana


terça-feira, 4 de setembro de 2018

O apetite da Subway: a empresa mira expansão e um total de 2,3 mil lojas até o fim do ano


Conhecida como uma máquina de abrir lojas, a rede americana de fast food investe em digitalização e prepara um novo salto no Brasil

Crédito: Rafael Danielewicz
Fome de expansão: recém-chegado ao comando da Subway, Michel Machado quer cumprir a meta de abrir mais 80 lojas ainda este ano no Brasil (Crédito: Rafael Danielewicz)


Durante os últimos três anos, o tempero mexicano deu o tom no dia a dia do brasileiro Michel Chaim Machado. O executivo foi o responsável por preparar o terreno para a entrada da cadeia de restaurantes Taco Bell no Brasil, em 2016, além de liderar a escalada local da empresa. No fim de junho deste ano, ele decidiu que era o momento de variar o cardápio e poucos dias depois de deixar rede de fast food de tacos e burritos, assumiu o comando da Subway no País. Dona de um faturamento global de US$ 17 bilhões, a rede americana é conhecida por ser uma verdadeira máquina de abrir franquias. No mundo, são mais de 43 mil lojas, em 112 países. Com 2.222 unidades e uma receita estimada em cerca de R$ 2 bilhões, o Brasil é o seu quarto maior mercado, atrás apenas de Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. E, ao que tudo indica, o apetite pelo crescimento está longe de ser saciado. “Queremos chegar ao segundo posto”, diz Machado. “Ainda temos muito espaço para crescer, mas faremos isso com uma ciência muito mais elaborada.”

Em 2018, a Subway já inaugurou mais de cem unidades no Brasil. A meta é abrir, ao menos, mais 80 lojas e superar a marca de 2,3 mil até o fim do ano. Para isso, a rede está investindo em novas ferramentas de big data, que trazem informações mais acuradas sobre poder aquisitivo, comportamento e hábitos de consumo de cada região. A ideia é combinar potencial de rentabilidade com os planos e recursos de cada parceiro. Hoje, 70% das inaugurações são realizadas por franqueados que integram a rede. “Nós crescemos absurdamente nos últimos anos e percebemos que algumas dessas lojas não foram posicionadas da melhor maneira”, afirma Machado.

Sanduba digital: uma das transformações da Subway é a possibilidade de o consumidor fazer seu pedidos por meio de totens, aplicativo ou internet (Crédito:Caio Guimarães)
O investimento em uma loja da bandeira varia de R$ 300 mil a R$ 600 mil. O tamanho mínimo é de 30 m2. Atualmente, a empresa conduz estudos preliminares para a adoção de novos modelos, entre eles, os quiosques. “A Subway tem formatos mais flexíveis e uma operação menos complexa que um fast food tradicional, o que reduz os custos e facilita a capilaridade”, diz Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail. “Eles têm lojas em universidades, estações de trem e metrô, e outros pontos pouco explorados pelo segmento”, afirma Marcelo Cherto, fundador da Cherto Consultoria, especializada em franquias. Com o número atual de pontos de venda, a empresa figura na segunda posição no segmento de alimentação, atrás apenas da AM PM, que tem mais de 2,4 mil lojas, e à frente de rivais como o McDonald’s, que detém pouco mais de 2 mil unidades.

A estratégia da Subway, no entanto, não se restringe a galgar posições nesse ranking. Em linha com um posicionamento que vem sendo adotado pela matriz americana desde meados de 2017, a operação brasileira começa a introduzir um novo desenho de lojas no País. Sob um conceito batizado de Fresh Forward, o movimento inclui, inicialmente, mudanças na identidade visual e na exposição de ingredientes aos clientes, entre outros detalhes. Onze unidades já foram inauguradas nesse formato. Além de escalar gradativamente o modelo, o plano é acelerar a adoção de outros recursos. Até o fim do ano, algumas lojas passarão a oferecer a possibilidade de o consumidor fazer seu pedido por meio de totens digitais, aplicativo ou internet. “A digitalização é um desafio global da Subway”, diz Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, que cita outras redes mais avançadas nessa questão, como McDonald’s, Starbucks e Bob’s. “A Subway ainda não tem uma estratégia madura, está em construção, mas faz todo sentido investir nessa frente.”

A transformação da Subway passa ainda, literalmente, por outros ingredientes. A operação brasileira está realizando estudos de reavaliação do seu cardápio. A ideia é retirar alguns itens do menu e lançar outras opções de sanduíches e sobremesas. “Precisamos fazer o dever de casa e melhorar a operação. Do atendimento e preparação até o cardápio e a precificação”, afirma Machado que reconhece uma redução no faturamento em virtude da crise do País, embora não revele números desse recuo. “Sabemos que ainda estamos no olho do furacão, mas já começamos a nos preparar para retomar o ritmo quando essa instabilidade passar.”