Atuação:
Consultoria multidisciplinar, onde desenvolvemos trabalhos nas seguintes áreas: fusão e aquisição e internacionalização de empresas, tributária, linhas de crédito nacionais e internacionais, inclusive para as áreas culturais e políticas públicas.
A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de
Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a operação entre a B3 e
o Portal de Documentos S.A. O ato pela aprovação está publicado no
Diário Oficial da União desta quarta-feira, 17.
Segundo informações disponíveis no sistema do Cade, a operação
consiste na aquisição pretendida pela B3 de 100% das ações do Portal de
Documentos S.A., ou seja, na compra de controle e abrange todas as
atividades do Portal.
De acordo com a justificativa apresentada para o negócio, a B3, com a
operação, “pretende expandir sua atuação em serviços e soluções
ofertados a instituições financeiras para auxiliá-las no acesso e
registro de informações e documentos referentes a financiamentos de
veículos e financiamentos imobiliários”. “Com a Operação a B3 pretende
aumentar e diversificar a oferta de produtos aos bancos que atuam na
cadeia de crédito de veículos e imóveis.”
O Portal é uma companhia fechada cujos negócios compreendem três
segmentos principais. O primeiro está relacionado às atividades do
Portal como intermediário de instituições financeiras em procedimentos
de cobrança de clientes inadimplentes dessas instituições, assessorando
na emissão de notificações e protestos.
O segundo tem por foco o registro eletrônico de documentos em
cartórios, e o terceiro está relacionado a questões imobiliárias,
incluindo registro de escrituras e assessoria nos procedimentos de
cobrança e execução de dívidas.
Pedro Passos relembra os caminhos que o
levaram à sociedade na Natura e expõe sua visão do papel que cabe à
iniciativa privada na construção de um mundo mais justo, sustentável — e
que gere riqueza
Quem entra no escritório da Anima Investimentos, no Jardim
Europa, em São Paulo, se depara com diversas obras de arte. O ambiente
da instituição que cuida das finanças da família Ruggiero Passos não
lembra, nem de longe, os locais que pavimentaram a trajetória de sucesso
de Pedro Passos. Foi orientando o chão de fábrica da Natura que ele
Passos mostrou ser um executivo diferente, cuja missão, além de
desenvolver a equipe, era aprender ao lado dela. Se a Natura é hoje uma
companhia que fatura R$ 13,3 bilhões e registra lucro líquido anual de
R$ 381,7 milhões, muito se deve ao trabalho dele, considerado uma pessoa
fundamental para a criação dessa gigante mundial do mercado de beleza e
cuidados pessoais.
Foi numa partida despretensiosa de futebol que Passos conheceu o
amigo e sócio Guilherme Peirão Leal, em 1976. O encontro mudaria o seu
destino. Não era um exímio jogador, confessa, mas reza a lenda que foi
um lateral-direito muito esforçado. Leal, que atuava na mesma faixa de
campo, como quarto zagueiro, viu nesse empenho a característica
essencial para um executivo promissor. Levou o companheiro de time para a
Ferrovia Paulista (Fepasa) e depois para o embrionário projeto da
Natura. “A atitude do Pedro no futebol, como também a sua formação, fez
dele um candidato para a posição mais importante que eu tinha para
preencher nos quadros da Natura”, diz Leal, hoje com 69 anos. “Durante o
trabalho na Fepasa, ele conseguiu aumentar a receita proveniente da
venda de sucata em mais 1.000% de um ano para o outro.” No entanto, não
foi tão simples para que Passos aceitasse a proposta do amigo. “Eu saí
de uma multinacional para trabalhar com o Guilherme e o Luiz Seabra, mas
deixei claro que eu gostaria de virar sócio da empresa em algum
momento. Acho que revelei um pouco da minha atitude empreendedora
naquela época, quando ainda nem se falava em empreendedorismo”, relembra
Passos.
O desafio era grande. A começar pela troca de cargo: da direção de
uma multinacional com mais de 700 funcionários por uma pequena indústria
em momento incipiente, com menos de 20 empregados — isso, embora já
tivesse 10 anos de existência. Num primeiro momento, até mesmo a família
desaprovou a escolha. A convite de Guilherme Leal, Passos assumiu, em
1983, o cargo de gerente geral da YGA, que fabricava e comercializava
produtos de perfumaria e maquilagem com a marca L’arc en Ciel. “Eu já
tinha certa admiração pelo que a Natura vinha fazendo. Era uma marca
nacional que se expunha a uma concorrência com as grandes empresas
multinacionais, que já estavam presentes aqui no Brasil naquele
momento”, comenta Passos. Com experiência em diversos tipos de
indústrias, Passos era a peça que faltava para a Natura destravar.
Enquanto Seabra era tido como o “filósofo” por trás da empresa, Leal era
arrojado e inventivo. Passos, por sua vez, misturava as duas coisas,
dando vida aos sonhos dos sócios, trabalhando diretamente com a fábrica
para conhecer os problemas da operação. “Sempre fui mais envolvido com a
gestão executiva. Aprendi muito com o que costumamos chamar de chão de
fábrica. Além dos cursos formais que fiz, minha grande escola foi
conversar com a turma que está com a mão na massa, próximo ao cliente e
na fabricação”, diz.
MODELO DE GOVERNANÇA Em 1988, as cinco empresas que
faziam parte do Sistema Natura se fundiram e Passos tornou-se o diretor
superintendente da nova empresa. Dez anos depois, o executivo ascendeu
ao cargo de presidente de operações da Natura Cosméticos. Sob sua
liderança, a companhia solidificou a operação. As vendas cresceram mais
de cinco vezes, a gestão se profissionalizou, a imagem sustentável da
marca Natura foi consolidada. Além disso, em 2001, ele inaugurou um
complexo industrial em Cajamar (SP). O espaço é voltado à pesquisa e
desenvolvimento de cosméticos, treinamento e logística. “Ter o Pedro ao
nosso lado, por mais de 30 anos, tem sido muito construtivo. Sua visão
empresarial, capacidade de trabalho, pragmatismo e comprometimento com
um Brasil mais ético, contribuíram e contribuem muito para a contínua
construção da Natura”, afirma Luiz Seabra.
Passos deixou a presidência da empresa em 2005 e se tornou o terceiro
copresidente do conselho de administração. Mas o modelo de governança
implementado por ele é tido como referência pelo mercado. Hoje, a Natura
tem diversos certificados de empresa sustentável e é um exemplo não só
para empresas brasileiras como para as estrangeiras. “A Natura busca
cumprir com os princípios de sua criação, de ser uma empresa que
realmente preza o meio ambiente”, diz Luiz Marcatti, CEO da consultoria
Mesa Corporate Governance. “Esse posicionamento sustentável tem trazido
resultados bastante consistentes para a empresa.”
Engana-se, porém, quem pensa que a vida de Passos se restringe à
Natura. Hoje, o executivo divide seu tempo entre a empresa de
cosméticos, a ONG Instituto Semeia, que presta consultoria e fomenta
parcerias público-privadas (PPPs) para a administração de parques
públicos no Brasil; a ONG SOS Mata Atlântica, da qual ele é presidente
desde 2013; os conselhos do Instituto Endeavor, da FAPESP e do hospital
A.C. Camargo. “O Pedro Passos contribui há 15 anos como conselheiro
voluntário da SOS Mata Atlântica e está à frente da ONG desde 2013. Sob
seu comando, foram instituídas metas em todos os setores e definidas
prioridades para uma atuação com mais foco em resultados, sem deixar de
lado a importância do relacionamento e engajamento com os nossos
públicos”, diz Marcia Hirota, diretora-executiva da entidade.
A amizade de Passos e Leal não fica restrita somente à Natura. Eles
habitam o mesmo prédio e pensam juntos até na hora de investir. “Nós
participamos do conselho da Natura de forma bastante ativa, mas também
temos alguns investimentos juntos. Coinvestimos em alguns negócios, como
na Raia Drogasil, e somos acionistas e parceiros numa outra empresa
chamada Bresco”, diz Leal.
Nos últimos anos, a exemplo de Leal, que chegou a ser candidato a
vice-presidente na chapa de Marina Silva nas eleições de 2010, Passos
também tem atuado em órgãos ligados à política. Ex-presidente do
Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), ele é um
dos integrantes do movimento “Você Muda o Brasil”, ao lado de
empresários como Rubens Menin, da MRV; Luiza Helena Trajano, do Magazine
Luiza; Paulo Kakinoff, da Gol; e Walter Schalka, da Suzano. Durante o
último período eleitoral, o grupo se reuniu diversas vezes com o público
para debater alternativas para mudar o País. “Eu participo de alguns
movimentos. Nós achávamos importante a população se envolver mais no
processo eleitoral. A nossa ideia era provocar uma reflexão”, diz
Passos. Em tempos de devastação massiva da natureza, nomes como o de
Passos serão cada vez mais impactantes para a manutenção do meio
ambiente.
O dilema da compra da Avon
A possibilidade da aquisição da Avon por parte da Natura mexeu com os
ânimos dos investidores. Em 22 de março, quando a multinacional
brasileira confirmou as negociações, suas ações ordinárias fecharam o
pregão com queda de 7,78%. Para a Avon, o efeito foi oposto: seus papéis
avançaram 10% na Bolsa de Nova York (Nyse). A reação do mercado adiou o
desfecho do negócio. A aposta da Natura é ampliar as possibilidades de
ganhos no mercado americano, onde a Avon já tem uma grande estrutura
logística e importante penetração por meio do canal de venda
direta. “Apesar de contar com algumas lojas da The Body Shop, a Natura
ainda não tem uma presença forte nos EUA. Um dos fatores positivos é que
essa seria uma aquisição barata, já que a Avon vem sofrendo bastante”,
diz Andres Estevez, analista do banco Brasil Plural. A consolidação do
negócio criaria a 5ª maior companhia de cuidados pessoais e produtos de
beleza no mercado mundial, com cerca de US$ 10 bilhões em vendas.
Entretanto, o mercado investidor olha com cautela para a operação.
Segundo um relatório do BTG Pactual, o posicionamento ‘eco-friendly’ da
Natura poderia entrar em risco com a chegada da Avon. Além disso, por
atuarem com categorias de produtos muito similares, as empresas poderiam
demorar a criar sinergia. A negociação está sendo tocada nos EUA e
envolve bancos de investimentos como Goldman Sachs, Morgan Stanley e
UBS.
“Muitos empresários ainda vivem à base de proteção ou de estímulos fiscais. Isso precisa acabar”
Pedro Passos defende a abertura comercial e a segurança jurídica para que o País estimule a competitividade e o empreendedorismo
Por participar do movimento “Você Muda o Brasil”, que
incentiva o voto consciente, ao lado de outros empresários, o sr. tem
pretensões de ingressar na política nas próximas eleições?
Como cidadão, temos de participar. Alguns participam como eleitores,
outros como candidatos. Temos que estimular a cidadania e a cobrança em
prol dos direitos. Minha participação na política deve ser nesse
sentido. Agora, não me vejo tendo uma participação político partidária.
No meu papel de empresário, posso dar uma contribuição maior, discutindo
o País, inclusive me expondo publicamente. Mas isso sempre pela ótica
do empresário, que obviamente se envolve com questões que vão além da
própria empresa.
Quais são os maiores desafios para quem empreende no Brasil?
O Brasil é um país muito complexo para o empresário, seja para aquele
que está iniciando, seja para o empresário mais estabelecido. As
complexidades são de várias ordens. Mas, destaco, primeiramente, os
processos burocráticos de relação com o governo. O segundo aspecto é o
tributário. Trata-se de um grande nó, que atrapalha o desenvolvimento do
País. Não estou falando do tamanho da carga tributária, mas sim da
complexidade e da insegurança jurídica. Mesmo que você pague tudo certo e
faça tudo direito, existe sempre uma dupla interpretação. Esse nível de
estímulos negativos é o que faz com que o País tenha um menor nível de
empreendedorismo ou de empresas que são bem-sucedidas em vista do que
poderia ter. Outra questão é que o Brasil é um país fechado à
competição. Ainda estamos num modelo ultrapassado. Precisamos abrir a
economia brasileira para ter mais competição. A competição estimula a
inovação, o empreendedorismo, a criação de novas empresas, diminui
custos e aumenta a produtividade. O governo precisa parar de tratar de
forma desigual setores e empresas. No Brasil, muitos empresários ainda
vivem à base de proteção ou de estímulos fiscais. Isso precisa acabar.
Se implementarmos essa agenda de simplificação e de homogeneização de
tratamento, tenho a impressão de que nós daremos uma boa acelerada nos
investimentos nacionais e estrangeiros no País.
As declarações do governo Bolsonaro em relação ao meio
ambiente são vistas como uma ameaça à agenda ambiental do planeta. Isso
também acontece nos Estados Unidos, com Donald Trump. Mesmo assim,
algumas empresas e estados americanos seguem com uma agenda sustentável.
Qual é o papel da iniciativa privada nisso?
O papel da iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento em
questões ambientais e de impacto social. Independentemente de governos
específicos, vemos que essa agenda ganha corpo no mundo inteiro, pois é
algo que a sociedade quer. As mudanças climáticas são evidentes para
todos hoje, além de serem uma realidade para a comunidade científica. O
mundo já mudou nessa direção. Seria uma loucura lutarmos contra essa
agenda. Na verdade, temos de tirar proveito dela. Nos Estados Unidos,
apesar das sinalizações do governo de Donald Trump no sentido contrário,
as corporações adotaram essa agenda muito rapidamente. Apesar dos
incentivos à indústria do carvão americana, quem mais emprega hoje é a
indústria das energias alternativas. A China também está fazendo muita
coisa nessa direção. É um movimento irreversível.
A sustentabilidade é, atualmente, um dos termos mais citados
pelas empresas. A Natura é uma referência nisso. Mas existem corporações
que são acusadas de praticar boas ações de ‘fachada’. Como o sr.
enxerga isso?
Existe um grupo de empresas que faz isso mais por marketing profissional
do que por uma mudança de práticas real. Mas, a sociedade moderna tem
instrumentos poderosos. A agenda do ‘greenwash’, do marketing de
fachada, está perdendo espaço porque hoje o consumidor está dentro das
empresas. As redes sociais são muito poderosas e estão cada vez mais
influentes.
Os críticos atacaram a 3G de Lemann, que junto com Warren Buffett criou a Kraft Heinz em uma fusão de 2015
Por
Cristiane Lucchesi, Bloomberg
Lemann, 79, disse aos estudantes na
conferência que ele "perdeu muitas vezes" em sua vida como empresário e
que seu amor pelo tênis lhe ensinou como lidar com essas decepções (Lucy
Nicholson/Reuters)
O bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann
está tentando mudar a percepção de que sua empresa de private equity, a
3G Capital Partners Ltd., dedica toda a sua estratégia ao corte de
custos e não faz o suficiente para desenvolver marcas de consumo.
“Nossa cultura está sob ataque por causa dos resultados da Kraft Heinz“,
disse Lemann a estudantes nesta semana em um evento antes da Brazil
Conference at Harvard & MIT, referindo-se à gigante dos alimentos
embalados que sofreu uma baixa contábil de US$ 15,4 bilhões em
fevereiro. “Eles dizem que viemos do mundo das finanças, que somos
traders, não pensamos muito no que os clientes querem.
Que nós estávamos
mais preocupados em cortar custos.”A Kraft Heinz Co. caiu 27% em 22 de fevereiro após anunciar a baixa
contábil e um corte de dividendos. Os críticos atacaram a 3G de Lemann,
que junto com Warren Buffett criou a Kraft Heinz em uma fusão de 2015.
Eles argumentaram que, com a preocupação de cortar custos, a empresa
ignorou as mudanças de gosto dos consumidores por seus produtos, que
incluem cachorros-quentes Oscar Mayer e macarrão com queijo Kraft.
A Petrobras confirmou que o grupo Engie, conjuntamente com o
fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ),
apresentou a melhor proposta no processo de venda de 90% da participação
da estatal na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), conforme
noticiado pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo
Estado. Trata-se da maior operação da Petrobras dentro do programa de
desinvestimento.
Após os ajustes e atualizações financeiras, a transação, quando
concluída, representará para a Petrobras um valor total de cerca de US$
8,6 bilhões, considerando uma taxa de câmbio de 3,85 reais por dólar. O
valor inclui o pagamento, pelo comprador, das dívidas da TAG perante o
BNDES, de US$ 800 milhões.
A proposta representou um valor da empresa (enterprise value) de R$
35,1 bilhões para 100% da TAG, na data base de dezembro de 2017.
A Petrobras diz ainda que continuará a utilizar os serviços de
transporte de gás natural prestados pela TAG, por meio dos contratos de
longo prazo já vigentes entre as duas companhias, sem qualquer impacto
em suas operações e na entrega de gás para distribuidoras e demais
clientes. A conclusão do negócio está sujeita à aprovação por órgão de
defesa da concorrência.
Três grupos apresentaram propostas na terça-feira. Além da franco
belga Engie, que teve exclusividade para negociar os termos do contrato
com a Petrobras, o fundo Mubadala e um consórcio capitaneado pela Itaúsa
voltaram para a disputa.
A venda da TAG é considerada estratégica para a estatal, que está em
processo de desinvestimento. Quando concretizada, a transação será a
maior já realizada pela empresa. A TAG detém uma rede de gasodutos de
cerca de 4,5 mil quilômetros de extensão, nas regiões Norte e Nordeste.
José Galló (foto) pretende se
dividir entre o conselho da Lojas Renner e um portfólio de investimentos
em startups quando deixar o cargo de CEO, dentro de dez dias. A mais
nova aposta do executivo, que esteve à frente das Renner por quase três
décadas, é a Delivery Center Holding, startup de entregas que usa
shoppings centers como centros de distribuição urbanos de produtos e
serviços. A informação é do jornal Valor Econômico desta terça-feira
(9) que reproduz notícia veiculada pela Bloomberg.
"O
modelo da Delivery Center é único e o setor tem um grande potencial de
crescimento", afirmou Christiano Galló, filho e porta-voz do
empreendimento familiar. "Estamos estruturando um veículo de
investimentos. Pelo porte, não chega a ser um family office," comentou
Christiano. "A ideia é termos participações minoritárias, mas estarmos
próximos das empresas. Um empreendedor precisa de ajuda de vários tipos,
inclusive informal", detalhou. Christiano não informou o quanto a
família investirá na empresa, nem quanto ele e o pai têm sob gestão.
A
Delivery Center, fundada e dirigida por Andreas Blazoudakis, atualmente
opera 16 centros de delivery, sendo 3 em Porto Alegre , 11 no Rio de
Janeiro e apenas 2 em São Paulo. A ideia é chegar a 40 centros na maior
cidade do Brasil ainda este ano e, para isso, levantar R$ 60 milhões em
investimentos. A Delivery Center recebeu um aporte de R$ 12 milhões da
Multiplan em troca de uma participação de 18,8%. Com a transação, a
Multiplan se torna sócia da rival BR Malls, que já é acionista
minoritária da startup desde maio do ano passado.
A Notre Dame Intermédica Participações anunciou na manhã
desta segunda-feira, 8, a aquisição de 100% das cotas do Hospital Amiu
(Assistência Médico Pediátrica de Urgência Ltda), por R$ 40 milhões
(enterprise value), através da subsidiária BCBF Participações. De acordo
com fato relevante divulgado no período da manhã, o valor será pago à
vista, sendo descontado do endividamento do Hospital Amiu na data do
fechamento do negócio – em 5 de abril – e de “retenção para
contingências”.
Localizado em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro,
o Hospital Amiu opera com 67 leitos, sendo 20 de UTI, além de um
ambulatório com 20 consultórios.
Em 2018, o Hospital Amiu apresentou um faturamento líquido de R$ 34 milhões.
Conforme a companhia, a conclusão da transação não está sujeita à
aprovação prévia da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e nem do
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Companhia paranaense faturou R$ 154 milhões no ano passado
Da Redação
redacao@amanha.com.br
A Schultz, companhia
paranaense sediada em Curitiba e que atua no ramo de turismo, está
confiante com a retomada do setor. Tanto é assim que aposta em novos
destinos. “Neste ano, apesar da nossa tradição em roteiros para a
América do Norte e Europa, teremos uma presença forte na América do Sul,
especificamente no Chile, Peru e Argentina”, antecipa Aroldo Schultz
(foto), presidente da empresa.
O
grupo fechou 2018 com faturamento de R$ 154 milhões, valor 11% superior
ao ano anterior. Em 2017, a empresa faturou um total de R$ 139 milhões,
entre as suas unidades de negócios: Schultz Operadora, TZ Viagens,
VitalCard, Schultz Vistos Consulares, TZ Seguros e TZ Systems. Deste
total, a Schultz Operadora, que se mantém o maior negócio do grupo, com
52% da receita, com um total de 37,5 mil passageiros embarcados.
A
TZ Systems, empresa de tecnologia lançada no segundo semestre do ano,
tem mostrado crescimento continuado ao longo dos meses. Atualmente, ela
atende a agências de todo o Brasil, disponibilizando a solução Personal
Online Travel Agency (POTA) para agências e operadoras de turismo. A
Schultz soma seis unidades próprias localizadas estrategicamente em
Curitiba (PR), Caxias do Sul e Porto Alegre (RS), Santos, São Paulo e
Campinas (SP) e Niterói (RJ).