quarta-feira, 3 de março de 2021

Sua empresa tem até 15 de março para estar entre as Campeãs da Inovação


O estudo dará origem a uma lista das 50 empresas mais inovadoras do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul

A 17ª edição da pesquisa Campeãs da Inovação está com as inscrições abertas. O prazo final se encerra no dia 15 de março. Os questionários serão processados na Central do IXL-Center, nos Estados Unidos. Para participar, basta clicar aqui e ter acesso ao questionário em inglês (as respostas descritivas também devem seguir esse mesmo padrão, pois se as mesmas estiverem redigidas em português ou outra língua, o sistema automaticamente não valida). No dia 5 de novembro de 2020 foi realizado o evento que premiou as campeãs da 16ª edição (confira aqui o vídeo disponível no canal do YouTube do Grupo AMANHÃ).

O estudo dará origem a uma lista das 50 empresas mais inovadoras do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Multinacionais brasileiras que tenham filiais no Sul podem inscrever suas unidades regionais. O levantamento também vai apresentar as campeãs nos sub-rankings Startups, Estatais e Filantrópicas (para empresas públicas e entidades filantrópicas), Ensino & Pesquisa (voltada para universidades e centros de pesquisa) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Outra novidade desta edição é a criação do sub-ranking Entidades Empresariais. O objetivo é fomentar que associações e federações do Sul também promovam a inovação. Em razão da do novo coronavírus, o questionário também traz perguntas relacionando como a pandemia influenciou nos processos de inovação das companhias.

Clique aqui para acessar o questionário e responder a pesquisa da 17ª edição de Campeãs da Inovação.

As companhias que participaram da pesquisa respondendo integralmente o questionário ganharão um código promocional que dá direito a um desconto de 10% nos programas EPIC publicados no site do IXL-Center (veja mais detalhes sobre a grade de temas clicando aqui). A iniciativa visa criar uma nova geração de líderes globais conectando-os ao principal centro de referência mundial nas áreas de inovação e educação, através de um programa personalizado e único que combina conhecimento, network, benchmarking e experiência cultural.

A pesquisa Campeãs da Inovação adota o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um time de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação. O grupo auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial através de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais.

 https://amanha.com.br/categoria/gestao/campeas-da-inovacao-abre-inscricoes-em-sua-17-edicao

Efeito Bolsonaro nos mercados faz risco país disparar e pressiona dólar

Estudo da FGV aponta impacto de pronunciamentos de Bolsonaro no  compartilhamento de mensagens sobre governadores e remédio experimental |  Política | G1

A relação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o mercado financeiro, que ajudou a elegê-lo em 2018, parece ter azedado de vez desde que o mandatário interveio na Petrobrás, na tentativa de conter a alta de preços de combustíveis e acenar positivamente para os caminhoneiros, parte importante da sua base eleitoral.

 Vale ressalta que esse cenário tende a fazer com que o presidente continue impaciente e disposto a intervir. “A popularidade dele ainda está baixa, a pandemia continua forte. Ele ficará tentado buscar soluções mágicas – e não vai achá-las.”

“O governo está em uma encruzilhada”, resume o economista-chefe da Necton, André Perfeito. Ele explica que, ao mesmo tempo que Guedes propõe ajustes de longo prazo, Bolsonaro diz que os problemas no curto prazo estão mordendo o calcanhar do governo. “Várias coisas acontecem no curto prazo: preço dos combustíveis, o novo auxílio emergencial. E talvez não haja mais tempo para ajustes antes de 2022.”

O economista avalia que o governo tem dado tantos sinais trocados de mudança de rota, com medidas que o aproximam do populismo, que os efeitos são sentidos no aumento da desconfiança. “Há um mal-estar na Bolsa. O nível de tensão está alto.” / COLABORARAM ALTAMIRO SILVA JÚNIOR E DENISE ABARCA

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Quatro conselheiros da Petrobras pedem para deixar o cargo após troca de comando da estatal


Proposta do governo era que integrantes do conselho continuassem no cargo em uma nova gestão sob comando do general Joaquim Silva e Luna.

Por G1


4 conselheiros da Petrobras pedem pra deixar os cargos após interferência de Bolsonaro

4 conselheiros da Petrobras pedem pra deixar os cargos após interferência de Bolsonaro

Quatro membros do conselho de administração da Petrobras informaram na noite desta terça-feira (2) que não aceitarão a recondução ao cargo na próxima assembleia geral extraordinária da estatal. São eles: João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha.

A decisão ocorre após o presidente Jair Bolsonaro indicar o general Joaquim Silva e Luna no comando da petroleira para o lugar de Roberto Castello Branco por críticas à política de preços da companhia. O mandato de Castello Branco acaba em 20 de março. 

 

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/03/02/quatro-conselheiros-da-petrobras-pedem-para-deixar-o-cargo-apos-troca-de-comando-da-estatal.ghtml

Magazine Luiza compra VipCommerce, plataforma de e-commerce de supermercados

Magazine Luiza: como a empresa se valorizou 1000% em 4 anos?

O Magazine Luiza acaba de anunciar a aquisição da VipCommerce, plataforma de e-commerce com foco no varejo de alimentos. A ferramenta cria lojas digitais para desktop, celular e aplicativos para supermercados, e oferece ainda tecnologia de gestão de estoques. Ao todo, a empresa oferece tecnologia para mais de 100 redes de supermercados, com 400 lojas localizadas em 18 Estados do País. O valor da transação não foi divulgado.

Com a aquisição, o Magalu coloca todos essas parcerias para dentro de sua carteira. O plano agora é trazê-los também para dentro do aplicativo do Magazine Luiza, além de oferecer nos aplicativos de cada supermercado os serviços de antecipação de recebíveis e logística da companhia. Esse é o primeiro passo significativo do Magazine Luiza na direção da venda de alimentos frescos, como produtos de hortifruti.

“Quando alguém faz compras de mercado, com cesta grande de produtos, a experiência é melhor quando se faz essa compra dentro de uma loja específica perto da casa do cliente”, diz o diretor executivo de e-commerce do Magazine, Luiza Eduardo Galanternick.

Ele conta que, hoje, para fazer essa compra completa no aplicativo da companhia o cliente acaba selecionando determinados produtos de estoque próprio do Magalu e outros de lojas do marketplace, assim, a experiência fica prejudicada, já que são necessárias várias entregas, até em dias diferentes para finalizar a compra.

 

Magalu Anuncia Aquisição - Varejista Avança na Venda de Produtos de Mercado

Magalu Anunci


Magalu Anuncia Aquisição
  Com 1.237 lojas pelo país, o varejista Magalu anuncia a aquisição da VipCommerce, plataforma de e-commerce white label focada no varejo de alimentos. Segundo a empresa, a ferramenta funciona como um atalho para que varejistas se conectem ao marketplace do Magalu e oferece a gestão do ciclo do pedido, da compra à entrega final, e o controle de estoque em tempo real. A VipCommerce permite que varejistas criem lojas digitais para desktop, celular e aplicativos. Com a compra, o Magazine Luiza avança na venda de produtos de supermercado. A categoria representa cerca de 40% dos itens vendidos no e-commerce. Atualmente, a base da VipCommerce conta com mais de 100 redes de supermercados, com 400 lojas em 18 estados.

 

Mint Capital, controladora da Bahema Educação, compra unidade da Rede Decisão

Em breve na B3: primeiro fundo de imóvel escolar com alvos de R$ 800 mi | Exame

A gestora Mint Capital, controladora da Bahema Educação, concluiu nesta terça-feira, 2, a aquisição do imóvel do Colégio Pop, unidade da Rede Decisão localizada no bairro São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. O acordo, no valor de R$ 10 milhões, prevê a utilização pela grupo vendedor por dez anos.

Por meio do fundo imobiliário Mint Educacional, a gestora adquire imóveis de empresas do setor e aluga a prazos longos, geralmente para a própria companhia que era proprietária. “Essas instituições já são os melhores operadores (do setor), e acreditamos que serão os maiores destaques educacionais no futuro. Com isso, o investidor tem uma previsibilidade de receita e rendimento muito grande”, afirma Marcelo Walton, sócio da Mint Capital.

O colégio é a terceira aquisição imobiliária para o portfólio do fundo. Atualmente, o Mint Educacional possui a unidade da Faculdade Una Aimorés, operada pela Ânima Educação em Belo Horizonte (MG), e da Escola Parque Barra, operada pela Bahema na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Juntos, os ativos equivalem a aproximadamente R$ 100 milhões em patrimônio.

Segundo Walton, o fundo continua buscando oportunidades de aquisições em diferentes cidades. O objetivo é entrar para o mercado do varejo, já que o fundo atualmente é aberto somente para investidores qualificados (que têm mais de R$ 1 milhão investidos no mercado financeiro). “Para chegar ao varejo, o fundo precisa estar com um porte maior. Pretendemos nos próximos meses concluir novas operações, no mesmo nível de qualidade, para chegar a um fundo ao final do ano de pelo menos R$ 500 milhões de patrimônio”, afirma.

O sócio da Mint Capital acredita que, apesar da pandemia, o setor de educação permanece aquecido em transações, e que a demanda das redes educacionais por novas unidades está aumentando.

“É um setor extremamente resiliente, porque educação é um dos grandes investimentos que as famílias fazem por seus filhos. Apesar dessa crise, não tivemos nenhum tipo de ruído no nosso portfólio: todos os aluguéis foram pagos. Isso mostra que soubemos selecionar o que acreditávamos ser o melhor no setor. Em grandes linhas, conseguimos identificar boas oportunidades dentro do setor de educação”, conclui Walton.

A Rede Decisão conta atualmente com doze colégios em São Paulo e Minas Gerais. Para Walton, as aquisições pelo fundo proporcionam liquidez para que as instituições façam novos investimentos, e paguem contratos de aluguel para a Mint.

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/mint-capital-controladora-da-bahema-educacao-compra-unidade-da-rede-decisao/

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A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) avalia abrir um processo para investigar operações atípicas com papéis da Petrobras nas últimas semanas, quando eclodiu a crise entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e a administração da companhia, que culminou com a troca do comando da petroleira. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, a área técnica do órgão regulador do mercado de capitais está analisando informações preliminares antes de formalizar uma investigação sobre uso de informações privilegiadas (insider trading, no jargão do mercado).

Os sinais de que alguém pode ter lucrado com a antecipação de informações sobre o que ocorreria na estatal foram revelados pela coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo. Segundo a coluna, um investidor pode ter levantado R$ 18 milhões em transações opções de venda de papéis da petroleira ao efetuar operações, na quinta-feira, 18, em um volume que só faria sentido se realmente acreditasse que as ações iriam cair pelo menos 8% na sexta-feira, 19.

Na operação de opção, o investidor adquire o direito de comprar ou vender um ativo em uma data futura, a um preço fixo, para se proteger do movimento contrário do papel ou especular. Dados públicos da B3 verificados pelo Estadão/Broadcast mostram que os detentores dos papéis tinham garantida a venda de ações da Petrobras no vencimento – 22 de fevereiro – a R$ 26,50.

No dia 18, quando a ação fechou a R$ 29,27, antes de o presidente anunciar durante live, à noite, que promoveria mudanças na estatal, duas ordens de compra foram realizadas: uma de 2,6 milhões de opções às 17h35, e outra às 17h44, de 1,4 milhões de papéis, ambas com preço de R$ 0,04, ou seja, a R$ 160 mil no total. O número de negócios com o papel naquela data foi de 238, disparando para 1.097 no dia seguinte, após Bolsonaro sinalizar mudanças.

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/cvm-pode-investigar-insider-na-petrobras-2/