quinta-feira, 4 de março de 2021

Butantan recebe insumos para 14 milhões de doses da CoronaVac

 



João Doria
“Esta é a maior de todas as remessas que já chegaram”, disse o governador João Doria (PSDB) (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Instituto Butantan recebeu na manhã desta quinta-feira um novo lote do insumo farmacêutico ativo (IFA) da CoronaVac, vacina contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac, para o envase de 14 milhões de doses do imunizante que serão entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

A carga, importada da China, chegou ao aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, depois de passar por escalas em Helsinque, na Finlândia, e em Lisboa, em Portugal, disse o governo do Estado de São Paulo, ao qual o Butantan é vinculado, em nota.

“Esta é a maior de todas as remessas que já chegaram”, disse o governador João Doria (PSDB), que acompanhou a chegada do lote.

Até o momento, o Butantan entregou 14,45 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde. Além da vacina envasada em São Paulo, o PNI conta até o momento com 4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca com a Universidade de Oxford, que foram importadas prontas da Índia.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao governo federal, tem um acordo com a AstraZeneca e recebeu IFA para envasar o imunizante da farmacêutica anglo-sueca.

O Butantan tem contrato com o Ministério da Saúde para fornecer 100 milhões de doses da CoronaVac e espera concluir essa entrega até agosto.

Além disso, a pasta manifestou interesse em comprar mais 30 milhões de doses do imunizante e, segundo o presidente do Butantan, Dimas Covas, o instituto concordou em realizar o fornecimento, mas a formalização do acordo depende de mudanças contratuais solicitadas pelo Butantan à pasta.

O instituto quer retirar do novo contrato a cláusula de exclusividade presente nos acordos anteriores envolvendo a CoronaVac.

Taesa vê lucro saltar 195% no 4° trimestre com ajuda do IGP-M



Energia Eletrica
No ano, a companhia encerrou com margem Ebitda de 81,9%, contra 82,7% em 2019 (Imagem: Pixabay)

A transmissora de energia elétrica Taesa (TAEE11) registrou lucro líquido de 829 milhões de reais no quarto trimestre de 2020, um salto de 194,7% na comparação anual, ajudada pela disparada do IGP-M, que corrige parte de seus contratos, e após aquisições e conclusão de projetos.

A empresa, controlada pela estatal mineira  Cemig (CMIG3) e pela colombiana ISA, fechou 2020 com ganhos totais de 2,26 bilhões de reais, pouco mais que o dobro do resultado de 1,1 bilhão em 2019, segundo balanço divulgado na noite de quarta-feira.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) regulatório foi de 302 milhões de reais no último trimestre de 2020, alta de 17% ano a ano, com margem de 78,9%, contra 76,1% em mesmo período de 2019.

No ano, a companhia encerrou com margem Ebitda de 81,9%, contra 82,7% em 2019.

A receita líquida da Taesa para o período de outubro a dezembro somou 1,17 bilhão de reais, com significativa expansão de 148,5% em base anual, “em função das aquisições recentes e entrada em operação de algumas concessões”, segundo a empresa.

Também houve impacto positivo do reajuste inflacionário de receitas asseguradas em contratos de concessão da empresa, parte eles associados ao índice de inflação IGP-M, que disparou em 2020, com alta acumulada de 24,5% no ano.

Enquanto no último trimestre de 2020 o IGP-M avançou um acumulado de 11,24%, em 2019 o índice chegou a ter variação negativa de 0,01% em setembro e acumulou 0,97% nos últimos três meses, destacou a Taesa.

A correção monetária dos ativos rendeu 493,5 milhões de reais em receita líquida para a empresa no trimestre, impressionantes 1.290% a mais que no mesmo período de 2019. No fechado do ano, foram 1 bilhão de reais, alta de 513%.

Além disso, a Taesa concluiu em 2020, no primeiro semestre, as aquisições da São João Transmissora, São Pedro Transmissora e Lagoa Nova Transmissora, enquanto energizou dois empreendimentos novos, EDTE e Mariana.

 Com esses efeitos, a Taesa destacou que voltou a registrar crescimento do resultado operacional após dois anos de redução de receita devido à menor remuneração de linhas de transmissão mais antigas.

Os custos, despesas, depreciação e amortização regulatórios da companhia aumentaram 9,6% no último trimestre, para 143,6 milhões de reais, enquanto avançaram 18,8% em 2020, para 517,8 milhões.

TAEE11 Taesa
Com esses efeitos, a Taesa destacou que voltou a registrar crescimento do resultado operacional após dois anos de redução de receita devido à menor remuneração de linhas de transmissão mais antigas (Imagem: Facebook/Taesa)

Mas custos com pessoal, material, serviços e outros recuaram 0,4% no último trimestre, para 80,9 milhões, embora tenham subido 14,6% no ano, para 275,7 milhões de reais.

A Taesa fechou 2020 com investimentos totais de 1,5 bilhão de reais, contra 718,3 milhões em 2019. O valor ficou abaixo do previsto pela companhia, devido ao atraso em uma licença ambiental, mas a Taesa disse que aumentou com isso as projeções para 2021.

A companhia prevê aportes neste ano (Capex nominal) de entre 570 milhões e 630 milhões de reais, contra de 310 milhões a 340 milhões antes.

Dividendos

O conselho da Taesa aprovou proposta de 561,9 milhões de reais em dividendos adicionais propostos, a serem pagos até 31 de maio, ou 1,63 real por Unit.

Caso a proposta seja aprovada em assembleia, a empresa terá distribuído um total de 1,6 bilhão de reais em proventos aos acionistas pelo resultado de 2020, incluindo pagamentos anteriores, ou 98,5% do lucro líquido ajustado.

Taesa Setor Elétrico Empresas
O conselho da Taesa aprovou proposta de 561,9 milhões de reais em dividendos adicionais propostos, a serem pagos até 31 de maio, ou 1,63 real por Unit (Imagem: Facebook da Taesa)

A Taesa encerrou 2020 com dívida líquida de 5,2 bilhões de reais, alta de 12,6% frente ao final do terceiro trimestre. A companhia tem 905,6 milhões de reais em caixa.

A alavancagem medida pela relação dívida líquida/Ebitda ficou em 3,8 vezes ao final do ano, acima das 3,4 vezes ao fim de setembro de 2020.


 https://www.moneytimes.com.br/transmissora-de-energia-taesa-ve-lucro-saltar-195-no-4-trimestre-com-ajuda-do-igp-m/

quarta-feira, 3 de março de 2021

Sua empresa tem até 15 de março para estar entre as Campeãs da Inovação


O estudo dará origem a uma lista das 50 empresas mais inovadoras do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul

A 17ª edição da pesquisa Campeãs da Inovação está com as inscrições abertas. O prazo final se encerra no dia 15 de março. Os questionários serão processados na Central do IXL-Center, nos Estados Unidos. Para participar, basta clicar aqui e ter acesso ao questionário em inglês (as respostas descritivas também devem seguir esse mesmo padrão, pois se as mesmas estiverem redigidas em português ou outra língua, o sistema automaticamente não valida). No dia 5 de novembro de 2020 foi realizado o evento que premiou as campeãs da 16ª edição (confira aqui o vídeo disponível no canal do YouTube do Grupo AMANHÃ).

O estudo dará origem a uma lista das 50 empresas mais inovadoras do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Multinacionais brasileiras que tenham filiais no Sul podem inscrever suas unidades regionais. O levantamento também vai apresentar as campeãs nos sub-rankings Startups, Estatais e Filantrópicas (para empresas públicas e entidades filantrópicas), Ensino & Pesquisa (voltada para universidades e centros de pesquisa) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Outra novidade desta edição é a criação do sub-ranking Entidades Empresariais. O objetivo é fomentar que associações e federações do Sul também promovam a inovação. Em razão da do novo coronavírus, o questionário também traz perguntas relacionando como a pandemia influenciou nos processos de inovação das companhias.

Clique aqui para acessar o questionário e responder a pesquisa da 17ª edição de Campeãs da Inovação.

As companhias que participaram da pesquisa respondendo integralmente o questionário ganharão um código promocional que dá direito a um desconto de 10% nos programas EPIC publicados no site do IXL-Center (veja mais detalhes sobre a grade de temas clicando aqui). A iniciativa visa criar uma nova geração de líderes globais conectando-os ao principal centro de referência mundial nas áreas de inovação e educação, através de um programa personalizado e único que combina conhecimento, network, benchmarking e experiência cultural.

A pesquisa Campeãs da Inovação adota o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um time de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação. O grupo auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial através de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais.

 https://amanha.com.br/categoria/gestao/campeas-da-inovacao-abre-inscricoes-em-sua-17-edicao

Efeito Bolsonaro nos mercados faz risco país disparar e pressiona dólar

Estudo da FGV aponta impacto de pronunciamentos de Bolsonaro no  compartilhamento de mensagens sobre governadores e remédio experimental |  Política | G1

A relação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o mercado financeiro, que ajudou a elegê-lo em 2018, parece ter azedado de vez desde que o mandatário interveio na Petrobrás, na tentativa de conter a alta de preços de combustíveis e acenar positivamente para os caminhoneiros, parte importante da sua base eleitoral.

 Vale ressalta que esse cenário tende a fazer com que o presidente continue impaciente e disposto a intervir. “A popularidade dele ainda está baixa, a pandemia continua forte. Ele ficará tentado buscar soluções mágicas – e não vai achá-las.”

“O governo está em uma encruzilhada”, resume o economista-chefe da Necton, André Perfeito. Ele explica que, ao mesmo tempo que Guedes propõe ajustes de longo prazo, Bolsonaro diz que os problemas no curto prazo estão mordendo o calcanhar do governo. “Várias coisas acontecem no curto prazo: preço dos combustíveis, o novo auxílio emergencial. E talvez não haja mais tempo para ajustes antes de 2022.”

O economista avalia que o governo tem dado tantos sinais trocados de mudança de rota, com medidas que o aproximam do populismo, que os efeitos são sentidos no aumento da desconfiança. “Há um mal-estar na Bolsa. O nível de tensão está alto.” / COLABORARAM ALTAMIRO SILVA JÚNIOR E DENISE ABARCA

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Quatro conselheiros da Petrobras pedem para deixar o cargo após troca de comando da estatal


Proposta do governo era que integrantes do conselho continuassem no cargo em uma nova gestão sob comando do general Joaquim Silva e Luna.

Por G1


4 conselheiros da Petrobras pedem pra deixar os cargos após interferência de Bolsonaro

4 conselheiros da Petrobras pedem pra deixar os cargos após interferência de Bolsonaro

Quatro membros do conselho de administração da Petrobras informaram na noite desta terça-feira (2) que não aceitarão a recondução ao cargo na próxima assembleia geral extraordinária da estatal. São eles: João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha.

A decisão ocorre após o presidente Jair Bolsonaro indicar o general Joaquim Silva e Luna no comando da petroleira para o lugar de Roberto Castello Branco por críticas à política de preços da companhia. O mandato de Castello Branco acaba em 20 de março. 

 

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/03/02/quatro-conselheiros-da-petrobras-pedem-para-deixar-o-cargo-apos-troca-de-comando-da-estatal.ghtml

Magazine Luiza compra VipCommerce, plataforma de e-commerce de supermercados

Magazine Luiza: como a empresa se valorizou 1000% em 4 anos?

O Magazine Luiza acaba de anunciar a aquisição da VipCommerce, plataforma de e-commerce com foco no varejo de alimentos. A ferramenta cria lojas digitais para desktop, celular e aplicativos para supermercados, e oferece ainda tecnologia de gestão de estoques. Ao todo, a empresa oferece tecnologia para mais de 100 redes de supermercados, com 400 lojas localizadas em 18 Estados do País. O valor da transação não foi divulgado.

Com a aquisição, o Magalu coloca todos essas parcerias para dentro de sua carteira. O plano agora é trazê-los também para dentro do aplicativo do Magazine Luiza, além de oferecer nos aplicativos de cada supermercado os serviços de antecipação de recebíveis e logística da companhia. Esse é o primeiro passo significativo do Magazine Luiza na direção da venda de alimentos frescos, como produtos de hortifruti.

“Quando alguém faz compras de mercado, com cesta grande de produtos, a experiência é melhor quando se faz essa compra dentro de uma loja específica perto da casa do cliente”, diz o diretor executivo de e-commerce do Magazine, Luiza Eduardo Galanternick.

Ele conta que, hoje, para fazer essa compra completa no aplicativo da companhia o cliente acaba selecionando determinados produtos de estoque próprio do Magalu e outros de lojas do marketplace, assim, a experiência fica prejudicada, já que são necessárias várias entregas, até em dias diferentes para finalizar a compra.

 

Magalu Anuncia Aquisição - Varejista Avança na Venda de Produtos de Mercado

Magalu Anunci


Magalu Anuncia Aquisição
  Com 1.237 lojas pelo país, o varejista Magalu anuncia a aquisição da VipCommerce, plataforma de e-commerce white label focada no varejo de alimentos. Segundo a empresa, a ferramenta funciona como um atalho para que varejistas se conectem ao marketplace do Magalu e oferece a gestão do ciclo do pedido, da compra à entrega final, e o controle de estoque em tempo real. A VipCommerce permite que varejistas criem lojas digitais para desktop, celular e aplicativos. Com a compra, o Magazine Luiza avança na venda de produtos de supermercado. A categoria representa cerca de 40% dos itens vendidos no e-commerce. Atualmente, a base da VipCommerce conta com mais de 100 redes de supermercados, com 400 lojas em 18 estados.