Fábrica de Curitiba receberá a maior parte do aporte
Redação
A planta de Curitiba é referência global em eficiência e
qualidade dentro do Grupo Volvo, com aprimorados conceitos de Indústria
4.0
A
Volvo anunciou seu novo plano de investimentos. No total, ele somará R$
1,5 bilhão no período entre 2022 e 2025 no Brasil. Os recursos serão
usados no desenvolvimento de novos caminhões e ônibus, que são
produzidos na fábrica de Curitiba. De acordo com a montadora, o
planejamento incluirá, ainda, o início de produção de caminhões e ônibus
elétricos no país.
O valor também contempla a finalização de
investimentos para o desenvolvimento de motores para atender à nova
regra de emissões, chamada de Euro 6, que entrará em vigor no Brasil em
janeiro do próximo ano. Líder do mercado de caminhões com capacidade
acima de 14 toneladas, a Volvo registrou em 2021 o melhor ano de sua
história no Brasil, que começou há quase 42 anos, com a construção da
fábrica em Curitiba.
No ano passado, a marca registrou
crescimento de 45,7% em relação a 2020 (21,8 mil unidades). Para 2022, a
companhia estima que o mercado brasileiro de caminhões poderá crescer
10%. No segmento de ônibus, a Volvo tem conseguido expansão graças ao
mercado externo. Dois terços dos 1,18 mil chassis urbanos e rodoviários,
pesados e semipesados, vendidos no ano passado seguiram para a América
Latina e vários países da África.
"O Brasil manteve a
importante posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo no
mundo, mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das
restrições da cadeia de suprimentos. Estamos orgulhosos em celebrar o
melhor ano da história da marca no país", comemora Wilson Lirmann,
presidente do Grupo Volvo América Latina, em nota.
Hoje, a
unidade de Curitiba é referência global em eficiência e qualidade dentro
do Grupo Volvo, com aprimorados conceitos de Indústria 4.0. "Nossos
processos são altamente digitalizados, com uso intenso de dados,
simulação e realidade virtual para desenvolvimento dos processos e das
pessoas", assegura Marcelo Bruel, gerente de produção de ônibus da Volvo
no Brasil.
Inovação desde o início
Em 1979, o chassi B58 traz conceitos muito à frente do seu tempo. Com
motor central, privilegiava o espaço e conforto dos passageiros tanto na
versão rodoviária quanto urbana. Um ano após seu lançamento, a Volvo
apresenta a versão articulada para Curitiba, que posiciona a marca como
pioneira em sistemas de transporte de alta eficiência. Sucesso global,
os sistemas BRT estão hoje em 179 cidades dos cinco continentes, segundo
o BRT Data.
Em 1986, a Volvo apresenta um novo chassi,
incialmente para operações rodoviárias. Era o B10M, um produto global,
com a mais avançada tecnologia disponível naquela época. Traz chassi
totalmente soldado e suspensão 100% pneumática, garantido elevado
conforto.
Em 1992, o ônibus biarticulado é uma grande inovação no
mercado de urbanos, em especial para sistemas BRTs. Inicialmente para
250 passageiros, o biarticulado transporta um número maior de pessoas,
eleva a agilidade e a eficiência com menor custo operacional. Em 1994, a
Volvo introduz no país o B12. Além de ser o mais potente do mercado à
época, seu motor ficava na parte traseira, uma novidade para a marca. Os
volumes crescentes de vendas favoreceram o início da produção do B12B
na fábrica brasileira, a partir de 1997. Um ano depois, em 1998, chega o
B7R para o mercado de urbanos, fretamento e rodoviários de médias
distâncias. Com motor traseiro e chassi leve, tinha estrutura de aço
robusta com face superior plana, o que permitia uma variedade ampla de
carrocerias. Em 2000, chega a versão de piso baixo do modelo.
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