A Volvo anunciou seu novo plano de investimentos. No total, ele somará R$ 1,5 bilhão no período entre 2022 e 2025 no Brasil. Os recursos serão usados no desenvolvimento de novos caminhões e ônibus, que são produzidos na fábrica de Curitiba. De acordo com a montadora, o planejamento incluirá, ainda, o início de produção de caminhões e ônibus elétricos no país.
O valor também contempla a finalização de investimentos para o desenvolvimento de motores para atender à nova regra de emissões, chamada de Euro 6, que entrará em vigor no Brasil em janeiro do próximo ano. Líder do mercado de caminhões com capacidade acima de 14 toneladas, a Volvo registrou em 2021 o melhor ano de sua história no Brasil, que começou há quase 42 anos, com a construção da fábrica em Curitiba.
No ano passado, a marca registrou crescimento de 45,7% em relação a 2020 (21,8 mil unidades). Para 2022, a companhia estima que o mercado brasileiro de caminhões poderá crescer 10%. No segmento de ônibus, a Volvo tem conseguido expansão graças ao mercado externo. Dois terços dos 1,18 mil chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados, vendidos no ano passado seguiram para a América Latina e vários países da África.
"O Brasil manteve a
importante posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo no
mundo, mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das
restrições da cadeia de suprimentos. Estamos orgulhosos em celebrar o
melhor ano da história da marca no país", comemora Wilson Lirmann,
presidente do Grupo Volvo América Latina, em nota.
Hoje, a unidade de Curitiba é referência global em eficiência e qualidade dentro do Grupo Volvo, com aprimorados conceitos de Indústria 4.0. "Nossos processos são altamente digitalizados, com uso intenso de dados, simulação e realidade virtual para desenvolvimento dos processos e das pessoas", assegura Marcelo Bruel, gerente de produção de ônibus da Volvo no Brasil.
Inovação desde o início
Em 1979, o chassi B58 traz conceitos muito à frente do seu tempo. Com
motor central, privilegiava o espaço e conforto dos passageiros tanto na
versão rodoviária quanto urbana. Um ano após seu lançamento, a Volvo
apresenta a versão articulada para Curitiba, que posiciona a marca como
pioneira em sistemas de transporte de alta eficiência. Sucesso global,
os sistemas BRT estão hoje em 179 cidades dos cinco continentes, segundo
o BRT Data.
Em 1986, a Volvo apresenta um novo chassi, incialmente para operações rodoviárias. Era o B10M, um produto global, com a mais avançada tecnologia disponível naquela época. Traz chassi totalmente soldado e suspensão 100% pneumática, garantido elevado conforto.
Em 1992, o ônibus biarticulado é uma grande inovação no mercado de urbanos, em especial para sistemas BRTs. Inicialmente para 250 passageiros, o biarticulado transporta um número maior de pessoas, eleva a agilidade e a eficiência com menor custo operacional. Em 1994, a Volvo introduz no país o B12. Além de ser o mais potente do mercado à época, seu motor ficava na parte traseira, uma novidade para a marca. Os volumes crescentes de vendas favoreceram o início da produção do B12B na fábrica brasileira, a partir de 1997. Um ano depois, em 1998, chega o B7R para o mercado de urbanos, fretamento e rodoviários de médias distâncias. Com motor traseiro e chassi leve, tinha estrutura de aço robusta com face superior plana, o que permitia uma variedade ampla de carrocerias. Em 2000, chega a versão de piso baixo do modelo.
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