quarta-feira, 13 de março de 2024

Trabuco assume presidência do Conselho Diretor da Febraban

 Banqueiro de hoje tem mandato mais curto e precisa entregar ...


O presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, assumiu nesta quarta-feira, 13, o cargo de presidente do Conselho Diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ele substitui Octavio de Lazari Junior, que foi CEO do Bradesco até novembro de 2023, quando foi substituído por Marcelo Noronha.

“A mudança faz parte do processo natural de alternância no comando da mais alta esfera de decisão da entidade, responsável por sua condução estratégica”, afirma comunicado da Febraban.

Lazari ficou dois anos na função na Febraban e atualmente está no Conselho do Bradesco.

Em nota à imprensa, Trabuco afirma que assume o cargo em um momento “que o setor bancário se volta para ser a alavanca de desenvolvimento econômico do País, procurando sempre soluções para reduzir o custo do crédito”.

Um dos focos à frente do conselho da Febraban está nas transformações tecnológicas e no aumento da concorrência”, diz o executivo.

Saiba como funciona o ‘carro voador’ da Embraer, que deve chegar ao mercado em 2026

 


A Eve conta com 2.850 encomendas realizadas

 

 

eVTOL da Eve - Crédito: Divulgação/Eve

 

Apesar de parecer mais um helicóptero, o carro voador está cada vez mais próximo de virar realidade no céu brasileiro. O fato é que o EVE-100, da EVE, empresa de mobilidade urbana da Embraer, passa por uma regulamentação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A previsão é de que o eVTOL (electric vertical take-off and landing, ou aeronave elétrica com capacidade de pousar e decolar verticalmente, na tradução), como são chamados esses veículos, desembarquem no mercado em 2026 – os testes iniciam neste ano.

 

Como funciona o carro voador?

O EVE-100 é uma aeronave de propulsão elétrica e que, assim como o helicóptero, realiza pouso e decolagem de forma vertical. O modelo tem um peso máximo de decolagem de 2.800 kg e capacidade para transportar um piloto e quatro passageiros.

Para voar, ele conta com uma hélice de empuxo horizontal de cinco lâminas, rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro – sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo.

O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos. O alcance chega a 100 km.

Segundo a Embraer, além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, ele foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído. A ideia é que ele seja utilizado para viagens curtas de aviação executiva.

EVE-100 – Crédito: Divulgação

Consulta setorial

A Anac abriu recentemente uma consulta setorial de certificação do eVTOL da Embraer, que ficará aberta até o dia 15 de março.

O objetivo é agregar ideias e comentários de pessoas físicas ou jurídicas que queiram contribuir com a consulta, “especialmente aquelas interessadas no tema, como potenciais solicitantes de um Certificado de Tipo para aeronaves semelhantes e potenciais operadores de aeronaves, bem como dos respectivos locais de decolagem e pouso”, afirma a agência.

EVE-100 – Crédito: Divulgação

Fábrica e fornecedores

Anunciada no ano passado, a fábrica da Eve para produzir o modelo fica localizada em Taubaté, interior do estado de São Paulo.

Segundo a Embraer, o local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Além disso, a localização é próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que deve facilitar o desenvolvimento e a sustentabilidade de processos de produção.

A companhia, inclusive, afirma que recentemente selecionou dois novos fornecedores para o eVTOL: a Aciturri e a Crouzet.

A Aciturri será responsável pelo desenvolvimento e fabricação dos revestimentos e longarinas das asas, bem como as bordas de ataque e de fuga.

A Crouzet, por sua vez, fornecerá o controle do piloto, especificamente o joystick usado para controlar a aeronave em voo. Ambos os fornecedores assinaram acordos que contemplam o ciclo de vida da aeronave, incluindo a produção de protótipos, além do serviço e suporte operacional pós-venda.

“Enquanto avançamos com a produção do nosso primeiro protótipo, estamos fechando acordos de grande importância”, destaca Johann Bordais, CEO da Eve.

E completa: “Nossa prioridade é estabelecer uma relação sólida com cada um dos nossos fornecedores. Nesse sentido, Aciturri e Crouzet, empresas notáveis pela excelência e pelo suporte dedicado, são parceiras com as quais temos grande expectativa de colaborar, visando o início das operações para 2026 em diante.”

Os novos fornecedores se juntam à Garmin, Liebherr Aerospace e Intergalactic, que foram anunciados em outubro de 2023.

Encomendas

A Eve conta com 2.850 encomendas, que representa uma intenção de compra de mais de US$ 8 bilhões. Os principais clientes são operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.

Ao todo, são 28 clientes espalhados por todos os continentes. No Brasil, dos 335 reservados, 100 são para a Avantto, 50 para a Helisul, 50 para a OHI (Revo), 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar.

A Revo, em entrevista à ISTOÉ DINHEIRO, já confirmou que deseja implementar o serviço.

 

Assista ao vídeo de divulgação abaixo:

 https://youtu.be/cX5BjR6Zzyk?si=2xvDGi6pqgqhPave

 

 https://motorshow.com.br/saiba-como-funciona-o-carro-voador-da-embraer-que-deve-chegar-ao-mercado-em-2026/

 



Weg vai investir R$ 100 milhões em fábrica de tintas no México

 


Planta deve entrar em operação no início de 2026 
 
 
A construção da nova unidade irá ampliar a capacidade produtiva atual da Weg Tintas e visa atender o mercado da América do Norte e Central

 

 

A catarinense Weg anunciou que investirá R$ 100 milhões em uma nova fábrica de tintas líquidas industriais no México. A construção da nova unidade irá ampliar a capacidade produtiva atual da Weg Tintas e visa atender o mercado da América do Norte e Central. A nova fábrica terá aproximadamente 5.300 metros quadrados de área construída e deve entrar em operação no início de 2026. Os investimentos serão realizados em Atotonilco de Tula, onde a empresa já produz tintas em pó para os segmentos industrial e de infraestrutura. Além desta unidade, a empresa sediada em Jaraguá do Sul também produz tintas e vernizes industriais em Guaramirim e Mauá, no Brasil, e em Buenos Aires, na Argentina.

A nova unidade marca a segunda fase de um investimento da companhia iniciado no ano passado, com a compra de um terreno por US$ 40 milhões para o aumento gradual da capacidade produtiva. A proximidade do novo terreno ao maior parque industrial da Weg no país facilitará a integração dos processos produtivos e verticalização das operações naquele país no futuro, assim como o processo logístico, permitindo compartilhar recursos de áreas de apoio entre as duas fábricas. Em 2023, a empresa aportou R$ 70 milhões para a expansão da capacidade de produção de tintas líquidas industriais em Guaramirim (SC) para ampliar a capacidade produtiva atual em aproximadamente 70%. A Weg é a quarta maior empresa da região e também a terceira maior de Santa Catarina, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC Brasil.

 

 https://amanha.com.br/categoria/empresa/weg-vai-investir-r-100-milhoes-em-fabrica-de-tintas-no-mexico?utm_campaign=NEWS+DI%C3%81RIA+PORTAL+AMANH%C3%83&utm_content=Weg+vai+investir+R%24+100+milh%C3%B5es+em+f%C3%A1brica+de+tintas+no+M%C3%A9xico+-+Grupo+Amanh%C3%A3&utm_medium=email&utm_source=dinamize&utm_term=News+Amanh%C3%A3+13_03_2024

FMI lança processo de escolha de seu novo diretor-geral

 O logo do FMI (Fundo Monetário Internacional) - Logotipo.pt


O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou, nesta quarta-feira (13), o lançamento do processo de nomeação de seu futuro diretor-geral, diante do fim, em 30 de setembro, do mandato atual da búlgara Kristalina Georgieva, que pode ser reeleita.

O processo vai durar até o fim de abril e será feito sob o princípio de uma “seleção aberta, transparente e baseada no mérito”, informou o FMI em nota.

Na terça-feira, os ministros das Finanças da União Europeia se pronunciaram a favor de manter no cargo Georgieva, que ainda não informou oficialmente suas intenções.

Tradicionalmente, o número um do FMI é o candidato proposto pelos países europeus, enquanto o presidente do Banco Mundial (BM) é o candidato dos Estados Unidos.

Trata-se de uma distribuição que os principais países emergentes, a começar por China e Índia, questionam cada vez mais.

A divisão de capital destas duas instituições continua dando um peso preponderante aos Estados Unidos e à UE.

O processo começa na quinta-feira, com um período de apresentação de candidaturas de três semanas que se estende até 3 de abril.

Os candidatos são propostos por um dos governadores do FMI, em geral de bancos centrais dos países-membros, ou por um diretor-executivo.

Em uma segunda instância, o conselho administrativo do Fundo vai validar uma lista de candidaturas aceitas. Entre estes nomes será eleito o próximo titular do FMI.

Esta seleção ocorre um ano depois da nomeação do novo presidente do BM, Ajay Banga.

Nascido na Índia, mas cidadão americano, Banga foi o único candidato proposto.

 

 https://istoedinheiro.com.br/fmi-lanca-processo-de-escolha-de-seu-novo-diretor-geral/

Opinião: Desbloquear o potencial exportador das MPE é fundamental para a competitividade do país

 


Décio Lima, presidente do Sebrae

Décio Lima, presidente do Sebrae (Crédito: Charles Damasceno/Divulgação)

 

Grandes protagonistas na economia brasileira, mas coadjuvantes nas exportações do país. Os pequenos negócios têm participação fundamental na geração de empregos, representam cerca de 95% de todas as empresas brasileiras, estão presentes em praticamente todas as cadeias produtivas – dos negócios inovadores às pequenas propriedades rurais –, entretanto, respondem por menos de 1% do total das vendas externas brasileiras.

A pouca participação das micro e pequenas empresas (MPE) na pauta de exportações do país não costuma causar muita estranheza. No senso comum, o esperado é que o grande peso no volume de comércio exterior esteja nos chamados itens de commodities (grãos, proteína animal, minérios) ou bens industrializados. Para se ter uma ideia, a balança comercial brasileira teve um superávit recorde de US$ 5,447 bi em fevereiro. O fato é que há um enorme espaço a ser explorado pelas micro e pequenas empresas e seus produtos diferenciados no mercado externo.

O grande público desconhece o potencial de itens como o pão de queijo, o açaí, a moda praia e o artesanato, para citar apenas alguns exemplos, que já conquistaram espaço na Europa, Ásia, Estados Unidos, entre outros mercados. Somente a agricultura familiar do Brasil, caso se unisse como uma nação, ocuparia a oitava posição no ranking mundial de produtores de alimentos e movimenta US$ 55,2 bilhões/ano.

Capacitar os pequenos negócios para que eles estejam aptos a vender os seus produtos e serviços para outros países é uma preocupação do Sebrae há décadas. Com uma economia globalizada, onde uma pequena indústria enfrenta a concorrência direta de produtos fabricados do outro lado do mundo, tornar as MPE brasileiras mais competitivas é a chave para fazer o país continuar crescendo, gerando empregos de qualidade aqui dentro e contribuindo com a redução das desigualdades.

Um dos primeiros e mais importantes obstáculos para a maior participação das MPE na pauta de exportações é a crença limitante de muitos empreendedores que não consideram o mercado externo como uma possibilidade viável. Eles, em geral, subestimam o potencial de seus produtos. Essa falta de mentalidade exportadora é apenas o primeiro obstáculo em uma série de desafios que incluem falta de preparação e adequação, dificuldades de identificar mercados viáveis, problemas com documentação, logística e acesso a crédito, além de receios em relação ao recebimento seguro dos pagamentos.

É imperativo que superemos essas barreiras e apoiemos o crescimento das exportações por parte das MPE. A diversificação dos mercados de atuação não apenas aumenta a resiliência dessas empresas, mas também impulsiona a competitividade da economia do país como um todo. Além disso, a competição no mercado global pode motivar melhorias na qualidade dos nossos produtos e serviços, aumento da eficiência e redução de custos.

O Sebrae e o governo brasileiro estão cientes desses desafios e trabalhando em conjunto para superá-los. É essencial implementar medidas abrangentes e multifacetadas, abordando não apenas as questões burocráticas e logísticas, mas também promovendo uma mudança na mentalidade cultural dos donos de pequenos negócios. Nesse sentido, os empreendedores precisar estar capacitados não apenas em aspectos técnicos, como documentação e logística, mas também em habilidades linguísticas e culturais que lhes permitam adaptar seus produtos e serviços para diferentes mercados.

Além disso, é necessário facilitar o acesso a crédito e garantir mecanismos de proteção para os pequenos negócios que optam por exportar. A simplificação dos processos burocráticos e a melhoria da infraestrutura logística também são cruciais para tornar o ambiente de negócios mais propício às exportações dos pequenos.

Desbloquear o potencial exportador das micro e pequenas empresas brasileiras não é apenas uma questão econômica, mas também uma resposta à demanda por equidade e inclusão. Ao garantir que esses empreendimentos tenham acesso ao mercado global e alcancem seu pleno potencial, estamos não apenas impulsionando o crescimento econômico, mas promovendo também a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.

Décio Lima é presidente do Sebrae

 

https://istoedinheiro.com.br/opiniao-desbloquear-o-potencial-exportador-das-mpe-e-fundamental-para-a-competitividade-do-pais/

Adidas regista primeiro prejuízo em 30 anos

 


Loja da Adidas - Crédito: Pixabay/sbl0323

 

A Adidas registrou o seu primeiro prejuízo em 30 anos, de 58 milhões de euros. O resultado foi afetado principalmente com a queda de vendas no mercado estadunidense, à medida que os varejistas de roupas esportivas estão lutando com estoques elevados.

Outro detalhe é que a companhia tem lutado para cortar relações com Kanye West, suspendendo as vendas da altamente lucrativa linha de tênis Yeezy.

No primeiro ano do CEO Bjorn Gulden no cargo, ele retomou as vendas de tênis Yeezy para limpar o estoque restante, ao mesmo tempo em que buscava impulsionar produtos populares como o Samba e Gazelle e melhorar o relacionamento com os varejistas.

As ações da Adidas tiveram uma recuperação, superando a Nike e a Puma desde que ele assumiu.

“Embora de longe não seja bom o suficiente, 2023 terminou melhor do que eu esperava no início do ano”, disse Gulden.

Queda nas vendas

Este ano, a América do Norte continuará fraca em vendas e a expectativa para a Adidas é de queda de 5% este ano.

A baixa procura e o excesso de estoques nos Estados Unidos pesaram sobre as empresas de vestuário esportivo e não foi diferente para a Adidas, que afirmou que as vendas na América do Norte caíram 21% no quarto trimestre e 16% ao longo do ano de 2023.

A companhia aposta que poderá recuperar quota de mercado diante das rivais.

Na China, no entanto, a Adidas espera uma recuperação mais forte, com as vendas a crescerem a uma taxa de dois dígitos, após um aumento de 8% em 2023.

 

 https://istoedinheiro.com.br/adidas-regista-primeiro-prejuizo-em-30-anos/

 

China ultrapassa Japão como maior exportador de veículos

 


Trabalhadores inspecionam veículo em linha de produção da Nissan em Kaminokawa, Japão, em 8 de dezembro de 2023 - AFP

 

Em 2023, a China ultrapassou o Japão como o maior exportador mundial de veículos. O fato tem como base os resultados divulgados nesta quarta-feira, 31, pela JAMA (Associação de Fabricantes de Automóveis) nipônica.

O setor automobilístico chinês cresceu nos últimos anos em grande parte devido investimentos em larga escala nos veículos elétricos, uma área em que as empresas japonesas demonstram mais cautela.

O Japão exportou 4,42 milhões de carros em 2023, segundo JAMA, abaixo dos 4,91 milhões exportados pela China, de acordo com a Associação de Fabricantes de Automóveis da China (CAAM).

O governo chinês calculou um número ainda maior, 5,22 milhões, o que representa uma alta expressiva de 57% em termos anuais.

Porém, ao contrário das montadoras chinesas, as fabricantes japonesas de automóveis, como a Toyota, produzem grandes volumes de carros em outros países.

A Toyota confirmou na terça-feira sua posição como a líder mundial do setor em termos de unidades vendidas.

Em 2022, a produção de veículos no Japão, excluindo as motocicletas, alcançou 7,84 milhões de unidades, mas sua produção no exterior atingiu 17 milhões de unidades.

Em vez dos modelos elétricos, as montadoras japonesas optaram pelos híbridos, que combinam energia elétrica com motores a combustão, nas quais foram pioneiras com modelos como o Prius da Toyota.

As empresas japonesas se comprometeram a aumentar sua presença no mercado de carros elétricos.

A Toyota almeja vender 1,5 milhão de carros elétricos por ano até 2026, com o aumento do volume a 3,5 milhões até 2030.

Produção de baterias –

A empresa também investiu consideravelmente em tecnologia de baterias e aposta na capacidade de produzir baterias de estado sólido.

Esta tecnologia, que ainda não foi testada em larga escala, permite que as baterias carreguem de maneira mais rápida e dá aos carros elétricos uma autonomia maior que a proporcionada pela baterias convencionais.

A empresa chinesa BYD superou este mês a Tesla como a maior vendedora de veículos elétricos no mundo, graças em parte ao forte apoio do governo ao setor.

O sucesso da China nos veículos elétricos deixou suas empresas em uma situação incômoda com as agências reguladoras dos mercados ocidentais, onde enfrentam acusações de práticas anticompetitivas.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou em setembro uma investigação sobre os subsídios chineses aos carros elétricos.

A investigação pode resultar na imposição de tarifas dentro da União Europeia sobre os automóveis vendidos a preços artificialmente baixos, na visão do bloco, e que afetam os concorrentes europeus.

“Lembra um pouco que a aconteceu nos anos 1980 com o Japão, quando o país começou a exportar muitos automóveis”, disse Christopher Richter, analista da CLSA.

“Os japoneses resolveram questão quando começaram a construir muitas fábricas no exterior (…) Fabricam no exterior quatro vezes mais do que exportam”, recordou Richter em outubro.

 

 https://motorshow.com.br/china-ultrapassa-japao-como-maior-exportador-de-veiculos/