Insights valiosos para criar uma cultura organizacional harmoniosa.
Esse é o propósito do artigo publicado pela diretora de pessoas do Grupo
Beyond One, Ella Fordham.
À medida que a cultura empresarial se torna um tema quente nas salas
de reuniões e nas plataformas de contratação, fica claro que as empresas
estão a tomar nota e os funcionários estão a tomar uma posição.
A Covid-19 pode ter acelerado a evolução para novas formas de
trabalhar, mas o foco na cultura já vinha ganhando força antes mesmo da
pandemia. Como resultado, há pressão sobre as empresas para que levem isso a sério.
Para as empresas, aproveitar uma cultura que prioriza as pessoas fala da estrutura da organização. Contudo, ao mesmo
tempo, os mercados em desenvolvimento registam um boom na atividade de
fusões e aquisições (F&A), o que apresenta um desafio diferente,
integrando outras culturas empresariais.
Com a aquisição da Virgin Mobile Middle East and Africa e da Virgin Mobile Latin America pela Beyond ONE,
este desafio tornou-se muito real. A fusão destas grandes empresas sob o
mesmo teto, em diferentes geografias e culturas, proporcionou muitos
aprendizados.
Esses insights serão valiosos para qualquer pessoa que esteja
tentando criar uma cultura organizacional harmoniosa. Aqui estão algumas
coisas a considerar:
1. A transparência é altamente valorizada e fácil de oferecer
Os acordos de fusões e aquisições são frequentemente
processos demorados que trazem muita especulação e, em última análise,
incerteza para os funcionários.
Explicar a visão do negócio, incluindo a razão pela qual esta
aquisição específica foi estrategicamente importante, será um primeiro
passo útil para proporcionar clareza e alinhamento com os novos
funcionários e os existentes.
Comunicações internas fortes e envolventes desempenharão um papel fundamental.
2. Crie unidade por meio da marca após a fusão
Uma marca alinhada vai além do que o cliente vê, trata-se também de
incutir um sentimento de pertencimento nos colegas. Unificar colegas
entre locais exige reuni-los em torno de um propósito comum e de uma
visão compartilhada. Isto cria uma ligação mais profunda para além das
atividades quotidianas, enfatizando o impacto coletivo e a direção
partilhada da empresa.
Além disso, uma estrutura de valores comuns estabelecida através da
colaboração entre líderes e funcionários de diversas unidades de
negócios cria uma cultura partilhada. Isto é crucial num ambiente
pós-fusão, unificando colegas em empresas adquiridas através de
comportamentos, princípios e estilos de trabalho partilhados.
Toques simples, como enviar materiais de apoio – como garrafas de
água de marca, cadernos e outros itens úteis para o dia de trabalho –
são formas impactantes de criar unidade.
No entanto, vá um passo além – incentive os funcionários a atualizar
seu LinkedIn, fornecendo kits de ferramentas, fotos profissionais e
workshops sobre como utilizar melhor o LinkedIn, por exemplo. Isto não
só mostra vontade de apoiar os funcionários, mas também tem o benefício
adicional de criar uma marca profissional.
3. O trabalho multifuncional pode ser fundamental para quebrar silos
O design organizacional criativo irá desbloquear uma maior
colaboração em toda a organização, independentemente da função
empresarial e da localização geográfica.
As equipas centrais, como as equipas financeiras, jurídicas e de
pessoal, não se limitam a trabalhar dentro das suas funções; em vez
disso, o seu trabalho diário envolve frequentemente o apoio a outras
equipas. Isto aproveita a unidade através do alinhamento de metas e
objectivos estratégicos partilhados.
Indo um passo adiante, os silos são quebrados através da organização
de iniciativas estratégicas e projetos especiais como “missões”, onde
uma força-tarefa multifuncional se reúne para resolver um problema
empresarial complexo.
Uma equipe missionária pode estar lançando um novo produto ou
serviço, otimizando um processo ou melhorando uma parte da jornada do
cliente. Em vez de os esforços serem coordenados através de processos
funcionais e hierarquias, estas equipas não são hierárquicas e consistem
em colegas especialistas nas suas áreas que trabalham como uma equipa
durante a missão e são movidos por objectivos partilhados.
4. A integração não acontece da noite para o dia
Compreender que a mudança pode ser perturbadora para muitos,
especialmente para aqueles que já estão na empresa adquirida há algum
tempo, é fundamental. Incentive a integração gradual, permitindo que os
colegas experimentem a nova organização e a sua cultura sem trazer
subitamente novas formas de trabalhar e desgastar uma marca com a qual
muitos estarão familiarizados e na qual verão segurança.
É natural que haja um maior cepticismo entre os colegas, razão pela
qual incutir uma cultura empresarial harmoniosa requer mudanças
incrementais e tomadas de decisão partilhadas. Envolver todas as regiões
e partes da empresa para terem uma palavra a dizer na nova direção
permitirá que todos se sintam parte de uma missão.
Como acontece com qualquer negócio, seja ele integrado a outra
organização ou não, a cultura de uma empresa precisa ser nutrida. Esses
insights podem ter foco em aquisições, mas, como fundamentos, aplicam-se
a empresas de qualquer tamanho.
Embora cada organização seja diferente, ter uma voz partilhada,
objectivos partilhados e visão partilhada serão os pilares fundamentais
para aproveitar a unidade e superar barreiras geográficas e culturais… leia mais em Gulf Business 01/05/2024
https://gulfbusiness.com/beyond-the-merger-focus-on-company-culture/