quinta-feira, 2 de maio de 2024

Além da fusão: Criando uma cultura empresarial resiliente

 Ella Fordham - Beyond ONE | LinkedIn


Insights  valiosos para criar uma cultura organizacional harmoniosa. Esse é o propósito do artigo publicado pela diretora de pessoas do Grupo Beyond One, Ella Fordham.

À medida que a cultura empresarial se torna um tema quente nas salas de reuniões e nas plataformas de contratação, fica claro que as empresas estão a tomar nota e os funcionários estão a tomar uma posição.

A Covid-19 pode ter acelerado a evolução para novas formas de trabalhar, mas o foco na cultura já vinha ganhando força antes mesmo da pandemia. Como resultado, há pressão sobre as empresas para que levem isso a sério.

Para as empresas, aproveitar uma cultura que prioriza as pessoas fala da estrutura da organização. Contudo, ao mesmo tempo, os mercados em desenvolvimento registam um boom na atividade de fusões e aquisições (F&A), o que apresenta um desafio diferente, integrando outras culturas empresariais.

Com a aquisição da Virgin Mobile Middle East and Africa e da Virgin Mobile Latin America pela Beyond ONE, este desafio tornou-se muito real. A fusão destas grandes empresas sob o mesmo teto, em diferentes geografias e culturas, proporcionou muitos aprendizados.

Esses insights serão valiosos para qualquer pessoa que esteja tentando criar uma cultura organizacional harmoniosa. Aqui estão algumas coisas a considerar:

1. A transparência é altamente valorizada e fácil de oferecer

Os acordos de fusões e aquisições são frequentemente processos demorados que trazem muita especulação e, em última análise, incerteza para os funcionários.

Explicar a visão do negócio, incluindo a razão pela qual esta aquisição específica foi estrategicamente importante, será um primeiro passo útil para proporcionar clareza e alinhamento com os novos funcionários e os existentes.

Comunicações internas fortes e envolventes desempenharão um papel fundamental.

2. Crie unidade por meio da marca após a fusão

Uma marca alinhada vai além do que o cliente vê, trata-se também de incutir um sentimento de pertencimento nos colegas. Unificar colegas entre locais exige reuni-los em torno de um propósito comum e de uma visão compartilhada. Isto cria uma ligação mais profunda para além das atividades quotidianas, enfatizando o impacto coletivo e a direção partilhada da empresa.

Além disso, uma estrutura de valores comuns estabelecida através da colaboração entre líderes e funcionários de diversas unidades de negócios cria uma cultura partilhada. Isto é crucial num ambiente pós-fusão, unificando colegas em empresas adquiridas através de comportamentos, princípios e estilos de trabalho partilhados.

Toques simples, como enviar materiais de apoio – como garrafas de água de marca, cadernos e outros itens úteis para o dia de trabalho – são formas impactantes de criar unidade.

No entanto, vá um passo além – incentive os funcionários a atualizar seu LinkedIn, fornecendo kits de ferramentas, fotos profissionais e workshops sobre como utilizar melhor o LinkedIn, por exemplo. Isto não só mostra vontade de apoiar os funcionários, mas também tem o benefício adicional de criar uma marca profissional.

3. O trabalho multifuncional pode ser fundamental para quebrar silos

O design organizacional criativo irá desbloquear uma maior colaboração em toda a organização, independentemente da função empresarial e da localização geográfica.

As equipas centrais, como as equipas financeiras, jurídicas e de pessoal, não se limitam a trabalhar dentro das suas funções; em vez disso, o seu trabalho diário envolve frequentemente o apoio a outras equipas. Isto aproveita a unidade através do alinhamento de metas e objectivos estratégicos partilhados.

Indo um passo adiante, os silos são quebrados através da organização de iniciativas estratégicas e projetos especiais como “missões”, onde uma força-tarefa multifuncional se reúne para resolver um problema empresarial complexo.

Uma equipe missionária pode estar lançando um novo produto ou serviço, otimizando um processo ou melhorando uma parte da jornada do cliente. Em vez de os esforços serem coordenados através de processos funcionais e hierarquias, estas equipas não são hierárquicas e consistem em colegas especialistas nas suas áreas que trabalham como uma equipa durante a missão e são movidos por objectivos partilhados.

4. A integração não acontece da noite para o dia

Compreender que a mudança pode ser perturbadora para muitos, especialmente para aqueles que já estão na empresa adquirida há algum tempo, é fundamental. Incentive a integração gradual, permitindo que os colegas experimentem a nova organização e a sua cultura sem trazer subitamente novas formas de trabalhar e desgastar uma marca com a qual muitos estarão familiarizados e na qual verão segurança.

É natural que haja um maior cepticismo entre os colegas, razão pela qual incutir uma cultura empresarial harmoniosa requer mudanças incrementais e tomadas de decisão partilhadas. Envolver todas as regiões e partes da empresa para terem uma palavra a dizer na nova direção permitirá que todos se sintam parte de uma missão.

Como acontece com qualquer negócio, seja ele integrado a outra organização ou não, a cultura de uma empresa precisa ser nutrida. Esses insights podem ter foco em aquisições, mas, como fundamentos, aplicam-se a empresas de qualquer tamanho.

Embora cada organização seja diferente, ter uma voz partilhada, objectivos partilhados e visão partilhada serão os pilares fundamentais para aproveitar a unidade e superar barreiras geográficas e culturais… leia mais em Gulf Business 01/05/2024

 

 https://gulfbusiness.com/beyond-the-merger-focus-on-company-culture/

 


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