quinta-feira, 23 de maio de 2024

Embraer e Eve assinam Memorando para preparar o Aeroporto Paris-Le Bourget para aeronaves Energia e eVTOL

 



Imagem: Divulgação Embraer
 
 
 

 
 
 
 

 A Embraer e sua empresa de mobilidade aérea Eve Air Mobility assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o Grupo ADP (Aéroport de Paris) que tem com foco a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Segundo descreve a fabricante brasileira, o acordo tem o objetivo de preparar o futuro da aviação com zero emissão de carbono no Aeroporto de Paris-Le-Bourget e seu entorno, além de fortalecer as operações da Embraer em sua unidade localizada no principal aeroporto de aviação executiva da Europa.

O MoU inclui a criação de novas instalações para aprimorar as operações de manutenção de aeronaves da Embraer, a preparação para a futura família Energia e apoio ao desenvolvimento de operações de Mobilidade Aérea Avançada, com as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs).

Aeronaves Energia – Imagem: Divulgação Embraer
Aeronave eVTOL da Eve – Imagem: Divulgação Eve Air Mobility

Com esta colaboração, Paris-Le Bourget consolida sua posição de cluster aeronáutico inovador e de aeroporto pioneiro na aviação com zero emissão de carbono.

Como parte deste plano, a Embraer Serviços & Suporte pretende projetar e transferir suas instalações de manutenção atuais para um novo hangar, com o objetivo de aumentar sua capacidade, atendendo aos padrões mais avançados em construção de baixa emissão e autossuficiência energética. A expectativa é a de que as novas instalações de manutenção mais que dobrem a capacidade da unidade.

Já a Eve pretende trabalhar com o Grupo ADP para preparar o ambiente necessário para as operações do eVTOL, incluindo atividades de serviço e suporte como treinamento, manutenção, serviços de assistência em escala, além de facilitar potenciais voos de demonstração para iniciativas público-privadas.

Por fim, o Grupo ADP pretende disponibilizar sua expertise para apoiar futuras operações de aeronaves da família Energia em Paris-Le Bourget, com estudos de infraestrutura focados em hidrogênio. O programa Energia da Embraer foi atualizado no ano passado com dois modelos de aeronaves-conceito, de 19 e 30 assentos, com propulsão híbrida-elétrica e propulsão elétrica de hidrogênio.

“Estamos orgulhosos com o fortalecimento da presença e das atividades da Embraer, líder mundial na fabricação de aeronaves inovadoras, e da Eve no aeroporto de Paris-Le Bourget. Sabemos que elas serão excelentes parceiras para avançarmos na transição para a aviação de baixo carbono, especialmente aeronaves de pequeno porte. Paris-Le Bourget é um aeroporto pioneiro e, graças à mobilização de todas as suas equipes, será capaz de promover as novas tecnologias sustentáveis da Embraer: motores híbridos, elétricos e a hidrogênio”, afirma Edward Arkwright, Diretor-Geral Executivo e CEO do Grupo ADP.

“Estamos muito satisfeitos em aprofundar nossa parceria com o Grupo ADP. As novas instalações em Le Bourget reforçarão o nosso compromisso com a excelência em serviços, crescimento, sustentabilidade e inovação. A Embraer está na França há mais de 40 anos e esperamos avançar ainda mais em nosso relacionamento de longo prazo com o país”, diz Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.

“A Eve e o Grupo ADP têm uma visão compartilhada para tornar a aviação mais sustentável e essa colaboração representa uma excelente oportunidade para apoiar esta transição. A Eve aborda a mobilidade aérea urbana de maneira ampla e compreende que a sustentabilidade deve ser desenvolvida em todas as frentes, incluindo instalações de serviço, de suporte e vertiportos. Esperamos trabalhar com a Embraer e o Grupo ADP para intensificar nossos esforços e transformar os voos com o eVTOL em uma realidade global”, acrescenta Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility.

Informações da Embraer

 https://aeroin.net/embraer-e-eve-assinam-memorando-para-preparar-o-aeroporto-paris-le-bourget-para-aeronaves-energia-e-evtol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário