domingo, 9 de junho de 2024

Nova fábrica, franquias e café grátis: o plano da Dengo para chegar a 250 lojas até 2030

 


Dengo

Empresa investiu R$ 100 milhões em nova fábrica em Itapecerica da Serra (Crédito: Divulgação Dengo)

Fundada em 2017, a Dengo investiu no mercado de chocolates premium sendo uma empresa 100% brasileira. A empresa agora quer pisar no acelerador com a inauguração de uma nova fábrica e saltar de um total de 40 para 250 lojas até 2030. 

Para conseguir fazer essa conta fechar, a empresa investiu R$ 100 milhões em uma nova fábrica, na cidade de Itapecerica da Serra, para aumentar a produção e conseguir suprir a demanda cada vez mais crescente de chocolates premium no país. Além do mais, também vai lançar o modelo de franquia para acelerar a expansão. 

 “Nós estamos fazendo um piloto do modelo de franquias desde fevereiro. No momento contamos com duas e pretendemos fechar o ano com quatro a seis franquias. Estamos estudando e definindo qual vai ser o perfil do nosso franqueado. Esse piloto dando certo, nós já pretendemos lançar a partir do ano que vem”, afirmou o co-CEO da empresa Tulio Landin. 

De acordo com o projeto da empresa, das cerca de 100 lojas previstas para até 2026, metade será franquia. Ainda não há informações de valores envolvidos no negócio.  

A empresa não conta com nenhum fundo de investimento e ainda mantém o mesmo quadro societário de quando nasceu, com Landin, Estevan Sartoreli e Guilherme Leal, co-presidente do Conselho da Natura, como o maior investidor. 

Questionado sobre como a empresa vai sustentar um aumento tão grande de lojas mantendo a qualidade do produto, o executivo explicou que a estratégia dessa expansão foi pensada há alguns anos e que mudanças no portfólio de produtos oferecidos pode variar de loja para loja.

“Eventualmente a gente pode mudar o mix de produtos de acordo com a loja. De repente a gente pode oferecer produtos mais simples, como novos sabores de trufas ou barras de chocolate menores. Isso vai depender de ajustes e de identificar quais os hábitos dos clientes de determinada região do país”, explicou. 

Programa de fidelidade visa entender o público

Recentemente a empresa também lançou um programa de fidelidade, chamado de Meu Dengo. Para incentivar os clientes a realizarem o cadastro de clientes, a empresa está oferecendo agrados como cafés grátis e trufas grátis no mês de aniversário.

Túlio afirma que a necessidade de conhecer melhor os clientes aumentou depois do salto de 30 para 40 lojas em 2023 e da maior participação nas vendas via ecommerce. 

“Nos últimos dois anos a gente aplicou bastante tecnologia, coleta de dados, e começamos a ver que tínhamos clientes extremamente fiéis, mas queríamos entender melhor o que a gente poderia fazer pra que mais pessoas voltassem. Então a gente tinha algumas iniciativas em lojas e no ecommerce, mas agora a gente acabou centralizando isso nesse programa”, explicou. 

Nova fábrica

Atualmente a fábrica da Dengo funciona na zona sul da capital paulista, no bairro de Santo Amaro, mas isso está prestes a mudar. A companhia adquiriu um terreno na cidade de Itapecerica da Serra pensando em aumentar a produção para dar suporte ao crescimento do número de lojas pelo país. 

“A ideia é quintuplicar a nossa produção para dar vazão às novas lojas e ecommerce”, reforçou Landin, que espera que em maio de 2025 a fábrica já esteja funcionando. 

Relação com os produtores

Um dos pilares da empresa é a sustentabilidade e isso se dá também pela relação com os produtores de cacau principalmente no sul da Bahia, em que a marca paga valores maiores que as concorrentes. Em 2023 a empresa contou com mais de 200 famílias fornecedoras de cacau. Tulio conta que a ampliação das lojas terá que vir com um aumento no número de famílias, mas que a política da remuneração mais justa vai seguir. 

“Hoje a gente tem muitos produtores mapeados e já sabemos em quem podemos contar quando precisarmos da ampliação maior. Nossa ideia, no futuro, é chegar a 3 mil famílias associadas”, encerrou. 

Como serão os clubes de luxo que prometem praia e surf em SP ao lado da Marginal Pinheiros

 


Dois empreendimentos em construção na Zona Sul vão oferecer areia e piscina com ondas de olho em famílias de alta renda e na maior comunidade de surfistas fora do litoral de SP

 

Imagem do Beyond the Club

Beyond the Club: novo clube paulistano que deve abrir em 2025 com promessa de areia e ondas (Crédito: Divulgação/Beyond the Club)

A Marginal Pinheiros na cidade de São Paulo – uma via expressa de grande circulação de veículos – será, em breve, o caminho da praia. Não se trata de uma nova rota para o litoral, mas o endereço de dois empreendimentos que prometem areia e ondas no meio da metrópole.

O Beyond the Club, em Santo Amaro, e o São Paulo Surf Club, no Brooklin, ambos bairros da Zona Sul da cidade e ao lado da Marginal Pinheiros, têm perfis semelhantes: oferecem piscinas com ondas para a prática de surf, o grande atrativo desses empreendimentos. Mas, como os clubes, também há espaços tradicionais como quadras de tênis, academia, spa, salão de beleza, bar, e outros mais que em linha com o “novo normal”, como salas de reuniões e coworkings.

O valor para colocar de pé empreendimentos de alto padrão é bilionário. Segundo o Beyond the Club (BTC), o investimento previsto é de R$ 1,1 bilhão. Segundo a empresa, são mais de 70 mil m² de terreno e 100 mil m² de área construída. Já o São Paulo Surf Club (SPSC) não divulga o valor investido.

Os acessos aos espaços vão funcionar exclusivamente pela compra de títulos.

Projeto Beyond the Club
Projeto Beyond the Club (Crédito:Divulgação/Beyond the Club)

O SPSC tem previsão de ser inaugurado ainda neste ano, segundo Augusto Martins, presidente da JHSF. A empresa atua nos setores de shopping centers, incorporação imobiliária, hotelaria e gastronomia e é responsável pela construção e gestão do São Paulo Surf Club.

Já o BTC vai ser inaugurado em 2025 e é bancado por três empresas: a gestora de investimentos imobiliários KSM Realty, a empresa de varejo e investimento Realty Properties, e a distribuidora de valores e títulos imobiliários BTG Pactual Asset Management, do banco BTG Pactual.

Ser sócio de clube custa a partir de R$ 605 mil

Para comprar uma filiação ao SPSC, uma família precisa desembolsar R$ 900 mil. A compra dá direito à titularidade de sócios ao casal e seus dependentes. Também é possível comprar um título individual, no valor de R$ 605 mil. Além disso, os associados pagam uma anuidade de R$ 25 mil.

No BTC, os títulos são familiares e contemplam o casal, filhos e ascendentes acima de 70 anos, sem limite para o número de agregados. Embora não divulgue o valor cobrado, a empresa diz que mais de um terço dos 3 mil títulos previstos já foram vendidos.

 

Mapa Localização Beyond The Club
Beyond The Club está localizado na Marginal Pinheiros, próximo à Ponte Estaiada (Crédito:Divulgação/Beyond the Club)

 

Os acessos aos espaços vão funcionar exclusivamente pela compra de títulos. Os clubes não planejam atividades de day use, por exemplo. Segundo o Beyond the Club, o plano é vender três mil títulos familiares.

Já o São Paulo Surf Club diz que não tem ainda uma quantidade estabelecida. Segundo o presidente da JHSF, a limitação do número de sócios visa oferecer conforto aos associados. “Queremos garantir qualidade para os clientes surfistas, então vamos modular isso de acordo com a frequência e o hábito de uso dos membros, vamos sentir mês a mês”, diz Martins.

Mercado de luxo em São Paulo

A proposta do SP Surf Club já existe no interior do estado, na cidade de Porto Feliz. O Boa Vista Village, também administrado pela JHSF, foi lançado em julho do ano passado e é frequentado pelos moradores da Fazenda Boa Vista, condomínio residencial de luxo no campo.

A expansão do modelo pra São Paulo surgiu da identificação de uma demanda crescente pela prática de surf na capital, segundo Martins. “São Paulo é a cidade que não tem acesso à praia com a maior quantidade de surfistas do mundo, essa é uma particularidade importante. Então o crescimento da prática do surf no segmento de alta renda nos motivou”, conta.

O mercado de luxo e super luxo na capital de São Paulo se mostrou aquecido em 2023. No ramo imobiliário, as vendas cresceram 40% no ano passado frente ao crescimento geral de 12% do setor, segundo um levantamento feito pela consultoria Brain.

Os executivos do BTC dizem que “no plano de crescimento, está a replicação do projeto e do conceito em cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Miami, Madri e Dubai”, e o objetivo é criar “uma comunidade ‘Beyond’ em vários países do mundo”.

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Meio-ambiente inteiro

 


A natureza influencia os negócios, sim 
 
 
Negócios de todos os porte e setores acabaram afetados por uma sequência de fortes chuvas previstas com apenas uma semana de antecedência

 

Você já deve ter visto uma ilustração assim. No centro, um retângulo com a identificação: "empresa". E em seu entorno, palavras soltas, como "leis", "política", "cultura", "economia", "concorrentes", "fornecedores" e "consumidor". Eis a maneira pela qual professores e livros-texto costumam apresentar o macroambiente em que uma organização está inserida, destacando as principais fontes de influência às quais está sujeita e, claro, a origem de obstáculos e oportunidades com que irá deparar. Raramente, no entanto, essa ilustração contempla o maior e mais abrangente fator de todos: o ambiente natural.

Se havia qualquer dúvida sobre a importância desse elemento, ela acabou mês passado, com as enchentes do Rio Grande do Sul. Negócios de todos os porte e setores acabaram afetados por uma sequência de fortes chuvas previstas com apenas uma semana de antecedência. Para evitar problemas assim – ou simplesmente sincronizar oferta e demanda, timing de chegada de produtos às gôndolas ou projetar ciclos de produção – é que grandes companhias têm se servido das agências de meteorologia.

Hoje, os ramos que tradicionalmente contratavam previsões climáticas, como agronegócio e energia, respondem por apenas 35% da carteira de clientes da Climatempo, maior consultoria da área no Brasil. O restante inclui varejistas, indústrias, prestadores de serviços e agências de propaganda. Segundo o sócio de uma dessas empresas, a Nottus, "eventos climáticos extremos (...) afetam a operação de setores cada vez mais diversos, que precisam colocar as variações do clima na sua planilha de custos e riscos" (Folha de S. Paulo, 18/05/24). Entre eles, alguns aos quais não costumamos atentar: construção civil (que precisa programar calendário de obras e justificar eventuais atrasos), fabricantes de inseticidas (cuja demanda aumenta com o calor), hospitais (para administrar o uso de geradores) e produtoras de show (como o recente espetáculo da Madonna no Rio).

Em uma projeção de médio e longo prazo, o aquecimento global tende a aumentar a importância de produtos como ares-condicionados e ventiladores, tornando-os essenciais em determinadas regiões, bem como de purificadores de água, refrigeradores e frigobares (Valor, 21/05/24). Tudo em função da natureza, que mal costuma aparecer no checklist das escolas e dos livros de administração, mas volta e meia dá as caras e mostra que, ao analisar um cenário de negócios, não se pode fazê-lo pela metade: nada de meio-ambiente, é ambiente inteiro.

 

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Empresa húngara de saúde animal inaugura fábrica em Chapecó

 


Com investimento de R$ 30 milhões, a fábrica inaugurada em Santa Catarina é a primeira da Dr. Bata no Brasil 
 
 
Chapecó sedia nova fábrica de produtos de nutrição e saúde animal

 

 

A Dr. Bata, empresa de biotecnologia da Hungria, acaba de inaugurar sua primeira fábrica no Brasil, em Chapecó. A empresa, que fabrica suplementos alimentares naturais, como extratos de plantas, enzimas e inibidores de micotoxina para a criação animal, investiu R$ 30 milhões na nova fábrica em Santa Catarina, em uma parceria estratégica com a argentina Vetanco. Localizada no Distrito Industrial Flávio Baldissera, a unidade produtiva tem cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, em um terreno ao lado da Vetanco. Desde 2011 no mercado brasileiro, os produtos da Dr. Bata estavam sendo comercializados pela Vetanco.

Para o presidente da Dr. Bata, Árpad Bata, a parceria estratégica com a Vetanco tem sido determinante para o crescimento da empresa. "Com esse investimento, nossa relação se fortalece e beneficia ambos os lados. Essa cooperação satisfaz as necessidades de ambos os times", ressaltou. "A inauguração da fábrica da Dr. Bata no Brasil representa um salto quantitativo e qualitativo para a história da Vetanco no país e no mundo. A criação de uma planta internacional em uma aliança estratégica com a Dr. Bata resultará na ampliação da produção, no desenvolvimento e na geração de novos negócios", destacou o presidente da Vetanco, Jorge Winokur.

 

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Plurix se associa ao grupo paranaense Amigão

 


Patria Investimentos solidifica presença no setor de supermercados regionais com receita anual acima de R$ 10 bilhões 
 
 
Com o movimento, a Plurix inclui em sua estrutura um ativo que conta com 65 lojas nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul

 

A Plurix, rede de supermercados regionais investida pelo Fundo Patria Private Equity VI, administrado pelo Patria Investimentos, líder na gestão de ativos alternativos na América Latina, anunciou nesta terça-feira (4) uma transação para se associar ao Grupo Amigão, rede supermercadista que atua sob a marca Amigão Supermercados. O valor do negócio não foi revelado pelas empresas. O Portal AMANHÃ confirmou a aquisição com Jefferson Nogarolli, presidente do conselho de administração da rede paranaense. Com o movimento, a Plurix inclui em sua estrutura um ativo que conta com 65 lojas nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, com 9 mil funcionários e um faturamento anual próximo a R$ 4 bilhões. A conclusão do negócio ainda está sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com a conclusão do negócio, a Plurix se posiciona entre os maiores players do setor no país, com faturamento anual próximo a R$ 10 bilhões, 18 mil funcionários distribuídos em 170 lojas, ocupando a 10ª colocação no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); atualmente, a Plurix ocupa a 19ª colocação nesse ranking, com faturamento de R$ 5 bilhões ao ano e 9 mil funcionários em mais de 100 lojas. "Essa associação representa um momento marcante da nossa trajetória e um passo importante em direção ao objetivo de sermos reconhecidos como a melhor empresa do setor de supermercados regionais do Brasil. Para isso, alocamos os esforços da nossa equipe focada em promover escala, inovação e governança ao negócio e ao setor", comenta o CEO da Plurix, Jorge Faiçal, por meio de um comunicado distribuído pela Patria Investimentos.

Desde o início da sua operação em 2021 até esse momento, a Plurix solidificou a sua estrutura com a consolidação de 11 empresas do segmento, agrupadas em seis marcas: Superpão, Boa Supermercados, Supermercados Avenida, Compre Mais, Empório Dom Olívio e Paraná Supermercados. "A expansão da Plurix é parte da estratégia de solidificar a sua presença no setor brasileiro de supermercados regionais, com a estruturação de uma rede que engloba um conjunto de empresas associadas para desenvolver o segmento no interior do país, valorizando os princípios de autonomia regional, proposta de valor aderente aos clientes locais e velocidade de decisão na gestão do negócio e das lojas", afirma Marcos Ambrosano, presidente do Conselho da Plurix e operating partner do Patria.

Na transação com o Grupo Amigão, a Plurix reforçou a importância do empreendedorismo das famílias Cardoso e Nogarolli que criaram a rede a partir de um pequeno negócio em Maringá, que expandiu no estado do Paraná e outros dois estados. A companhia também enalteceu a gestão dos executivos Carlos Tavares Cardoso, presidente do grupo, e Jefferson Nogarolli, que preside o conselho de administração. A dupla está muito otimista com a nova associada, em que eles seguem como sócios relevantes da Plurix no projeto: "O Grupo Amigão nasceu da aliança entre os negócios regionais das famílias Cardoso e Nogarolli, que resultaram em uma grande rede que conhece muito bem as regiões onde atua e que se posiciona entre os principais players do varejo regional no Brasil, mantendo valores e estratégias alinhadas ao que a Plurix enxerga no setor", comenta Cardoso. "Ao estarmos inseridos em uma plataforma ainda mais robusta e consistente como a Plurix, nosso negócio tem perspectivas positivas de se consolidar ainda mais e gerar benefícios aos acionistas e para todas as regiões onde atuamos, desde a geração de empregos a partir da expansão e até aos consumidores", projeta Nogarolli.

 

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Eve Air Mobility seleciona fornecedores de peças para “carro voador”

 



Eve Air Mobility seleciona fornecedores de peças para "carro voador"
(Foto: Divulgação / Embraer) Eve Air Mobility seleciona fornecedores de peças para “carro voador”

 

A Eve Air Mobility anunciou nesta quarta-feira (5), a seleção de quatro novos fornecedores de peças para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), também conhecido como ‘carro voador‘. A KRD Luftfahrttechnik GmbH, Latecoere, RALLC e Alltec fornecerão componentes essenciais como janelas, portas e partes da fuselagem.

“A Eve consolidou uma lista robusta de fornecedores globais e locais, reconhecidos pela qualidade excepcional de seus produtos e credibilidade”, afirma Johann Bordais, CEO da Eve. “Essas parcerias de longo prazo irão abranger todo o ciclo de vida da aeronave, incluindo protótipos, produção, serviços e suporte operacional pós-venda”.

Detalhes dos Fornecedores

  • KRD Luftfahrttechnik GmbH (KRD): Com sede na Alemanha, fornecerá as janelas de policarbonato KASIGLAS®, projetadas para durabilidade e resistência ao impacto, além de serem leves.
  • Latecoere: Baseada na França, será responsável pelas portas da aeronave. Reconhecida por altos padrões de segurança e desempenho, a empresa apoia diversos fabricantes, incluindo a Embraer.
  • RALLC e Alltec: Ambas sediadas no Brasil, fornecerão componentes da fuselagem. A RALLC oferece soluções integradas e inovadoras em componentes estruturais, enquanto a Alltec se especializa em compósitos de alto desempenho para os mercados aeronáutico e de defesa.

Inovações e Futuro

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração Lift + Cruise, com rotores dedicados para decolagem e asas fixas para voo em cruzeiro. Este design oferece baixo custo operacional, eficiência de empuxo e baixo ruído, informou a Embraer.

Em 2023, a Eve iniciou a montagem do primeiro protótipo do “carro voador” em sua fábrica em Taubaté, com testes programados para 2024 e primeiras entregas em 2026. A empresa também desenvolve o Vector, um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano, ampliando suas soluções de Mobilidade Aérea Urbana globalmente.

Processo de inovação foi rápido e BC precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto

 

Roberto Campos Neto é o 27º Presidente do Banco Central do ...

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a defender a aprovação da autonomia financeira da autarquia. Ele disse que a autoridade monetária está “estrangulada” na parte de recursos humanos e afirmou que há necessidade de mais verba para investir na agenda de inovação.

“O que a gente vê ao longo do tempo é que você pode ter a autonomia operacional, mas pode ser asfixiado no administrativo e no financeiro”, disse Campos Neto, em um evento da Monte Bravo Corretora, em São Paulo.

Como a agenda de inovação andou rapidamente e a autarquia desenvolveu vários programas, agora o BC demanda mais recursos humanos e financeiros, disse o presidente. “Se pensarmos que temos hoje 205 milhões de operações no Pix por dia, isso demanda uma quantidade de recursos enorme”, exemplificou.

Segundo Campos Neto, fica claro que a autarquia já usou bem a autonomia operacional quando aumentou os juros em 2022, ano em que o ex-presidente Jair Bolsonaro disputou as eleições com o atual chefe do Executivo, Luís Inácio Lula da Silva.

Campos Neto disse ainda que o BC apoia o projeto de autonomia financeira discutido hoje no Senado. “É um projeto que tem um relator muito bom, que foi o mesmo relator da autonomia operacional e que tem conversado com a gente”, ele disse, referindo-se ao senador Plínio Valério (PSDB-MA).

 

Open Finance

 

 O presidente do Banco Central afirmou que o Open Finance já está sendo usado no Brasil. Ele listou benefícios criados pelo sistema financeiro aberto. Entre eles, mencionou a diminuição de barreiras de entrada e o aumento da inclusão.

“A gente já tem benefícios reais, já tem R$ 10 bilhões que foram economizados por pessoas que receberam mensagens, que tinham dinheiro parado na conta. Ou no cheque especial, você migrar de um produto para outro. Eu mesmo, que uso isso, já recebi mensagens desse tipo”, disse Campos Neto.

Drex

Ele repetiu, ainda, que o Drex – projeto de moeda digital do BC – servirá para inserir os demais pontos da agenda de tecnologia em um mundo de tokenização. Eles incluem o Pix, a internacionalização da moeda e o próprio Open Finance.

Sobre a internacionalização de moedas, o presidente do BC disse que duas das três grandes barreiras enfrentadas – tecnologia e liquidação – já foram resolvidas. Agora, é necessário trabalhar para alcançar uma governança em comum, afirmou.