sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mercadão de SP tem amora de R$ 129 o quilo, pêssego-donut e abacate amarelo


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Mercadão de SP tem pêssego-donut, abacate caribenho e amora de R$ 129 o quilo; veja mais frutas26 fotos

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As frutas exóticas e raras vendidas no Mercado Municipal Paulistano, conhecido como Mercadão, na capital paulista, atraem turistas de vários lugares do Brasil e do mundo. Muitas vezes, elas custam mais caro do que as frutas comuns, mas oferecem sabores e texturas surpreendentes. Clique nas fotos acima e conheça algumas de suas características, fornecidas pelo botânico Gil Felippe, autor do livro "Frutas - Sabor à Primeira Dentada". Os preços foram pesquisados em setembro de 2013 Reinaldo Canato/UOL
 
Mangostão, canistel e pêssego-donut são alguns dos nomes de frutas pouco conhecidas presentes nas bancas do Mercado Municipal Paulistano. O entreposto da capital de São Paulo, inaugurado há 80 anos, é um verdadeiro catálogo de variedades exóticas (de origem estrangeira) ou vindas da Amazônia.

A diversidade de sabores é o maior atrativo para os frequentadores do Mercadão, como é conhecido o local. Parte do público é formada por turistas de outros Estados e de outros países, que não se decepcionam com a oferta de sabores e perfumes das frutas.

Podem ser encontradas por lá, por exemplo, uma variedade de nectarina também chamada de pêssego-donut. A fruta é apenas ligeiramente parecida com a rosquinha de origem americana, mas atrai os visitantes pelo nome e pelo gosto, entre o doce e o ácido.

Abacate caribenho tem polpa quase da cor da gema de ovo

 

Outra fruta diferente é o canistel ou abacate caribenho. Sua polpa é amarelo-alaranjada, quase da cor da gema de ovo.


De acordo com o vendedor Flávio Cássio, da banca Yasmin, que trabalha no local há 8 anos, a venda de frutas exóticas é pequena em relação ao volume das mais conhecidas, como o morango. "A gente vende bastante a pitaia. Depois, vem a tâmara", diz ele, que afirma não saber as quantidades exatas que vende.

Os dados de comercialização dessas frutas, de fato, são de difícil contabilização. Segundo o Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas), esses produtos não entram nos levantamentos de importação feitos pela Secretaria de Comércio Exterior.

De acordo com a avaliação dos vendedores do Mercadão, as frutas exóticas vendem menos por conta do preço "salgado".  A pitaia, por exemplo, pode custar até R$ 99 o quilo. Já a amora negra varia de R$ 89 a R$ 129 o quilo. Estas duas variedades estão entre as mais caras do mercado.

Sabor doce é o preferido do público, diz chef brasileiro

As comparações das frutas desconhecidas com as mais populares ou com doces é bastante comum no Mercadão. O sapoti, por exemplo, é citado como tendo sabor de "leite condensado com coco queimado". Já a granadilha é comparada a um maracujá doce.

A doçura, aliás, é a qualidade mais valorizada pelo público. "O brasileiro adora o doce, tanto que as frutas viram compotas ou sucos. O azedo é pouco explorado, mais usado por quem é chef ou gourmet, que quer sentir um sabor diferente", explica o chef de cozinha Claudemir Barros, do restaurante Wiella Bistrô (Recife), e palestrante do Semana Mesa SP, congresso e festival de gastronomia que ocorre em novembro na capital de São Paulo.

Brasil exporta mais frutas no 1º semestre de 2013 em comparação com 2012

O Brasil produz 43 milhões de toneladas anuais de frutas de variedades comuns, como laranja, limão, maçã e banana. São Paulo é o maior Estado produtor, sendo responsável pela colheita de 43% do total do país, segundo dados de 2011, ano em que foi feito o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os dados relativos à exportação mostram que o Brasil aumentou a quantidade de frutas vendidas a outros países, em comparação com o ano passado. No primeiro semestre deste ano, foram enviadas 296 mil toneladas ao exterior, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 271 mil toneladas, de acordo com o Ibraf.

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Frutas amazônicas são cultivadas no Estado de São Paulo6 fotos

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O jenipapo é uma fruta de fácil adaptação em qualquer solo e, por isso, tem grande potencial de produção em vários Estados; a fabricação de licor é a forma mais usual de aproveitar a polpa ácida e aromática do fruto Leia mais Divulgação
 
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Confira dez produtos por quilo vendidos a "preço de ouro"11 fotos

O UOL pesquisou alguns alimentos que têm os preços mais altos por quilo. A trufa branca pode chegar a R$ 20 mil o quilo. Foram consultadas duas das principais lojas especializadas do setor na cidade de São Paulo: a Casa Santa Luzia e o Empório Petali, no Mercado Municipal. Confira a seguir dez produtos cujo quilo tem "preço de ouro" Arte/UOL

Feirão do imposto tem gasolina, chope, pizza e apartamento com desconto

Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo
Comerciantes de cerca de cem cidades brasileiras vão participar, neste sábado (21), da 11ª edição do Feirão do Imposto. Durante o evento, produtos como gasolina, chope, pizza e até apartamento serão vendidos com desconto. O objetivo é conscientizar a população sobre os altos impostos cobrados no Brasil.

O feirão é promovido pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), em parceria com movimentos de jovens empreendedores de 19 Estados.

Além da venda de produtos com desconto, haverá, em alguns locais, a exposição de produtos cujos preços serão mostrados com e sem imposto.

Serão, ainda, colhidas assinaturas para o documento "Assina Brasil", do Movimento Brasil Eficiente. O documento será posteriormente encaminhado ao governo federal pedindo a simplificação tributária.

"Além dos empresários, nós conseguimos mobilizar muito as pessoas durante os feirões. Elas percebem que os produtos são caros por causa dos impostos", diz Renato Cortez, coordenador nacional do Feirão do Imposto.

Confira, abaixo, algumas das ações que estão previstas para este ano.


11ª EDIÇÃO DO FEIRÃO DO IMPOSTO
  • Belém (PA)
Posto Dallas (av. Pedro Álvares Cabral, nº 17)

Venda de 3 mil litros de combustíveis sem impostos (o litro será comercializado de R$ 3,09 por R$ 1,99). Haverá um limite de 20 litros por carro. A partir das 8h.

Parque Shopping (rodovia Augusto Montenegro, nº 4.300, Parque Verde)

Visitantes podem participar de um concurso cultural respondendo à pergunta "Por que o Brasil merece ter menos impostos?". O autor da melhor frase terá o direito de compra um veículo modelo C3 com desconto (de R$ 39,5 mil por R$ 31 mil). Das 10h às 22h.

Shopping Boulevard (av. Visconde de Souza Franco, nº 776, Reduto)

Prestação de informações sobre a cobrança de impostos em alguns produtos. Das 10h às 22h.

  • Curitiba (PR)
Walmart – Big (rodovia BR 116, nº 10.000)
Ação de conscientização da população sobre impostos. Durante todo o dia.

  • Fortaleza (CE)
Shopping Iguatemi (av. Washington Soares, nº 85)

Sorteio de mais de 200 anuidades escolares livres de impostos, com 51% de desconto. Das 10h às 22h

  • Goiânia (GO)
Araguaia Shopping (rua 44, nº 399, região central)

Sorteio do direito de compra de um carro modelo Gol G4 com desconto (de R$ 26.691 por R$ 16.767,65). Sorteio do direito de compra de uma moto modelo Yamaha Factor K1 125cc com desconto (de R$ 5.951 por R$ 3.165,34). Os interessados devem retirar o cupom durante o dia. A partir das 9h (informações e retirada de cupons).

  • Manaus (AM)
Espantalho Pneus (av. Djalma Batista, nº 369)

Venda de 250 pneus aro 13 de R$ 170 por R$ 125 a unidade; venda de 250 pneus aro 14 de R$ 200 por R$ 160 a unidade; 500 revisões completas de R$ 200 por R$ 100, para cada veículo. A partir das 8h.

  • Natal (RN)
Norte Shopping, 2º piso (av. Dr. João Medeiros Filho, nº 2.395, Potengi)
Exposição de produtos com valores sem e com impostos e coleta de assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente (MBE). Das 10h às 22h.

  • Porto Alegre (RS)
Walmart – Big (av. Sertório, nº 6.600, Sarandi)
Ação de conscientização da população sobre impostos. Durante todo o dia.

  • Recife (PE)
Walmart – Hiper Bompreço (praça Jornalista Francisco Pessoa de Queiroz, nº 23, Casa Forte)
Ação de conscientização da população sobre impostos. Durante todo o dia.

  • Rio de Janeiro (RJ)
Estação do Trem do Corcovado (Rua Cosme Velho, nº 513, Cosme Velho)

Exposição de produtos com e sem impostos, focando a área da saúde. Das 9h às 17h.

  • Salvador (BA)
Shopping Iguatemi (av. Tancredo Neves, nº 148, 2º andar, Caminho das Árvores)

Exposição de produtos com valores sem e com impostos e recolhimento de assinaturas para o documento do Movimento Brasil Eficiente (MBE). A partir das 10h.

Walmart – Hiper Bompreço Iguatemi (av. Antônio Carlos Magalhães, nº 3.650, Pituba)

Ação de conscientização da população sobre impostos. Durante todo o dia.

  • São Luís (MA)
Posto Jacaré (av. Daniel de La Touche, nº 100, Cohama)

Venda de 4.500 litros de gasolina a R$ 1,40 (serão vendidos, no máximo, 20 litros de gasolina para cada carro e 5 litros para cada moto). A partir das 7h. Sorteio do direito de compra de um apartamento de R$ 159 mil por R$ 141 mil da Construtora Lua Nova (as inscrições devem ser feitas no Espaço Lua Nova, na av. Mário Andreazza, sem número). Às 11h.

X- Picanha (Shopping da Ilha, av. Daniel de La Touche, nº 987, Cohama)

Venda de pratos com valor reduzido (estronogofe de frango por R$ 8,90, frango a parmegiana a R$ 8,90, picanha a R$ 17,50 e filé mignon a R$ 18,50). Das 10h às 22h.

Pizzaria Dom D'gust (av. São Luís Rei de França, nº 5, Jardim Eldorado)

As 30 primeiras pizzas na serão vendidas com 32% de desconto. A partir das 18h.

  • São Paulo (SP)
Walmart  (r. James Holland, nº 668, Barra Funda)

Ação de conscientização da população sobre impostos. Durante todo o dia.

  • Teresina (PI)
Sr. Boteco (Av. Homero Castelo Branco, nº 750, zona leste)

Venda de mil litros de chope sem impostos. A partir das 22h.

Concentração em frente à sede do governo do Estado (av. Antonino Freire, nº 1.450, centro)

Pedalaço contra a alta carga tributária até a Ponte Estaiada. A partir das 17h30.
  • Vitória (ES)
Esquina das ruas Chapot Presvot e Joaquim Lírio (Praia do Canto)

Sorteio do direito de compra de um carro (modelo Gol) sem impostos. Das 9h às 16h.
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Conheça os 10 produtos com mais impostos no Brasil11 fotos

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Grande parte do valor que o consumidor paga pelos produtos que compra corresponde a impostos. A seguir, veja quais são os produtos que, no Brasil, têm mais tributos embutidos nos seus preços, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) Arte/UOL

Franquias oferecem opção para trabalhar em casa a partir de R$ 9.900



Afonso Ferreira
Do UOL, em São Paulo (SP)

Clique e veja franquias para abrir em casa a partir de R$ 9.90017 fotos

Auto Spa Express, lavagem a seco de veículos: investimento inicial a partir de R$ 9.900 (incluso apenas material para lavagem, não há cobrança de taxa de franquia e a rede não informa capital de giro); faturamento médio mensal de R$ 3.000 a R$ 6.000, com lucro líquido de 50% (de R$ 1.500 a R$ 3.000) e retorno do investimento em seis meses Divulgação
 
Com investimento a partir de R$ 10 mil é possível começar o próprio negócio trabalhando de casa. Entre as opções no setor de franquias estão serviços de limpeza, jardinagem, manutenção predial, lavagem de automóveis, reforço escolar, publicidade em sacos de pão e corretora de seguros.

O faturamento mensal para unidades em casa, chamadas de "home based", varia de R$ 8.000 a R$ 80 mil, dependendo do serviço executado. O lucro líquido do franqueado fica entre 20% e 50% sobre a receita bruta e o prazo para retorno do investimento vai de seis a 18 meses.

"A margem de lucro líquido é alta porque o franqueado não tem custos com aluguel e funcionários. Ele sozinho é capaz de tocar o negócio e realizar o serviço para o cliente", afirma o diretor de microfranquias da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Edson Ramuth.

Segundo ele, as microfranquias –categoria cujo investimento inicial é de até R$ 80 mil, na qual se enquadra a maioria das redes "home based"– tiveram grande procura até o ano passado.

Em 2012, de acordo com dados da ABF, as microfranquias faturaram R$ 4,5 bilhões, alta de 21,6% em relação a 2011 (R$ 3,7 bilhões). Para 2013, Ramuth estima um crescimento menor para o segmento, por volta de 10% sobre o ano anterior.

"Por serem mais acessíveis, houve um 'boom' na procura por este tipo de negócio, principalmente por parte de empreendedores da nova classe média", diz.

Franquia em casa não elimina problema com trânsito

 

Para o diretor de microfranquias da ABF, ter escritório de uma franquia em casa não elimina problemas com o trânsito nas capitais e grandes cidades.

Segundo ele, como a maior parte dos serviços é prestada no endereço do cliente, o franqueado precisará de um carro (não incluso no investimento da franquia) para chegar até lá.

"Serviços de limpeza, jardinagem e manutenção residencial, por exemplo, necessitam de deslocamento até o cliente. Já trabalhos de marketing e divulgação online podem ser feitos de casa, sem a necessidade de sair do escritório", declara.

Algumas redes de cursos profissionalizantes e reforço escolar também podem ser montadas em casa. Neste caso, são menos indicadas para quem mora em apartamento porque necessitam de espaço para montar uma sala de aula, segundo as franqueadoras.

Faturamento é proporcional ao baixo investimento

 

De acordo com Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, consultoria em negócios e franchising, o faturamento das franquias "home based" é proporcional ao baixo investimento inicial.

"O faturamento é limitado à capacidade de atendimento do franqueado. Se ele trabalhar sozinho, não vai conseguir atender mais do que cinco clientes em um dia, dependendo da atividade, mesmo que a demanda seja maior", diz.

Por isso, segundo a consultora, antes de investir numa franquia é importante checar a rentabilidade do negócio. "O empreendedor deve procurar outros franqueados para saber, também, qual o suporte oferecido pela matriz e o que ela faz para ajudar na captação de novos clientes."

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Veja quanto custa abrir franquia de famosos9 fotos

Luciano Huck é sócio da Fórmula Academia -- investimento inicial a partir de R$ 950 mil (taxa de franquia + adequação do imóvel + equipamentos). Faturamento médio mensal: R$ 110 mil e lucro médio de R$ 27,5 mil. Retorno do investimento a partir de 36 meses Leia mais Divulgação
 

Trabalhar em casa exige disciplina


Como a franquia "home based" funciona na casa do franqueado, ela terá uma visibilidade menor do que uma loja com letreiro e fachada em uma rua comercial, de acordo com Bittencourt.

"Para compensar esta exposição menor, o empreendedor pode criar um site, perfis nas redes sociais e deixar panfletos em padarias, academias e comércios que tenham ligação com o seu negócio", declara.
A consultora afirma, ainda, que para manter um escritório franqueado em casa é preciso ter disciplina para não misturar atividades da empresa com as do lar.

"Se possível, é melhor ter uma sala só para a empresa, com telefone e computadores exclusivos. O franqueado deve criar uma rotina como se estivesse trabalhando fora, senão ele pode se perder no dia a dia", diz.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Universidade inglesa oferece bolsas de R$ 54 mil a pesquisadores brasileiros



 
 
Instituições de ensino e pesquisadores brasileiros qualificados nas áreas de educação e de língua inglesa podem pleitear financiamento para pesquisas relacionadas a exames de proficiência da Cambridge English Language Assessment. O departamento da universidade inglesa oferece bolsas de até 15 mil libras – o equivalente a R$ 54 mil. As inscrições vão até o dia 1º de outubro.

Os trabalhos dos selecionados servirão de subsídio para uma equipe de especialistas que trabalha no aprimoramento e atualização dos métodos de ensino e avaliações em língua inglesa. As áreas que a pesquisa poderá abranger são: validação de testes, contextos de uso de testes, impacto dos testes e avaliação centrada no aprendizado.

Os certificados Cambridge English são reconhecidos internacionalmente por mais de 13,5 mil instituições, empresas e órgãos governamentais. No Brasil, os certificados são aceitos, por exemplo, em editais do Programa Ciência sem Fronteiras.  


Clique aqui para mais informações no site da universidade

Chanceler brasileiro vai à Argentina com pauta anti-protecionismo



 
 
Os exportadores brasileiros ficaram mais calmos em relação ao mercado argentino depois que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, ter admitido, nesta quarta-feira (19/9), que a Argentina aumentou a adoção de medidas protecionistas. A expectativa é positiva porque Pimentel informou que o ministro Luiz Alberto Figueiredo (foto), das Relações Exteriores, estaria nesta quinta-feira em Buenos Aires com uma pauta ampla, que inclui a questão das medidas protecionistas. 

"Estamos vivendo uma situação sazonalmente um pouco apertada com nossos irmãos argentinos. Houve um recrudescimento das medidas protecionistas ali", afirmou o ministro durante audiência pública na Câmara dos Deputados. Segundo Pimentel, essa atitude é observada todo fim de ano, quando o governo argentino "costuma apertar mais as restrições".

"Tem a ver com necessidade da Argentina de produzir um saldo comercial mais robusto. Como somos o principal parceiro e nossa balança é superavitária com eles, acabamos sendo mais atingidos", disse.

As restrições estão sendo sentidas em pelo menos sete setores: calçados, têxteis, papel e celulose, autopeças, móveis, alimentos e equipamentos de ginástica (fitness), desde os últimos dias de agosto e se intensificaram neste mês.

Executivos e consultores do Mercosul estão agora na expectativa de reuniões, com técnicos dos governos da Argentina e do Brasil, para administrar as restrições impostas ao comércio dos dois países. 
Fonte: redação com agências

Dilma diz que Ferronorte vai dar competitividade à economia brasileira


Por Bruno Peres | Valor

BRASÍLIA  -  O Brasil ficou muito tempo sem investir em ferrovias, ao contrário de outros países, como os Estados Unidos, que apostaram em malha ferroviária como “elemento fundamental” para “ligar e cortar o país a custos menores”, disse a presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira. Esses países, enfatizou, investiram em ferrovias no século XIX. 


Agência Brasil


“O Brasil está fazendo isso no século XXI”, disse Dilma. “Estamos dois séculos atrasados, temos que correr para fazer”, completou a presidente em entrevista a emissoras de rádio em Rondonópolis (MT), onde participa de cerimônia de inauguração do Projeto Expansão Malha Norte, parte da conclusão da Ferronorte, e de início da operação do Complexo Intermodal de Rondonópolis.

Ao comentar a inauguração do trecho da Ferronorte, a presidente destacou que ela vai contribuir para a redução de custos de produção e avaliou que o empreendimento era considerado crucial para elevar a competitividade do país.

Dilma afirmou que esteve envolvida no processo de expansão da ferrovia desde quando era ministra do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Essa ferrovia era uma questão crucial”, disse. “Ela vai dar maior competitividade para nós brasileiros e nossa economia na competição internacional”, acrescentou a presidente, destacando que uma ferrovia “sempre será um transporte de custo mais baixo”.

“Essa ligação da Ferronorte eu tenho especial predileção e interesse nela. É que nem filho, que você vê crescer e andar. Andou”.

Ferrexpo adquire participação na Ferrous Resources


A empresa ucraniana focada na produção de pelotas de ferro adquiriu participação de 80 milhões de dólares em uma mineradora brasileira

Divulgação
Mineração
Mineração: a Ferrous Resource, que produz atualmente 5 milhões de toneladas por ano, tem permissão para aumentar a produção para 15 milhões de toneladas

Londres - A Ferrexpo, empresa ucraniana focada na produção de pelotas de ferro, informou nesta quarta-feira que adquiriu uma participação de 80 milhões de dólares em uma mineradora brasileira, num momento em que tenta se expandir para além da Europa Oriental.

A Ferrexpo disse em comunicado ter assumido uma participação de 14,4 por cento na Ferrous Resources, uma companhia brasileira privada com planos de expansão no Estado de Minas Gerais.

A Ferrous Resources, que atualmente produz cerca de 5 milhões de toneladas por ano, tem permissão para aumentar a produção para 15 milhões de toneladas.

A fatia também dá à Ferrexpo um ponto de apoio no país de sua principal concorrente em pelotas de ferro, a Vale.

Majoritariamente detida pelo bilionário ucraniano e parlamentar Kostyantin Zhevago, a Ferrexpo está envolvida em uma batalha de longa data sobre a posse de sua mina de Poltava, com analistas identificando o risco político na Ucrânia como um desafio fundamental para a empresa.