15 Out (Reuters) - O Wal-Mart está tomando várias
medidas, incluindo fechar unidades com baixo desempenho no Brasil e na
China e a abertura de lojas menores nos Estados Unidos, numa tentativa
de melhorar os resultados diante de condições difíceis no mundo todo.
A maior varejista do mundo vê o cenário econômico
"difícil" e "imprevisível" no mundo inteiro, disse o
presidente-executivo da empresa, Mike Duke.
O Wal-Mart planeja agora abrir 14 milhões de metros
quadrados de novas lojas nos mercados internacionais este ano, abaixo de
sua previsão inicial de 20 a 22 milhões de metros quadrados, disse o
diretor-executivo do Walmart International, Doug McMillon, em encontro
com investidores e analistas no Arkansas nesta terça-feira.
A empresa está fechando algumas lojas no Brasil e na
China, disse McMillon, mercados em que a companhia estava tentando
melhorar o desempenho de suas centenas de lojas. Se o Wal-Mart expandir
para novos países, teriam que "fazer a diferença", acrescentou.
A desaceleração do crescimento do Walmart International
continua como tendência que coincide com o maior escrutínio sobre as
práticas da empresa. Em abril de 2012, o New York Times divulgou
acusações de que a companhia teria oferecido propina a autoridades
mexicanas para acelerar a aprovação de lojas.
O Walmart International somou 19 milhões de metros
quadrados de espaço de lojas no ano fiscal de 2013, após ter previsto um
crescimento de 30 a 33 milhões de metros quadrados, e depois reduzido a
meta para 21 a 23 milhões de metros quadrados.
PROBLEMAS
Nos Estados Unidos, a paralisação do governo está na
cabeça dos clientes da empresa, disse Duke. Apesar de o Walmart ainda
não ter dado detalhes específicos de como a paralisação está afetando
seu negócio, ficou claro que houve impacto.
Se as pessoas não estão sendo pagas, compram menos,
disse Simon. Mas Duke acrescentou: "não importa em qual ambiente
estivermos, o Walmart vai vencer".
O Walmart já sentiu a pressão da economia. As vendas na
base de mesmas lojas no Walmart dos EUA, seu maior negócio,
inesperadamente caíram 0,3 por cento no segundo trimestre.
O Walmart dos EUA está satisfeito com seu lucro, mas não com suas vendas, disse o diretor-executivo do Walmart dos EUA, Simon.
Pela primeira vez, o Walmart dos EUA planeja abrir mais lojas de pequeno formato que lojas grandes, acrescentou.
O Walmart norte-americano planeja usar algumas de suas
grandes lojas no país como centros de distribuição para lojas menores
próximas, em uma tentativa de estocar mercadorias e reduzir custos,
disse Simon.
O plano está sendo testado e será adotado em março no primeiro de três mercados, disse.
Por Jessica Wohl